Volume Único
SITE08: MMG
“Há algum motivo para você estar trazendo os chips RFID novamente?” Hatoyama parecia irritado enquanto falava.
“Esse plano foi um grande fracasso. Nunca vi um plano tão mal elaborado.”
“Alguns dos doadores até alegaram ter problemas de saúde. E a coisa toda quase veio à tona.” Matoba acrescentou com uma carranca.
“Hum, o que aconteceu com aquele homem? Qual era o nome dele? O traidor.”
“Aaron Russo.”
Hatoyama acenou com a cabeça quando Takasu disse o nome. “Sim, ele. Ele foi devidamente ‘tratado’?”
“Sim. Não houve problemas.” Takasu não disse mais nada.
Seria inapropriado entrar em detalhes em um lugar como este. Tudo o que todos precisavam saber era que o traidor havia sido tratado.
“Na verdade, foi durante a supressão de informações depois que ele foi tratado, onde você foi muito útil, Sr. Hatoyama.”
Hatoyama riu e acenou com as mãos na frente do rosto. “Eu não me importo. Não é meu dinheiro. A classificação de ‘Liberdade de Imprensa’ do Japão caiu para 65. Caiu ainda mais após a aprovação da Lei de Sigilo de Estado. Alguns dos membros mais jovens da Receita dizem que isso era algo de que se envergonhar, mas certamente é útil. Já que todos no país pensam que são livres, não há espaço para dúvidas de que é pacífico.”
“Todo o público pensa que você é um palhaço, Sr. Hatoyama. Muito astuto da sua parte.”
Hatoyama sorriu, satisfeito com a declaração de Matoba. “Isso torna as coisas mais fáceis, sabe. O problema com o 'oculto' também está ocorrendo rapidamente, então?”
“Sim, claro.” Takasu acenou com a cabeça respeitosamente. “A ideia de transformar o projeto fracassado de RFID em uma lenda urbana para enterrá-lo foi bastante ousada.”
Matoba encolheu os ombros. “A primeira vez que ouvi isso, fiquei apavorado com o que poderia acontecer.”
“De qualquer forma, prefiro que paremos de discutir os microchips. Eu não quero ouvir nada sobre a nossa História das Trevas. Você pode me dizer como está indo o novo plano? Não me diga que falhou tanto que você já está orando a Deus por ajuda?” Ele estava sorrindo, mas não havia felicidade em seus olhos.
Em seus olhos, Matoba e os outros vislumbraram o homem astuto que bancou o idiota e estremeceu.
Mas Takasu o ignorou e deu de ombros. “História das Trevas, hein? É verdade que os RFIDs foram um fracasso. Mas não há nada a aprender com o sucesso. E há muito a aprender com a história do fracasso. É fundamental não nos tornarmos arrogantes. Afinal, somos os governantes