Our Satellites Brasileira

Autor(a): Augusto Nunes


Volume 5

Capítulo 1: Retorno às Atividades ①

A extensa multidão cuidadosamente ordenada se fez em silêncio ao terem a presença da figura imponente do diretor Fubuki, um senhor de praticamente mesma estatura geral dos estudantes com terno e social. A figura grisalha tomou a frente do pódio e proferiu:

— “...mais um semestre se passou, e aqui estamos na retomada das atividades escolares. Para muitos, será apenas mais um período escolar, no entanto, é importante ressaltar que em breve aqueles do terceiro ano se tornarão formandos e as consequências de suas ações tomarão forma. Ainda nesse caso, peço que se lembrem que todos fazemos parte da Daiichi, que detém de ótimas oportunidades do mercado de trabalho possíveis aos presentes, mas somente acessível para quem realmente se dedica em seus deveres e responsabilidades. De qualquer jeito, mais um semestre se inicia trazendo mais possibilidades aos motivados de se tornarem cada vez conhecidos como ‘elite’. Agradeço a atenção de todos a palavras tão singelas e desejo um ótimo retorno.”

Sob o ressoar de milhares de palmas, o diretor foi saudado. Em seguida, outros estudantes selecionados assumiram seu lugar no pódio, proferindo mensagens de apoio. Pouco tempo depois, a própria presidente do Conselho Estudantil, Kiboumori Suzune se pôs a falar:

— “nós estamos aqui mais uma vez. Muito em breve haverá uma nova eleição do Conselho, e tenho certeza de que o sucessor será responsável e decidido democraticamente. Faz-se mais de seis meses que assumi esse cargo e tenho orgulho do que pude contribuir na história dessa escola. Para mim, isso é o que me basta. Agora, meu dever é permanecer minha conduta até o próximo presidente ter seu lugar. A jornada para se manter aqui é bastante árdua, todos sabemos disso, mas é o preço a ser pago para sermos considerados como a ‘elite’. Ser aquela que representa todos os estudantes não é tarefa fácil, porém, quero que saibam que sempre estarei disposta a estender minhas mãos aos necessitados. Estamos em um percurso que preza a competitividade, mas nenhum de nós deseja perder companheiros no meio do caminho. A muitos, desejo boa sorte. As portas do Conselho Estudantil estarão sempre abertas!”

Mesmo com tamanho olhar afiado, vários estudantes aplaudiram o discurso dessa garota maravilhados. Será que algum dia verei Kiboumori atuando na política? Que presença!

Com o sinal conhecido de início às aulas, o deliberado cardume azul de estudantes se dispersou aos poucos ao prédio principal. Ao meu redor, várias pessoas conversaram paralelamente durante o discurso formal do diretor, o que me fez pensar: passou-se seis meses desde que me tornei aluno desse lugar. Nem me lembro direito das palavras que o diretor disse em março... diferente daquela vez, não preciso me preocupar com a impressão que um formulário de entrada pode causar mais...

Devido aos alunos estarem saindo do ginásio de forma organizada, pude ter mais algum tempo estacionado. No piso elevado ao pódio, alguns estudantes ainda permaneceram ali. Primeiramente, os membros do Conselho mantiveram-se imóveis, não reconheci muitos deles — justamente por conhecer poucas pessoas... —, mas Kumiko Horie se mostrou visível mesmo à distância. Seu olhar desdenhoso sob o meio desse aglomerado de pessoas fez parecer que fôssemos um mero formigueiro pairado no meio da estrada prestes a ser pisoteado.

Não muito distante dela, a estudante condecorada como parte das elites TOP 5, detendo o quarto lugar no pódio do ranking geral suspirou profundamente. Yonagi Kaede tomou minha atenção, inabalada ao olhar ditador de Kumiko, passou por ela sem nem mesmo notar sua presença, deixando-a irritada. A presidente do clube de literatura possui um olhar gelado e sua figura imponente fez parecer caminhar mesmo no puro vácuo. O tempo correu lentamente aos meus olhos, e a tamanha gravidade me trouxe uma vertigem de que deveria me afastar dessa massa assustadora similar ao sol me puxando.

