Sessão 8
Capítulo 177 — Determinação dos Professores
— Perspectiva de Takayanagi —
O diretor me convidou para um bar onde podíamos jogar shogi.
Eu estava tão ocupado com o caso que não tinha tido tempo de relaxar, então ele não suportou me ver daquele jeito e se ofereceu para me pagar uma bebida.
“Saúde.”
O diretor disse, erguendo uma cerveja para mim.
Assenti e bati o copo devagar.
“Obrigado pelo seu trabalho duro.”
“Você é mesmo um ex-amador e um mestre. Não importa o quanto eu jogue, não consigo vencer.”
O diretor olhou para sua peça de koma (peão de shogi) com um sorriso amargo.
“Foi revigorante jogar shogi depois de tanto tempo.”
Ele devia estar muito preocupado. Era verdade que eu vinha fazendo hora extra ultimamente.
“Que bom. A propósito, você conhece as palavras famosas de Kimura Yoshio, um grande meijin antes da guerra, quando ele perdeu seu título para Oyama Yasuharu, outro grande meijin do pós-guerra?”
Mestres de shogi geralmente são fanáticos pelo jogo e se aproveitam da memória. Eu não sou exceção.
“Claro. ‘Tenho um bom sucessor’, certo?”
O diretor sorri.
“Isso mesmo. É uma boa oportunidade, então eu queria falar sobre isso com você, Takayanagi-sensei. Você é realmente um professor maravilhoso. Eu nem chego aos seus pés. Sei que é presunçoso da minha parte dizer isso, mas vi o trabalho que você fez e gostaria de seguir o grande exemplo de Kimura. Vou me aposentar em alguns anos e, neste ponto da minha vida, realmente ‘encontrei um bom sucessor’.”
“Oh, não, ainda me falta muito. Sem a ajuda dos outros professores, eu não teria conseguido resolver esse problema.”
“Não, isso é modéstia. Normalmente, teríamos nos afastado desse problema. Acho que chegamos até aqui porque você o reconheceu cedo. Deixe-me contar uma velha história. Na verdade, uma vez eu fui o professor responsável de uma turma onde ocorreu bullying.”
Há um tom de remorso em seu rosto. Isso já dá uma ideia do que aconteceu.
“…No fim, não consegui proteger minha aluna como você fez. Ela deixou a escola. Eu só percebi quando a vítima começou a faltar muito às aulas. Esse é o meu maior arrependimento como professor.”
Acho que isso realmente feriu o homem à minha frente.
Ser professor é um trabalho responsável, que afeta o futuro das crianças. Sabemos disso em palavras, mas às vezes o ritmo frenético do cotidiano faz isso parecer algo distante.
“Isso é…”
Não consegui terminar a frase. Porque sei que, se Aono-kun tivesse passado pelo mesmo que a aluna do diretor, eu me arrependeria pelo resto da vida.
“É por isso que sua resposta foi tão maravilhosa. Saber que existe um professor como Takayanagi-sensei nesta profissão me permite passar o bastão com tranquilidade.”
E acho que a expressão em seu rosto é a de alguém que já tomou uma decisão.
“Obrigado.”
Isso foi o máximo que consegui dizer.
“Sim. De qualquer forma, os jovens de hoje são incríveis. Atletas olímpicos adolescentes já são algo comum, e o mesmo vale para o shogi. Existem jovens quase na idade do ensino médio que estão no topo das categorias profissionais. Tenho certeza de que Aono-kun, o aluno que você protegeu, se tornará um deles. Muitos adultos são pessimistas sobre o futuro do Japão, mas há tantos jovens maravilhosos surgindo… Eu acredito que o Japão não foi abandonado. É por isso que…”
O diretor ri e fala com firmeza. Ele olha diretamente nos meus olhos.
“Eu assumirei toda a responsabilidade. Por isso quero que você continue seguindo em frente, sem desviar. Talvez o mundo lá fora continue falando sobre você. Mas não se preocupe com isso. É meu trabalho assumir a responsabilidade.”
Eu precisava responder à determinação do meu superior ali.
“Farei o meu melhor.”
O diretor sorriu calmamente.
— Perspectiva do Diretor —
Conversei com Takayanagi-sensei e, no momento certo, fui ao banheiro.
Reprimi minha raiva enquanto olhava o e-mail no meu celular, que eu mantinha no bolso interno do paletó.
Era uma mensagem de alerta enviada há algumas horas por um amigo que trabalha no Ministério da Educação.
[Aparentemente, a alta cúpula está tentando intervir no problema de bullying da sua escola para resolver rapidamente esse escândalo político. Pode haver alguma pressão no futuro, então tenha cuidado.]
Graças ao meu amigo atencioso, estou ainda mais enojado com este mundo corrupto.
“Que tipo de diretor não consegue proteger seus alunos e subordinados?”
— Almeranto: Cara, isso tá tendo um efeito borboleta absurdo. Começou como traição e bullying e escalou até as altas patentes do governo.
Apoie a Novel Mania
Chega de anúncios irritantes, agora a Novel Mania será mantida exclusivamente pelos leitores, ou seja, sem anúncios ou assinaturas pagas. Para continuarmos online e sem interrupções, precisamos do seu apoio! Sua contribuição nos ajuda a manter a qualidade e incentivar a equipe a continuar trazendos mais conteúdos.
Novas traduções
Novels originais
Experiência sem anúncios