Soul Eye Brasileira

Autor(a): ReaderBecameWriter

Revisão: Delongas


Volume 4

Capítulo 225: Pra quê?

Baijian não teve nenhuma reação, e a mulher continuou:

“Eu posso ver em você, seu talento para ser um arqueiro é incrível. Contanto que você treine, pode se tornar um arqueiro de primeira linha e se tornar famoso por todo o Império.”

Essas palavras, obviamente, foram ditas para todos os jogadores que se aproximaram, mas ela falou isso de uma forma tão apaixonada que metade dos que ouviram isso realmente acreditaram nela.

Quando falava, ela tinha um sorriso enorme no rosto, seus olhos pareciam uma fenda, e ela fazia gestos com a mão que faziam com que muitos que a observassem assim acreditassem em suas palavras.

De acordo com os jogadores, por incrível que pareça, todos os instrutores de arquearia que dão classes para os jogadores são assim. Eles sempre começam falando que você tem muito talento, tudo para conseguir convencer a pessoa.

Quando as pessoas perceberam isso, começaram a lembrar que no final isso é um jogo. Por mais que parecesse tudo real, é só um jogo.

Mas um dos jogadores mencionou isso para um instrutor mago, e o homem respondeu com um sorriso de desdém:

“Os Arqueiros não são muito famosos no Império. Em guerras, os arqueiros geralmente só ficam na linha de trás e soltam flechas, eles não fazem mais nada.”

“Embora nós magos façamos a mesma coisa, nossas habilidades são perfeitas para guerras em larga escala, e por isso ninguém nos subestima.”

“Por outro lado, arqueiros não são assim. Um arqueiro pode atirar apenas uma flecha para um inimigo. Arqueiros mais habilidosos podem fazer mais, mas para treinar um arqueiro para chegar nesse nível é extremamente difícil.”

“Treinar um arqueiro para, no mínimo, conseguir atirar uma flecha no meio de uma multidão de inimigos é muito mais simples.”

“Sem falar que para ter um bom efeito na guerra, são necessários muitos arqueiros. Um ou dois não são muito úteis no campo de batalha. No Império, como sempre acontecem guerras, o seu poder no campo de batalha é extremamente importante, e é por isso que nós magos somos tão aclamados no Império.”

“Por outro lado, os arqueiros são zombados. Eles não conseguem fazer muita coisa sozinhos, para ter efeito precisa-se de muitos deles, não é difícil treinar um arqueiro para atirar numa multidão de inimigos, e no final eles só ficam na linha de trás do exército atirando flechas sem parar.”

“Mesmo nós, Magos, precisamos nos arriscar indo pra frente já que nossas magias não têm um alcance tão longo quanto os arcos. Por causa dessas razões, nesse Império que define status pelo seu poder dentro do campo de batalha, os arqueiros não são muito importantes, nem recebem muita atenção.”

“É difícil recrutar arqueiros, então, em busca de aumentar a quantidade de arqueiros no Império, a Associação dos Arqueiros criou uma política muito liberal de aceitação de pessoas.”

“Basicamente, qualquer pessoa pode entrar. Os instrutores arqueiros também foram instruídos a serem bem animados e tentar de todas as formas possíveis recrutar novos arqueiros.”

“No primeiro ano depois dessa politica, um dos instrutores começou a falar para cada pessoa que elas eram talentosas, e essa estratégia realmente funcionou um pouco. Desde então, todos os instrutores de todas as 78 grandes cidades do Império são assim.”

“No começo, os outros instrutores os repreenderam diversas vezes por serem tão sem vergonhas, mas eles não se importaram e continuaram fazendo isso. Depois de anos, nós nos acostumamos, e nem nos importamos mais.”

No começo, as pessoas pensaram que era uma pré-configuração os instrutores de arquearia serem assim. Afinal, mesmo quando confrontados, todos os instrutores eram sem vergonhas ao ponto de nunca admitirem nada. Por isso, todos pensaram no começo que era porque estavam em um jogo.

Em jogos, os NPC’s sempre são programados para falar a mesma coisa para todos os jogadores em determinadas situações.

Quem diria que até isso tem uma história por trás? Uma história realmente intrigante.

A instrutora de arquearia continuou falando sobre a arquearia, apresentando como se fosse a melhor classe dentro do jogo, enquanto lisonjeava Baijian sem parar. Ele, por outro lado, continuou em silêncio o tempo todo.

