Você é a Minha Glória Chinesa

Tradução: KlausHavilliard

Revisão: Lordian


Volume Único

Capítulo 34

Jingjing:

Espero que tudo esteja bem.

Retornei à Jing mês passado e encontrei um certo histórico de mensagens no meu velho computador. Você me fez diversas perguntas, mas fui rude e detestável na época. Então, quero perguntar agora: Já faz tanto tempo, você ainda está disposta a ouvir minhas respostas?

Sua primeira pergunta foi sobre a primeira velocidade cósmica, que é conhecida como velocidade orbital.

Se me lembro corretamente, as três velocidades cósmicas deveriam ter sido ensinadas nas aulas de física do ensino médio. Você não prestou atenção nelas?

Houve um pequeno erro na pergunta que me fez.

Qiao Jingjing sentava-se enrolada no sofá da sala, com um cálice de vinho vermelho em sua mão. Lendo até essa parte, ela pausou.

“Então houve um erro na minha pergunta? Foi por isso que  ele nem se importou em responder e só sugeriu que eu procurasse na internet?”

Ela se perdeu em pensamentos por um momento, então abaixou a cabeça e continuou a ler.

Acho que você confundiu o conceito de velocidade de lançamento e velocidade de satelização. Para ser capaz de explicar com clareza, vamos começar com a definição da primeira velocidade cósmica.

Em seguida, a carta explicava em detalhes o que é a primeira velocidade cósmica e descrevia o princípio e fórmula de cálculo. Yu Tu até desenhou um diagrama esquemático da órbita e esclareceu o processo de derivação.

Qiao Jingjing costumava ser boa em física no ensino médio, mas já havia esquecido completamente tudo que aprendeu. No entanto, ao ler, ela não teve problemas em entender o que estava escrito, porque ele escreveu cada ponto com cuidado, tornando-os fáceis de compreender.

Mesmo através do papel, ela conseguia sentir a paciência com a qual ele escreveu a carta.

Ela soltou a carta. Somente após um tempinho ela pegou outra.

O começo era o mesmo.

Jingjing:

Espero que tudo esteja bem,

Esta tarde ganhei um tempo livre extra, então a carta de hoje vai ser um pouco maior. Já acabamos de conversar sobre a história e situação atual do desenvolvimento aeroespacial na Alemanha e nos Estados Unidos. Hoje, vamos discutir sobre a antiga União Soviética, esse país que está intrinsecamente conectado ao nosso desenvolvimento aeroespacial.

Qiao Jingjing franziu. A carta anterior era sobre a primeira velocidade cósmica. Do que ele está falando?

Ela pegou as cartas na mesa e folheou elas. Apenas aí percebeu que, no canto inferior direito, a data de escrita estava marcada. Um total de nove cartas. A da primeira velocidade cósmica era a primeira e a que ela pegou agora era a terceira.

Para ler de acordo com a ordem cronológica, ela pegou a segunda carta.

Jingjing:

Espero que tudo esteja bem.

Houve uma nevasca no sul hoje. Eu andei até minha casa e pelo caminho, pensei sobre suas perguntas.

A diferença entre a tecnologia estadunidense e chinesa. Hmm, essa questão é bem extensa. Talvez eu tenha que respondê-la com várias cartas. Nessa, vamos falar primeiro sobre a história do desenvolvimento aeroespacial moderno...

O relógio na sala lentamente passou da meia-noite, e então, 1 da manhã, 2 da manhã.... Qiao Jingjing leu cada uma das cartas. Enfim chegou à última página da última carta.

É inegável que ainda temos um longo caminho a frente até chegar ao nível do melhor país do mundo na indústria aeroespacial. Algumas vezes, durante as conversas sobre isso que eu e meus colegas temos, alguns deles se sentem desanimados. Dizem sem rodeios que a diferença é de, no mínimo, trinta a quarenta anos.

Mas uma diferença de trinta a quarenta anos não precisa de tanto tempo para acabar. Essa é uma das razões pela qual o meu trabalho e dos meus colegas é importante.