 

As aulas do período da tarde estão prestes a começar. Retomadas de aulas sempre tendem a serem lentas, julgando pela simplicidade de informações fornecidas pelos professores aos alunos durante a manhã. Trocas de cumprimento usuais e pude notar que a visão da classe havia mudado. Durante o intervalo, também não teve grandes acontecimentos, exceto pela emoção crescente dos alunos se reencontrando de suas salas, como se tivessem passado anos sem se verem. A cantina ficou muito mais barulhenta do que me lembrava.

As atividades de férias foram entregues para o professor, colocadas em envelopes e levadas. Logo, a professora Harashima apareceu na sala pedindo para todos os alunos se sentarem e prestarem atenção:

— Espero que todos tenham aproveitado o momento de folga e feito suas atividades de férias. Muitos aqui já sabem, mas não custa nada explicar novamente: o rendimento dessas atividades dará mais chances de reduzir o peso dos testes deste trimestre.

Chinatsu havia me dito algo parecido durante as férias:

 

— É importante que consigamos realizar todas as atividades de férias, e principalmente acertar as questões.

— Por que isso? — indagou Himegi.

— Justamente por causa do Festival Esportivo — explicou ela. — O próximo trimestre será corrido, consistindo em três etapas...

— ...a preparação, que ocorrerá durante o mês de setembro... — complementou Shiina. —, o evento em si no começo de outubro...

— ...e os testes escritos no final deste mês — concluiu Yonagi. — O mês de retorno será o mais tenso por causa do conteúdo para as provas e os preparativos do evento. Não teremos tempo nem pra respirar.

Aquilo me foi o bastante para revirar o estômago.

— Então a questão de acertarmos todas as questões dessas atividades de férias são pra reduzir o peso das provas, certo? — indaguei. — Afinal, será muito difícil estabelecer uma rotina de estudo quando se todos se dedicam para um festival do tipo. E apesar disso, a escola não vai dar uma colher de chá com tanta facilidade por causa do cronograma, não é?

— Acertou em cheio — expressou Chinatsu. — Quando se está no primeiro ano é uma coisa, mas dependendo do seu resultado, poderá ser difícil recuperar sua posição do ranking. 

— Muitos alunos foram expulsos por causa disso no ano passado — continuou Shiina. — E já dá pra saber que o grau de dificuldade será maior para nós do segundo ano.

Himegi e Kuroi engoliram em seco. Exalei, cogitando que aquele semestre será o mais difícil. Saber lidar com vários tipos de problemas em um curto período de tempo te faz provar que tem resiliência de suportar tamanhas provações. 

— Além disso, o mesmo pode ser dito no sentido contrário... — complementou Chinatsu.

— Como assim? — perguntou Kuroi.

— O Festival Esportivo não pode ser negligenciado, de jeito nenhum! — alertou Chinatsu. — Pensem nisso como o primeiro grande desafio da Daiichi. Se não passarem das adversidades, irão cair. Fiquem juntos, unam forças e passem unidos.

 

Foi o que ela nos disse.

Voltei a prestar atenção na professora Harashima:

— Infelizmente, houve casos da falta de entregas das lições. É certo que a taxa de desistentes será maior que a do ano passado...

— Professora, não é como se fosse uma atividade tão importante assim... — comentou Nana. — São apenas atividades de férias, então... não são tipo um lembrete para os alunos não se esquecerem das lições?

— Escute aqui, Nana... — proferiu a professora: — No mundo corporativo, não existe o termo “lembrete”. Se uma pessoa não estiver disposta a cumprir uma simples tarefa, seja ela qual for, dificilmente terá espaço no mercado.

— Oh...

Nana se encolheu no assento, enquanto o resto do grupo Takahashi dava risada. Apesar da advertência, a professora não aparentou estar brava.

— Tenham em mente que qualquer serviço que realizarão haverá algum tipo de resultado. É isso o que estamos ensinando para o pessoal do primeiro ano nesse exato momento, por exemplo.

