Volume Único
Capítulo 29
Cedo na manhã seguinte, Yu Tu oficialmente voltou a trabalhar no instituto de pesquisa. Ele, primeiro, se dirigiu ao escritório do professor Zhang. O professor tinha conhecimento sobre a situação do seu retorno bem cedo. A sua expressão não mostrava alegria e ele até mesmo estava indiferente a Yu Tu.
Ele se encontrava sentado e folheando um relatório de estudo sobre viabilidade.
— Não importava o quanto eu te persuadisse, você não escutava. Porém, com uma só ligação do velho Hu, você foi até Xi’an e também ficou disposto a voltar? O seu professor é ele ou sou eu?
O velho homem parecia infeliz, mas Yu Tu sabia que ele não estava bravo de verdade. Ele abaixou o tom de voz e explicou:
— Não tem nada a ver com o Hu Suo. Lá em Xi’an... Eu pensei mais.
— Você está falando sério? — Professor Zhang fechou o relatório, massageou o espaço entre suas sobrancelhas e deixou de lado sua pretensão anterior — O velho Hu pediu para você começar a trabalhar depois de voltar de Xi’an, mas você não concordou. Não foi por que você ainda tinha dúvidas?
Ele suspirou e disse:
— Não leve o que eu disse naquela noite para o coração. Eu pensei melhor e com cuidado depois. O que você está enfrentando agora é diferente do que nós enfrentamos. Na nossa época era difícil, mas que indústria e profissão não é? Todos estavam na mesma situação, então todo mundo tinha o mesmo espírito. Não sentíamos que existiam diferenças. Mas as coisas mudaram. O custo de vida para os jovens de hoje é mais caro. A diferença entre indústrias é grande, então como o coração das pessoas pode não mudar? Faz parte da natureza humana mudar. O que eu disse era separado da realidade e dos sentimentos humanos. Por isso, quero pedir desculpas.
Yu Tu se sentiu tocado.
— Professor...
Professor Zhang acenou para interrompê-lo.
— Portanto, eu serei compreensivo com todas as suas escolhas. Não importa o que você escolher, você ainda será meu estudante. Contudo, se você voltar, mas ainda tiver dúvidas e hesitação em seu coração, você não será capaz de fazer seu trabalho bem — Ele perguntou de novo — Você tem certeza de que quer isso?
Essas eram as palavras ditas, mas no rosto de um inquérito tão prudente de seu professor, Yu Tu pensou em uma coisa que não era trabalho...
Ele evitou dar uma resposta direta e disse:
— Colocarei todo o meu coração em meu trabalho.
O professor Zhang estava satisfeito e assentiu.
— Isso é bom. O nosso time de aeroespaço está ficando cada vez mais jovem. No ano passado, em Beijing, alguém com só 35 anos de idade virou o engenheiro chefe. Espero que você trabalhe com tudo o que tem nessa direção.
Após falar tanto, o professor Zhang pensou em algo e perguntou:
— Por que o Guan Zai ficou doente do nada? O problema é sério?
Yu Tu pausou por um tempo e disse:
— Ele me falou que não era sério e me mandou repetidamente pedir aos nossos colegas para não irem visitá-lo.
— Ele é assim mesmo — Professor Zhang pôde relaxar — Então, todos vocês devem ficar com um pouco mais do trabalho dele. Vá em frente e fique ocupado.
Yu Tu assentiu e estava prestes a sair quando o velho o parou de novo:
— Aquela estrela que conheci não é ruim, e o que ela disse tem um pouco de razoabilidade... — O velho homem tossiu. Ele parecia desconfortável, mas rapidamente tomou a atitude de um professor rigoroso, como um pai — Você também deve estar considerando casamento, que é um evento importante em sua vida. Eu acho ela muito boa. Você precisa se esforçar mais... Muito bem, você pode ir agora.
Yu Tu não se moveu. Ele ficou quieto por um tempo, antes de olhar para seu professor. Era como se ele estivesse perguntando a ele, mas também como se estivesse se perguntando.
