Livro 1
Capítulo 199: Guardião do Mausoléu
Chen Changsheng não sabia como responder. Ele tinha que dizer a ele que ele havia perdido de repente todo o interesse no cultivo? Depois de pensar por um momento, ele disse: “Eu já passei pela minha Abertura Etérea, então obviamente não preciso me apressar muito.”
Tang Trinta e Seis olhou para ele e perguntou: "Você está sendo arrogante?"
Chen Changsheng ficou um pouco assustado e disse: “Eu realmente não quis dizer isso dessa maneira”.
Tang Trinta e Seis apontou para a floresta e disse: “Eu mencionei isso no caminho para cá. Para nós cultivadores, o próprio Mausoléu dos Livros já é um assunto muito importante, e é infinitamente mais importante que o Jardim de Zhou. Somente aqueles que são míopes e podem ver apenas alguns centímetros à frente tratarão a visão e compreensão do Mausoléu dos Livros como condição para se submeter à Abertura Etérea. Olhe para Gou Hanshi; ele pode já ter passado por sua Abertura Etérea, mas não perdeu tempo nenhum.”
Chen Changsheng olhou para onde havia apontado e só viu pós-imagens de sombras no caminho da montanha na floresta verde. Os sons altos continuaram, e as sombras das quatro pessoas da Seita da Espada Li Shan desapareceram rapidamente.
Ele se virou, olhou para Tang Trinta e Seis e perguntou: “Você também não está aqui?”
“Eu senti que você estava agindo um pouco estranho hoje, então decidi segui-lo.” Tang Trinta e Seis disse enquanto olhava nos olhos de Chen Changsheng.
Chen Changsheng olhou para ele e falou com sinceridade: “Esta é uma oportunidade rara, então não perca tempo”.
Tang Trinta e Seis disse: "Ainda há pelo menos mais um mês, então não há necessidade de se apressar".
Nesse momento, uma voz apareceu atrás dos dois e interveio: “De fato, não há necessidade de se apressar”.
A pessoa que havia chegado era Su Moyu. Esse jovem padre do Li Palace College realmente teve azar no Grande Exame deste ano. Ele conheceu Zhexiu, que era um oponente extremamente forte no primeiro turno. Felizmente, seu desempenho no exame escrito foi extremamente excelente, então ele conseguiu se espremer em um terceiro lugar na decisão final.
Enquanto olhava para ele, Tang Trinta e Seis ficou confuso e perguntou: “Chen Changsheng não se apressou hoje porque ele teve alguns problemas com a cabeça, e eu estou cuidando dele. O que você está fazendo aqui?"
Su Moyu disse: “Existe um ditado entre as pessoas que você não pode comer tofu quente se estiver impaciente. As tábuas do mausoléu não são tão facilmente compreendidas. O mais importante é a sua mentalidade, então quanto mais apressado você estiver, mais fácil será para você encontrar problemas.”
Tang Trinta e Seis o lembrou dizendo: “O Jardim de Zhou abrirá em um mês. O tempo não vai esperar pelas pessoas.”
Su Moyu respondeu calmamente: “Eu não pretendo entrar no Jardim de Zhou”.
A expressão de Tang Trinta e Seis mudou ligeiramente, e Chen Changsheng também se sentiu um pouco confuso. Quem não se interessou pelo legado de Zhou Dufu?
Su Moyu assegurou-lhes: “Somente após o Grande Exame eu aprendi que minha fundação era um pouco frágil. É ridículo pensar em como eu era arrogante antes, e pretendo ficar no Mausoléu dos Livros por um pouco mais de tempo.”
Chen Changsheng perguntou: “Podemos ficar o tempo que quisermos no Mausoléu dos Livros?”
A expressão de Su Moyu mudou um pouco: “Você não ouviu o que os guardiões do tablet disseram antes?”
Chen Changsheng se sentiu um pouco envergonhado e respondeu: “Ah, eu estava pensando em outras coisas antes.”
