Volume 4
Capítulo 87: O Lunático que Compartilha Risada e o Velho Homem que Detesta Vazio (1)
“Com isto você pode comprar remédio para sua irmã doente. Eu entendo que os rumores serão ardilosos, mas se você usar isso agora não haverá quaisquer problemas.”
“Entendido, Fegner. Eu realmente te devo uma, então eu só te darei uma multa, assim eu não perco todo o dinheiro que eu coloquei neste re-estoque.”
“Obrigado por sua gentileza. Eu irei indo agora.”
Esta foi a sétima vez. Eu não estou fazendo isto como parte da Associação de Comércio Grond, eu estou indo por aí e discutindo cancelamentos de contrato com todos meus contatos de negócios pessoalmente.
Isso foi mais uma negociação a menos. Eu me apresso pela conversa fiada e sigo para fora.
“Das sete visitas, só três delas permitiram adiar todas as taxas. Isso é bem duro.”
Se você pensar sobre isso, é estranho que qualquer mercador faria um contrato tão fácil de se anular. Nesse sentido, três deles concordarem com meu pedido é um milagre, mas ainda não é o suficiente.
Eu usei subornos, eu apelei para as emoções deles, eu me deixei lamentável, e o número de mercadores que concordaram em cancelar seus contratos foi menos que a metade do número que eu visitei. E não é como se houvesse muitos sobrando que estariam dispostos em me ouvirem. Já pelos mercadores que eu não conheço particularmente bem, eu terei que lidar com os contratos restantes com subornos e a boa e velha pechincha.
Não importa como eu meça isso, os recursos necessários excedem o que a Associação de Comércio Grond tem em inventário. Como eu posso ao menos preservar o capital, os cavalos e vagões?
Encerrar os contratos adiando todas as taxas tem seus problemas, já que eu ainda tenho que arrumar o dinheiro de algum lugar.
Colocando no papel meus lucros e gastos, o total está profundamente no vermelho, mas se eu conseguir arranjar os bens necessários em outra cidade e trazer eles para cá, eu ao menos não perderei minhas operações nesta cidade.
“Ainda assim, hoje está um pouco quente.”
Eu limpo o suor da minha testa com meu lenço. Os raios de sol, estranhamente quentes para este lugar, espetam minha pele. Combinados com a temperatura, é quase demais para estes velhos ossos.
Como é perto da hora do almoço, eu segui para uma cantina favorita minha próxima. Mesmo quando era hora do almoço, a cantina estava quase vazia.
“Ah, Fegner! Você veio para almoçar?”
“Yep, se você me aceitar.”
Eu troquei um leve cumprimento com o dono e me larguei no meu lugar de costume. Desse jeito, ele pode logo ser reservado para mim.
“Agora, o que eu vou querer?”
“Posso recomendar nosso especial do dia, peixe grelhado?”
“Peixe grelhado, você diz? Isso soa bom, eu pegarei um.”
“Tudo bem, um peixe grelhado, é pra já.”
Depois de um tempo, o cheiro de peixe fritando veio até mim, e o dono me trouxe meu peixe com uma porção de arroz. Lá no império, pão era a comida padrão e arroz era incomum, mas eu acabei gostando dele desde que vim para cá.
“É tão gostoso quanto eu pensei que seria.”
“Eu sei, né. Por alguma razão, o resto dos meus clientes odiaram isso.”
O dono então se jogou no assento diante do meu.
“Hey, não é uma má ideia para o chef comer junto com um cliente?”
“Está tudo bem, e eu não comi ainda. Você é o último dos regulares, e não é como se alguém novo está vindo.”
“Esse não é o problema que eu… esquece, vamos falar sobre outra coisa.”
Eu poderia ter dado mais avisos para ele, mas ele definitivamente não vai ouvi-los também, então eu desisti.
“A propósito, Fegner, tem um rumor safado correndo por aí sobre aquela companhia sua.”
“Um rumor?”
“É, eles estão dizendo que dinheiro esteve desaparecendo dos negócios que lidaram com a Companhia de Comércio Grond. O rumor se espalhou tanto que eu estive ouvindo ele mesmo aqui longe. Claro, eu não acredito uma gota dele, mas vocês estão bem?”
Isto é insano. A informação não está se espalhando só entre mercadores, mas até entre a população geral. Isso não é um bom sinal. Ainda mais do que antes, eu tenho que lidar com isto rapidamente.
“O rumor é apenas fofoca sem sentido, mas como todos estão agindo como se fosse verdade, eles estão realmente me forçando.”
“Olhe, Fegner, eu sei que você acha que você deve ao antigo chefe da associação, mas você já não fez o suficiente para eles? Eu realmente acho que você deveria se aposentar, achar um hobby.”
“Não é frequente que eu consigo ouvir uma de suas piadas.”
“Idiota, eu estou falando sério.”
Eu respondo sem hesitação.
“Eu não vou. Mais do que isso, eu não posso. Eu estabeleci faz tempo que esta é minha vida. Se eu mudar isso agora, parece que tudo que eu fiz até este ponto perderá seu sentido, e isso é mais assustador que qualquer rumor.”
“Orra, Fegner! Você ainda é exatamente o mesmo de quando eu te encontrei. Mesmo quando você poderia fazer qualquer coisa, você é tão reticente que você nunca muda.”
“Eu levarei isso como um elogio, e…”
Talvez o primeiro a ser enganado fui eu.
“E?”
“Não, não é nada. Além do mais, eu não posso me aposentar até eu ter treinado meu sucessor. E é usualmente um apontamento para vida toda, mesmo com todos os erros que eu cometi.”
Eu não tenho qualquer prova, mas eu estou absolutamente certo que meus problemas atuais vêm daquela vez. Há muitas coisas que eu não posso deixar de pensar sobre, mas eu sinto que se eu expor quem está mexendo os fios, minha teoria será confirmada.
“Tchau. Até mais.”
Eu amaldiçoei minha tolice no que eu me levantei. Eu posso ser velho e frágil, mas isso não é desculpa para ser enganado tão facilmente.
Se isso significa compensar meus erros, eu tenho que trabalhar. Depois que tudo se acalmar, eu posso decidir meu caminho futuro.
Eu coloco meu chapéus, pago a conta, e deixo a loja.
☆
Já foram três dias desde que eu comecei, e as coisas só ficaram piores.
“Me desculpe, mas você deveria ir para casa. Não importa quão baixo você se curve, eu não farei um acordo com sua associação.”
“Eu me desculpo pelo pedido impudente.”
“Onde você está indo, Fegner? Sua casa não é daquele lado?”
Cercado por olhos hostis, eu coloco essa companhia atrás de mim.
“Esta aqui não deu certo também.”
Como que me espelhando, a cidade gradualmente fica mais escura e menos viva no que a noite se aproxima.
Argh, eu estou virando um pessimista. A falta de atividade é porque todos os aventureiros estão fora mantendo os monstros longe das estradas. Não tem nada a ver comigo.
Esse pensamento me animou mais do que eu tinha esperado, mas o fato que eu não havia tido nem um único sucesso hoje enche meu coração de volta com impaciência e escuridão.
Além do mais, nos três dias que eu passei encontrando com pessoas, quase todos os grupos anteriormente associados com a Associação de Comércio Grond se distanciaram.
Negociações ainda estão ocorrendo pobremente, então é muito importante ir para outra cidade para re-estocar.
“Eu estou velho demais para isto.”
Entre rodadas de negociações, eu procuro por quem esteja mexendo os fios, e porquê Nonorik estava escondendo sua aparência, mas eu não achei nenhuma pista sobre onde ele esteja ainda.
Se eu pudesse ao menos trazer para fora o mestre de marionetes e provar como ele está fazendo o dinheiro desaparecer…
Meus pensamentos foram interrompidos por um som de chiado repentino.
“Um rato?”
Parece que um rato está se esfregando contra meu pé. Esse não era um rato normal, mas uma das variedades classificadas como monstros. Não é diferente em termos de habilidade ou aparência, mas ele é definitivamente um monstro. Para um se esfregar em um humano é inédito.
“O que é isto? Uma carta?”
Nas costas do rato tem um pedaço preto de papel dobrado com meu nome e localização escritos nele em letras prateadas.
“Espere nas ruínas ao oeste da cidade até a noite sozinho. Não conte para ninguém. O que é isto?”
Através de algo meio desconhecido, as letras começaram a desaparecer, como que evaporando, e o papel ficou um branco vazio.
As ruínas ao oeste da cidade? Elas ficam apenas um pouco fora da estrada para a cidade vizinha, na mata.
Elas eram ruínas só em nome. O que uma vez foram ruínas agora eram apenas uma pilha desorganizada de destroços.
“Faz um tempo desde que eu encarei uma aposta assim.”
Eu tomei alguns fôlegos profundos antes de começar minha análise de custo-benefício no silêncio.
No momento, isto pode ser logo a coisa que virará o jogo. Não tem como eu deixar passar uma chance dessas, mesmo se for uma armadilha incrivelmente transparente.
Eu guardo o pedaço de papel e começo a andar par ao lugar que estava escrito.
☆
Eu viajei pela estrada um pouco antes de sair num caminho lateral até o local de encontro. Pela hora que eu cheguei lá, já era tarde na noite.
A fraca luz da lua iluminava o lugar deprimente, revelando três figuras apoiadas nos escombros.
“Foram vocês quem me chamaram aqui, certo?”
“Isso mesmo.”
O homem de pé no centro respondeu minha questão. Sua voz soava inumana.
Em cada lado dele estava uma garota familiar. Eu provavelmente vi elas na cidade em algum ponto.
“Ora ora, esse é um mundo pequeno, não é.”
Isto não é exatamente como eu pensei que as coisas aconteceriam. O ódio no ar é palpável.
Seja a senilidade ou por estar longe de batalha por muito tempo, eu havia rejeitado a possibilidade de hostilidade imediata quando eu estava considerando a carta.
Esta não é a hora para gracinhas.
“Que noite bacana. Normalmente eu convidaria vocês para beber, mas eu estou um pouco ocupado no momento, então vamos direto ao assunto. Foram vocês que estão implicando a Associação de Comércio Grond.”
“…”
Não houve resposta às minhas palavras. Ele apenas deu um sorriso perverso.
“Vocês se importariam em me dizer porquê e como vocês estão fazendo isso?”
“O como é o que você liga mais, então eu não lhe contarei. Já pelo porquê, é porque eu quero ver o olhar no rosto do Grond, não, no rosto de todos vocês, enquanto vocês caem nas profundezas do desespero. Todo e cada um de vocês, sem exceções. Essa é a única razão pela qual eu estou fazendo isso.”
Agora, essa era uma resposta que eu esperava. Ela também era um pouco mais sombria e maligna do que eu esperava. A resposta dele havia me chocado por um momento, mas eu não deixei isso evidente.
“Hmm, bem, eu acho que vocês não largariam seus truques tão facilmente. Vocês ao menos me contariam como vocês forjaram aquela carta?”
“Você quer dizer a carta sobre a remodelagem de dinheiro? Isso é fácil o suficiente, foi uma farsa.”
Eu estava vindo à realmente desgostar este cara risonho cujo nome eu ainda não sei.
“Isso foi o começo de tudo, aquela carta, tempestade mágica e remodelagem. A tempestade também foi a razão suspeita pela qual o núcleo da dungeon foi destruído. Você é um cara inteligente.”
“Ora, obrigado. Eu vivi uma vida interessante.”
