Livro 4
Capítulo 624: Aspirações elevadas!
Quando a voz arcaica da Montanha da Reencarnação ecoou, a montanha inteira se encheu com um som estrondoso. Quando a fumaça negra subiu no ar, um enorme incenso queimado voou para fora da montanha. Ele ficou em pé no meio do ar, cercado por névoa.
O incenso queimava lentamente, emitindo uma fumaça que se fundia com a névoa ao redor, de modo que poucos seriam capazes de dizer a diferença entre os dois. Isso tornava impossível dizer se a névoa estava escondida dentro da fumaça, ou a fumaça dava origem à névoa.
A voz arcaica mais uma vez ecoou no silêncio. — Se não fornecer uma resposta no momento em que o incenso queimar, então o fogo da Montanha de Reencarnação não abrirá nem metade de um raio de luz”.
Depois disso, o mundo ficou em silêncio. Meng Hao ficou atordoado, olhando para a Montanha da Reencarnação. Ele podia ver a fumaça negra e as densas chamas saindo da boca do vulcão. Isso fazia parecer que o mundo inteiro era feito de fumaça e fogo.
O céu tinha espaço para dez raios de luz. Ele havia adquirido sete da Montanha do Demônio do Solo Gelado e da Montanha do Demônio de Sangue. Agora, os três raios de luz restantes estavam cobertos pelo fogo e fumaça. Tudo estava escuro e nebuloso …
Especialmente chocante foi que a nebulosidade afetou os outros sete raios de luz no céu. De relance, tudo parecia estar coberto de fumaça. Tentar olhar para as duas Terras Santas era como tentar olhar as flores no nevoeiro ou a lua em águas agitadas.
“Se estivesse no lugar dele, o que eu faria?”, pensou Meng Hao. A Montanha da Reencarnação não exigia reverência, mas sim o coração e a mente. Requeria a essência da pessoa, algo que não poderia ser desgastada pela passagem do tempo.
Ke Jiusi assistiu pensativamente. Muito tempo atrás, ganhou as mesmas qualificações como Meng Hao. No entanto, quando enfrentava a Montanha da Reencarnação, ele só conseguiu adquirir dois raios de luz. Isso o deixou com oito raios de luz. No final, ele não conseguiu alcançar as Terras Sagradas.
Enquanto observava Meng Hao agora, se lembrava de si mesmo todos aqueles anos atrás, quando acordou e viu a Seita do Demônio Imortal em ruínas, e a si mesmo sozinho.
Os olhos da Noite se contraíram enquanto olhava para Meng Hao. Sabia que dos nove arcos e três montanhas do Segundo Céu, a Montanha da Reencarnação era a mais difícil! Isso porque… esta montanha perguntou primeiro sobre o coração, segundo sobre o Tao e terceiro sobre a reencarnação!
“Qual será a resposta dele?” pensou Noite. De acordo com sua determinação, Meng Hao não era a pessoa que ela e Lorde Li estavam esperando. Ele não estava destinado a ser o sucessor. No entanto, Noite estava muito curiosa sobre o que Meng Hao diria em resposta.
A partir desse momento, Noite e Ke Jiusi notaram algo, embora não parecessem se importar. Ao longe, uma figura apareceu no ar e olhava para Meng Hao.
Era uma mulher, um tanto graciosa e extremamente bonita. Claramente era Zhixiang!
Todos do Céu do sul tinham ido embora. Apenas Meng Hao e Zhixiang ficaram para trás!
Em contraste com Meng Hao, a razão pela qual Zhixiang não partiu foi porque não tinha intenção de retornar ao Planeta Céu do Sul (Terra). Se não fosse por Meng Hao, de repente, adquirindo qualificações legadas, já teria deixado esse lugar há muito tempo.
Ela olhou para Meng Hao e a terceira Montanha do Demônio, sua expressão um tanto vazia e cheia de emoções complexas.
“O augúrio dos membros todo-poderosos da seita, que veio à custa de gerações de habilidade acumulada, indicou que o sucessor do Senhor Li se levantaria do Planeta Vitória do Oriente(Marte). Apenas algumas pessoas dentro da seita sabem disso.
“Meng Hao vem do Planeta Céu do Sul. Ele não é a pessoa decretada pelo destino a ser o sucessor”. Zhixiang suspirou baixinho.
Um momento depois, os olhos de Meng Hao brilharam.
