Volume 1

Posfácio

   Obrigado por ler. Aqui é o autor, Shiohon.

   Isso é um tanto repentino, mas eu gostaria de compartilhar uma pequena história sobre o “Oden Gelado” que também apareceu nesta obra.

   Foi em um certo sábado de dezembro, quando o frio gelava até os ossos.

   Como de costume, depois de ver minha esposa sair para o trabalho, passei o feriado do meu jeito habitual: lavando a louça do café da manhã, colocando a máquina de lavar para funcionar, aspirando e limpando o banheiro.

   Então, quando o meio-dia já havia passado e eu fui lá fora pegar as roupas do varal, fui envolvido por um vento frio e gelado.

   Nesse instante, fui tomado pela sensação de “quero comer oden”, então decidi que o cardápio do jantar daquele dia seria “oden”, fui imediatamente ao supermercado próximo comprar o caldo base e os ingredientes, e esperei o retorno da minha esposa enquanto tudo cozinhava em uma panela.

  E então, junto com minha esposa, que havia voltado do trabalho, comemos o oden enquanto assistíamos a um programa de variedades à noite.

   Enquanto apreciava o jantar com minha esposa, conversando de forma descontraída sobre os acontecimentos do dia e o trabalho, eu perguntei: “O oden está bom?” Minha esposa, enquanto assistia à TV, respondeu: “Sim. Está delicioso.”

    Nesse momento, por alguma razão, algo dentro de mim virou uma chave.

   Eu quis fazer o “oden” definitivo, aquele que faria os olhos da minha esposa se arregalarem, tão envolvente que ela esqueceria completamente da TV.

   A partir desse dia, começaram minhas jornadas em busca do oden definitivo.

   Passei a ser exigente com as lascas de bonito e o kombu para o dashi, exigente sobre como preparar o dashi, exigente sobre os ingredientes que colocava e exigente sobre como cozinhava tudo. O oden que eu costumava preparar no sábado à tarde e comer no jantar daquele mesmo dia havia, em algum momento, se tornado algo que eu começava a preparar na sexta à noite e só comíamos no domingo à noite.

  Vocês sabiam? Dizem que o sabor penetra melhor quando está esfriando, ao invés de quando está sendo aquecido e cozinhado. Eu aprendi isso no meu caminho para descobrir o oden definitivo.

   E assim, minha busca para fazer o oden definitivo, na qual eu derramei meus feriados e minhas economias secretas sem hesitar, finalmente chegou a um resultado satisfatório por volta de março, quando o frio começou a diminuir.

   Depois de muita tentativa e erro, minha esposa finalmente deu uma mordida no rabanete daikon e, com uma expressão surpresa, disse: “Está delicioso!”

  Eu fiz uma grande pose de vitória e mostrei à minha esposa minha expressão mais triunfante e orgulhosa.

   Algumas semanas depois disso, em uma noite de sexta-feira, após terminar uma semana de trabalho.

  Eu estava na cozinha de bom humor, preparando o oden novamente, quando minha esposa, ao me ver, olhou para mim com uma expressão um tanto duvidosa e disse: “Hã? Oden num dia quente como este?”

  Eu percebi que o calendário dizia abril, uma gloriosa primavera com pétalas de cerejeira dançando ao vento. Estava fora de época para comer oden.

  Segurando a panela alta de oden, olhei para minha esposa com uma expressão cheia de desespero.

“Já não é mais a estação do oden, né?”

“Bom, é. Faça de novo quando esfriar.”

   Minha esposa, que proferiu palavras ao mesmo tempo gentis e sem esperança.

  Por quê?! Por que você não pode comer oden a menos que esteja frio!! Tendo finalmente chegado ao oden definitivo, eu simplesmente não conseguia desistir de fazê-lo, então pesquisei na internet por “verão, oden”.

   E o que apareceu foi “Oden Gelado”.

   Pessoal, que tal deixarem de lado a ideia fixa de que oden é algo para ser comido no frio do inverno e tentarem fazer “Oden Gelado” pelo menos uma vez? O caldo dashi gelado que você bebe quando está suado e sedento tem uma delícia excepcional, então eu recomendo.

  E assim, eu falei sobre o “Oden Gelado” até aqui. Mas, enquanto eu fiquei divagando sobre o oden definitivo e tudo mais, no fim das contas, o meu favorito na verdade é o oden de loja de conveniência.

  Comer daikon enquanto você sopra ar quente no meio de uma neve pesada é o melhor. Viva o yuzu kosho.

— Shiohon

 

[Del: Quê?]

 

 

Traduzido por Moonlight Valley

Link para o servidor no Discord

Entre no nosso servidor para receber as novidades da obra o quanto antes e para poder interagir com nossa comunidade.

Apoie a Novel Mania

Chega de anúncios irritantes, agora a Novel Mania será mantida exclusivamente pelos leitores, ou seja, sem anúncios ou assinaturas pagas. Para continuarmos online e sem interrupções, precisamos do seu apoio! Sua contribuição nos ajuda a manter a qualidade e incentivar a equipe a continuar trazendos mais conteúdos.

Novas traduções

Novels originais

Experiência sem anúncios

Doar agora