MM – Volume 1 – Prólogo – Marcha Mortal para o desastre


Estrelas cruzavam o céu.

Dezenas e dezenas delas.

Você já viu uma estrela cadente?

Eu estou certo que muitas pessoas já. Talvez você tenha sido cativado por sua beleza passageira ou tenha feito um desejo para uma delas que caia no céu noturno.

Mas você já viu algum meteorito rasgar o céu em direção à superfície? Você já viu um deles rasgar o céu em pedaços com um rugido estrondoso, batendo no chão com um impacto terrível?

Talvez alguns de vocês tenham visto algo parecido na TV ou em algum lugar na internet. Mas, mesmo assim, tenho certeza de que ninguém nunca pensou que iria ver uma chuva de meteoros de perto, caindo ao seu redor.

E, no entanto, neste exato momento, estou observando mais de uma centena de pedras caírem sobre a terra diante dos meus olhos, uma após a outra.

Não, eu não deveria dizer isso de forma tão passiva, como se fosse problema de outra pessoa. Porque eu sou o único responsável por este desastre em primeiro lugar.

Por causa de uma escolha que fiz impensadamente há apenas dez minutos, uma chuva de meteoros explodiu o chão. Os meteoritos fizeram a terra colapsar por toda parte, de algumas centenas de metros de mim até o enorme cânion a distância, esmagando todos os inimigos dentro dessa grande área.

Os pontos vermelhos no radar do canto do meu campo de visão desapareceram como uma mancha incômoda sendo lavada. Eu não posso ver daqui, mas provavelmente, inúmeras vidas estão sendo apagadas no ponto de impacto de cada meteorito.

E logo brevemente depois de cada um deles desaparecer dentro da terra,  eu ouço o som do impacto e sinto um tremor sob meus pés. E então, apenas quando uma enorme onda de detritos está prestes a chegar a mim—

De repente, uma dor lancinante me atinge como a ira de Deus. É como se meu crânio estivesse se abrindo e meu corpo estivesse se separando.

Quando a dor para, meu corpo está perdido na nuvem de poeira.

◊◊◊◊◊◊

Vamos voltar um pouco no tempo.

Eu estava fazendo horas extras em um dia de folga em um último esforço para concluir um projeto que estava atrasado há muito tempo, antes do prazo final. Como programador de uma empresa de subcontratação, trabalho em projetos terceirizados, como jogos de PC e smartphone, comissionados por empresas maiores.

Por mais obscura que seja nossa empresa, uma pessoa nunca tem mais de dois projetos por vez. Mas por causa de muitas mudanças e erros de última hora, o programador mais jovem designado para este jogo estava ausente de seu posto logo antes do lançamento! Que perdedor!

De fato, a taxa de rotatividade de empregos aqui era tão alta que o meu Júnior e eu éramos os únicos dois programadores em toda a empresa. Como não havia tempo para encontrar um substituto de última hora, fiquei preso terminando seus projetos em adição aos meus próprios.

“Tudo certo— a entrada de todas as classes de entrada/saída e a dos comentários está completa. Agora eu só preciso deixar o documentador automático preparar os documentos a partir do código fonte e desenhar um diagrama de correlação, e então eu posso começar a fazer alguma depuração séria.”

Eu me estiquei um pouco, estalando meu pescoço. Olhando ao redor da sala, parecia que todas as mãos disponíveis estavam trabalhando– você nunca teria imaginado que era feriado. Infelizmente, isso era algo normal no meu local de trabalho.

Na mesa ao lado, o supervisor de depuração estava resmungando enquanto trabalhava, mas ninguém lhe deu atenção. Quem tinha tempo? Os game designers e os planejadores por perto trabalhavam sozinhos e em silêncio, todos com os mesmos olhos mortos e vazios.

No tempo que fiz café e voltei para a minha mesa, meu PC terminou seus processos e os dados necessários para a depuração estavam completos. Sem esses dados, não era de admirar que meu ex-colega de trabalho tivesse feito um trabalho tão terrível.

Eu acho que é inútil reclamar sobre meu Júnior quando eles o jogaram na luta sem qualquer treinamento para o trabalho, hein? Havia quatro programadores trabalhando aqui apenas meio ano atrás, quando ele começou, e agora há apenas eu, então eu acho que isso diz mais sobre essa empresa do que qualquer coisa…

“Sr. Sat… Er, Sr. Suzuki— o cliente está reclamando que WW é muito difícil para iniciantes e nos pede para consertar isso … O que devemos fazer?”, eu olhei por cima do ombro para ver o Sr. Excesso de Peso, o diretor e designer-chefe, olhando para mim impotente— como sempre.