Tang Trinta e Seis sentiu que esse tipo de resposta era um pouco humilhante e se apressou para falar: “As regras para ver as tábuas no Mausoléu dos Livros não mudaram nos últimos anos. Contanto que você consiga entrar no mausoléu, você pode ficar o tempo que quiser. No entanto, se você quiser entrar no mausoléu novamente depois disso, não é uma questão fácil.”
Chen Changsheng olhou para Su Moyu e perguntou: “Você decidiu desistir do Jardim de Zhou pelo Mausoléu dos Livros?”
Su Moyu disse: “O Jardim de Zhou pode ser bom, mas não é onde eu quero estar”.
De vez em quando, a montanha verde e arborizada ecoava com sons de pássaros assustados batendo asas.
Tang Trinta e Seis disse: “É muito óbvio que essas outras pessoas não pensam da mesma maneira”.
“Como o Jardim de Zhou pode ser comparado ao Mausoléu dos Livros? Mesmo que realmente contivesse o legado de Zhou Dufu, não pode ser mais importante do que aquelas tábuas de pedra na montanha. O primeiro é um atalho, enquanto o segundo é o caminho certo.”
Su Moyu olhou para a montanha verde silenciosamente e explicou com um suspiro triste.
Chen Changsheng ficou em silêncio e não disse nada.
Tang Trinta e Seis riu dele e disse: “Como existem tantas explicações que parecem certas, mas na verdade estão erradas? Uma linha reta entre dois pontos é a mais curta; portanto, o caminho mais correto é em si o caminho mais rápido.”
O caminho correto era o mais rápido? Chen Changsheng e Su Moyu olharam fixamente para o que foi dito, e eles perceberam que na verdade não podiam refutar essas palavras.
"Nada mal." Chen Changsheng olhou para ele e o elogiou.
“Eu simplesmente não posso ganhar contra você, então vou sair primeiro.” Su Moyu balançou a cabeça e caminhou em direção ao Mausoléu dos Livros com as mãos atrás das costas.
“Eu me preocupo com o futuro de Su Moyu.” Tang Trinta e Seis levantou levemente uma sobrancelha e olhou para suas costas enquanto o jovem padre desaparecia lentamente na floresta verde. Ele disse: “Existem muitos exemplos no passado e no presente em que muitas pessoas ainda estão presas no Mausoléu dos Livros incapazes de sair. Espero que ele não acabe como eles.”
Chen Changsheng ficou um pouco surpreso e perguntou: “Estar preso no Mausoléu dos Livros?”
“Eles não estão dispostos a sair até o final, quando ficam com muito medo de sair. Eles podem passar várias dezenas de anos vendo as tábuas do mausoléu de uma só vez. Como isso é diferente de ser um prisioneiro?”
Tang Trinta e Seis disse: “Essas pessoas não suportam se separar do mundo desenvolvido e não estão dispostas a fazer um juramento de sangue para se tornar um guardião de tablet. Eles também não estão dispostos a se separar da boa sorte oferecida pelas tábuas de pedra dos Tomos Celestiais. Sair ou ficar são duas grandes tentações. e enfrentar essas tentações, como eles escolhem e quando fazem suas escolhas são todos testes que o Mausoléu dos Livros dá a todos.”
Chen Changsheng disse: “Não considero essa escolha tão difícil de fazer”.
“Isso é porque ainda não vimos os Tomos Celestiais.”
Tang Trinta e Seis olhou para ele e disse: “Claro, mesmo que você os veja, acredito que você tem o poder de reconhecer claramente o que mais deseja, assim como Gou Hanshi. Ele já deve ter se decidido antes. Se você é incapaz de passar até mesmo por este obstáculo, então como você ainda pode ter o direito de continuar no caminho do cultivo?”
Chen Changsheng de repente pensou em algo e perguntou: “Se eu puder ficar no Mausoléu dos Livros e ver as tabuletas, então as refeições são fornecidas?”
Depois de ouvir essas palavras, Tang Trinta e Seis ficou um pouco sem palavras. Ele pensou 'você não é um foodie como Xuanyuan' e respondeu de uma maneira chateada: “Claro que há comida. Se você pode ver as tabuletas até sua morte, então você também pode comer até sua morte.”