“Há muitas respostas possíveis para a questão da Montanha da Reencarnação”, ele pensou. “Muitas teorias poderiam ser propostas. Se assumisse a identidade daquele escravo da Montanha da Reencarnação, teria muitas opções na minha frente”. Centenas de ideias passaram pela mente de Meng Hao. Afinal de contas, era um estudioso, e ainda lembrava vividamente dos Exames Imperiais que havia frequentado no Estado de Zhao, apesar do fato de terem ocorrido centenas de anos atrás.
Subconscientemente, analisou as pistas fornecidas pelas palavras dadas a ele.
Depois de algumas dezenas de respirações, seus olhos começaram a brilhar intensamente. Ele abriu a boca para falar, mas depois ficou chocado ao descobrir que era incapaz de expressar a resposta que havia formulado.
Era como se, a partir desse momento, sua boca estivesse selada e ele fosse mudo!
A mente de Meng Hao tremeu quando olhou para a Montanha da Reencarnação.
Ke Jiusi olhou para Meng Hao e depois disse lentamente: — Montanha da Reencarnação faz três perguntas e então sela sua boca. Qualquer resposta que não esteja de acordo com sua alma não pode ser pronunciada. Esta primeira pergunta é feita ao seu coração.
— Abra sua mente e coração. Procure sua alma. Encontre a resposta verdadeira dentro de você e será capaz de falar. Você está procurando por seu coração, sua natureza, seu eu. — Um profundo olhar cintilou nos olhos de Ke Jiusi.
Meng Hao ficou em silêncio por mais algum tempo. Ele olhou para o incenso e viu que um terço já havia queimado. Seus olhos se encheram de um olhar complicado e depois os fechou.
Tudo estava quieto…
“Havia um escravo na montanha que dizia que a vida é dor”, pensou Meng Hao. Ele queria se libertar do mar de amargura. Aquele mar é como uma chama inescapável que pode queimar tudo. Depois, chamou este lugar de Chamas Murchas, e fez um voto solene de erradicar o mar de amargura. Ele garantiria que todas as coisas vivas não sofram mais amargura, mas sim liberdade!
“Essa foi a escolha dele. Talvez essa pessoa não fosse outra que um dos Três Demônios Maiores da Nona Montanha e Mar, o Demônio da Chama do Definhamento!
“Eu não sei como os outros dois Demônios Maiores destas Montanhas Demoníacas apareceram, mas para a Montanha da Reencarnação, se até mesmo um único escravo pudesse se tornar um Demônio Maior… então esta montanha desafia os Céus!” Meng Hao respirou fundo e depois se acalmou internamente.
— Se fosse ele… encarando o mar de amargura, o que eu faria? — Meng Hao murmurou. — Eu faria o mesmo que ele, prometo erradicar o mar de amargura? Ou… eu faria uma escolha diferente? — Ele gradualmente esqueceu onde estava. Esqueceu tudo enquanto mergulhava em sua mente e coração e se afundava em sua própria alma.
Ele sussurrou para si mesmo, procurando a resposta verdadeira dentro das profundezas de si mesmo.
De repente, uma visão apareceu para ele. Dentro da visão, era um dos escravos na Montanha da Reencarnação. Ele escalou a montanha constantemente, lutando para alcançar o cume e o poço de chamas. Finalmente, pulou para ser queimado pelas chamas e pela rocha derretida dentro.
Quando ele abriu os olhos novamente, estava no fundo da montanha, onde mais uma vez começou a caminhar pelo mesmo caminho. De novo e de novo, isso aconteceu, um ciclo sem fim.
— Ele estava certo, mas também errado — murmurou Meng Hao.
“Isso pode ser visto como um mar de amargura, mas também… não. Se acredita que tudo é, então é. Se acredita que tudo não é amargura, então não é.
— Saltar para o poço do fogo representa a morte. O reaparecimento no fundo do vulcão representa o nascimento. A subida da montanha representa o processo da vida…
— Eu não juraria erradicar este lugar. Nem me afundaria em covardia. O que eu tenho… é a determinação de colocar o pé onde quero colocar. Eu controlo meu próprio destino. Eu posso não ser capaz de controlar meu próprio nascimento, mas posso decidir como eu morro.
— E o destino final, definitivamente, não será o buraco no topo do vulcão. — Embora ele estivesse murmurando, a voz de Meng Hao ecoou através de toda a Seita do Demônio Imortal, mesmo que não tivesse percebido.
