Caminho das Escolhas Chinesa

Tradução: Vaan

Revisão: Martins


Livro 1

Capítulo 20: A Primeira Página

Mesmo um abismo sem fundo poderia eventualmente ser escalado. A razão pela qual Xu Shiji tinha dado ao destino de Chen Changsheng uma conclusão tão cruel e firme foi que ele estava profundamente ciente de que este abismo da Academia Ortodoxa tinha duas cadeias inquebráveis: a Imperatriz Divina e o Papa.

Mesmo que o Papa fosse tolerante e benevolente, e seu ódio tenha se diluído ao longo de muitos anos, mais uma vez pensando na amizade dos discípulos que compartilhou com o diretor da Academia Ortodoxa e que não pôde suportar ver a Academia Ortodoxa verdadeiramente tornar-se um parte da história – estava disposto a fechar os olhos e ignorá-la, mas e a Divina Imperatriz? Naquela época, a Academia Ortodoxa tinha sido a maior fonte de força para o antigo clã Imperial que se opunha ao seu governo, então, como ela poderia permitir que a Academia Ortodoxa, mais uma vez, mostrasse seu brilho?

Todos sabiam que o dicionário da Imperatriz Divina nunca conteve a palavra “perdão”. Os incontáveis membros do clã Imperial viraram poças de sangue e o Lorde Zhou Tong, que poderia silenciar os choros de bebês na noite, era tudo evidência disso. A Academia Ortodoxa queria obter um renascimento? A menos que a Imperatriz Divina abdicasse ou morresse, mas a Imperatriz Divina abdicaria? Alguém, possivelmente, poderia matá-la? Não, então o abismo permaneceria para sempre um abismo.

Chen Changsheng voltou para a pousada, e como de costume, ele usou um quarto de hora para lavar o rosto e enxaguar a boca. Ele então lavou suas roupas, sapatos e meias, usou uma toalha branca e pura para esfregar o cabelo molhado. Depois de vestir um novo conjunto de roupas limpas, ele carregou um pote de chá verde extremamente fraco e sentou-se em uma cadeira de bambu debaixo de uma árvore em um pátio. Então, ele começou a olhar para as estrelas.

Como uma pessoa que valorizava o tempo, embora o vasto céu das estrelas fosse bonito e encantador, ele só podia se permitir alguns olhares. Depois de obter um pouco de poder espiritual das estrelas que estavam sempre paradas, ele tirou do seu peito a carta de recomendação assinada pelo Papa e começou a contemplar tudo o que aconteceu hoje.

Só depois de ficar no corredor do Departamento de Educação Eclesiástica, ele lembrou-se desta carta de recomendação, ele realmente entendeu o que representava a assinatura do Papa. A mudança do Sacerdote Xin da arrogância para a respeito foi muito óbvia, o que lhe trouxe muitas conveniências, mas inevitavelmente muitas questões também.

Por que a Babá Ning o entregaria essa carta de recomendação? Se eles apenas desejassem que ele ficasse com a boca fechada, ou até mesmo desistir do noivado, ele acreditava que aquelas figuras importantes que exerciam poder muito além de sua imaginação possuíam inúmeros métodos, mas esse tipo de método era muito difícil de compreender. Esta carta de recomendação… parecia compensá-lo por algum tipo de perda.

O que a outra parte queria compensar? Seu silêncio sobre o noivado? Ou era que a Academia Ortodoxa realmente não era nada de bom? Ele lembrou muito claramente que a Babá Ning tinha dito que esta era a melhor escolha para todos, com ele sendo a única exceção. Apenas, o que estava errado com a Academia Ortodoxa?

Ele entendeu a radiante história da Academia Ortodoxa, mas o evento principal que resultou na Academia Ortodoxa transformando-se nesta escola fantasma aconteceu há dez anos, muito recentemente. Com a Imperatriz Divina reinando, era naturalmente impossível que esses assuntos fossem registrados nas histórias. Ele só poderia tirar suas próprias conclusões das reações do Sacerdote Xin. O Sacerdote Xin mudou de arrogância para respeito, mas era muito óbvio que ele ainda queria manter distância. A carta de recomendação do Papa não tinha sido capaz de exibir o seu uso completo lá. Isto indicava que o problema da Academia Ortodoxa estava em um tal nível que poderia neutralizar alguns dos prestígios do Papa.

Ele pensou e pensou, mas ele ainda não conseguiu entender. Ele decidiu não perder mais tempo pensando essas conjecturas. Mesmo que houvesse um problema, ele não se importaria demais com o mesmo. O que ele queria obter nunca tinha sido o que essas figuras importantes não queriam dar a ele. Ele não queria esse noivado, ele só queria as qualificações para participar diretamente no Grande Exame. Ao mesmo tempo, ele também precisava de muitos livros.

As Seis Heras tinham muitos livros. Sobre este ponto, seu mestre não o havia enganado.