Quando os desenvolvedores disseram que os NPC’s tinham sentimentos, eles não estavam mentindo. Depois de passar mais de cinco minutos falando sem parar, e ver que Baijian estava em silêncio, a instrutora se sentiu constrangida e perguntou hesitantemente:

“Você está me ouvindo?”

Baijian assentiu com a cabeça e respondeu:

“Quero me tornar um arqueiro.”

Ouvindo isso, os olhos da instrutora brilharam. Embora houvesse muitos jogadores se tornando arqueiros, se comparado com as outras classes, estava muito atrás.

Dentro do Império, arqueiro não é uma classe respeitável. Eles sempre recebem duras críticas e desdém da maioria dos cidadãos do Império.

Mesmo dentro do exército eles são zombados sem parar.

Fazer o quê? Para um Grande Império, uma das coisas mais importantes é o exército e o seu poder. Todas as classes são indispensáveis no exército, mesmo os arqueiros, a diferença é que arqueiros excelentes não têm muito papel em batalhas.

O que uma flecha pode fazer numa guerra de milhões de soldados?

Absolutamente nada.

No exército, o papel dos arqueiros é atirar no meio de um grande número de soldados. Para isso, não é preciso uma habilidade muito grande, então grandes arqueiros são completamente dispensáveis no exército.

Por isso, e pelo fato de arqueiros não morrerem muito em batalhas já que sempre ficam na linha de trás, eles são completamente escarnecidos pela população em geral, e mais ainda pelo exército.

Eles são geralmente vistos como ferramentas. São úteis? Sim. São importantes? Sim. São indispensáveis? Sim. Mas o problema mora no fato de que, assim como ferramentas, eles são descartáveis.

Se morrerem? O exército nem se importará, simplesmente irá treinar outro arqueiro durante dois ou três meses.

Como ferramentas, eles são úteis, mas descartáveis.

Mas não é que a classe de Arqueiro é uma classe ruim em Origens. Na verdade, dependendo de como você analisa, é tão boa, e em algumas situações, é ainda melhor que outras classes.

Em uma grande batalha, com centenas de milhares a milhões de inimigos, um arqueiro habilidoso não é muito importante.

Mas isso dentro do campo de batalha.

A classe arqueiro em Origens tem suas vantagens. Primeiro, que ela é a classe com mais habilidades de restrição. Ou seja, habilidades que restringem o jogador.

Essa habilidade é MUITO forte em lutas PVP.

Arqueiros também, graças as suas habilidades de discrição, são ótimos assassinos, tão bons quanto a própria classe Assassino.

Eles têm algumas habilidades de discrição e, com isso, podem assassinar dando tiros com o arco de longe.

Embora os grandes arqueiros não tenham papel no campo de batalha matando soldados, muitas vezes eles são vistos tentando matar comandantes ou até mesmo generais do exército inimigo.

Se conseguirem, os soldados inimigos ficarão com a moral baixa, e isso obviamente é um grande feito.

O problema é que isso é extremamente difícil de se alcançar, geralmente os comandantes e generais inimigos tem táticas para se protegerem contra assassinos e arqueiros, então embora os grandes arqueiros não sejam inúteis, eles ainda não têm muito papel no campo de batalha.

No final, o importante no Império é o papel das classes no campo de batalha, sendo assim, eles são quase inúteis. Para jogadores, é claro, é outra história.

Só a incrível habilidade de PVP dos arqueiros já é suficiente para ser uma classe extremamente famosa.

O problema mora no fato de que, depois de um mês de jogo os jogadores perceberam que é extremamente difícil e demorado se tornar um arqueiro.

Muito mais difícil que aprender artes marciais, embora seja ainda um pouco mais fácil que aprender magia.

Por causa disso, e do preconceito dos NPC’s em relação à classe, os jogadores começaram a rapidamente perder o interesse pela arquearia, e ela se tornou uma das classes mais indesejadas entre os jogadores, junto com a classe Sacerdote.

Por isso, vendo que depois de horas alguém finalmente queria se tornar um arqueiro, o sorriso da instrutora ficou ainda maior e ela rapidamente começou a rir em voz alta:

“Hahaha, ótimo, ótimo, vejo que minhas palavras iluminaram sua mente. Isso é bom. Vamos, vou te ensinar tudo que eu sei.”

A mulher rapidamente se afastou do estande e Baijian seguiu logo atrás.

Em volta, os jogadores que presenciaram tudo tinham expressões estranhas no rosto enquanto observavam Baijian, que aos seus olhos, era alguém que foi “enganado” pelo NPC.