— Houve uma taxa elevada de quem não fez as atividades, então? — indagou Takahashi.

— Isso mesmo. Ao menos, foi 15% superior que o do ano passado. Parece que conforme os anos passam, os alunos tendem a quererem realizar menos trabalho. Esses jovens...

Seguindo essa linha de raciocínio, é provável que houvesse uma possibilidade de 20% de haver expulsões em cada classe do primeiro ano por terem a mesma quantidade de salas que o pessoal do segundo ano. Isso não era um pensamento da qual teria que me preocupar, pois sei que as meninas do clube estão fora dessa porcentagem.

O problema é que Teru foi o único a não comparecer nas sessões de estudo, então não tenho certeza de que ele foi desconsiderado dessa conta como elas.

— Por sinal, a taxa de alunos do segundo ano que não entregaram as atividades de férias foi de 5%. Parece que há muitos ainda que não entenderam o grau de dificuldade que essa escola toma no segundo semestre escolar.

Considerando a quantidade de salas, 5% não é um número grande. Por ser um estudante transferido, não presenciei o terror do segundo semestre escolar dessa escola durante o primeiro ano. Era estranho que apesar das tamanhas dificuldades que passamos até aquele momento não resultavam no grau de disciplina que os docentes almejam para todos. Por outro lado, não foi citado sobre os alunos do terceiro ano, então pode-se esperar que a taxa de entrega de atividades tenha sido de 100%. Ou mesmo que seja em torno de 99%, ainda seria um fator satisfatório para a escola.

Nenhuma atividade será descartada ou considerada inútil, né? É como se estivessem à espreita aguardando algum aluno desvirtuado vir a cometer algum erro para eliminá-lo. Que prática estudantil brutal...

Houve apenas as atividades de férias durante o verão, então se mostrou como uma oportunidade de se aliviar as taxas de dificuldade por um trimestre inteiro apenas uma vez ao ano. Certamente devido pelo Festival Esportivo, que exige total concentração dos alunos.

— Como a maioria sabe, no final de outubro terão as provas escritas. O teste especial neste trimestre será retratado como o próprio festival aos alunos transferidos. As atividades de férias serão corrigidas e os resultados serão divulgados após o término do festival. Usando as notas das duas vertentes, o aluno em questão saberá se vai precisar realizar as provas ou não.

— Hum? Como assim?

A professora deve ter ficado surpresa com a minha súbita dúvida em meio à sua explicação.

— Isso quer dizer que, dependendo do seu resultado, não precisará da necessidade de realizar as provas escritas. Isso porque, as atividades de verão tiveram questões abordadas por todas as disciplinas.

Essa é a prova que tais atividades são uma oportunidade única de pontuar sem precisar de muito esforço. Por que mesmo ainda assim houve gente que não entregou?!

­— Primeiro, vou explicar as condições da correção das atividades de férias.

 

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE FÉRIAS

Foram emitidas 50 questões que envolvem todas as disciplinas. Elas irão compor metade dos requisitos para equivalerem às provas escritas no final de outubro. Os requisitos:

  • 50 Acertos: Se todas as atividades estiverem corretas, então o aluno terá o privilégio de só precisar realizar metade da pontuação nas provas escritas;
  • 35 Acertos: Se o aluno acertou essa quantidade das questões, terá acesso a 25% da metade da pontuação necessária;
  • 25 Acertos: Se o aluno acertou essa quantidade das questões, terá acesso a 12,5% da metade da pontuação necessária;
  • 10 Acertos: Se o aluno acertou essa quantidade das questões, terá o aumento de dificuldade em 30% da metade da pontuação necessária;
  • Para o caso de o aluno ter errado todas as questões, haverá um aumento de 50% da metade da pontuação necessária;

 

Os dados foram exibidos na lousa digital usada como monitor. Também mostrou os nomes de todos da classe, que resultavam como 0 pontos. Segundo o que a professora havia dito, conforme a pontuação da correção fosse afirmada, será atualizado em pontos e posteriormente divulgada no mural geral.