Depois de acordar às cinco horas em ponto, ele vivia de acordo com o horário que ele tinha vivido nos últimos catorze anos de sua vida, lavando o rosto e enxaguando a boca, tomando café da manhã e fazendo seus preparativos. Ele gastou um pouco mais de tempo ao empacotar sua bagagem e movê-la para a carruagem que ele havia organizado na noite passada. Com o sol nascente à sua direita como seu companheiro, ele deixou a pousada onde morou nos últimos dias e dirigiu-se para o norte até a Academia Ortodoxa, localizada perto do Palácio Imperial.

Ele não tinha feito check-out da sala de sua pousada. Ele não tinha falta de dinheiro, e ele também sabia que ele certamente retornaria a esse lugar. No dia em que ele retornasse, ele não estaria de pé no terraço na parte de trás da pousada, olhando fixamente para o distante Mausoléu de Livros, mas ele definitivamente poderia entrar no Mausoléu de Livros e ver esses monólitos lendários de perto.

As profundidades da Rua das Cem Flores eram diferentes dos últimos dez anos de desolação e quietude. Gritos podiam ser ouvidos em todos os lugares, enquanto várias centenas de trabalhadores a tempo parcial e mulheres se ocupavam, carregando todo tipo de ferramentas. Ao ver os restos de tochas presas no gramado, ele percebeu que essas pessoas realmente haviam trabalhado durante a noite e não haviam descansado.

Chen Changsheng moveu sua bagagem para a margem do lago e percebeu que, como esperado, o Sacerdote Xin não apareceu, confirmando suas especulações. Felizmente, nada deu errado com o que o Sacerdote Xin lhe havia prometido ontem. Esta academia que era como um cemitério, ontem, foi agora, com a remoção gradual das ervas daninhas e o recuo gradual das videiras rastejantes, gradualmente sendo restaurada à sua aparência original.

Essas torres meio arruinadas, naturalmente, não podiam ser reparadas em tão pouco tempo, mas com o trabalho sem término dessas centenas de pessoas, pelo menos algum brilho havia sido restaurado para o exterior desses edifícios. Este foi especialmente o caso das pequenas casas da floresta. Elas já haviam sido, relativamente, limpas, e depois que o cheiro de mofo foi removido, elas poderiam ser habitadas imediatamente.

As várias centenas de pessoas que trabalhavam intensamente nesta academia eram todas equipes de nível inferior do Salão da Virtude Celestial da Ortodoxia. No passado, eles eram responsáveis ​​pela limpeza da Academia do Caminho Celestial e do resto das escolas. Embora não estivessem bem claros sobre o motivo pelo qual eles tiveram que arrumar a Academia Ortodoxa abandonada por tanto tempo, eles trabalharam com grande proficiência. Mesmo trabalhando durante a noite não diminuíram sua eficiência.

……

……

À medida que o sol se movia lentamente pelo céu, o trabalho de limpeza das casas era geralmente concluído. Sob os olhares curiosos e respeitosos dos trabalhadores, Chen Changsheng carregava sua bagagem na casa mais próxima da biblioteca. Ele ainda era atacado pelo mau cheiro do mofo. Embora fosse mais leve do que ontem, ele ainda podia sentir o cheiro. Parecia que, mesmo com a luz do sol e o soprar do vento, seriam necessários alguns dias para que este fedor se dissipasse completamente.

Ele realmente não gostava do cheiro de mofo. Depois de guardar a sua bagagem, ele imediatamente saiu da casa e caminhou até a biblioteca que era separada dele apenas por uma parede.

De acordo com suas instruções de ontem, a biblioteca não precisava ser limpa – a chave estava em suas mãos, então outras pessoas não podiam entrar para limpar. Neste momento, os trabalhadores do Salão da Virtude Celestial estavam ocupados no salão principal e nos edifícios anexados. Era silencioso em torno da biblioteca, pois seus arredores eram desprovidos de pessoas.

Ele subiu os degraus de pedra e parou na frente da porta. Ele tirou a chave que obteve do Departamento de Educação Eclesiástica e a inseriu na velha fechadura. Com a inserção da chave, a ferrugem verde na superfície da fechadura antiga enrolou-se e depois caiu no chão com um ”clunk”, soando como se uma pedra tivesse caído. Acabou por cair em um pequeno buraco cheio de areia fina, então o som era bastante reconfortante.

A chave girou, suavemente e sem ruído. Chen Changsheng podia sentir claramente que algumas molas dentro da fechadura haviam sido ativadas e retornadas para suas posições originais. Ao mesmo tempo, ele também sentiu que o Qi também estava desaparecendo lentamente nas partes mais profundas da fechadura. Todo esse curso de eventos foi muito místico.

Ele abriu a porta e entrou, e imediatamente foi confrontado com fileiras e fileiras de livros. As prateleiras se estendiam profundamente na sombra da biblioteca sem fim, dando uma estimulação visual extremamente intensa. As estantes estavam repletas de livros, uma visão que lhe trouxe grande alegria. Ao perceber que não havia tanta poeira como tinha visto ontem, ele ficou ainda mais feliz.

