Volume 2
Prólogo
Meijin Amador.
De todos os títulos que os jogadores amadores de Shogi podem receber, este é o de maior prestígio.
As pessoas que conquistam esse título recebem todos os tipos de honras, mas uma delas é a mais valiosa de todas.
A chance de jogar contra um deus ── uma partida comemorativa contra o profissional Meijin, aquele que está no auge do Shogi profissional.
O Meijin joga sem um bispo, mas é claro, este não é apenas um jogo comum.
A partida comemorativa daquele ano aconteceu em Kansai.
O profissional Meijin chegou à mais sagrada das arenas de Shogi da Associação de Kansai, o Onjyoudan no Ma, totalmente vestido com roupas tradicionais japonesas normalmente usadas em partidas de título.
O Meijin amador, chegou à arena profissional com uma hora de antecedência e se sentou do lado do tabuleiro de Shogi para se ajustar ao ambiente antes do início da partida. Era tudo parte de seu plano. Seu oponente pode se um jogador profissional de Shogi, mas perder com uma desvantagem de Bispo seria constrangedor. O desejo do garoto de vencer irradiava de seu próprio ser.
Com um jovem membro da Sub liga ocupando um assento próximo ao tabuleiro para cumprir sua função de registrador, os mesmos procedimentos de partida da Liga Profissional foram seguidos quando a partida começou.
O Meijin amador foi perfeito no início do jogo. Usando sua vantagem de uma peça em cada jogada, ele seguiu sua pesquisa ao pé da letra até o meio do jogo.
Ele até surfou nas ondas da batalha, mantendo sua liderança até o final do jogo. Sua ofensiva total bem orquestrada foi projetada para encerrar a partida em uma explosão furiosa que não permitiria ao Meijin profissional liberar todo o seu potencial.
Então, o Meijin atacou com um Cavaleiro de um ângulo completamente inesperado.
Aquele movimento virou o jogo de ponta-cabeça.
“Não pode ser…?”
O Meijin amador lamentou depois de analisar a situação por exatamente quinze minutos.
Quanto mais lia o tabuleiro, mais percebia que não tinha chance de vencer a partida, apesar de estar em vantagem até aquele momento. Ele desde o começo foi puramente lido, simplesmente isso.
A cabeça do homem, pairando sobre o tabuleiro, caiu como se estivesse vazia.
“……Não há nada. Eu perdi.”
O homem fez alguns movimentos para criar um cenário antes de se render. Saber que ele deixou um belo histórico deixou uma impressão mais duradoura do que a agonia da derrota. Todos que jogaram contra o Meijin se sentiram da mesma forma depois de uma partida.
“Você quase me pegou”, disse o Meijin profissional com um sorriso. Enquanto ele admitia que o avanço quase o alcançou, ele falou com uma confiança transbordante que veio de prever perfeitamente o ataque.
Os dois jogadores conduziram sua própria sessão de revisão e trocaram idéias poucos minutos antes que repórteres, cinegrafistas e similares pudessem entrar na arena.
No início do jogo, no meio do jogo e no final do jogo… Com cada um revelando como liam o tabuleiro e comparando suas estratégias, os dois estavam absortos em seu próprio mundo de descobertas.
“Maravilhoso”, disse o Meijin profissional com admiração.
Ele saiu vitorioso, mas as habilidades de leitura do homem eram tão precisas que ele mal conseguia acreditar que seu oponente era um amador. A tal ponto que ele sentiu que era um desperdício continuar assim…
“Eu ficaria mais do que feliz em aceitá-lo como aprendiz, caso você algum dia considere fazer um teste para a Sub liga.”
“Muito obrigado pela oferta. Mas eu tenho uma filha pequena… ”
Ele não tinha intenção de se tornar profissional. O próprio homem disse isso.
Ele pode estar no topo do mundo amador, mas ainda assim perdeu para um profissional de ponta com uma desvantagem de Bispo. Mesmo que tentasse virar um profissional, seu limite estava bem visível. A razão é que ele foi oprimido pelo Meijin sentado à sua frente, mesmo com um Bispo de vantagem…
Ele não conseguia perseguir o sonho evasivo do Shogi profissional porque tinha que cuidar de sua esposa e filha. E mesmo se pudesse, ele não poderia ver o quão longe seu talento poderia levá-lo.
“Mas, se minha filha estiver interessada em se tornar uma jogadora de Shogi quando ficar mais velha, então──”