A resolução era bem simples: se o indivíduo conseguir acertar todas as questões das atividades de férias, apenas precisará pontuar metade da prova escrita, isso desconsiderando a pontuação do festival. É realmente difícil obter uma pontuação máxima com uma tarefa sem a ajuda dos professores, então se mostrou uma recompensa valiosa. Por outro lado, tendo a segurança de evitar ao menos 25% de acerto nas provas teria sua utilidade. O maior problema ali seria pra quem não tivesse cumprido a tarefa, ou seja, não ter respondido nenhuma questão, considerada literalmente como uma punição severa por não realizar a atividade, gerando um pré-requisito do aluno ser expulso.

— Alguém possui alguma dúvida até aqui? — A professora fitou a todos os presentes, mas ninguém levantou as mãos. Os veteranos já devem estar cientes sobre todas as circunstâncias abordadas que foram levantadas por ela.

Como não houve pessoas com dúvidas, ela suspirou e tornou a falar:

­— Muito bem. Antes de explicar como vai funcionar o festival esportivo desse ano, devo avisar que haverá uma carga horária maior para as aulas de educação física durante este mês até o começo de outubro. Para mais informações, consulte o professor responsável pela classe de vocês.

A suposta tensão causada pela imposição das atividades de férias foi substituída por êxtase dos alunos quando ouviram o termo “Festival Esportivo”.

Se bem que para mim, apenas senti arrepios!

Ainda mais por saber que aquele evento vai contar como o teste especial do trimestre aos transferidos. Devido ao que a supervisora me disse, terei que evitar ao máximo tirar notas ruins nestes testes, ou a expulsão será iminente.

— Antes de explicar as coisas, é também importante citar aqui que as classes irão competir umas com as outras em dois times: branco e vermelho. Ao todo, o segundo ano é do A ao F. Seis salas. Isso quer dizer que vocês serão aliados de outras duas classes.

De repente, senti um calafrio percorrer meu corpo. É bom ter uma oportunidade de cooperação com outras classes, mas tenho que ressaltar o fator Kumiko aqui. Não sei o que seria pior: se ela fosse minha aliada ou inimiga. Era desesperador, no mínimo.

Olhei subitamente para Takahashi, prestando atenção na explicação com seriedade, mas sei que deveria estar pensando o mesmo. Independente de sermos aliados ou não, ele terá que enfrentar o oponente escolhido por Kumiko em alguma atividade do festival.

— As classes A, C e E serão o time branco, e as classes B, D e F serão o time vermelho — explicou a professora. — Será uma competição acirrada, mas devemos sempre priorizar o espírito esportivo.

Pelo que me lembro, Yonagi é da classe A. Então, seremos aliados aqui. Por outro lado, Kumiko sendo da classe D, e a maioria dos seus comparsas da classe B, serão o verdadeiro páreo nessa competição. Infelizmente, Chinatsu é da classe F, o que nos torna inimigos... não sei exatamente o que estou sentindo, pois era um misto de emoções distintas se misturando. Simplesmente não tem como saber como as coisas vão se desenrolar.

— Certo. Agora que sabem quais classes irão enfrentar, será a vez de ditar as regras do Festival Esportivo:

 

FESTIVAL ESPORTIVO – REGRAS E AGRUPAMENTOS

O sistema competitivo do evento que abrangerá todas as classes escolares é definido na divisão de duas equipes: time branco e time vermelho.

As classes A, C e E irão compor o time branco. E as classes B, D e F irão compor o time vermelho. Válido para todos os anos escolares.

Prêmio especial ao time vencedor: As classes do time vencedor receberão uma viagem especial e redução de 50% de grau de dificuldade no próximo teste especial.

 

PONTUAÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES INDIVIDUAIS:

­— 1° Lugar: 10 pontos.

­— 2° Lugar: 7 pontos.

­— 3° Lugar: 5 pontos.

­— 4º Lugar: 3 pontos.

­— 5º Lugar: 1 ponto.

