ZTJ – Capítulo 7 – O Encontro de Chen e Tang




Quando o incenso terminou de queimar, houve um tinido de metal indicando que esta rodada de exames tinha chegado ao fim. Chen Changsheng saiu do prédio com o resto dos potenciais estudantes, sem prestar atenção aos olhares peculiares lançados em sua direção. Seguindo as instruções, ele caminhou em direção à uma praça de pedra atrás do lago, onde os resultados seriam anunciados e estava aguardando o anoitecer, quando o exame final iria ser concluído.

A maioria dos outros alunos permaneceu na frente do prédio, trocando respostas ou reclamando sobre a dificuldade do teste. Quando ele chegou naquele lugar atrás do lago, a praça de pedra estava muito quieta. Vendo que alguém estava de pé no lago, ele logo percebeu que era o jovem vestido de azul que havia liberado aquela ofuscante luz. Ele achava que os gênios, inevitavelmente, seriam orgulhosos e distantes. Então ele não avançou. Inesperadamente, o jovem se aproximou dele.

“Eu me chamo Tang Trigésimo Sexto[1]“, disse o jovem vestido de azul.

Chen Changsheng ficou bastante atônito. Ele não achou que o jovem viesse e tomasse a iniciativa de conversar. Ele arrumou suas roupas e disse com cortesia: “Meu sobrenome é Chen (陈), escrito com ‘orelha’ (耳) e ‘leste’ (东), Chen Changsheng[2]“.

Tang Trigésimo Sexto olhou fixamente para ele, como se não esperasse que o nome desse jovem fosse tão feio. Mesmo o mestre de uma família rica no campo não daria ao seu filho tal nome. Depois de um momento de silêncio, ele disse: “Este nome é realmente sincero e honesto, não é certo para mim dizer que esse nome é feio.”

Chen Changsheng pensou, sua maneira de falar é bastante sincera, apenas seu nome que é estranho.

“Eu me chamo Chen Changsheng… porque, quando eu era pequeno, estava doente. O mestre[3] espera que eu viva até os cem anos. E você? Por que você se chama Tang Trigésimo Sexto? Não pode ser que você é o trigésimo sexto filho de sua família, sim? Como sua família pode ter tantas pessoas? Onde está sua casa? Com tantos irmãos e irmãs, não é muito barulhento quando estiver estudando?”

Tang Trigésimo Sexto ficou impressionado.

Perguntar diretamente sobre as origens do nome de alguém era algo muito descortês a se fazer. Além disso, ele tinha um rosto muito frio, que estranhos não gostavam de se aproximar. Aqueles que não conheciam as origens de seu nome, por mais curiosos que fossem, continuariam a conter-se diante dele, não se atrevendo a pedir-lhe explicações diretamente. Este jovem acabou de fazer uma pergunta tão casual a ele e depois acrescentou mais perguntas sobre.

Na verdade, o pensamento de Chen Changsheng era muito simples. Nesta capital, que ele não estava familiarizado e na Academia do Caminho Celestial cheia de olhares frios e de ridicularizações, essa pessoa que era claramente um gênio, tomou a iniciativa de se aproximar e se apresentar, então, era correto e apropriado que ele retornasse com ainda mais entusiasmo e gentileza. Pelo menos, ele deveria tomar iniciativa para brincar um pouco e conversar sobre algo.

Desde que ele era criança, havia vivido junto com seu mestre e irmão mais velho. O mestre raramente dizia algo e seu irmão mais velho não conseguia falar, então, ele simplesmente não tinha ideia de como trocar gentilezas. Ele parecia estranhamente rígido e embora quisesse transmitir sua intenção gentil a esse jovem, era muito fácil causar más interpretações, como ontem na propriedade do General Divino.

No entanto, o interessante era que, ele não achou inapropriado, mas ao contrário, ele achou Chen Changsheng muito honesto e sincero. O que Tang Trigésimo Sexto queria ao longo de sua vida era ser uma pessoa verdadeira, mas todas as pessoas que ele encontrava eram pessoas medíocres ou fraudulentas. De repente, encontrar uma pessoa como Chen Changsheng o fez sentir-se muito satisfeito.

