Volume 1
Capítulo 11: O Início
CHABASHIRA-SENSEI ENTROU na sala de aula, olhando surpresa para os alunos. Todos estavam claramente ansiosos, prendendo a respiração em antecipação aos resultados do teste.
“Sensei. Disseram-nos que os resultados seriam anunciados hoje, mas quando?”
“Não há necessidade de você ficar tão nervoso, Hirata.
Você deveria ter passado com bastante facilidade.” “Então, quando os resultados serão divulgados?” “Bem, se você quiser, agora é um momento tão bom quanto qualquer outro. Se esperássemos para fazer depois da aula, não teríamos tempo suficiente para outros procedimentos.”
Alguns dos alunos reagiram visivelmente às palavras “outros procedimentos”.
“O que você quer dizer com isso?”
“Não fique nervoso. Eu vou te contar agora.”
Como sempre, ela revelou os detalhes simultânea e coletivamente.
Ela colou uma grande folha de papel branca com os nomes de todos e as pontuações dos testes no quadro-negro. “Sinceramente, estou impressionada. Não pensei que você pontuaria tão bem. Muitos alunos empataram com pontuações perfeitas em matemática, japonês e estudos sociais. Mais de dez de vocês, na verdade.”
Alguns dos alunos gritaram de alegria e entusiasmo quando viram os 100 alinhados na folha de resultados. No entanto, alguns não estavam sorrindo. A única nota que realmente importava era a pontuação de Sudou em inglês.
Então...
Vimos as pontuações dos testes de Sudou. Ele marcou sessenta pontos em quatro das cinco disciplinas principais, o que era consideravelmente alto. Ele marcou trinta e nove pontos em inglês.
“Sim!” Sudou saltou e gritou de alegria. Ike e Yamauchi também se levantaram e aplaudiram. Não havia linha vermelha na folha de resultados.
Kushida e eu trocamos um olhar e suspiramos de alívio. Horikita não sorriu ou comemorou, mas pareceu aliviada.
“Nós mostramos a você, sensei! Quando realmente damos o nosso melhor, podemos fazer qualquer coisa!” Ike tinha um ar presunçoso e confiante.
“Sim, reconheço isso. Todos vocês se saíram muito bem. No entanto...”
Chabashira-sensei segurava uma caneta vermelha na mão.
Sudou sem querer soltou um “Eh?”
Ela desenhou uma linha vermelha logo acima do nome de Sudou.
“O-o que é isso? O que isso significa?” “Você falhou, Sudou.”
“Eh? Você está mentindo, certo? Não me venha com essa porcaria! Por que eu falhei?” Ele gritou.
Claro, Sudou foi o primeiro a protestar contra isso. Em resposta à nota negativa de Sudou, toda a sala de aula fez um total de oitenta. Paramos de comemorar e explodimos em confusão.
“Sudou, você foi reprovado no exame de inglês. Isso é tudo.”
“Não brinque comigo! Eu tenho trinta e dois pontos! Eu passei!”
“Quando alguém disse que trinta e dois pontos era uma nota para passar?”
“Não, não. Você disse isso, Sensei! Certo, galera?” gritou Ike.
“Diga o que quiser, não importa. Esta é a verdade inegável. Você tinha que marcar pelo menos quarenta para passar no exame intermediário. Em outras palavras, você estava apenas um ponto a menos. Você estava tão perto.”
“Q-quarenta?! Você nunca nos contou sobre isso! Eu não vou aceitar isso!”
“Devo dizer-lhe como determinamos a nota de aprovação?”
Chabashira-sensei escreveu uma fórmula simples no quadro-negro: 79,6 dividido por 2 é igual a 39,8.
“Definimos uma nota de aprovação para cada classe individual, assim como fizemos para o último teste. Calculamos esse número dividindo a pontuação média por dois. Foi assim que chegamos à nossa resposta.”
Em outras palavras, qualquer coisa em 39,8 ou menos foi considerada falha.
“Eu forneci a prova de que você falhou. Isso é tudo.” “De jeito nenhum... Então... Isso significa que vou ser expulso?”
“Embora seu tempo aqui tenha sido curto, você lutou bravamente. Você será solicitado a preencher um formulário de retirada após a aula, mas precisará ter um responsável legal presente ao fazê-lo. Vou contatá-los para você.”
Ao testemunharmos o desenrolar da cena, a professora tagarelando as informações como se estivesse fazendo um relatório casual, finalmente percebemos que isso estava realmente acontecendo.
“Quanto ao resto de vocês, bom trabalho. Todos vocês passaram sem problemas. Trabalhe duro para que você também possa passar no exame final. Bem, então, próximo...”