— Professor, em que princípio eu posso fazer isso?
O idoso foi atordoado, e ficou muito bravo num instante.
— Eu não entendo. Como um futuro engenheiro chefe e alguém que se graduou de uma escola prestigiosa, como você pode não ser digno dela? Dinheiro? Mesmo se o seu salário anual fosse nos milhões, ou dez milhões, você não conseguiria ganhar o mesmo que ela. O que te traz essa falta de confiança? O aeroespaço é a mais romântica das profissões. Como pode haver alguém como você? — Professor Zhang estava com raiva e o expulsou da sala — Saia, saia. Olhar pra você me irrita.
No primeiro dia de trabalho, Yu Tu não ficou até tarde e saiu da unidade de serviço pouco depois das 18:30, indo direto até o Hospital Huashan. Quando ele estava entrando no quarto de hospital, Guan Zai estava discutindo com sua esposa, Shen Jing. Quando Guan Zai avistou Yu Tu, foi como se ele tivesse visto um salvador. Em frustração, ele apontou para Yu Tu e disse:
— Pergunte pra ele você mesma se ele tem ou não uma namorada. Me diz quando eu não me esforcei em tentar vender a sua amiga pra ele? Opa, deveria ser “introduzir”.
Sua esposa lhe deu um olhar bravo e se virou.
— Há quanto tempo você não vem comer na minha casa? Nem mesmo dois meses, mas você já arranjou uma namorada?
Levou um momento para Yu Tu assentir e atuar junto com Guan Zai.
— Sim, eu tenho uma.
— Onde está a foto? Me deixe vê-la.
É claro, Yu Tu não tinha nada para mostrá-la. Shen Jing disse com rispidez:
— Se você não tem uma namorada, você não tem. Se você não estiver interessado, você não está. Precisa ser desonesto?
Guan Zai foi incapaz de dar uma explicação convincente em defesa própria e deu um olhar acusador para Yu Tu.
— Você se abriu todo como um pavão naquela noite, dizendo que a garota gostava de você, mas tu nem tem uma foto?
Sem esperar pela resposta de Yu Tu, ele se insinuou para sua esposa:
— Esposinha, me escute, esse velho Yu pode parecer honesto, mas ele é podre por dentro. Eu também fui iludido por ele antes. Foi só nessas últimas noites, quando ele estava lá trabalhando comigo, que eu descobri a verdade. Introduzir a sua colega para ele só vai causar mal a ela.
Yu Tu reuniu mais entusiasmo para participar da conversa:
— Como eu sou podre por dentro?
Guan Zai estava imensamente orgulhoso de si mesmo.
— Você estava assistindo o vídeo de uma celebridade no meio da noite. E tem mais, eu te peguei fazendo isso em mais de uma ocasião. Isso é coisa que um homem decente faça?
A sobrancelha de Yu Tu franziu de leve, mas não negou:
— Eu estava usando fones de ouvido... Te acordei?
— Não. Foi porque eu dormi muito durante o dia e não consegui dormir à noite. Acordei e te vi assistindo. Qual era o nome da celebridade? Ela é bastante famosa, também.
Shen Jing olhou para Yu Tu. Ela parecia relativamente surpresa e também interessada.
— Yu Tu, você ainda gosta de celebridades? Eu nunca imaginaria. Quem é ela?
Yu Tu respondeu com um tom normal:
— Qiao Jingjing.
— Sim, tá certo, tá certo. Era ela. Viu? Você admite agora, não é? Tenho que dizer que isso não é sensato. Você tem 30 anos e ainda está correndo atrás de celebridades. É claro para todos que você é lascivo. Nem um pouco honesto e amável quanto eu.
Guan Zai ainda estava com tanta energia quanto sempre enquanto ficava cuspindo o seu besteirol, mas afinal, ele não tinha muita força. Antes de muito, ele falou cada vez menos, e no fim, caiu no sono. O animado quarto de hospital se aquietou.