Chen Changsheng ficou um pouco envergonhado e disse: “Não fique bravo. Eu apenas pensei que este assunto era relativamente importante.”
Tang Trinta e Seis estava com preguiça de reconhecer suas palavras e disse enquanto apontava para a montanha cheia de árvores verdes: “O Mausoléu dos Livros só tem um caminho, e aquelas tábuas de pedra estão todas ao lado dele. Somente depois de terminar de visualizar um nível, você pode passar para o próximo.”
Chen Changsheng perguntou: “Quantos níveis tem o Mausoléu dos Livros?”
Ele sempre ficara perplexo com essa pergunta. De acordo com a prática comum, os Três Mil Cânones Daoístas tinham várias descrições do Mausoléu dos Livros, mas ele nunca tinha lido quantos níveis o mausoléu tinha afinal.
"Eu não sei... ah, para ser exato, ninguém sabe quantos níveis existem no Mausoléu dos Livros." Tang Trinta e Seis respondeu.
Depois de ouvir o que foi dito, Chen Changsheng ficou muito intrigado e respondeu: “De acordo com o que eu sei, embora chegar ao topo do Mausoléu dos Livros seja extremamente difícil, ainda há pessoas que o conseguiram. Como a quantidade de níveis pode ser desconhecida?”
Tang Trinta e Seis disse: “Meu avô me disse uma vez que no dia em que você realmente entrar no Mausoléu dos Livros, você entenderá por que não há um número definido de níveis”.
"Por que é que?" Chen Changsheng ainda estava intrigado.
Tang Trinta e Seis olhou em seus olhos e disse profundamente: “Primeiro, eu não sou um guardião de tablet. E em segundo lugar, eu não sou um guia turístico, então você não pode me fazer tantas perguntas? Tudo o que você precisa saber é que essas tábuas de pedra só podem ser vistas uma a uma. No final, quantas tabuletas você compreenderá dependerão de seu próprio poder de compreensão.”
Chen Changsheng podia sentir que o humor de Tang Trinta e Seis havia piorado. Ele originalmente queria se controlar e parar de fazer perguntas, mas ele realmente não conseguia conter sua curiosidade. Ele perguntou timidamente a Tang Trinta e Seis: “Uma última pergunta?”
Tang Trinta e Seis respirou fundo e disse: "Fale".
Chen Changsheng começou a falar: “De acordo com os Cânones Taoístas, a Imperatriz Divina e o Papa alcançarão o topo do Mausoléu dos Livros pelo Caminho Divino. Esse é o caminho que você mencionou?”
"Não." Tang Trinta e Seis disse: “O Caminho Divino é um caminho diferente”.
“Mas você disse antes que o Mausoléu dos Livros só tem um caminho.”
“Isso é apenas para as pessoas que entram no Mausoléu dos Livros para ver e compreender as tábuas.”
“Se você quer chegar ao topo, qual caminho é mais próximo? Sinto que o Caminho Divino está mais próximo.”
“O Caminho Divino é o verdadeiro caminho ao sul da montanha, e não é um atalho para escalar o mausoléu. Você não é aquele tipo de pessoa que teme as dificuldades, então deve saber muito claramente que não há atalhos para a montanha. Só pode ser escalado com muito trabalho.”
“Mas você acabou de dizer a Su Moyu que o atalho é o caminho correto.”
Tang Trinta e Seis ficou em silêncio por muito tempo antes de dizer: “Primeiro, eu estava discutindo com ele. E em segundo lugar, seja o caminho correto ou o atalho, você não pode seguir esse caminho diretamente para chegar ao topo do Mausoléu dos Livros de qualquer maneira. Você não precisa mais me perguntar, então deixe-me dizer diretamente. É porque esse Caminho Divino tem uma pessoa que o guarda, e nunca houve ninguém que tenha subido com sucesso ao mausoléu à força.”
