Livro 10
Capítulo 1600: 10 anos
Su San disse rapidamente: — O nome dele é Wang Lin.
Dê-me o papel do exame. Havia um toque de alegria nos olhos de Su Dao.
Su San sorriu ao ouvir isso, então começou a tirar o papel do exame, tinha vindo aqui apenas para permitir que Su Dao visse este extraordinário exame.
No entanto, depois que veio para cá, Su Dao não olhou para ele até hoje.
Segurando o exame de Wang Lin, Su Dao deu uma olhada mais de perto e acenou com a cabeça.
— Este jovem será o último aluno que este velho aceitará. — Com um sorriso, Su Dao olhou de volta para o barco. Havia uma folha de salgueiro flutuando entre ele e o barco sob o luar. Era impossível saber se Su Dao estava olhando para o salgueiro ou para o barco.
O tempo passaria voando, e quando se quisesse persegui-lo, não haveria nenhum vestígio dele.
Vários dias depois, Wang Lin deixou o barco com Da Fu, ficou na praia e olhou para o barco em que viveu por mais de um mês e para o rio onde esperou por mais de um mês, ponderou em silêncio por um longo tempo.
Só meia hora depois, Wang Lin balançou a cabeça e soltou um suspiro, estava prestes a se virar e sair quando um grito veio do céu. O corpo de Wang Lin estremeceu e olhou para o céu.
Ele viu o familiar círculo de pássaros brancos no céu. O pássaro desceu gradualmente e pousou na ponte à distância, olhou para Wang Lin antes de voar de volta para as nuvens. Sua figura branca era como a flor do salgueiro.
Wang Lin murmurou: — É você…
Wang Lin não participou do exame na cidade de Su. No dia em que deixou o barco, foi convidado para a casa do grande estudioso Su Dao. Quem o convidou foi o velho inspetor.
A casa de Su Dao não era grande, mas era muito elegante. Estava quieta e dava paz de espírito. No pátio, Wang Lin viu o velho que lhe fizera a pergunta na ponte.
Da Fu teve que esperar do lado de fora do pátio enquanto Wang Lin e Su Dao bebiam vinho enquanto começavam a conversar.
Somente quando a lua estava alta no céu, Wang Lin fez uma reverência a Su Dao.
— Este velho teve muitos discípulos em minha vida, mas só tenho três alunos verdadeiros. De agora em diante, você será meu último aluno. Este velho não quer que faça o exame imperial, e sua personalidade não é adequada para isso… Este velho quer que se torne num grande estudioso de Zhao quando eu morrer!
— Não apenas o país de Zhao, existem muitos países no Planeta Suzaku. Este velho quer que se torne o grande estudioso de todo o planeta! Esta é uma vida sem riquezas e glória ou poder monstruoso, mas você será capaz de compreender o mundo e ter seus próprios pensamentos!
— Neste mundo, uma vez que existem mortais como nós, existem naturalmente Imortais. Muitos Imortais vieram até mim, pedindo-me para trilhar o caminho do Dao, mas todos foram rejeitados por mim.
— Este velho sorri e olha para o céu. Eu tenho meus próprios ideais. Não busco nenhum Dao, mas compreendo a verdade do mundo. Embora meu corpo seja frágil, minha mente pode viver para sempre e quebrar a gaiola. Embora esses Imortais possam matar a nós mortais com apenas um dedo, eles ainda precisam abaixar suas cabeças nobres diante do grande erudito do mundo!
— Os Imortais cultivam para desafiar os céus, mas nós, estudiosos, compreendemos os céus. Isso também está desafiando os céus! Se os céus têm espírito, então, em seus olhos, os Imortais são apenas mortais como nós! Eles são mortais e nós somos mortais. A única diferença é que eles têm o poder de fazer as montanhas desmoronarem e nós temos uma compreensão dos céus. No final, tudo se cruza.
— Este mestre acolheu muitos alunos que são cultivadores que vieram ao mestre na esperança de alcançar o estágio da Alma Nascente. Alguns se aprofundaram ainda mais no significado de Dao!
— Esse tipo de vida é comum, mas não comum. Wang Lin, você está disposto a escolher esse caminho? — Nesse momento, embora Su Dao fosse apenas um velho comum sob o luar, Wang Lin podia sentir uma aura poderosa vindo dele.
Essa aura veio de compreender a verdade do mundo e ter seus próprios pensamentos. Foi isso que permitiu a Su Dao ficar no topo.
Essa vontade era como uma chama que ardia dentro de Su Dao, e era capaz de chacoalhar o céu.
— Erudito, Grande Erudito e, finalmente, Mestre! — Su Dao estava com as mãos atrás das costas enquanto olhava para Wang Lin.
Wang Lin ponderou em silêncio e, depois de muito tempo, ajoelhou-se e curvou-se para Su Dao.
Neste momento, Wang Lin tinha acabado de fazer 19 anos e Su Dao tinha agora 83.
Su Dao sorriu ao agarrar a mão de Wang Lin e apoiá-lo do chão. Suas palavras ecoaram dentro do pátio.
— Este velho saiu pelo mundo ainda menino e voltou para casa na meia-idade. Eu viajei por toda Zhao e também fui para muitos outros países. Eu vi montanhas, vi rios, vi vida. Aos 50 anos, minha esposa morreu e este velho sofreu diante de seu túmulo. Foi lá que ganhei iluminação sobre o mundo. Cada vez que eu pensava na vida, eu me lembrava da época em que a conheci.
— Depois disso, meus pensamentos se voltaram para o Carma.
— O que é esse Carma? Por que existe um ciclo de Carma neste mundo…
Uma noite se passou e a vida de Wang Lin mudou nesta noite, não buscou mais o exame imperial, mas ponderou sobre os desejos de sua própria vida. Além de ser filial com seus pais, ele queria entender o mundo e buscar aquela voz em sua mente.