Shen Jing olhou em silêncio para a face pálida dele por um tempo, se levantou e disse para Yu Tu:
— Vamos sair.
Sentando numa cadeira fora da enfermaria, Shen Jing explicou pra ele:
— Eu estava brincando com o Guan Zai. Não leve a sério. Eu não quero que ele pense...
Ela não continuou sua sentença.
— Eu entendo.
Shen Jing forçou um sorriso.
— Na verdade, não quero introduzir a minha colega pra você — O tom dela era calmo — E se ela me culpar depois? Você e Guan Zai são do mesmo tipo. Tão ocupados o dia inteiro que nem podemos vê-los, tudo o que sabem fazer é trabalhar. O maior período foi um ano, onde metade do tempo ele nem estava em casa e na outra ele gastava trabalhando horas extras.
Anteriormente, Yu Tu ouvia com frequência Shen Jing reclamando sobre Guan Zai ser muito ocupado com o trabalho e incapaz de tomar conta da família. Toda vez que ele ia até a casa deles para comer, Shen Jing insistia nisso. No entanto, ela estava sorrindo e não reclamando de verdade. Era um tipo de prazer.
Mas agora, ela estava inconsolável. Ela murmurou:
— Ele nunca cumpre o que promete. Nós concordamos que quando ele fosse um pouquinho mais impressionante, ele iria aplicar para me levar até o local de lançamento para que eu pudesse pessoalmente assistir o trabalho dele voar até o espaço... Ele sempre mente pra mim, nunca mantém sua palavra.
Shen Jing ficou repetindo isso, e ela enfim não conseguiu segurar mais. Ela cobriu o rosto com sua mão e grandes lágrimas caíram.
Yu Tu continuou quieto.
Esse tipo de situação tem acontecido constantemente nesses últimos dias. O quão forte Shen Jing agia em frente de Guan Zai era o quão fraca e vulnerável ela ficava em lugares que ele não podia ver, como se ela fosse colapsar a qualquer hora e lugar. No começo, Yu Tu a confortava, mas ele gradualmente entendeu que qualquer conforto verbal é muito fraco e sem efeito. O que Shen Jing precisa agora não é conforto, mas desabafar.
Ele levantou a cabeça e se encostou na cadeira, perdido em seus pensamentos e encarando o teto do hospital. De súbito, ele pensou na figura que ele tinha suprimido no fundo do coração o dia inteiro.
Ele se lembrou da luz que tinha se extinguido nos olhos dela pouco a pouco, de como ela disse:
— Eu não vou perguntar o porquê dessa vez.
Após isso, ela se virou e se afastou em seu salto alto, passo a passo. Com determinação e orgulho, ela caminhou para longe.
Naquele momento, quando ele olhou para as costas dela, uma multidão de pensamentos loucos borbulharam em sua mente, como correr para segurá-la, abraçá-la, prendê-la em seus braços...
Mas e aí? O que ele pode dar a ela?
Talvez ele nem conseguiria prover o carinho mais básico.
Demorou um bom tempo antes de Shen Jing recuperar sua compostura. Yu Tu entregou um lenço de papel, e ela limpou as lágrimas.
— Perdão, por fazer você escutar minhas reclamações todo dia. Eu não estou culpando ele. O que eu admirava nele era sua maneira séria e comprometida. Mas eu pensei que ainda tínhamos muito tempo, que quando ficássemos velhos, teríamos muito tempo. Mas nem temos mais isso.
Só aí que Yu Tu se manifestou.
— O doutor disse que a esperança de uma cura é bem alta.
Shen Jing negou com a cabeça.
— Você não entende — Ela não continuou.
Ela olhou para o celular, levantou e disse:
— Guan Zhu disse que pegou a criança e a trouxe pra casa, e que vai chegar aqui em breve. Ele vai ficar essa noite. Deve ter sido cansativo para você recentemente.
Guan Zhu era o irmão mais novo de Guan Zai e um fotógrafo autônomo. Ele estava no exterior, correndo por aí, e voltou ontem.
Yu Tu também se levantou.
— Não tem de quê.