“Não fique bravo.” Chen Changsheng ficou um pouco envergonhado e estendeu o braço para dar um tapinha no ombro de Tang Trinta e Seis.
Tang Trinta e Seis olhou em seus olhos e disse: “Esta é a segunda vez. Não faça disso um terceiro.”
Chen Changsheng sabia que o humor atual de Tang Trinta e Seis já havia atingido o limite antes de explodir em raiva. Ele não queria continuar a aborrecê-lo, então disse: “Vou dar uma volta casualmente”.
A essa altura, todos os examinados nas três primeiras séries do Exame Imperial já haviam entrado no Mausoléu dos Livros e desaparecido nas matas verdes. Apenas os dois permaneceram do lado de fora.
A voz de Tang Trinta e Seis ficou um pouco mais alta e perguntou: "Você realmente vai passear casualmente?"
Chen Changsheng assentiu e respondeu com naturalidade: “A paisagem dentro dos jardins do mausoléu não é ruim. Eu quero dar uma volta e dar uma olhada.”
Tang Trinta e Seis olhou para ele como se estivesse olhando para um idiota. Somente depois de provações e tribulações, todos finalmente entraram nas três primeiras séries do Exame Imperial. Eles tiveram a oportunidade de entrar no mausoléu para ver e compreender as tábuas. No entanto, Chen Changsheng não queria buscar conhecimento silenciosamente na frente daquelas tábuas de pedra, mas na verdade ele queria ver casualmente a paisagem? Ele realmente achava que era um turista? Os turistas não podiam entrar no Mausoléu dos Livros.
Cheng Changsheng ignorou o quão surpreso e louco Tang Trinta e Seis estava e o abandonou onde estava. Começou a passear vagarosamente pelo Mausoléu dos Livros. O verde do Mausoléu dos Livros no início da primavera era gratificante, e a vegetação nos jardins sob o mausoléu era muitas e variada. O cenário era realmente bom. Ele caminhou, parou dentro dele e colocou as duas mãos atrás dele enquanto observava a paisagem. Parecia extraordinariamente um turista do campo.
Devido à densa cobertura de árvores verdes, era muito difícil para as pessoas do lado de fora do Mausoléu dos Livros ver como era o interior do mausoléu. No entanto, as pessoas dentro do mausoléu podiam ver as pessoas do lado de fora com muita clareza. Muitos daqueles examinados que viajaram ao longo do caminho da montanha notaram sua presença e descobriram que ele realmente não subiu ao mausoléu. Em vez disso, ele foi passear lá fora. Eles não podiam deixar de se sentir muito chocados.
Chen Changsheng inesperadamente não escalou o mausoléu. Obviamente, todos ficaram chocados. Depois, vários sentimentos diferentes floresceram dentro de diferentes pessoas. Alguns alunos pensaram que ele estava sendo propositalmente indiferente. Isso fez com que as pessoas realmente o desprezassem ao máximo, como os alunos da Mansão Scholartree e o júnior chamado Ye Xiaolian do Pico da Donzela Sagrada. Algumas pessoas pensaram que com sua força atual e a força que ele havia mostrado durante o Grande Exame, ele não entrou devido a ser muito rigoroso consigo mesmo. Isso apesar do Mausoléu dos Livros estar bem na frente dele. Por exemplo, Guan Feibai e Liang Banhu pensavam assim. Gou Hanshi recebeu a água que Qi Jian passou para ele e bebeu um gole. Ele viu Chen Changsheng sentado na beira de um lago, olhando fixamente. Em vez de,
Ele sentiu que Chen Changsheng tinha alguns problemas, que provavelmente eram problemas no nível psicológico. No entanto, ele não entendia por que ele era assim. Fazia apenas alguns dias desde a batalha no Grande Exame. Ele tinha visto a força de vontade e determinação de Chen Changsheng, o que poderia até ser considerado aterrorizante. No entanto, uma mudança tão grande não ocorreria em apenas alguns dias.