Eu ouvi você começar a me chamar de Satou, amigo. Você não pode ao menos dizer o meu nome corretamente? Eu estou no time há mais de seis meses! E porque você parece feliz com mais problemas? Eu não entendo porque tantos desenvolvedores são masoquistas.

WW é a abreviação de War World, um jogo de browser de PC que desenvolvemos do início há algum tempo. É um jogo de estratégia com alguns elementos de mídia social, ambientado em um mundo de fantasia.

“Eu não disse a eles que, se fizermos o jogo tão fácil, o público alvo deles não vai jogar …?”

Nós passamos inúmeras reuniões com o cliente decidindo sobre esse nível de dificuldade. Eu acho que todas aquelas reuniões sem sentido eram realmente, bem, sem sentido. Ótimo.

“Bem, eles derrubaram isso antes, mas e se adicionarmos um recurso de bônus em que novos jogadores tenham a habilidade de encontrar todos os inimigos no mapa, além de um feitiço de área de três utilizações que possa eliminá-los? Poderíamos dar a eles um título especial extra ou algo assim, se eles passarem sem usá-lo, então jogadores habilidosos podem ter um incentivo para não os ativar”.

“Não temos muito tempo, então vamos com isso. Você poderia preparar isso por favor, Suzuki?”, o Sr. Excesso de Peso estava tão despreocupado com seus pedidos como sempre.

“Espere um minuto. Eu estou trabalhando na depuração do MMO para smartphone agora, então você pode obter a aprovação do cliente primeiro? Se apenas colocarmos tudo sem perguntar, não teremos tempo para mudá-lo mais tarde, se eles não gostarem.”

“Tudo bem, eu vou chamá-los imediatamente!” Sr. Excesso de Peso se arrastou para a área de fumantes, o celular na mão.

Eu retomei meu trabalho, resmungando para mim mesmo o tempo todo. Em pouco tempo, o sr. Excesso de Peso me deu um sinal de positivo, e ficou mais e mais tarde enquanto eu continuava trabalhando, afastando minha fome comendo besteiras como um lanche rápido.

Corrigir os incontáveis ​​erros no trabalho de Júnior ocuparia a maior parte da noite antes que eu pudesse finalmente deixar o resto para a equipe de depuração.

Qual era o nome daquele jogo novamente? Como sempre nos referimos a ele como “o MMO” ou “aquele RPG”, eu havia esquecido seu título real… Oh, certo— “Freedom Fantasy World”. Acho que evitamos chamá-lo assim porque era confusamente semelhante ao antigo título do WW, “Fantasy War World”. Mas eu me lembro que a documentação antiga rotulava ele como FFW. Eventualmente, eles tiraram o Fantasy do título do WW, e o nome do RPG, que aparentemente era temporário, foi mudado para Freedom Fantasy Life, com o FFL como a nova abreviação. Portanto, não havia mais motivos para confusão, mas já era tarde demais.

“Suzuki, nós temos um relatório de bug do grupo verificando o Armazenamento.”

“O que é desta vez? Se é sobre os infinitos itens gratuitos, eu já cuidei disso.”

“Não, aquele foi um problema com o inventário no FFL. Eles disseram que desta vez é um bug de duplicação de itens no WW. Você poderia dar uma olhada no anexo que lhe enviamos?”

“OK. Porra, os erros de duplicação são sempre difíceis de se livrar …”

Ugh. Trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo é muito complicado. A propósito, “Armazenamento” não se refere a qualquer armazenamento externo ou discos rígidos, é o nome do sistema de inventário da WW.

Continuei meu trabalho corrigindo erros no WW, lidando com cada relatório de bug quando ele chegava da equipe de depuração. Em algum momento do processo, o Sr. Excesso de Peso enviou um e-mail solicitando que eu removesse as limitações de capacidade o Armazenamento da WW para o teste beta.

Ele mandou um e-mail porque não queria levar bronca, o bastardo. Eu definitivamente vou fazer ele me comprar um jantar ou algo assim depois de tudo isso.

A equipe de depuração do FFL também precisava verificar algumas limitações e solicitou que eu desativasse temporariamente as restrições de nível.

Não deveria isso ser trabalho para grupo de servidores?

Eu amaldiçoei eles em voz baixa enquanto trabalhava. Cara, essa vai ser outra noite, não é?

A correção de erros continuou pela manhã até que, milagrosamente, finalmente conseguimos entregar o aplicativo FFL ao cliente. Definitivamente não era livre de bugs, mas, felizmente, uma vantagem da distribuição online é a suprema arma de último recurso conhecida como “patch de atualização”. Eu quase podia ouvir os usuários me vaiando por pensar assim, mas eu estava cansado demais para me importar.