“S-sensei. Sudou-kun está realmente sendo expulso? Não há como salvá-lo?”
Hirata foi o primeiro a mostrar preocupação, embora Sudou o odiasse e o tivesse atacado verbalmente.
“Ele está sendo expulso. Ele tirou nota baixa.” “Poderíamos ver a folha de respostas de Sudou-kun?” “Mesmo se você der uma olhada, não encontrará nenhum erro de classificação. Eu estava esperando que você protestasse.”
Ela pegou a folha de respostas em inglês de Sudou e entregou a Hirata, que imediatamente examinou todos os problemas. Sua expressão ficou sombria quando ele terminou.
“Não... há erros.”
“Bem, se vocês estão todos de acordo, a aula acabou.” Chabashira-sensei anunciou impiedosamente a expulsão de Sudou sem oferecer a ele uma segunda chance ou o menor sinal de simpatia. Ike e Yamauchi, sabendo que palavras de conforto provavelmente teriam o efeito oposto, ficaram em silêncio. Hirata também permaneceu quieto. Infelizmente, alguns dos alunos pareciam aliviados com isso. Eles estavam felizes que um incômodo como Sudou estava sendo removido da classe?
“Sudou, venha para a sala dos professores depois da aula. Isso é tudo.”
“Chabashira-sensei. Posso ter um momento do seu tempo?”
Embora ela tenha permanecido em silêncio até aquele momento, Horikita ergueu o braço esguio no ar e falou. Até agora, Horikita nunca havia feito comentários voluntariamente. Chabashira-sensei e o resto da classe ficaram chocados com essa anormalidade.
“Bem, isso é incomum, Horikita. Por quê?” “Anteriormente, você disse que o teste anterior tinha uma nota de aprovação de trinta e dois pontos. Você chegou a esse número pela mesma fórmula que nos mostrou hoje. Não houve erros no cálculo da nota de aprovação no último teste?”
“Não houve erros.”
“Então, isso levanta mais uma questão. Calculei a pontuação média do teste anterior em 64,4 pontos. Se eu fosse dividir isso por dois, eu obteria 32,2 pontos. Ou seja, superior a 32 pontos. Apesar disso, a nota de aprovação foi fixada em 32. Isso significa que você deixou de lado o decimal. Isso contradiz o que você fez desta vez.”
“E-está certo. Se você seguir o que fez da última vez, a nota para passar no meio do período deve ser de trinta e nove pontos!”
Em outras palavras, a nota geral de Sudou deveria significar que ele passou por pouco.
“Entendo. Você antecipou que Sudou passaria por pouco, então? Afinal, sua pontuação foi extremamente baixa em inglês.”
“Horikita, você...”
Sudou percebeu algo. Os outros alunos engasgaram quando também perceberam o que havia acontecido. Horikita obteve pontuações perfeitas em quatro das cinco matérias principais, mas obteve uma pontuação extremamente baixa de cinquenta e um pontos em inglês. Seu inglês se destacou em suas outras pontuações.
“Você realmente...”
Sudou notou o que ela tinha feito. A fim de diminuir a pontuação média para o teste de inglês, Horikita propositalmente estragou sua própria nota o máximo que pôde.
“Se você acredita que meu pensamento está incorreto, poderia me dizer por que o cálculo difere entre este teste e o último teste?” ela perguntou.
O último raio de luz. Nossa última esperança. “Entendi. Nesse caso, explicarei com mais detalhes.
Infelizmente, seu cálculo está incorreto. Não omitimos simplesmente o decimal quando calculamos a nota de aprovação. Arredondamos os números para cima ou para baixo. Na última prova, arredondamos para trinta e dois pontos, e nesta, arredondamos para quarenta. Aí está a sua resposta.”
“Tch...”
“Você deve ter notado que arredondamos os números, mas para segurar essa possibilidade… Bem, que pena. De qualquer forma, o primeiro período começará em breve. Eu vou indo.”
Horikita não tinha mais nada para contra-atacar, então ela permaneceu quieta. Ela não podia contradizer nada do que Chabashira-sensei havia dito. O último recurso de Horikita foi erradicado. A porta da sala de aula se fechou e o silêncio envolveu a sala.
Sudou, ainda lutando para entender essa nova realidade, olhou para Horikita. Ela baixou propositalmente suas notas tanto quanto ela podia, tudo para impedir a expulsão de Sudou.
“Desculpe. Eu deveria ter tentado diminuir minha pontuação um pouco mais,” ela murmurou.
Horikita sentou-se lentamente. No entanto, a pontuação de 51 pontos de Horikita em seu teste de inglês já era consideravelmente baixa. Se ela tivesse marcado na faixa de 40 pontos, ela mesma poderia correr o risco de ser expulsa.