Quando Guan Zai acordou, não havia barulho no quarto. Yu Tu estava encostado na parede no lado oposto da cama, cabeça baixa, pensando sobre algo.
O paciente na cama ao lado tinha sido liberado do hospital essa manhã. Guan Zai normalmente reclamava que a pessoa era muito barulhenta, mas agora ele descobriu que o quarto era melhor com um pouco de atividade. Ele tossiu. Yu Tu levantou a cabeça e disse:
— Acordou?
— Sim. Você ainda não foi embora? Onde está A Jing?
— A sua esposa foi pra casa cuidar da criança. Guan Zhu não chegou ainda, então eu estou esperando por ele antes de ir.
Yu Tu ajustou a cama para ela ficar um pouco mais alta e serviu um copo de água para ele.
Guan Zai, com lentidão, tomou alguns goles.
— Depois de eu cair no sono, a minha esposa chorou de novo?
Yu Tu pegou o copo e o devolveu à mesa, não respondendo.
Guan Zai suspirou.
— O canto dos olhos dela estão sempre vermelhos, mas ela ainda finge. Tão boba.
— E você não é? Você arrastou essa doença até chegar a esse ponto.
Houve um traço de arrependimento no rosto de Guan Zai.
— Eram só algumas dores e coisas pequenas. Eu não sabia que era tão sério, caso contrário, teria vindo ao hospital mais cedo — Ele olhou para Yu Tu — Dá pra você não ser assim? Hoje em dia, câncer não é uma doença terminal. Eu pesquisei. Há uma grande chance de ser curado do tipo de câncer que eu tenho. O meu poder de vontade vai ser capaz de superá-lo, com toda certeza.
Yu Tu assentiu.
— Tá legal. Eu tenho fé em você.
— Você voltou ao trabalho oficialmente hoje?
— Sim.
— Não vai mais se demitir?
— Não.
— Por minha causa?
— Não seja tão convencido.
Guan Zai deu um sorriso:
— No futuro, não venha ao hospital tanto. Você vai ficar tão ocupado que você pode morrer. Ah, não, merda. Eu quero dizer que você vai ficar tão ocupado que sua cabeça vai começar a zumbir — Quando esse tópico foi mencionado, ele começou a explicar alguns problemas do trabalho e o relembrou — Não conte às pessoas da unidade sobre a minha condição. Já é o bastante Hu Suo saber. Eu não quero lidar com Xiao Meng e os outros agora.
— Eu sei.
— Eu não vou poder trabalhar por, pelo menos, dois anos. Vou estar te entregando todo o trabalho de qualquer jeito.
Yu Tu deu um “hmm” e disse:
— Não se preocupe.
Quando ele chegou em casa, já eram quase onze da noite. Yu Tu andou até o sofá e se sentou. Ele sentiu uma exaustão que veio do fundo do coração. Zhai Liang estava saindo do banheiro com o celular. Quando o viu, ele deu um grito estranho e saltou até estar frente a ele.
— Você finalmente voltou? Por que não respondeu às minhas mensagens? — Ele clicou num vídeo em seu celular e o entregou a Yu Tu com bastante pressa — Isso foi postado no grupo da escola só um momento atrás. Todo mundo está discutindo com entusiasmo. O quê está acontecendo?
Os olhos de Yu Tu se moveram até o celular com lentidão. No vídeo, ele e Qiao Jingjing estavam no palco da KPL, sendo entrevistados pelo apresentador.
Zhai Liang agachou na beirada do sofá e o observou.
— Eu pensei um pouco. Foi isso que você quis dizer com... “Um rosto que pode ser visto em qualquer lugar na rua”?
Yu Tu involuntariamente pegou o celular. Quando seus olhos caíram na tela, por coincidência, o vídeo estava mostrando uma vista de perto de Qiao Jingjing enquanto ela olhava para a câmera e sorria com doçura.
Assim, ele também sorriu. Ele colocou o celular na mesa de café, se levantou e disse:
— Não vou poder vê-la mais.