Terminamos a comparação entre foguetes e voos aeroespaciais tripulados (por exemplo, uma nave espacial). Podemos falar sobre alguns aspectos da exploração do espaço sideral amanhã. Essa é a minha área de especialização. O Voyager e o nosso Yutu têm uma história bem romântica. Mas com a velocidade do serviço postal, imagino que você não vá receber a carta antes do Ano Novo Chinês.

Nas cartas, a caligrafia de Yu Tu sempre foi, no começo, limpa e característica, como se a pessoa que escreveu estivesse sendo paciente e tentando tornar suas palavras o mais claras possível. Porém, ao continuar escrevendo, ao fim das cartas, um pouco de sua personalidade podia ser vista e a caligrafia se tornava mais suave, livre, um pouco ilegível. Quando ela chegou à essa parte, a escrita era irrestrita e mantinha o ritmo dos pensamentos dele, forte e claramente revelando as habilidades de seu escritor.

Mas, ao chegar à conclusão, a letra da última frase se tornou bonita e meticulosa novamente, como se Yu Tu tivesse parado após as últimas palavras e ponderado com cuidado por um longo tempo antes de botar a caneta no papel de novo.

Jingjing, você vai voltar à Jing durante o Festival da Primavera?

O olhar de Qiao Jingjing se manteve fixo nessa frase. E então, ela soltou a carta.

O relógio na sala mostrava que já passava das 3 da manhã.

Após nove cartas e mais de quatro horas, ela finalmente aprendeu o que é a primeira velocidade cósmica, a composição de um foguete, o conceito de carenagem e carga útil, e entendeu a lacuna entre a tecnologia aeroespacial dos Estados Unidos e a China...

As perguntas que ela, quando jovem, pensou muito para fazer, tinham recebido respostas detalhadas.

Mas isso também a fez se sentir frágil e machucada.

Essa fragilidade não tinha aparecido naquele dia em que ela voltou ao carro como se nada tivesse acontecido.

Também não quando a agente Ling mencionou Yu Tu de novo e de novo.

Mas nessa madrugada, no momento em que as questões que ela tinha sofrido bastante para fazer quando garotinha tinham sido respondidas, fragilidade encheu seu coração com uma força capaz de derrubar montanhas e secar mares.

Ela se levantou e andou até a janela piso ao teto.

Estava realmente muito tarde.

Até em Lujiazui, se você olhasse para fora agora, veria o breu e algumas lâmpadas aleatórias brilhando. 

Essa é a área mais movimentada de Shanghai, mas muitas noites, isso só faz com que as pessoas se sintam mais sozinhas.

Yu Tu também está aqui, nessa cidade. Será que ele já se sentiu solitário antes? Nos últimos dez anos, será que ele pensou nela?

Provavelmente sim, já que seus anúncios podiam ser vistos em qualquer lugar, nas estradas principais e becos pequenos.

Mas não como ela pensava nele.

Ela tinha se esforçado muito para esquecê-lo. Como ela já tinha feito antes, depois de descobrir que ele estava namorando. Ela se esforçou para deletar cada uma daquelas perguntas estúpidas no seu histórico de mensagens.

Mas, por conta desse esforço, cada pergunta foi gravada em seu coração.

Assim, logo que abria as cartas, ela sabia que pergunta ele estava respondendo.

Yu Tu provavelmente sabia que ela se lembrava, por isso suas cartas foram tão diretas. Não houve explicações. Elas iam direto ao assunto e tópico.

Como ele pode fazer isso? Que cruel.

Usando essas respostas gentis, ele criou outra cicatriz em seu coração, sem misericórdia.

Ela massageou seus olhos cansados, retornou ao sofá e pegou o telefone.

Eles não conversaram por dois meses, então seu nome já estava lá no fim da lista. Ela abriu a conversa. As últimas mensagens eram do dia da partida exibicional. Ela havia perguntado se ele já tinha chegado. Ele respondeu que já estava na audiência.

Tão bom, esse tipo de conversa diária.

O que ela realmente queria era apenas isso.

Sua visão se tornou embaçada.

Ela deu o seu melhor para resistir à sua vontade imensa de chorar. Com calma, ela escreveu.

Obrigada pelas respostas.

Mas...

Elas não significam nada pra mim.



Comentários