Novel Mania no Festival de Cultura Coreana em Pernambuco - Novel Mania

V Festival da Coreia em Pernambuco: veja tudo o que rolou!


No último dia 23 de setembro, a Novel Mania participou do super V Festival da Cultura Coreana em Pernambuco, realizado no Centro de Convenções de Olinda/PE.

O evento faz parte das comemorações do “Dia da Cultura Sul-Coreana”, data comemorativa inserida no calendário oficial pela Lei 15.114/2013. O objetivo do evento é  divulgar a cultura coreana e promover a integração entre o Brasil e a Coreia. E claro, a Novel Mania não poderia ficar de fora!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Visualização Impresso para o Festival da Coreia 2018

Levamos alguns mimos para serem distribuídos pela equipe do evento que abraçou a Novel Mania sem pensar duas vezes. E também distribuímos alguns impressos falando sobre três novels coreanas maravilhosas, foram elas:

Exibição de Taekwondo

E vocês que são aficionados em web novels de artes marciais, com toda certeza gostariam de estar lá durante a exibição de Taekwondo. Para quem não conhece, Taekwondo (em coreano: 태권도) , também grafado tae kwon do, ou TKD, pronunciado “Tê quón dô”, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palco

E para conhecimento ainda mais aprofundado, o nome “taekwondo” se origina da fusão de três palavras coreanasː Tae (Grande), kwon (escola) e Do (caminho). Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e interceções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.

Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um desporto de chutes com muito poder de explosão.

Vocês não fazem ideias da potência dos golpes, apesar de ser apenas uma demonstração dessa arte marcial, muitas das vezes aparentaram machucar de verdade.

Dança Típica Folclórica Coreana

A Grande Dança da Paz, ou, como é conhecida em solo coreano, 태평무 (Taepyeongmu), traduzido literalmente como “A grande dança da paz”. Como o próprio nome sugere, esta dança tem como objetivo desejar paz ao reino.

A origem exata dessa dança é desconhecida, mas acredita-se que ela tenha influências xamânicas, pelos seus passos complicados e nos padrões rítmicos da música. Taepyeongmu foi particularmente influenciada por Gyeonggi-dodanggut, um ritual xamã para venerar o deus da vila na província de Gyeonggi.

Dança Coreana da Paz

Os movimentos dessa dança são muito complicados! Pra vocês terem uma noção, Taepyeongmu tem 2 tipos de movimentos de braços, 15 tipos de passo, 5 tipos de movimento de corpo, entre outros. Dentre todos esses passos, os considerados mais difíceis são os movimentos das mãos e dos pés.

Apresentação da Dança Mascarada

Essa dança tem muitos nomes dentro da cultura coreana tradicional: t’alch’um, sandae-nori, ogwangdae-nori, yayu, entre outros, porém, Sandae-nori é o nome utilizado para se referir a dança da máscara e drama de dança da máscara na região de Kyonggi, em Seul.

Festival da Coreia em Pernambuco - Novel Mania

O Palácio do Dao escrevi um artigo muito legal sobre essa dança, vão lá prestigiar, o artigo é ‘Talchum: a dança de máscaras tradicional da Coreia‘.

Coral da Escola de Língua Coreana do Recife

Pudemos ouvir o Coral da Escola de Língua Coreana do Recife que cantou maravilhosamente bem e vocês que não puderam estar lá nem fazem ideia da energia.

Festival da Coreia em Pernambuco - Novel Mania

Apresentação de Cover Musical

Imaginem se arrepiar e se emocionar em todas as apresentações! Foi exatamente assim, cada apresentação fazia com que todos no teatro enlouquecem de tão incrível que era. Seja por talento focal ou domínio de palco.

Espero que quem é leitor da Novel Mania e mora em Pernambuco possa comparecer no próximo ano, não vai se arrepender. E quem quiser, há vídeos bem legais das apresentações em nosso IGTV.

Cover Musical

Curiosidades sobre a Coreia

Tivemos a honra de ver o fundador do Festival da Coreia respondendo perguntas sobre a Coreia do Sul e de forma muito simpática contou diversas curiosidades sobre o país, seu povo e sua cultura.

Festival da Coreia em Pernambuco - Novel Mania

Culinária Coreana

Saímos de lá com fome? Não! Aproveitamos o momento para degustar a culinária cheia de cores da Coreia do Sul. Provamos Bulgogi, Kimchi, Mandú, Amendoim caramelizado, e  Batata caramelizada.

Mas isso não foi tudo não, também bebemos um refrigerante de uva verde que vinha pedacinhos de uva nele e um bolinho delicioso.

E claro, comemos tudo com hashi bem metidos à orientais, mesmo sem saber e ficar pensando, “malditos palzinhos”. Calma, vou contar nossa experiência com cada prato, vamos lá?Comidas Coreanas

Bulgogi

Traduzindo literalmente é Bul=Fogo e Gogi= carne, então seria carne que leva fogo. Este prato é o mais indicado para quem começa a aventurar na culinária coreana, pois ele não leva nada de pimenta. Ou seja, pensamos “vamos comer isso e não vai ter erro”.

Foi dito e feito, carne boa e suculenta.

Kimchi

Para nós que lemos novels coreanas ou vemos muitos doramas, o Kimchi é algo que todos tem vontade de provar, não é mesmo?

O kimchi, principalmente, é muitas vezes considerado como a “base da alimentação” dos coreanos, podendo ser consumido nas três refeições diárias. Trata-se de preparações em que se colocam os vegetais em salmoura durante várias horas e, a seguir, se envolvem com uma pasta feita com farinha de arroz, açúcar e vários temperos; estas preparações podem ser consumidas de imediato, mas normalmente deixam-se a fermentar para servir de condimento a outros pratos.

Detalhe, é bem apimentado, mas uma delícia.

Mandú

Mandu são bolinhos de massa na cozinha coreana. Mandu pode ser cozido no vapor, frito ou frito. O que provamos lá foi frito com água, acreditam? Que saudade desse bolinho e que dificuldade de pegar ele com o hashi.

Delícias caramelizadas

Amendoim caramelizado e batata caramelizada, é apenas isso, mas nunca pensei que poderiam fazer isso, nossa. Adoramos, mas não tem muito o que falar, apenas desejo que provem um dia.

Coreia do Sul

As delícias industrializadas da coreia, que mencionei antes. hahaha Os nomes, caso queiram comprar na internet, são: Haitai de Uva Com Pedaços De Fruta Bonbon e Orion Chocopie Alfajor Com Marshmallow.

Concurso de dança (K-POP)

Vocês querem minha opinião pessoal? Um dos pontos auges do evento foram as coreografias dos grupos de dança, sem dúvida alguma todos foram incríveis. Colocamos diversos vídeos no IGTV e no Facebook que vocês podem sentir um pouco da energia do que estou falando.

Sério, foi incrível!

Concurso de Dança

Telão na área externa

Para quem não conseguiu entrar no Teatro, a organização do evento colocou um telão para todos conseguirem acompanhar, mesmo que fora. E isso foi uma ideia maravilhosa, a foto abaixo é de antes do evento começar, mas no momento que começou ficou lotadíssimo.

Festival da Coreia em Pernambuco - Novel Mania

Festival da Coreia em Pernambuco - Novel Mania

Ficou curioso(a) para ver mais? Confira tudo na nossa Página no Facebook e no Instagram!

Quer saber mais sobre o evento? Curtam a página deles, tem muita informação lá e eles respondem super rápido: www.facebook.com/FestivalDaCoreia


Fontes
Cores