Alguns riram, outros sentiram pena, mas a maioria deles tinha o mesmo pensamento na cabeça:

‘Esse aí vai sofrer.’

Por ser extremamente difícil aprender, os jogadores que escolheram a classe reclamaram incessantemente no fórum, pedindo que a Empresa Ísis desse uma segunda chance para eles.

A empresa nem se pronunciou sobre o assunto.

Baijian seguiu a mulher até um pequeno campo de tiro. Havia vários estandes com muitos arcos diferentes, e do outro lado do campo havia muitos alvos em diferentes distâncias.

A mulher pegou um pequeno arco simples de madeira e começou a falar:

“Eu não vou ficar aqui explicando por horas sobre a história da arquearia, se você quiser é só procurar livros na biblioteca sobre o assunto. Vamos ser práticos aqui.”

Ela então jogou o arco para Baijian e apontou para os alvos longe:

“Pegue uma flecha no balcão e tente atirar. Eu vou corrigir sua postura, você pode simplesmente ir tentando.”

Baijian não tinha nenhum problema com isso, era até mais fácil para ele do que ficar escutando monte de coisas aleatórias por vinte minutos.

Ele foi até um dos balcões e pegou uma flecha. Segurando o pequeno arco na mão esquerda, e a flecha na direita, ele lentamente puxou a corda.

Quando a corda foi puxada, uma notificação apareceu na sua visão:

“O jogador está usando um arco, deseja que o sistema ative o Sistema de Auxílio de Combate com Arco e Flecha?”

Baijian estava interessado em entender como que o sistema poderia ajudar o jogador com o arco, então ele aceitou, e de repente sua visão mudou completamente.

Sua visão de repente ficou meio esverdeada.

Surpreso, ele relaxou o arco, pensando em perguntar para a instrutora o que isso significava, e quando ele fez isso, sua visão ficou meio avermelhada.

Tudo na sua visão ficou avermelhado.

Percebendo isso, ele novamente puxou a corda do arco, e novamente sua visão ficou esverdeada.

Quando ele puxou a corda novamente, uma notificação soou na sua mente:

“O Sistema de Auxílio de Combate com Arco e Flecha pode ser personalizado da forma que preferir, e tem muitas funções. Lembre-se, ao ativar o sistema, você perderá experiência dependendo das configurações que usar.”

“A primeira função do sistema é sinalizar para o jogador se ele está em uma postura correta para atirar com o arco.”

“Se o ângulo está certo, se está puxando a corda corretamente, se a flecha está presa da forma correta…”

“Quando sua visão estiver vermelha, é porque alguma coisa em sua postura está errada, então o jogador deve tentar corrigi-la. Se o jogador quiser dicas para saber o que está errado em sua postura, o sistema poderá lhe dar, mas em troca, a quantidade de experiência ganha durante os combates diminuirá.”

“A primeira função, o Sistema de Postura, irá diminuir em 10% a quantidade de experiência ganha pelo jogador durante o combate. Se o jogador quiser que o Sistema lhe dê um quadro de erros de postura, irá diminuir em mais 10% a experiência. O jogador quer ativar o Quadro de Erros?”

Baijian queria explorar ainda mais esse sistema de auxilio de combate, então ele aceitou, e de repente, um pequeno quadro apareceu no canto da sua visão.

Nesse momento, o quadro está vazio, mas quando Baijian errou sua postura de propósito e sua visão ficou avermelhada, duas frases enumeradas apareceram no quadro:

  1. A perna direita deve estar um pouco mais espalhada.
  2. Você deve segurar a flecha com mais firmeza.

Se ele errar ainda mais a postura, aparecem mais dicas, e se ele consertar as coisas no quadro uma a uma, as dicas vão sumindo de acordo.

Esse sistema era praticamente um professor em tempo integral te ensinando o que está certo ou errado em sua postura. Essa forma de ensinar é muito boa, porque com o tempo de jogo, o jogador vai errar cada vez menos a sua postura, até chegar a um ponto que ele não vai mais precisar nem do quadro de avisos, e nem do Sistema de Postura.

Esse jogo é incrível.

Enquanto ele brincava com o Sistema de Postura, o Sistema soou na sua mente novamente:

“A segunda função do Sistema de Auxílio de Combate com Arco e Flecha é o Sistema de Mira. O jogador quer ativar o Sistema de Mira?”