 

PONTUAÇÃO PARA AS COMPETIÇÕES EM GRUPO:

­— 1° Lugar: 100 pontos.

­— 2° Lugar: 50 pontos.

­— 3° Lugar: 25 pontos.

­— 4º Lugar: 10 pontos.

­— 5° Lugar: 5 pontos.

 

As classes de alunos que resultarem em 6° lugar (último lugar) não obterão nenhum ponto em nenhuma das localidades. Para as atividades individuais, os alunos após o 5º lugar não obterão nenhum ponto, porém:

— O aluno que ficar em último em qualquer competição individual receberá -10 pontos.

— Pontos negativos podem ser acumulados. Se uma classe detiver de pontos negativos acumulados, durante a contabilidade de pontuação geral no final do festival, haverá a subtração destes pontos.

— Além disso, as competições ocorrerão em tempo real durante toda a extensão esportiva da escola. Portanto, quando as inscrições forem realizadas, os alunos receberão o local da atividade e seu horário. Estes locais são os chamados Spots e terão uma letra e número específicos para cada atividade.

— Spots?

— Isso mesmo. Por exemplo, escolhi uma atividade individual com o spot A­1. Vocês receberão em seus e-mails onde cada spot ficará. Prestem atenção nos horários, por favor.

 

PONTUAÇÃO GERAL NO FINAL DO FESTIVAL ESPORTIVO

  • Sala 1º lugar: terá metade da pontuação garantida de metade da prova escrita, além de acesso exclusivo durante a viagem escolar;
  • Sala 2º lugar: terá 25% da pontuação de metade da prova escrita. Dependendo do resultado no Ranking Geral, alguns alunos poderão ser selecionados ao acesso exclusivo durante a viagem escolar;
  • Sala 3° lugar: terá 12,5% da pontuação de metade da prova escrita.
  • Sala 4º lugar: terá aumento de 30% de dificuldade da pontuação de metade da prova escrita.
  • Sala 5º lugar: terá aumento de 50% de dificuldade da pontuação de metade da prova escrita.
  • Sala 6° lugar: terá aumento de 50% de dificuldade da pontuação e os 25% que detiverem a menor nota em sua classe serão expulsos.

 

— Hein? Isso não é um pouco demais?! — exclamou Nana. — 25% dos alunos não é muita coisa?!

— Entendo como se sente em relação a todas essas porcentagens... — proferiu a professora. — Mas peço que tente entender que esta posição não interfere exatamente na capacidade acadêmica dos estudantes. Veja, como exemplo, suponha que esta classe fique em último lugar, mas todos realizaram aquelas atividades de férias e você em específico, Nana, tire pontuação máxima. O que isso significa?

— Que terei metade das questões sem precisar fazê-las durante a prova...! E quanto ao grau de dificuldade de 50%?

— Isso é aplicado no sentido oposto — continuou a professora. — Normalmente, é cobrado metade da quantidade das questões que o aluno terá de fazer, além de serem questões com nível elevado. Mas, se o aluno submetido tiver eliminado metade da prova, as questões são cortadas pela metade, e a dificuldade será mantido a mesma. Pôde compreender?

— É como uma colher de chá que as atividades de férias estão dando para o aluno, certo? — comentou Takahashi. — Desse jeito, o aluno não vai precisar se preocupar com questões de nível elevado por causa desta quebra.

— A classe que ficar em primeiro lugar, no entanto, terá todos os privilégios... — apontou a professora Harashima. — E os alunos que tiverem acertado todas as questões das atividades de férias ainda poderão relaxar sem precisar fazer as provas escritas, além de poderem desfrutar uma viagem escolar que ainda será marcada.

— É literalmente o paraíso e o inferno...

São resultados muito extremos, mas refletem o real grau de esforço daqueles que se dedicam em serem os melhores e terem recompensas à altura.

Ou seja, teremos que lutar com todas as nossas forças para garantir os melhores lugares. Mesmo que o time em conjunto vença, o que irá contar de verdade serão os lugares colocados. Não tenho como não desejar estar entre os melhores neste cenário. Só restará o completo inferno esperando caso tudo desse errado, afinal.