— O que é Carma… O que é vida e morte… O que é real e irreal…
Ele e Da Fu viviam dentro da mansão de Su Dao e ouviam os ensinamentos de Su Dao todos os dias. A aura de um grande estudioso tornou-se cada vez mais forte dentro de seu corpo.
Várias dezenas de pessoas receberam o título de Escolhido de Su e foram para a capital imperial após o exame. Algumas subiram e outras desceram, mas nada disso poderia mover Wang Lin.
Ele não havia entrado no exame, mas a reputação de Wang Lin havia disparado no país de Zhao, superando os que haviam chegado à capital imperial. Embora ele não tivesse saído da mansão de Su, com o passar do tempo, as pessoas vieram visitar Su Dao, e Wang Lin foi quem veio saudá-los.
Wang Lin tinha visto muitas pessoas, fossem estudantes mortais, ricos membros da realeza e até cultivadores, ficou ainda mais calmo, começou a amar ainda mais o vinho e ficou ainda mais tranquilo.
Num piscar de olhos, anos se passaram. Quando as folhas do salgueiro caíram, Wang Lin estava prestes a atingir a meia-idade, estava no pátio para onde Su Dao o havia levado como estudante há 10 anos, observando as folhas de salgueiro cobrindo o chão.
O corpo de Su Dao ficou ainda mais velho. O tempo havia tirado muito de seu corpo e deixado muito em seu corpo, não podia mais beber e conversar a noite toda com Wang Lin como há 10 anos, se sentou em uma cadeira com dois criados ajudando-o a se mover, observou as folhas do salgueiro voar com Wang Lin.
A expressão de Wang Lin estava calma. Depois de mandar os dois servos embora, ele empurrou a cadeira de Su Dao.
— Lin’Er, olhe essas folhas de salgueiro. Elas estão aqui ano após ano. Mesmo que o mestre tenha partido, elas ainda virão a cada temporada como se tivessem um acordo com o céu — A voz de Su Dao estava rouca, mas seu espírito era muito bom, ergueu a mão direita e uma das folhas de salgueiro caiu em sua palma.
Wang Lin disse suavemente: — Esta folha de salgueiro é vida.
Su Dao olhou para a folha de salgueiro e disse lentamente: — A vida não é apenas uma bola de Carma, flutua diante de você, mas se tentar agarrá-la, não conseguirá pegá-la. Só quando estiver cansado cairá na sua mão.
Enquanto ele falava, uma brisa suave veio, fazendo com que a folha de salgueiro em sua palma voasse.
— Carma, Carma. Wang Lin, se conseguir encontrar seu próprio caminho entre as incontáveis folhas de salgueiro, então saberá o que é Carma — Su Dao sorriu e apontou para o céu.
— Aquela bola de folhas de salgueiro é o mestre!
Wang Lin ergueu os olhos e olhou para onde Su Dao estava apontando. No entanto, havia muitas folhas de salgueiro no céu, então ele não sabia para qual delas Su Dao estava apontando.
— Você não pode ver porque aquela folha de salgueiro é minha vida inteira… — Su Dao fechou os olhos e duas torrentes de lágrimas rolaram.
— São duas folhas de salgueiro, estavam emaranhadas por causa do vento. Essa é a minha vida com ela… — Nos olhos de Su Dao, todas as folhas de salgueiro haviam desaparecido, todas elas ao lado das duas que estavam grudadas. Elas voaram mais e mais longe.
— Naquele ano, quando as folhas do salgueiro voaram pelo céu, eu te vi na ponte. Eu vi a confusão em seus olhos. Achei que fosse como uma folha de salgueiro sem raízes. Você estava muito desamparado e confuso. Era como se houvesse um problema que eu não conseguia entender.
— Eu vi você e a folha de salgueiro que passou voando. Essa era a sua vida; ela girou diante de você, mas você não foi capaz de vê-la, então veio em minha frente.
— Eu vi a folha de salgueiro, mas você deve ter pensado que eu estava olhando para você… Eu fiz a pergunta à folha de salgueiro, mas você deve ter pensado que eu estava perguntando a você…
Naquela época, eu estava pensando que deveria ajudá-lo. Su Dao virou sua cabeça. Seu rosto antigo revelou uma expressão gentil quando ele olhou para Wang Lin.
O corpo de Wang Lin estremeceu.
— Você é o último Carma da minha vida. Sempre senti como se tivesse visto você em outro lugar antes. Su Dao se virou e olhou para o céu.
— Com o passar dos anos, as pessoas verão as folhas de salgueiro cobrindo a cidade. Eles não entendem que as folhas de salgueiro vêm para encontrar a pessoa a quem estão ligados. Cada folha de salgueiro representa a vida inteira de uma pessoa…
— Porém, no final, pousam na água, pousam no pó, e se dissipam diante dos nossos olhos… Não que não nos encontrem, mas nós não somos capazes de encontrar aquela que nos pertence.
Wang Lin ergueu silenciosamente a cabeça e olhou para as folhas de salgueiro esvoaçantes no céu, uma cena que era igual a 10 anos atrás.
Ele finalmente viu um grupo de folhas de salgueiro. Havia duas que pareciam estar coladas. As folhas do salgueiro tremulavam sem parar e, por mais forte que o vento soprasse, não foi capaz de separá-las.
A música da cítara parecia vir de algum lugar, flutuando em seus ouvidos. Era como se uma mulher estivesse esperando e a única coisa que a acompanhasse fosse a música da cítara.
______________
5/7
Delongas: Não sei porque, mas estou emocionado e quase chorando aqui.
Folhas de salgueiro: