Hinderman Brasileira

Autor(a): Oliver K.


Volume 1

Glossário

Glossário

 

Aliens – Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Possuem características físicas distintas de seres humanos, lembrando muitas vezes um animal ou inseto de proporções e consciência humanas. Cada alien nascido em local diferente tem propriedades diferentes.

Anti-Ductu – (ou antiductu) Capacidade fisiológica desenvolvida muitas vezes genética ou biologicamente por seres paranormais de frear ductu direcionado a eles.

Arena – O planeta mais próximo da Terra, que foi coberto de material refletor para ter sua existência escondida de pesquisadores que não têm ciência da existência do mundo paranormal. Neste mundo convivem livremente seres paranormais, e dentre eles uma gama de ex-mercenários e ex-presidiários perigosos, bem como diversas figuras relacionadas ao submundo.

Baratas-Parasita - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. São insetos que se encontram em diversos planetas, inclusive na própria Terra, na maioria das vezes no subterrâneo. Esses insetos são capazes de possuir defuntos apropriando-se do sistema nervoso e viver em meio aos seres humanos, parasitando o corpo todo de um deles.

Ciborgues - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Assim como humanos alterados, são uma resposta da evolução humana à força e destreza exagerada encontrada em outras raças consideradas paranormais da natureza. Nascidas da era digital, foram um fracasso e agora são obsoletas. Diferente do que o nome sugere ciborgues não são mistura de humanos com máquinas, mas sim 100% maquinas: sua consciência é inteligência artificial. Contudo o excesso de perfeição na IA empregada os permitiu independência demais de modo que se voltaram contra a raça humana, os tornando não confiáveis para uso bélico de organizações governamentais humanas.

DCAE – Departamento (policial) de Casos Especiais: suas duas funções são: investigar casos criminosos relacionados a seres de natureza sobrenatural; e prezar contra a revelação indesejada da existência de seres paranormais à sociedade.

DEA – Departamento (policial) de Gestão de Repressão de Drogas, cuja função é investigar casos de uso e distribuição ilegal de drogas.

Diagonal – Perícia em manusear indarra como impulso de velocidade nas pernas de modo a desviar de projeteis lançados contra si em velocidade suprema (como balas). O perito observa a trajetória da fonte da bala antes que esta dispara e posiciona seu corpo de pé de modo que facilite o máximo possível o desvio da trajetória. Após o disparo, com velocidade de reação espetacular treinada de forma intensa, usa a indarra nas extremidades do corpo para atingir o objetivo. Em geral só é uma manobra válida quando o disparo está suficientemente longe e vindo apenas de uma direção. Nestas circunstancias é 100% certeira.

Doppelgangers – Mutação genética encontrada em alguns seres humanos durante o nascimento. São como gêmeos siameses que nasceram em corpos distintos, compartilhando o mesmo pensamento, de modo que podem enviar impulsos nervosos entre si, permitindo diversas habilidades sobre-humanas que não podem ser conseguidas através de um corpo e cérebro só. É também uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE.

Ductu -  Capacidade de um organismo de infligir medo físico (isto é, aceleração do coração e tensão acirrada, como que pânico inexplicável) em outro ser vivo, ou em todos seres vivos à volta da fonte. Pode ser controlado até certo ponto, de modo a ser direcionado em posição especifica. Entretanto manipulação de ductu é uma pratica raramente encontrada mesmo em seres paranormais, por ser de difícil realização.

Eretismo – Capacidade de um ser paranormal de suprimir a dor infligida em seu corpo em grau elevado, permitindo-o suportar ferimentos que levariam seres humanos comuns a comprometer sua estabilidade ou mesmo ao desmaio imediato, como desmembramento, hemorragia causada por ferimento de bala, entre outros. Se manifesta de modo diferente em cada raça paranormal. Zumbis, por exemplo, têm eretismo natural. Já humanos alterados só podem aguentar a dor por conta de um longo e duro processo de treinamento.

Eufórbios – Raça alienígena cuja forma original é coberta de uma camada de espinhos.

Finesse – Termo usado para descrever qualquer habilidade adquirida por treino, seja usado para trabalho, hobby ou arte; desde que só possa ser adquirido com ajuda de qualquer das habilidades paranormais básicas. Na maioria das vezes raças paranormais têm certo grau de conexão neurológica elevado, permitindo aprendizado de perícias humanamente impossíveis em tempo relativamente curto. Em grande parte dos casos, estas finesses dependem do elevado grau de memória muscular inerente dos seres paranormais em questão.