Baijian aceitou, e novamente sua visão mudou. Ele nesse momento estava tencionando o arco e por isso sua visão estava esverdeada.

Mas o que mudou é que uma pequena mira apareceu na sua linha de visão.

Sim, que nem a mira de jogos de tiro como Counter Strike, uma mira apareceu na sua visão.

“O Sistema de Mira irá auxiliar o jogador a acertar os alvos com o seu arco. Ao ativar o Sistema de Mira, a experiência ganha durante combate do jogador irá diminuir em 20%.”

Está aí outro motivo do porque os jogadores preferem a classe Espadachim em relação à classe Arqueiro.

O Sistema de Postura tem duas funções, cada uma diminuindo em 10% a quantidade de experiência durante o combate, e obviamente, jogadores novatos precisam do Sistema de Postura.

Afinal, eles não sabem a postura correta ao se atirar com um arco.

A mesma coisa para o Sistema de Mira, os novatos não conseguiriam mirar de forma correta sem esse sistema.

O problema é que o Sistema de Auxilio de Combate de Espadachins só diminui em 30% a experiência, mesmo quando você usa todas as suas funções.

Por outro lado, o Sistema de Auxilio de Combate com Arco e Flecha diminui, se usada todas as funções, 50% de experiência.

Até agora, Baijian só viu diminuindo em 40%, mas de repente, outra notificação soou na sua mente:

“O Sistema de Mira tem uma segunda função. Se o jogador quiser, poderá ver a parábola que a flecha irá fazer no ar dependendo da tensão colocada na corda do arco, e saber se a flecha vai acertar o alvo ou não mudando a cor da mira. A segunda função irá diminuir a experiência de combate do jogador em mais 10%. O jogador quer ativar o Rastro da Flecha?”

Baijian aceitou, e novamente sua visão mudou.

Agora, graças ao sistema, dava para ver na sua visão a parábola que a flecha ia fazer se ele a soltasse. Também dava para ver se a flecha ia ou não acertar no alvo.

Se estivesse fora da mira e acertasse o chão, a mira seria branca, se fosse acertar o alvo, a mira seria vermelha.

A primeira função do Sistema de Auxílio de Combate com Arco e Flecha auxilia o jogador sobre a postura perfeita para atirar. Com o Quadro de Erros, eles sempre poderiam atirar com a postura perfeita contanto que não houvesse erros no quadro.

A segunda função, por outro lado, auxilia na mira. A primeira ajuda dando uma mira geral para onde vai acertar a flecha… Com esse primeiro auxilio, o jogador saberá a direção, e eles só terão problemas para saber a força usada nas flechas, o que já é alguma coisa.

A segunda ajuda dando a certeza de onde a flecha vai acertar ao atirar com aquela postura e usando aquela quantidade de força.

O melhor de todo esse sistema de auxilio de combate é que, embora o jogador perca experiência ao usá-lo, esse sistema treina o jogador. Contanto que eles façam a postura de tiro com o arco milhares de vezes, uma hora eles vão parar de errar a postura, e não mais precisarão do Quadro de Avisos, e muito menos do Sistema de Postura.

A mesma coisa para o Rastro de Flecha. Contanto que treinem o suficiente, eles vão ter uma boa ideia de quanta força é usada em cada puxão do arco, e até onde a flecha vai voar.

Com o tempo de jogo, os Arqueiros irão tirar função por função, até finalmente jogarem ganhando 100% da experiência em combate.

Isso não vale apenas para os Arqueiros, também valem para os Espadachins, para os Lutadores, os Magos… Vale para todas as classes. Todas elas têm Sistemas de Auxílios de Combate, e com o tempo de jogo, esse Sistema será inutilizado por eles.

Esse jogo está basicamente ensinando da forma mais eficiente possível os jogadores a usar armas. Um jogador que usa um arco dentro do jogo poderá usar na vida real também.

A mesma coisa para um Lutador e um Espadachim.

Esse jogo é basicamente uma fábrica de lutadores.

Quanto mais pensava sobre isso, mais Baijian tinha certeza que o objetivo principal desse jogo não era “divertir” as pessoas, mas sim, treiná-las.

Treinar um arqueiro para saber usar um arco, treinar um espadachim para usar uma espada, e treinar um lutador para lutar com os punhos.

Mas a pergunta ainda fica: pra quê querem treinar as pessoas da terra?

Suspirando, Baijian desligou todos os sistemas de auxílios. Ele fez a postura perfeita e soltou a flecha.



Comentários