A Academia Ortodoxa havia sido abandonada há tantos anos que as mesas e cadeiras nos outros edifícios haviam sido roubadas e vendidas. Nem mesmo os quadros nas pequenas casas do dormitório haviam sido deixados para trás. Isso fez com que o Sacerdote Xin, na última noite, usando o Departamento de Educação Eclesiástica, fez com que acelerasse o processo de restauração e reposição. Por ter sido bloqueada, apenas esta biblioteca ficou intacta.

Chen Changsheng pegou algumas ferramentas de limpeza e realizou uma simples limpeza em seus arredores. Após a limpeza, ele percebeu que o chão estava tão brilhante que poderia refletir seu rosto. Na verdade, era feito de um sândalo¹ oleado famoso e caro. Ele não podia deixar de balançar a cabeça, pensando, na época do período mais florescente da academia, deve ter sido esplêndido e majestoso ao extremo. Quem teria pensado que iria cair ao pó por tantos anos?

O que é que ele deveria fazer em seguida?

Ele deveria cultivar.

……

……

Chen Changsheng encontrou o registro de livros em uma gaveta da sala lateral da biblioteca, e então ele entrou nas estantes compridas e tranquilas. Não demorou muito para ele encontrar o primeiro livro que ele queria.

Este livro era chamado “Na Purificação”.

O nome deste livro era muito simples. De relance, qualquer um poderia dizer que continha o conhecimento relacionado à Purificação. Foi precisamente porque era tão simples que era tão comumente visto.

A fim de combater os demônios incomparavelmente poderosos que possuíam uma força monstruosa e eram abençoados com o talento de luta, o mundo humano proibia técnicas fundamentais, como as etapas iniciais para entrar na Purificação de ser segredo. Claro, as várias grandes seitas tinham seus próprios métodos mais poderosos. As técnicas fundamentais para o cultivo eram como o Mausoléu dos Livros, aparecendo por conta própria ante à todos.

Este livro, ”Na Purificação”, era uma técnica de cultivo que poderia ser comprada em todas as grandes cidades e pequenas aldeias.

Mas Chen Changsheng, na verdade, não tinha visto isso antes, porque em seus últimos catorze anos, seu mestre sempre lhe havia dito que não havia necessidade de aprender, e que ele começaria a aprender quando ele devesse aprender e que não seria tarde demais. Quando perguntou em que hora ele deveria começar a aprender, seu mestre nunca respondeu. Somente antes de sair de Xining e dizer ao seu mestre que ele estava descendo a montanha e indo para a capital, que iria ver o Mausoléu de Livros e o Pavilhão Lingyan…

Naquele dia, seu mestre finalmente disse-lhe: “Então, agora você pode começar a cultivar.”

Ele pegou este livro sobre Purificação e voltou para a porta. Ele sentou-se no chão limpo e abriu a primeira página sob a luz do sol que atravessa a porta aberta.

Logicamente, ele, pelo menos, deveria ter se sentido excitado ou nervoso neste momento.

Mas ele não estava.

Durante todo o tempo, sua expressão não mudou. Ela estava muito calmo, como se tivesse passado por esse processo muitas vezes antes.

Se alguém visse essa cena, ele definitivamente não teria imaginado que esta era a primeira vez que ele lê um livro sobre o cultivo.

Na propriedade do General Divino do Leste e na Academia do Caminho Celestial, ele havia dito o mesmo: “Não é que eu não sei cultivar, simplesmente não comecei.”

Ele teve inúmeras oportunidades para começar a cultivar, mas não era o tempo correto.

Ele esperou muito tempo, mas quando finalmente chegou o dia, talvez porque ele esperou muito, ele, na verdade, não teve sensação de excitação. Só restava a calma.

Ele abriu a primeira página do livro.

Nesta página, ele viu apenas sete palavras.

“Leia cem vezes, compreenda naturalmente o significado².”


Notas:

1 – O sândalo (Santalum album) é uma árvore originária da Índia e outras partes da Ásia. Atualmente, também é plantada em outros lugares do mundo, em especial na América. A sua madeira é conhecida por seu entalhe para esculturas e porque, dela, se obtêm óleos voláteis que são usados em perfumaria. Tanto o óleo extraído do sândalo quanto o perfume que é fabricado a partir do óleo também recebem o nome de “sândalo”. O sândalo originário da Índia é a que produz a melhor madeira e os melhores óleos aromatizantes. As espécies que são cultivadas no resto do mundo não são tão próximas à espécie indiana, porém também recebem o nome de “sândalo” e sua madeira é, também, aromática.

A madeira do sândalo, quando recém-cortada, apresenta coloração amarela, porém, com o tempo, adquire uma coloração marrom mais escura. Quando seca, não se racha; é de fácil tratamento em carpintaria e fumega com facilidade. É uma madeira dura, de densidade 950 quilogramas por metro cúbico, que seca lentamente, e é resistente a fungos e insetos. Imagem do mesmo.

2 – Esta linha se origina a partir de uma nota de rodapé na história chinesa, "Memórias dos Três Reinos".



Comentários