Os Quatro Deuses Celestiais da China

Os Quatro Deuses Celestiais da China

Na mitologia chinesa sobre os Quatro Deuses Celestiais conta que a terra e o céu foram divididos em quatro quadrantes, onde cada um representa um ponto cardeal, um elemento, uma cor, uma estação e uma virtude.

Boa parte da literatura chinesa busca referências nos mitos, dois exemplos claros são World Defying Dan God e Martial God Asura que fazem referência aos Quatro Deuses Celestiais da China. Mas, quem são eles?

 

Bai Hu

Governante do quadrante Oeste, seu elemento é o metal, sua estação é o outono e sua virtude é a honestidade. Considerado o rei de todos os animais e o senhor das montanhas na China. Considerado também o Deus da Guerra.

Além disso, Bai Hu é o Protetor Celestial da Novel Mania.

Tigre Branco: em japonês Byakko; em chinês Bai Hu (Báihǔ-白虎).

Xuan Wu

Governante do quadrante Norte, é representado por uma tartaruga com cauda de cobra, seu elemento é a água, sua estação é o inverno e sua virtude é a sabedoria. A tartaruga e a serpente representam a longevidade e é dito que sua união gerou o universo, sua cor preta era por causa de sua estação, o inverno, que era considerado o crepúsculo ou o fim das estações.

Tartaruga Negra: em japonês Genbu; em chinês Xuan Wu (Xuánwǔ-玄武).

Qing Long

Governante do quadrante Leste, seu elemento é a madeira, sua estação é a primavera e sua virtude é a benevolência. Embora a cor da primavera seja verde, ele é descrito como um dragão azul. Um dos mais antigos e respeitados dentre todas as figuras mitológicas símbolo de autoridade e força, por isso era usado por grandes figuras do poder ou realeza.

Dragão Azure/Azul: em japonês Seiryu; em chinês Qing Long (Qīnglóng-青龍).

Zhu Niao

É o governante do quadrante Leste, é representado por um Pássaro Vermilion, seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a ética. Só aparece em tempos de boa sorte. Possui um comportamento nobre e é exigente com o que come e onde pousa.

Pássaro Vermilion: em japonês Suzaku; em chinês Zhu Niao (Zhū Niǎo-朱鸟).

O Quinto Deus Celestial

É dito que o lendário Imperador Amarelo se transformou em um dragão que se assemelhava ao seu emblema e ascendeu aos céus. Os chineses o consideravam seu ancestral, por isso as vezes se consideravam a si mesmos como ‘filhos do dragão e por isso foi usado como um símbolo do poder imperial. Ele não aparece na mitologia japonesa, no entanto, o dragão Kouryu que representa o imperador japonês é considerado seu equivalente.

Huang Long

É um dragão sem chifres que surgiu a partir do Rio Luo e presenteou o lendário imperador Fu Xi com os elementos da escrita. Dizem que seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, a estação e o clima. É considerada a quinta besta guardiã e também o deus central dos Quatro Deuses Celestiais, seu elemento é a terra, é o quinto elemento chinês e representa a mudança das estações do ano. Sua virtude é a benevolência.

Dragão Amarelo: Huang Long (Huánglóng -黄龙).

 

Com informações do Portal de Mitos.

Contribua com a Novel Mania!