Volume 3
Capítulo 202: E o Tempo Passa; Uma Excursão. #5
Sentir-se mal por fornecer trabalho aos escritores e desdenhar de toda a sua cultura? Era isso mesmo que essa discípula estava fazendo?
Quem ela queria enganar agindo como se copiar um livro fosse o ato mais abominável que sua raça estava cometendo perante os céus?
Lin Ming estava cada vez mais desgostando dessa garota. Primeiro ela era uma idiota rude com seu chefe, depois criticava sua raça, e agora queria criticar a forma como eles trabalhavam — sendo que eles trabalharam com cópias de livros há séculos e seu trabalho já chegou até mesmo fora do Vale da Proteção!
Além da aparência, não havia nada nessa Qin Xa que fosse digno de elogio. Que desperdício de pessoa para se tornar discípula de alguém tão renomada quanto a grande Han Lining!
— Existem artes marciais que ajudam a escrever e ler mais rápido? — Lin Ming arqueou os lábios.
Até a inteligência dela era baixa, visto que de tantas coisas para se perguntar ela focou apenas no mais básico do básico. Ele nem precisou responder, porque Nan Yu se dispôs a fazer isso.
— Sim. Normalmente não é difícil ler, e mesmo com um baixo cultivo conseguimos ler em velocidades muito altas. Mas quando vamos escrever um livro para um cultivador na Classe Ouro por exemplo, é muito comum que ele queira pelo menos uns 15 volumes para uma leitura agradável. A velocidade com que ele lê é compensada pela quantidade de conteúdo que a obra têm.
Ao falar, o jovem apontou para uma das mesas onde havia um livro sendo copiado. O livro em questão tinha 1 palmo de espessura, com folhas cada uma tendo mais de 2 palmos e meio de altura, e 1,5 de largura.
O copista movia sua mão tão rápido que em 1 segundo 3 linhas eram escritas. E como ele usava as duas mãos, em instantes uma página já estava completa.
Lin Ming lembrou do tempo em que também treinou técnicas de escrita veloz. Foi uma época de muita reflexão e dor nas mãos, e na cabeça.
— Acho que um livro desses renderia uns 10 minutos de leitura para uma Classe Ouro. — Nan Yu disse. — Agora imagine escrever mais 10 desses em pouco tempo. Por isso a gente que é escritor precisa de técnicas específicas para ler mais rápido e escrever ainda mais rápido.
— O irmão já escreveu uma obra assim? — Qin Xa indagou.
— Eu ainda não atingi esse nível de loucura. — a resposta de Nan Yu fez Lin Ming sentir-se incomodado, e até a garota insolente não esperava por uma resposta assim.
Nan Yu precisou rapidamente justificar sua fala pelos olhares que recebeu.
— Escrever para cultivadores exige muito mais de mim do que eu tenho. O maior livro que eu escrevi não chegava a metade do tamanho desse, e mesmo assim não foi algo que vendeu mais de 30 milhões de cópias. E eu demorei 4 meses para escrever ele. Sabe quantos anos eu levaria para fazer uma obra daquele tamanho?
Qin Xa assentiu, de repente entendendo a magnitude daquele livro. Lin Ming teve que reconhecer que o raciocínio do jovem o tocava — planejar e escrever, e revisar uma obra daquele tamanho era um trabalho extremo.
A mulher que segurava os novos manuscritos pegou uma folha que estava entre eles, eram as informações sobre quantas cópias seriam feitas para cada uma das obras e os detalhes de capa.
— Ora, mais obras de Xue Song! Que maravilha! — ao dizer isso ela correu para longe, sob o olhar do grupo.
— A irmã mais velha é famosa? — Qin Xa fez a pergunta novamente, e Lin Ming sentiu vontade de esganar ela.
Como que essa garota não conhecia nem mesmo sua irmã mais velha?
O que ela estava fazendo no Pavilhão das Flores Sorridentes sendo tão ignorante?
Seu olhar se tornou um pouco hostil quando sua resposta veio com calma.
— Ela é uma das maiores escritoras do Vale da Proteção. A sênior Song já escreveu mais de 50 obras, será que você nunca leu nada dela?
Qin Xa balançou a cabeça negativamente, sorrindo. Pela expressão palerma em seu rosto ela também parecia não ter intenção nenhuma de ler aquelas belas obras de arte.