Fiz minhas correções no trabalho da outra equipe para o WW e enviei o arquivo do programa para o Sr. Excesso de Peso por meio da correspondência interna da empresa. Depois de trinta horas sem dormir, era hora de um cochilo bem merecido na área tranquila debaixo da minha mesa.

Vá em frente e ria desse escravo corporativo. Neste momento, o sono é justiça!

◊◊◊◊◊◊

Você já ouviu falar de sonhos lúcidos?

Eles acontecem quando você está sonhando, mas está consciente que está sonhando.

Certo, então. Naquele momento eu estava em um deserto desolado.

Sim, um deserto desolado. Se você tiver uma imagem do Grand Canyon, isso daria a você uma ideia.

Como eu sabia que isso era um sonho? Primeiro, lembrava de adormecer debaixo da minha mesa há apenas alguns instantes. Segundo, haviam quatro ícones no canto inferior direito do meu campo de visão, junto com um gadget chamado Menu e um radar era exibido no canto superior direito. Era a interface de WW, o jogo em que eu estava trabalhando momentos atrás.

Contudo! Esta não era a primeira vez que tirava uma soneca no trabalho durante uma marcha mortal e continuava trabalhando nos meus sonhos. Que eu estava fazendo isso em um deserto em vez do escritório ou meu quarto era um pouco estranho, mas provavelmente era só porque a sala em que eu estava dormindo estava realmente seca ou algo assim.

O cheiro da terra ressequida fez cócegas no meu nariz. Um sonho onde eu podia sentir o cheiro das coisas… Isso era algo incomum. Através de uma pequena tentativa e erro, eu descobri que eu poderia abrir o menu apenas pensando nisso. Para meu divertimento, algum tipo de bug me impedia de tocar o menu com a mão.

Felizmente, eu poderia operar com a minha mente.

Os itens do menu pareciam ser uma mistura de FFL e WW, mas eu acho que você não podia exatamente esperar que os sonhos fossem consistentes. O nome do meu personagem era Satou, como de costume. As pessoas geralmente me chamam assim por engano, esse é o nome que eu geralmente uso nos meus personagens de teste.

Meu status era o padrão para um novo personagem de nível 1, e meu equipamento consistia da barra de cereais, carteira, telefone celular e outras coisas que eu tinha em mim quando adormeci.

Típica lógica de um sonho meia boca.

Conforme eu inspecionava meus arredores, eu vi uma área onde o chão estava completamente cortado. Imaginando que era um penhasco ou algo assim, eu fui em sua direção.

Certamente, ele era bem alto: eu estava de pé na beira da uma queda acentuada que desceu pelo menos 90 metros. Pilares parecidos com o que eu estava se erguiam por todo deserto. No fundo, a mesma terra marrom-avermelhada se estendia até onde os olhos podiam ver.

Ao longe, pude ver algum tipo de rachadura, possivelmente um canyon. Tentei verificar no mapa, mas tudo fora da minha área imediatamente próxima estava em branco. Supondo que esse sonho tivesse um sistema de “neblina de guerra” como o WW, eu só seria capaz de ver áreas que eu havia explorado. Um rótulo no canto superior esquerdo dizia Vale dos Dragões, então talvez fosse o que a fenda era? Apertei os olhos o melhor que pude, mas não vi nada que se parecesse com um dragão.

Em vez disso, vi algo muito diferente.

◊◊◊◊◊◊

Estava emergindo das sombras do penhasco mais próximo, levantando uma nuvem de poeira. Como uma carga de cavalaria em um filme de fantasia.

Meus olhos instintivamente caíram nos quatro ícones no canto inferior direito da minha visão: um em que se lia Pesquisar Mapa Inteiro e três onde se lia Chuva de Meteoros. As habilidades de emergência para iniciantes que eu inventei depois da reunião com o Sr. Excesso de Peso. Impulsionado por um vago sentimento de desconforto, selecionei o ícone Pesquisar Mapa Inteiro.

O radar localizava automaticamente quaisquer inimigos e o grupo de pontos vermelhos confirmava que o grupo que se aproximava era hostil. Como o alcance do radar era limitado, abri o mapa maior para verificar sua configuração.

O exército que avançava era um grupo de inimigos de alto nível. Havia tantos deles, toda a metade superior do mapa estava inundada de vermelho.

… isso não é… um pouco exagerado? Há muitos.

O bando que se aproximava era rotulado de Elite dos Homens-Lagarto. Havia cerca de trezentos deles, a maioria próxima do nível 50. Um jogador de nível 1 desarmado como eu definitivamente não teria nenhuma chance.