“Por quê? Você disse que me odiava”, disse Sudou. “Não entenda mal. Eu fiz isso para o meu próprio bem.
Foi tudo em vão, no entanto.”
Eu lentamente me levantei do meu assento. “O-onde você está indo, Ayanokōji?” “Banheiro.”
Com isso, saí e rapidamente fiz meu caminho em direção à sala dos professores. Eu me perguntei se Chabashira-sensei já havia chegado. Enquanto pensava nisso, a peguei olhando pela janela para o corredor do primeiro andar, quase como se estivesse esperando por alguém.
“Ayanokōji, hmm? A aula vai começar a qualquer minuto, você sabe,” ela disse.
“Sensei. Tudo bem se eu fizer uma pergunta?”
“Uma pergunta? É por isso que você se deu ao trabalho de me perseguir?”
“Estou curioso sobre uma coisa.”
“Primeiro foi Horikita, agora você. O que é?”
“Você acha que a sociedade japonesa de hoje é justa?” “Que mudança incrível de assunto. Tão repentino também. Existe algum significado especial por trás dessa pergunta?”
“Isso é muito importante. Gostaria da sua opinião.” “Se você está pedindo minha opinião pessoal, então não, claro que não. O mundo não é justo, nem um pouco.” “Entendo. Eu me sinto da mesma forma. Acho que a igualdade é uma ficção.”
“Então, você me perseguiu apenas para fazer essa pergunta? Se isso é tudo, então eu irei embora.”
“Uma semana atrás, quando você nos disse que o material da prova havia mudado, você também disse algo como ‘esqueci de avisar’...”
“Sim, eu disse isso na sala dos professores. E daí?” “Todas as classes receberam as mesmas perguntas, os pontos foram refletidos da mesma forma para todos e todas as classes enfrentaram a mesma ameaça de expulsão. No entanto, a Classe D foi obrigada a testar em condições injustas.”
“Você está dizendo que não pode aceitar o que aconteceu? Mas é um excelente exemplo de como o mundo é injusto. Na verdade, você poderia chamá-lo de um microcosmo de nossa sociedade injusta.”
“Certamente, a sociedade não é igualitária, por mais idealista que você tente ser. No entanto, somos seres humanos, seres vivos que podem pensar.”
“O que você está tentando dizer?”
“Estou dizendo que devemos lutar pela igualdade. Pelo menos um pouco.”
“Eu entendo.”
“Se você realmente se esqueceu de nos contar ou se foi um deslize intencional, não é realmente o problema. O fato é que uma pessoa está sendo expulsa desta escola por causa dessas condições injustas.”
“Então, o que você quer que eu faça?”
“É por isso que estou aqui. Gostaria de tomar as devidas providências para me encontrar com a escola, causa direta dessa desigualdade.”
“Para dizer a eles que você discorda?”
“Eu só quero confirmar com as pessoas apropriadas que elas acreditam que a escola fez o julgamento correto.”
“Isso é lamentável. O que você disse não está errado, mas não posso permitir que faça isso. Sudou será expulso. Essa decisão não pode ser anulada nesta fase. Desista.”
Ela ignorou meu ponto, mas suas palavras permaneceram lógicas. Como eu havia previsto, suas palavras sempre continham algum significado oculto.
“Você disse que ‘não pode ser anulado neste estágio’. O que significa que pode haver uma maneira de anular a decisão.”
“Ayanokōji, eu pessoalmente tenho uma grande consideração por você. Eu pensei assim desde a atribuição deste teste. Obter os antigos problemas de teste foi certamente uma solução correta. Tal noção vai além do alcance do que muitos teriam considerado. Além disso, você distribuiu os antigos problemas de teste para todos na classe e aumentou as pontuações médias. Eu tenho que elogiar uma decisão tão lógica. Honestamente, você se saiu muito bem.”
“Kushida foi quem obteve os problemas e os distribuiu. Eu realmente não fiz nada.”
“Entendo por que você não quer que a notícia se espalhe, mas não se esqueça de que também há alunos do último ano. Já sei que você entrou em contato com um aluno do terceiro ano.”
Aparentemente, minhas ações foram mais evidentes do que eu pensava.
“No entanto, apesar de seu movimento ousado em obter essas perguntas, você cometeu um erro no final. É por isso que seu plano falhou. Se Sudou tivesse memorizado o material mais profundamente, ele não teria falhado em nenhuma matéria, certo? Honestamente, por que você simplesmente não desiste e deixa Sudou ser expulso? As coisas não seriam mais fáceis no futuro?”
“Honestamente, você provavelmente está certa. No entanto, decidi ajudar. Acho que é muito cedo para eu desistir. Ainda tenho uma coisa para tentar.”