— Em relação às trapaças... — continuou a professora. — Obviamente, não serão permitidas ações que burlem as regras. Os indivíduos que forem pegos no ato serão desqualificados e terão a penalidade máxima de realizarem as provas escritas com 100% de dificuldade elevada. O risco de expulsão aqui é relativamente maior, pois em um cenário como este, pontuações menos de 55% serão consideradas como alvos para expulsão.

Trapaças graves não serão permitidas sob nenhum custo. Me pergunto quantas tentativas de fraude houveram durante os eventos anteriores para haver tantas penalidades. Isso, no entanto, é um caso tão extremo que é até extravagante de querer pensar a respeito.

Os alunos estão agitados, animados para o evento. Posso dizer com clareza que há vários que focarão nas atividades físicas. Só Takahashi e Inuzuka são grandes páreos duros. É seguro dizer que nossa classe possui vantagem neste teste por causa desses dois.

— Claro que sabemos que nem todos os alunos são esportivos, por isso há as atividades complementares dentro do festival.

— Atividades complementares?

A professora entrou em um tópico novo ainda em relação com o Festival Esportivo, que deixou todos curiosos.

— São chamadas de atividades complementares aquelas que vão agir em conjunto com as atrações principais. Por exemplo, jogos em conjunto como basquete sempre possuem um time de torcida, certo?

— Oh, times de torcida terão pontos aqui também?! — As garotas exclamaram, animadas.

— Isso mesmo. Eu vou explicá-las após as atividades principais, por isso, prestem atenção:

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS INDIVIDUAIS

Corrida de 100m;

Corrida de Obstáculos;

Corrida de 200m;

Corrida de 500m;

Corrida de Três Pernas;

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS EM GRUPO

Pega Bandeira (Misto);

Cabo de Guerra por Gênero;

Batalha de Cavalaria;

Basquete (apenas Meninos);

Vôlei (Misto);

Futebol (apenas Meninos);

Dança Rítmica (apenas Meninas);

Tênis (Misto);

Caça ao Tesouro;

Corrida de Revezamento;

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Time de Torcida;

Time de Decoração;

Time de Dança;

Time de Apoio;

 

— As atividades complementares, como podem ver, serão focadas tanto na apresentação da classe quanto no apoio que é oferecido uns aos outros — complementou a professora.

— Não entendi como vai funcionar os times de dança e apoio... — expressou Nana, confusa.

— Vou explicá-los um por um. O de torcida é obviamente a apresentação e organização que vão fazer ao torcer pela sua sala. Eles serão exclusivos nas atividades em grupo. Além disso, as atividades serão realizadas em dias diferentes para possibilitar que todos possam participar sem problemas de agenda — Ela continuou a falar: — O de decoração é o que vai preparar o terreno para sua sala ao competir. Pode ser prudente terem alguém nesta produção para saber de antemão como serão as coisas, é um detalhe muito importante.

— O time de dança vai agir em conjunto com as competições de dança rítmica. Eles serão avaliados como dois times distintos em uma única apresentação, portanto é importante que aja coreografias que combinem as duas coisas. Por fim, o time de apoio é composto por aqueles que podem cobrir outra pessoa. Não é incomum que aja casos de alunos ficarem doentes ou incapacitados na hora das práticas esportivas. Para evitar que um aluno perca pontos, um outro poderá representá-lo, mas este representante substituto receberá mais pontos adicionais pela sua participação, dependendo de seu rendimento.

Certamente as atividades complementares são tão importantes quanto às principais. E, devido a isso, deu espaço para os alunos que não são atléticos terem seus momentos de glória e reconhecimento.

— Para cada participação do time de apoio, cada aluno receberá 5 pontos ao primeiro lugar; 3 pontos ao segundo lugar e 1 ponto para o quarto lugar e adiante.

— Isso quer dizer que, se um aluno estiver inscrito no time de apoio e participar por si mesmo em alguma competição individual, ainda vai receber um bônus? — perguntou Inuzuka.

