Insights do Patriarca - Artigo - Novel Mania

Nota de apoio à Saikai Scan


Os tempos mudam e a gratidão se torna cada vez mais efêmera.

É com estas palavras que abro minha nota de apoio à Saikai Scan que vem sendo alvo de duras pseudo-críticas.

Nestes quase 3 anos à frente da Novel Mania pude me tornar parceiro de muitos sites e, sempre prezei pelo bom convívio com os demais sites e com os leitores. Ouvindo cada um deles e ajudando sempre que possível.

Já divulgamos novels de diversos sites, participamos de lançamentos de novels e novidades em outros sites, sempre que solicitam formalmente algo assim eu pessoalmente dou permissão de usarmos o que temos para ajudar. Porque estou falando isso? Porque sei o quão difícil realmente é criar um site para publicar novels.

A medida que o número de novels aumenta, a equipe também aumenta e aumentam as divergências e especificidades que cada uma das coisas trás. Quem acha que estamos ficando ricos ou poderosos são meros tolos no fundo do poço que sequer sabem o que de fato é necessário para tudo continuar funcionando.

Antes, o que podíamos dar era sempre visto com bons olhos e a gratidão era o motivo de continuarmos extremamente engajados. Mas hoje as coisas mudaram!

Alguns leitores se juntam, criam uma ‘treta’ e falam mal de traduções, de autores e de erros no site. 

Me pergunto o motivo de fazerem isso. Será que não entendem o esforço que é? Será que não valorizam o que recebem? Ou será que pensam que por uma doação ou outra ou por ter anúncios nos sites eles pensam que estão bancando profissionais à seu dispor?

O que me conforta é que são minoria! Mas sei o peso e o golpe que isso é para uma equipe que se dedica integralmente para tal. Quando surgem problemas assim, é difícil não pensar em se retirar e abandonar o projeto e provavelmente muitos membros da Saikai podem estar passando por isso atualmente.

Mas cá está o meu recado em nome de toda a Novel Mania, tradutores, editores, revisores e leitores: Não desanimem e vamos continuar!

Ao verem aqueles que dizem que ‘ler em inglês é melhor’, ‘WuxiaWorld é melhor’, LNMTL é melhor!

Façam apenas isso: continuem em frente. Fazemos o que fazemos para aqueles que valorizam e que se sabem como podemos melhorar, ao invés de ir denegrir ou desmotivar, nos mandam um e-mail, mensagem, carta ou até falam via jade de transmissão de som como podemos corrigir algo, melhorar e etc. São para estes que nós nos dedicamos! Os demais, apenas paciência.

Falo com total propriedade, nosso teste de tradutores não é simples e muitos que tentam reprovam. E o mesmo é com a Saikai Scan que temos contato desde o início. É difícil controlar se um ou outro tradutor usa alguma ferramenta de tradução, mas evitamos ao máximo e estamos sempre corrigindo o necessário.

Saikai Scan e todos os demais sites de novels brasileiros, vocês são incríveis e quero continuar vendo todos rumo ao topo, não somos inferiores a nenhum site estrangeiro, apenas começamos depois e como aprendemos com Meng Hao, com tempo e esforço podemos mudar o jogo!

O meu recado final é para os leitores, valorizem sempre o que é de casa! Há uma teimosia boba em pensar que o que é estrangeiro é melhor. Mas, parem de se enganar e valorizem adequadamente os sites brasileiros.

Isso é tudo, que o Dao esteja com vocês!

Alterar fonte
Cores