Enquanto sua voz ecoava, a visão de Meng Hao mudou. Sua encarnação como um escravo ressequido já não se conformava ao ciclo. Não saltou para o poço de fogo, mas ficou do lado de fora do vulcão. Ao contrário dos outros escravos à sua volta, ele olhou para o céu, sua expressão não mais vazia, mas sim inundada de emoção.
Era como se tivesse despertado. Era como se uma pintura em preto e branco tivesse sido repentinamente salpicada de cores.
Ele virou as costas para o poço de fogo e começou a se afastar da montanha. Ele se permitiu cair no abismo, correndo em direção ao poço de fogo… Finalmente, um sorriso apareceu em seu rosto.
— O caminho da vida não corre apenas do fundo de uma montanha até o topo… — ele disse levemente. Em sua mente, sua encarnação como um escravo seco caiu da Montanha da Reencarnação. Ele não se virou para olhar para trás, mas sim se afastou.
Atrás dele, as inúmeras outras pessoas na Montanha da Reencarnação continuavam a repetir as mesmas ações que faziam dia após dia. Quanto a ele, se afastou cada vez mais da montanha…
— Se você acredita que é um mar de amargura, então é. Se você acredita que é simplesmente um cenário no caminho da vida, então é… O mar de amargura nunca acaba, mas o cenário sim.
— Essa é a minha resposta.
Meng Hao abriu os olhos.
Naquele instante, ele ouviu sua própria voz ecoando ao redor dele.
Ke Jiusi foi abalado internamente enquanto olhava para Meng Hao. A resposta de Meng Hao excedeu em muito o que poderia ter antecipado. Ele supôs que Meng Hao escolheria erradicar o mar de amargura e depois renascer.
“Se não morrer prematuramente”, pensou Ke Jiusi, “então as possibilidades de seu futuro são incalculáveis!” O choque em seus olhos gradualmente se transformou em admiração. “Sua base de cultivo está longe da minha, mas seu coração… é muito maior!”
Ainda mais espantado foi a Noite. Ela olhou para Meng Hao, sua mente rugindo. Ecoando em sua mente estavam as palavras de Meng Hao: “O mar de amargura nunca acaba, mas o cenário sim”.
“Essa escolha parece simples”, pensou Noite, “mas se analisar com cuidado… sua ambição excede em muito a dos outros! A maquiagem do seu ser interior é infinitamente grande!
“Para ele, o mar de amargura pode ser comparado a um cenário no caminho da vida! Quanto mais ele viaja, mais cenários encontrará!
“Reencarnação examina o coração. Indaga a essência, a natureza e o próprio eu. Sua resposta não pode ser falsa. A vontade deste homem… embora falada de ânimo leve, pode abalar os céus!
À distância, Zhixiang respirava pesadamente. Ela já havia chegado à conclusão de que Meng Hao era muito incomum. Mas agora que tinha ouvido pessoalmente a expressão de seu coração, de repente percebeu que o havia subestimado.
“Sua escolha representa seu coração. Não importa se fala sobre o Céu do Sul ou da Nona Montanha e Mar, se ele puder sobreviver, então tudo isso aqui será apenas uma parada para descanso em sua jornada.
“À medida que avança, tudo o que existe será forçado a não fazer nada mais do que vê-lo caminhar para longe…”
A partir de agora, não havia mais névoa ou fogo saindo da Montanha da Reencarnação. Até mesmo o incenso tinha parado de queimar. Tudo estava incrivelmente quieto.
Meng Hao olhou para Montanha da Reencarnação, e parecia que a montanha estava olhando para ele.
Após algumas respirações, ouviu-se um som estridente e chocante que dividiu o Céu e a Terra. Tudo começou a tremer.
— Eu lhe darei aprovação por sua alta aspiração! — disse a voz sombria e antiga. As palavras da voz ecoaram em todas as direções, uma aprovação clara de Meng Hao.
Ao mesmo tempo, chamas infinitas subiram para o céu, iluminando o firmamento. Antes, havia sete raios de luz, mas agora a luz expandia-se à medida que mais um raio de luz era adicionado.
Todo o céu estava iluminado pelos oito raios de luz que pareciam se conectar diretamente ao Terceiro Céu. As duas Terras Sagradas estavam se tornando cada vez mais claras.
Havia também um poder natural incrível que irrompeu de dentro da Montanha da Reencarnação e depois disparou em direção a Meng Hao.
Seu corpo tremeu quando seu cultivo começou a subir.