— Os pontos citados anteriormente são para no caso de um aluno substituir o outro, apenas. Alunos inscritos no time de apoio que resolvam participar de uma competição em que seu protegido não esteja não acarretará em pontos adicionais.

— Quantos alunos podem se proteger? — foi a vez de Takahashi perguntar.

— A regra é que apenas um aluno pode proteger um colega de sua escolha — respondeu a professora Harashima. — Isso é válido para qualquer atividade, sem a possibilidade de troca.

— Respondido suas dúvidas, vocês terão que nomear em quais atividades cada um irá participar e me repassar. O limite é até este final de semana, caso não consigam ou tenham dúvidas, venham falar com os professores, que uma possiblidade de prorrogação poderá ser aceita. Mesmo após isso, se houver alunos que não se inscreverem em nenhuma atividade, serão alocados aleatoriamente. Os treinos em conjunto podem ser combinados com os professores de educação física.

As atividades em grupo serão decididas no momento em que todos fizerem suas inscrições. As combinações de grupo, táticas, estratégias e alianças ocorrerão de maneira exponencial após isso. Há também o risco de não conseguir montar uma equipe perfeita, seja por falta de membros ou por muitos grupos e seus favoritos já terem sido escolhidos. Não existe noção de como um balanço poderá ser feito, mas as circunstâncias apontaram que, evitando os últimos lugares, posso me manter seguro de alguma forma.

O foco aqui será priorizar sua responsabilidade no ato de conseguir os melhores resultados. Se um substituto do time de apoio fizer seu trabalho como protegido, ele receberá mais méritos. Equipes coordenadas podem receber mais prestígio, e times unidos ganharão as melhores pontuações. Não participar remetia uma reflexão de autogestão. Você pararia de fazer algo por qualquer coisa?

No entanto, parecia que ainda há dúvidas pairando na classe. Takahashi levantou novamente a mão:

— Professora, como vai ser distribuída as atividades? O mesmo aluno pode fazer a mesma prática mais de uma vez?

— Oh, eu vou entrar neste tópico agora, Takahashi. Obviamente, as atividades vão ocorrer em mais de um dia. Afinal, serão 4 dias de evento. Os alunos poderão se inscrever na mesma atividade até duas vezes. A seguir terá o cronograma das atividades:

 

CRONOGRAMA DA SEMANA DO FESTIVAL ESPORTIVO

Segunda-feira (02/10)

Período Manhã: Corrida 100m; Pega-Bandeira e Cabo de Guerra (Misto)

Período Tarde: Corrida 200m; Batalha de Cavalaria e Corrida de Três Pernas

Terça-feira (03/10)

Período Manhã: Corrida 100m; Vôlei (Feminino) e Corrida de Obstáculos

Período Tarde: Dança Rítmica; corrida 500m; Futebol

Quarta-feira (04/10)

Período Manhã: Corrida 200m; Tênis (Misto)

Período Tarde: Corrida 500m; Caça ao Tesouro e Corrida de Três Pernas

Quinta-feira (05/10)

Período Manhã: Corrida de Obstáculos e Cabo de Guerra (Misto)

Período Tarde: Basquete e Corrida de Revezamento

 

— As competições individuais, exceto o cabo de guerra serão realizados duas vezes, e os mesmos alunos poderão participar. Lembrem-se de priorizar sua saúde, então organizem-se em suas decisões. Por fim, o festival irá terminar com a corrida de revezamento entre as equipes. A ordem por classe não importa, mas precisam se reunir para decidirem as posições e repassar aos professores.

Serão 4 dias de atividades intensas. Além disso, teremos que manter contato com as classes aliadas em prol da organização de pessoal. Por mais que ainda reste um mês para o evento, há muita coisa a ser feita de antemão.

E mais, preciso estar atento para quais práticas devo me inscrever em prol de conseguir os melhores pontos.