Homens-Lagarto – Classificação à parte feita pela central de casos especiais para distinguir alienígenas com a propriedade de serem fracos com veneno. Seres paranormais desta espécie em geral procuram manter em segredo sua origem, para evitar serem alvo de envenenamento durante interações com conhecedores inimigos do mundo paranormal. Atualmente ainda é considerada uma das dez raças perigosas da tabela de classificação do DCAE.

Humanos alterados - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Como o nome já diz, são humanos alterados. Criados artificialmente por terráqueos, como resposta bélica visando igualar a raça humana em extrema força e destreza às demais sete raças encontradas na natureza.

Indarra – Termo atribuído à capacidade física de um ser paranormal de exceder a força bruta humana comum. Pode ser manifestada de diversas formas em espécies diferentes: em humanos alterados, é estimulada por injeção direta na estrutura óssea. Já em baratas-parasita, é feita via impulsos nervosos transmitidos da região cerebral, e assim por diante. Com a indarra pode-se também executar outras proezas físicas como impulso sobre-humano de velocidade, por exemplo.

Lobisomens - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Lobisomens mutam uma vez a cada mês, manifestando-se numa forma distinta da humana, não necessariamente lembrando um lobo. Esta forma varia de lobisomem para lobisomem, mas não pode ser modificada conforme o gosto. Durante o período transformado o lobisomem não tem consciência de seus atos. Lobisomens atingem o pico de sua forca e sano durante a transformação e o perigeu quinze dias depois (o período mais distante entre uma transformação e outra). Mas mesmo no pior momento, ainda é fisicamente mais capaz que um ser humano comum.

Paranormal – Nomenclatura destinada às dez raças consideradas perigosas pela central de casos especiais e pelo governo. A saber: alienígenas, baratas-parasita, ciborgues, doppelgangers, homens-lagarto, humanos alterados, lobisomens, vampiros, yetis e zumbis.

Sano – Capacidade de um ser paranormal de restaurar seus ferimentos em velocidade extremamente superior à normal. Manifesta-se de forma diferente em cada das dez raças, chegando a ser até inexistente em algumas delas. Apesar de algumas raças serem capazes de curar feridas que deveriam durar meses em apenas poucos dias, nenhuma delas é capaz de fazê-lo em apenas minutos, ou segundos, sem precisar de longo tempo de descanso.

Sigilo – Manobra de intenso controle de ductu, onde o usuário deliberadamente direciona o mesmo para local desocupado, a fim de não chamar atenção para si quando houver outro ser paranormal por perto, com anti-ductu acionado.

Silisolita – Material sólido não encontrado na Terra, que é invisível ao olho humano por estar fora do espectro de cor do mesmo.

Taiar – Prática milenar de transferir indarra para um objeto inanimado visando o endurecimento do mesmo. A bem da verdade vem da forma de aplicação de força e da maneira como se segura o objeto ao aplicar a diferença de força no mesmo. É muito difícil de ser aplicada por requerer extrema precisao no cálculo da força empregada. Lembre-se que um ser paranormal precisa medir mais a forca do que um ser humano comum, por ter a possessão da indarra além da forca natural. A indarra muitas vezes quebra objetos se usada de forma indevida. O taiar descreve o uso apropriado que possibilita ao objeto (ao invés do seu dono) realizar um feito além do considerado possível, possibilitado com o uso da força adicional empregada nos pontos certos.

Torneio de Uahmyr – Torneio periódico realizado em Arena, cujos participantes são seres paranormais inscritos por figuras de liderança do submundo paranormal. O torneio é de brigas violentas entre seres paranormais. Aqueles que inscrevem materiais orgânicos que participam ganham prestígio no mundo mafioso ao participar do evento.

Vampiros - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Vampiros são seres com corpo resiliente e forca incomum, como se estivessem usando indarra o tempo todo. Se alimentam de seres humanos.

Yetis - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. São fisicamente como abomináveis homens das neves descritos nas diversas lendas. Se alimentam de seres humanos.

Zumbis - Uma das dez raças consideradas perigosas na classificação do DCAE. Provém de um fenômeno post-mortem desconhecido, o qual revive corpos aleatoriamente, e o mesmo passa a viver uma segunda vida sem se lembrar da primeira. Têm cheiro de corpo podre e se alimentam de seres humanos. Não sentem dor alguma e nem têm sano inerente.



Comentários