Que garota deplorável!
Lin Ming virou as costas. — Quer conhecer mais algum lugar da Casa da Criação dos Registros? Aqui no salão de cópia é tudo bastante simples, há somente os livros para serem copiados e recolhidos, antes de serem levados para o salão de capas.
— Você é o nosso guia, nos surpreenda! — saltitou atrás dele, seus passos, porém, estavam silenciosos. Os outros também acompanharam.
— Não tem o que surpreender aqui, — Shi Lin pôs as mãos nos ombros de Qin Xa, fazendo ela andar como uma pessoa séria. — até porque esse lugar é feito para que haja silêncio e concentração, nada aqui deveria causar surpresa.
— A sênior sabe bastante. Tem razão, até mesmo os livros que estão sendo copiados já foram lidos antes, para que os copistas não tenham suas emoções perturbadas pelo conteúdo.
Ao irem para a sala de capas, a garota observou como todas aquelas centenas de folhas eram coladas com precisão impecável contra as capas grossas.
Era um processo bastante mecânico, diferente da parte da cópia.
Os manuscritos eram colocados em uma esteira, que os levava para dentro de uma máquina — mais silenciosa que tudo — onde as folhas ou eram costuradas, o mais comum, ou eram coladas.
Do outro lado da máquina os livros saiam belos e padronizados, sendo embrulhados em flanelas que os cobriam completamente, um trabalho manual, e então eles eram postos dentro de grandes caixotes de madeira.
Mas essa era apenas a área de baixo da sala, quando o grupo foi levado para o andar superior, foram apresentados a visão de milhares de pessoas trabalhando em uníssono para gravar detalhes nas capas dos livros. Havia as capas de papel grosso, que recebia uma pintura.
Havia as capas de madeira, que eram queimadas ou esculpidas, recebendo bem mais cuidado na hora da criação.
E haviam as capas de metal, essas eram muito maiores, e recebiam seus detalhes quando o criador usava ferramentas com Qi, que faziam o metal se moldar como se fosse argila.
Qin Xa pegou uma capa de madeira, quase não conseguindo levantar ela direito, e admirou o trabalho feito em cada detalhe.
— Eu achei que nós fôssemos os artistas aqui...
— Só porque somos os artistas não quer dizer que outras pessoas não saibam fazer arte. — Meng Yu disse. — A arte vive com a natureza inteligente desde que o mundo é conhecido como mundo. O Pavilhão das Flores Sorridentes não é dono da arte, nós somos mestres do Dao do Entretenimento.
Qin Xa pôs a capa de volta ao lugar onde estava, recebendo um sorriso do seu criador.
— O que achou da qualidade do nosso trabalho? — o homem parecia querer realmente sua opinião seu belo trabalho.
— Eu? Não acho que a minha opinião importe. — Qin Xa deu um passo para trás. Lin Ming regorzijou-se vendo isso, ao mesmo tempo que sentia um amargor.
Como que essa garota conseguia ser tão imprestável?
— Não se preocupe. Todo trabalho merece ser elogiado ou criticado. — o capista insistiu. Qin Xa assentiu, respirando fundo.
Seus irmãos esboçaram um sorriso por um momento. Até se lembrarem que era de Qin Xa estavam falando...
— Eu achei o trabalho desse lugar bem horrível. Seu guia claramente não gosta de responder perguntas, ele não gosta de mim por algum motivo e me olha como se eu fosse um animal doente e cheio de bichos. A qualidade do atendimento é péssima!
O andar inteiro foi mergulhado no silêncio. E Lin Ming, o alvo das críticas, lentamente teve seu rosto ficando vermelho — seja de raiva ou vergonha.
— Mas o restante é sem dúvidas incrível. Tirando Lin Ming, o restante de vocês são artistas maravilhosos!
Apoie a Novel Mania
Chega de anúncios irritantes, agora a Novel Mania será mantida exclusivamente pelos leitores, ou seja, sem anúncios ou assinaturas pagas. Para continuarmos online e sem interrupções, precisamos do seu apoio! Sua contribuição nos ajuda a manter a qualidade e incentivar a equipe a continuar trazendos mais conteúdos.
Novas traduções
Novels originais
Experiência sem anúncios