Tirei meu cartão de estudante do bolso. “O que você está planejando?”
“Por favor, venda-me um ponto que eu possa aplicar no teste de inglês de Sudou.”
“...”
Os olhos de Chabashira-sensei se arregalaram e ela riu alto.
“Ha ha ha ha ha! Essa é uma ideia bastante interessante. Você realmente é um tipo diferente de aluno. Nunca imaginei que você tentaria comprar pontos.”
“Você disse isso no dia em que fomos admitidos, não foi, sensei? Você disse que podemos comprar qualquer coisa com nossos pontos. O teste intermediário é apenas mais uma ‘coisa’ nesta escola, afinal.”
“Entendo, entendo. Você certamente poderia ver dessa forma. No entanto, você ainda tem dinheiro suficiente para comprá-lo?”
“Bem, quanto custa um ponto de teste?”
“Agora, essa é uma pergunta bastante difícil, não é? Nunca me pediram para vender pontos de teste antes. Vejamos... Visto que esta é uma ocasião especial, vou vender um ponto de teste pelo preço excepcional de 100.000 pontos.”
“Você é cruel, sensei.”
Todos nesta escola gastaram pelo menos alguns de seus pontos.
Absolutamente ninguém tinha 100.000 de sobra.
“Eu vou pagar também”, disse alguém atrás de mim.
Quando me virei, encontrei Horikita parado ali. “Horikita…” eu disse.
“Hehe. Assim como eu pensei. Vocês dois são interessantes.”
Chabashira-sensei pegou meu cartão de estudante.
Então ela pegou a de Horikita.
“Tudo bem. Eu aceito o seu acordo. Vou vender a você um ponto para aplicar no teste de Sudou, obtendo um total combinado de 100.000 pontos de vocês dois. Quanto à questão da expulsão de Sudou, você pode informar a classe que não é mais o caso.”
“Tudo bem?”
“Você prometeu me pagar 100.000 pontos. Não há mais nada a ser feito.” Chabashira-sensei parecia simultaneamente exasperada e alegre.
“Horikita, você entende o quão talentoso Ayanokōji é?
Pelo menos um pouco?”
“Eu me pergunto. Quando olho para ele, tudo o que vejo é um aluno desagradável.”
“O que você quer dizer com ‘desagradável’?”, perguntei.
“Você obtém pontuações baixas de propósito quando poderia facilmente pontuar mais alto. Foi você quem teve a ideia de conseguir os antigos problemas do teste, mas deu o crédito a Kushida-san. Você foi louco o suficiente para comprar pontos de teste. Não acho que você seja especial ou apenas se desvie da norma. Acho que você é desagradável.”
Então, ela ouviu como eu comprei os testes antigos também.
“Talvez vocês dois realmente possam alcançar as classes de nível superior”, disse Chabashira-sensei.
“Eu não sei sobre ele, mas com certeza irei.”
“Ninguém da Classe D jamais foi promovido antes. A escola já rotulou você como defeituoso e o jogará friamente de lado. Como você alcançará seu objetivo?”
“Se me permite, sensei?” Horikita inabalavelmente devolveu o olhar de Chabashira-sensei. “Honestamente, talvez os alunos da Classe D sejam defeituosos. No entanto, isso não significa que eles são lixo.”
“Qual é a diferença entre um produto defeituoso e um lixo?”
“A diferença é fina como papel. No entanto, com os reparos, um produto defeituoso pode se tornar um artigo superior.”
“Entendo. Quando você diz assim, Horikita admito que soe estranhamente persuasivo.”
Eu compartilhei essa opinião e achei as palavras de Horikita bastante significativas. Horikita, que antes desprezava os outros e os via como bagagem, estava mudando. Claro, nada foi tão simples. Embora você mal pudesse vislumbrar a mudança do lado de fora, na verdade foi uma grande transformação. Um leve sorriso apareceu nos lábios de Chabashira-sensei, como se ela também tivesse notado.
“Bem, estou ansiosa para ver o que você fará a seguir. Como sua professora responsável, terei certeza de cuidar de você com grande atenção e cuidado.”
Com isso, Chabashira-sensei se dirigiu para a sala dos professores, deixando nós dois no corredor.
“Bem, vamos voltar. A aula vai começar em breve,” eu disse.
“Ayanokōji-kun.” “Hmm? Ai!”
Horikita me deu uma cotovelada nas minhas costelas. “Para o que foi isso?”
“Tanto faz.”
Ela me deixou enquanto eu segurava minhas costelas em agonia. Caramba, que alun... pessoa chata. Com esse pensamento, decidi persegui-la.