Quando o grupo estava a menos de seiscentos metros do penhasco, sua marcha repentinamente parou. Eu me abaixei atrás de uma pedra, fora de vista, e olhei para eles.

Eles pareciam algum tipo de exército montado, mas não era uma cavalaria comum. Eu poderia dizer que suas montarias não eram cavalos, mas a poeira obscurecia minha visão para que eu pudesse determinar muito mais que isso.

Um dos cavaleiros se afastou do grupo e se aproximou do meu esconderijo, finalmente me dando uma visão mais clara. A montaria não era um cavalo, mas algum tipo de dinossauro velociraptor, e o cavaleiro de armadura não era um humano, mas um homem-lagarto.

“••••• ••••• ••••• •••••”

O homem-lagarto estava gritando algo em uma língua que eu não entendia, mas não havia dúvida de que ele parecia ter descoberto que eu estava ali. Eu acho que eu poderia atribuir isso à lógica absurda dos sonhos também.

Ele pareceu esperar um momento pela minha resposta. Como não veio nenhuma, ele aparentemente se cansou de esperar, pegou um arco longo, apontou para mim e puxou a corda do arco para trás com seu braço poderoso. O contorno de seu corpo brevemente brilhou em vermelho, mas eu não tinha tempo para me preocupar com isso.

O homem-lagarto deixou sua flecha voar, e ela cortou o ar, assobiando diretamente na minha direção. Sim, completamente em linha reta — ela se movia em uma linha perfeita, aparentemente intocada pela gravidade. Naquele instante, resignei-me a morrer em meu sonho, mas a flecha só roçou minha bochecha quando passou voando.

Meu rosto estava quente, como se tivesse sido queimado. Inconscientemente, eu coloquei minha mão na minha bochecha e senti algo escorregadio. Olhando para baixo, vi que meus dedos estavam manchados de vermelho, como eu temia.

Eu toquei minha língua para o sangue fresco que tinha gosto de ferro… Isso é realmente um sonho …? A pergunta surgiu espontaneamente em minha mente.

Um som estrondoso como chuva torrencial interrompeu meus pensamentos. O exército estava atirando em mim, suas flechas chovendo em um arco perfeito. Eu rapidamente deslizei em uma cavidade na rocha – bem, eu caí nela desajeitadamente, para ser mais preciso.

Antes que eu tivesse a chance de recuperar o fôlego, uma chuva de flechas perfurou o chão onde meu corpo estivera momentos antes. As primeiras flechas aterrissaram e alguma flechas bateram atrás delas se espalhando e caindo. Olhando para as pontas de flechas afiadas, estremeci como se minhas costas tivessem sido mergulhadas em água fria.

As flechas foram se acumulando a nove metros do meu esconderijo. Aqueles homens-lagarto eram talentosos atiradores, mas eu não tinha tempo a perder admirando-os.

A única coisa em minha mente era o medo.

Aqueles de vocês que foram perseguidos por monstros em seus sonhos provavelmente entenderão como me senti.

Eu tinha poucas opções. Eu poderia ficar lá agachado sob a rocha e morrer, tentar fugir durante uma pausa na chuva de flechas, ou revidar.

Eu selecionei um dos três ícones do Chuva de Meteoros que ainda estavam no canto da minha visão. O ícone desapareceu, deixando para trás um traço temporário.

Mas isso foi tudo.

“Oh vamos lá! Você está me dizendo que a implementação do comando ainda não está funcionando?”

Como se para aumentar ainda mais meu pânico, outra onda de flechas caiu. Lenta, mas seguramente, o bombardeio estava destruindo meu esconderijo. “Quão fortes são essas flechas, afinal? Esses caras são do bando de Robin Hood ou algo assim?”

Amaldiçoando, selecionei os dois ícones restantes do Chuva de Meteoros. Mas, novamente, os símbolos só desapareceram, sem nenhum outro efeito.

Uma das flechas finalmente rompeu a rocha e roçou muito levemente meu ombro.

“Droga! Eu vou morrer por causa de um bug? Que tipo de final ruim é esse?”, eu resmunguei, mas minhas queixas ansiosas logo se transformaram em um fraco murmúrio.

Por quê? Porque eu tinha visto inúmeros meteoritos atravessando as nuvens, caindo em direção ao solo.

Eu olhei estupidamente para a visão.

Obrigado pela sua paciência— estamos finalmente de volta à cena em que tudo isso começou.

Nome verdadeiro: Ichirou Suzuki.

Nome do personagem: Satou

Foi assim que minha vida em outro mundo começou.


Tradutor: Red Komandyr



Fontes
Cores