O Mausoléu dos Livros era uma montanha verde com uma área de superfície muito grande. Se você quisesse completar uma volta ao redor dele seguindo o caminho abaixo do mausoléu, você enfrentaria um esforço difícil, especialmente para Chen Changsheng, que estava andando e parando de vez em quando. Ele parava por um momento para olhar a vegetação e depois olhava fixamente para a piscina. Ele caminhou e pensou em assuntos que podem ou não existir, e somente depois de caminhar por quatro horas, ele chegou ao sul do mausoléu.
Chen Changsheng atualmente olhava para o padrão na estrada formado pelas rochas coloridas, e de repente ele ouviu o som de água correndo de cima. Ele inconscientemente levantou a cabeça para olhar, e ele apenas viu uma cachoeira prateada, fluindo de um certo lugar na face da rocha. Esta face rochosa estava a dezenas de metros acima, e a cachoeira formou uma corrente branca quando atingiu a face rochosa. A partir daí, a água se dividiu em todas as direções, formando várias dezenas de córregos ainda menores. Eles fluíram pelas rochas escarpadas e finalmente pousaram no chão.
Depois de ver uma imagem tão bonita, a primeira reação de Chen Changsheng foi que a face sul do Mausoléu dos Livros era realmente muito íngreme. Não havia muitas árvores, mas como ele poderia não ver uma única tábua de pedra? Depois, seu olhar seguiu aquelas várias dezenas de correntes de água para baixo. Ele só viu uma rocha negra extremamente larga e grande formando um platô na frente dele. Nesse planalto havia canais artificiais e rasos, que faziam com que a água do Mausoléu dos Livros corresse em direção a esses canais.
Enquanto seguia os canais com os olhos, ele só viu que a água estava incrivelmente clara por dentro com as pedras brancas no fundo dos canais brilhando como pérolas. Não muito tempo depois, ele chegou à área sul do Mausoléu dos Livros. O som da cachoeira desapareceu lentamente e os canais do planalto ficaram ainda mais próximos. Ele não pôde deixar de pensar que, se olhasse para baixo do topo do mausoléu, que tipo de imagem esses canais rasos formariam?
Depois, ele viu o lendário Caminho Divino.
Era um caminho extremamente reto, que levava diretamente do planalto ao topo do Mausoléu dos Livros. Assim como Tang Trinta e Seis disse, se você quisesse escalar o Mausoléu dos Livros, então este Caminho Divino era o caminho mais curto. No entanto, este caminho era proibido para todos, exceto para a Imperatriz Divina e o Papa quando realizavam uma grande cerimônia de oferendas aos céus.
Não havia absolutamente nada no Caminho Divino, nem mesmo árvores em ambos os lados. Apenas penhascos cercavam o caminho.
Qualquer pessoa que considerasse o zênite do Mausoléu dos Livros no final deste Caminho Divino provavelmente teria um forte desejo florescer dentro de si para trilhar o caminho.
No entanto, ninguém jamais havia conseguido antes.
Foi porque no início deste Caminho Divino, entre os inúmeros canais de água, havia um pavilhão.
Uma pessoa estava sentada dentro do pavilhão.
Essa pessoa estava vestida com uma armadura desgastada e havia marcas de ferrugem na parte frontal do peitoral. A armadura cobria completamente seu corpo da cabeça aos pés e não revelava nada.
Essa pessoa carregava uma espada desgastada em sua mão. O fio da espada estava coberto de muitos amassados, e sua ponta repousava no chão.
O homem totalmente vestido com armadura parecia uma escultura de longe.
Às vezes, as pessoas até suspeitavam se havia uma pessoa dentro da armadura.
No entanto, Chen Changsheng sabia que a figura era uma pessoa.
Todo o continente conhecia essa pessoa.
Essa pessoa já estava sentada no pavilhão há várias centenas de anos.
Muitas pessoas diziam que, se essa pessoa não estivesse sentada no tédio no Mausoléu dos Livros por centenas de anos, talvez já tivesse se tornado um membro das Oito Tempestades das Direções Cardeais.
Isso porque centenas de anos atrás, ele já era o general divino número um do continente.
Ele era o guardião do mausoléu desta geração, Han Qing.