Ele se gaba, sem nem ligar em negar minhas acusações. É agora que eu posso conseguir a prova para a possibilidade que eu havia pensado.
“Essa tinta que você usa é feita de núcleos de dungeon moídos, e o conteúdo de sua escrita incluía um código secreto que é conhecido por ninguém além da minha família. Como exatamente você conseguiu a tinta e o código?”
“Essa informação é, claro, segredo. Mas você provavelmente já tem alguma ideia…”
Ele apenas fica lá sorrindo, e eu tenho que engolir minhas emoções antes de responder.
“Eu posso ter. Mas por que vocês se incomodaram em me chamar até aqui?”
“Eu já lhe contei o que eu estava fazendo, não? Minhas ações são para machucar o Grond em todo jeito possível.”
O homem cujo nome eu não sei continuou sorrindo, agora com uma borda maníaca nisso.
“É por isso que você vai morrer aqui.”
Sua voz orgulhosa era agora uma mistura de insanidade boba e raiva demoníaca.
“Como se fosse. Não seja convencido, garoto.”
Mantendo meus pensamentos calmos, eu deixei minha raiva fluir pelo meu corpo.
“Eu já perguntei tudo que eu queria saber. Todo o resto eu posso aprender depois que vocês todos estejam mortos. Vocês estão prontos?”
Eu fiquei arrepiado. Se esses mestres de marionetes são quem eliminaram Nonorik, eles podem ser fortes o suficientes para me encararem.
É um contra três. E daí? Isso não quer dizer necessariamente que eles tem a vantagem.
Eu sacudo meus braços e saco duas espadas curtas, cada uma cerca de um côvado (45,72 centímetros) de comprimento, dos bolsos em minhas roupas. Eu dou alguns balanços de prática e ajusto o aperto da minha mão esquerda.
“Venham até mim, seus baderneiros, e eu matarei vocês.”
“Ha! Essa é uma sede de sangue bacana. Mesmo que você tenha declinado, eu consigo ver porquê você era conhecido como o demônio de batalha ensanguentado.”
“Esse nome não foi usado por anos, e tem as piores conotações.”
Naquele momento, um grito estridente de metal extremamente alto preencheu o ar.
“Ahahahaha! Incrível, apenas incrível. Você realmente está me atacando, Nono? Você achou que eu não reagiria rápido o suficiente?”
“Você tem o pior timing, Nonorik. Neste momento, você é uma distração.”
A espada branca de Nonorik ficou parada, bloqueada por sua oposição, a espada preta sanguinária segurada pelo cara. As duas espadas soltaram um grito alto no que elas rasparam juntas, uma segurada por um lunático e a outra por um vingador. Ambas soltaram um grito de batalha no ar calmo.
Nota do Thyros: Eu sinceramente não sei porque ficou sendo falado sobre falsificações de dinheiro em inglês, mas tem algo que me incomodou muito mais e resolvi colocar uma nota “gigante” sobre isso agora: basicamente, a expressão que traduzi como “adiar todas as taxas”.
Em inglês, a expressão usada foi punal fees, e enquanto a segunda palavra significa taxas, eu absolutamente nunca ouvi falar em PUNAL – e mesmo olhando no Google, essa palavra praticamente não existe, porque não achei ela em lugar algum – mas por ter aparecido duas vezes, eu fiz o que pude para descobrir que raios era isso, de uma maneira que faça sentido no texto também.
Eu acabei fuçando e vi que “pun” pode ser uma variação informal da palavra “pound”, e esta por sua vez é outro termo para “punt”, que tem como um dos significados nos EUA de “atrasar em responder ou tomar ações”, e resolvi entender o “al” como uma abreviação de “all”, que significa “tudo/todos” – ou seja, eu praticamente inventei um sentido para a palavra, se ela realmente existir, e apesar de “não importar” para a história como um todo, quero deixar claro que posso ter errado (e feio?) na tradução.