— A taxa de desistentes do segundo ano neste ano esteve baixa até agora, praticamente nula — continuou a professora. — Portanto, é seguro dizer que a maioria das seis classes compõem de 40 alunos. É certo que mais de um aluno por classe pode participar de uma atividade, mas foi estipulado um limite de 5 alunos por classe. Assim, serão ao todo 15 participantes por time. E 30 ao total. Portanto, antes de pensarem em participar da mesma atividade duas vezes, consulte sua classe para montarem estratégias de trocas ou assegurarem seus apoios. É aqui que entra a decisão individual de cada um.

O recinto ficou em silêncio. De fato, apesar de haver muitos alunos atleticamente talentosos ali, seria injusto se apenas eles fossem competir. Isso deixará a classe em completa desvantagem contra as outras. Se ficássemos em último na classificação geral, ¼ da classe poderá ser expulsa na pior das hipóteses.

— As classes aliadas terão apoio uma das outras durante os treinos e isso será válido para as aulas complementares — continuou ela.

— Aulas complementares? — indaguei.

— Isso mesmo. Como os treinos físicos serão mais intensos, muitos de vocês não terão muito tempo para as aulas convencionais. Por isso, os alunos irão nomear entre cada classe um representante para auxiliar nos estudos complementares, que serão aulas práticas preparadas para gerar um melhor entendimento de conteúdo de maneira rápida.

Aquilo foi realmente surpreendente. A escola não vai ceder um momento de descanso aos alunos, justamente para prever cada tipo de resultado que as salas possam tirar. Obviamente que uma das classes de todos os anos vai passar pelo inferno de ficar em último lugar.

— Bem, o assunto principal dessa aula termina aqui. Os representantes das aulas complementares serão decididos em breve com base nas notas. O resto é por conta de vocês. Podem vir me consultar ou apresentar sua inscrição a qualquer hora.

Neste momento, a sala foi deixada aos alunos para que pudessem refletir sobre o assunto. A próxima aula será educação física, então não havia pressa aos minutos restantes dentro da classe. Vários grupos se amontoaram para conversar a respeito, com muitos alunos entusiasmados sobre o que virá eventualmente.

Dei um bocejo e tomei minha visão sobre as anotações que fiz das regras e atividades... por não ser do tipo atlético, tenho muitas limitações, mas não preciso ficar particularmente preocupado com esse detalhe. Quer dizer, haverá as atividades complementares. Certamente terá bons cenários para que possa atuar sem muita dificuldade.

O único problema será o esforço...

Virei minha atenção para o Grupo Takahashi, que agora parece que Inuzuka se tornou oficialmente um membro, já que interagiam como se fossem amigos de longa data. Pensando nisso, acho que o timing não poderia ter sido pior para ter dito à Inuzuka sobre Chinatsu...

Por ela estar na classe F, será nossa oponente. Então, não há uma possibilidade de que os dois pudessem agir juntos em alguma atividade. Claro que poderá surgir outras oportunidades, mas terei que pensar bem a respeito e com cuidado para que as coisas ocorram da melhor forma possível.

Fiquei tão envolto por aqueles pensamentos, que não percebi de imediato que Takahashi acenou para mim. Inuzuka também me encarou, mas tive a impressão que os dois estão com intenções diferentes...

Takahashi fez um sinal de que fôssemos para fora, aos corredores.

— Oh, preciso ir ao banheiro. Já volto... — Ele se levantou de imediato e saiu da sala.

Suspirei e me levantei quase que ao mesmo tempo. Para minha sorte, ninguém me perguntou para onde estou indo. Não é como se tivesse alguém preocupado com a minha posição ou sobre o que faço na minha própria classe. Sob passos pesados, saí da sala e fechei a porta.

***

Apoie a Novel Mania

Chega de anúncios irritantes, agora a Novel Mania será mantida exclusivamente pelos leitores, ou seja, sem anúncios ou assinaturas pagas. Para continuarmos online e sem interrupções, precisamos do seu apoio! Sua contribuição nos ajuda a manter a qualidade e incentivar a equipe a continuar trazendos mais conteúdos.

Novas traduções

Novels originais

Experiência sem anúncios

Doar agora