“No meu clã há realmente muitas pessoas da mesma geração que eu, mas todos nós estudamos em nossas próprias casas, por isso não é barulhento. A razão pela qual eu me chamo de Tang “Trigésimo Sexto” não é porque eu sou o trigésimo sexto filho na minha família, mas porque no ano passado, quando completei quinze anos, entrei pela primeira vez na Proclamação do Firmamento Azul e fiquei na trigésima sexta posição. Achei que foi muito humilhante, especialmente quando comparado com aquela garota e aquele filhote de lobo… então eu mudei meu nome para Tang Trigésimo Sexto, para sempre me lembrar que meu cultivo e força atual não são adequados. Sim, parece que eu respondi todas as suas perguntas. Sim, eu respondi a todas.”

A conversa acima foi a primeira interação social que Chen Changsheng teve desde que ele deixou a aldeia Xining e chegou a movimentada capital. Ao mesmo tempo, também foi a primeira interação social que Tang Trigésimo Sexto teve depois que ele deixou Wenshui e chegou à capital. Na época, Chen Changsheng tinha quatorze anos e Tang Trigésimo Sexto estava prestes a completar dezesseis anos, de modo que ambos estavam um tanto confusos e inexperientes no aspecto da socialização. Esta conversa foi, sem dúvida, bastante agitada, interessante e divertida, mas muitos anos no futuro, a história provaria que essa interação social foi um sucesso em ascensão. Poderia até dizer-se que, após o tratado assinado entre o imperador Taizong e o Chefe dos Demônios, essa foi a interação social mais bem sucedida e mais importante da história.

“Quantas perguntas você respondeu?”

Tang Trigésimo Sexto perguntou. Ele realmente estava bastante interessado nesta resposta, porque embora ele houvesse percebido que Chen Changsheng era apenas uma pessoa comum… na realidade, ele provavelmente não era uma pessoa comum. Quando viu o rosto pálido de Chen Changsheng, ele percebeu que sua pergunta foi inadequada. Mesmo um gênio como ele se sentiu um tanto tenso. Era óbvio que Chen Changsheng havia consumido severamente sua força mental. Olhando para as circunstâncias, o resultado final provavelmente não seria bom.

“Houve algumas perguntas sobre o cultivo que eu realmente não consegui responder. Sentido espiritual, lídima essência e também o sol ardente da Condensação Estelar…”

Chen Changsheng respondeu com muita honestidade. Em seu coração, ele se sentiu bastante sortudo. Ele estudou as Escrituras Daoístas desde que era criança, então essas questões acadêmicas aparentemente complexas não eram muito difíceis para ele. Em vez disso, eram as questões de cultivo que ele realmente não conseguia responder. Felizmente, este foi apenas um exame para futuros estudantes, afinal, não houve muitas questões desse campo.

Quando Tang Trigésimo Sexto ouviu-o, ele sentiu que algo estava fora do normal. Estas foram as perguntas que ele não pôde responder… Pode ser que esse garoto realmente tenha respondido todas as outras questões? Ele tomou nota do fato de que, do outro lado do lago, um professor que carregava um exame espesso estava rapidamente caminhando para algum lugar. A tez do professor parecia estar severamente abalada e ele quase caiu quando subiu os degraus de pedra. Ele não pôde deixar de estar um pouco assustado. Ao associar isso com as palavras que Chen Changsheng acabou de dizer, ele não podia deixar de ter uma ideia que até ele achou difícil acreditar. Poderia ser que esse sujeito realmente quer dar a todos um “choque”?

“O resto… você tem certeza de que você respondeu tudo corretamente?”

“Eu não ouso dizer com certeza… há duas versões de ‘O Grande Supremo Mantra para Limpeza do Coração’. No ano em que a Ortodoxia foi estabelecida, eles lançaram uma versão editada. Depois, todos usaram a versão editada, entretanto, a era mencionada na pergunta era antes do ano mil quinhentos e setenta e três, então, eu não soube qual versão usar. No final, eu fui forçado a dar uma resposta para ambas as versões. Eu só tenho medo de que isso possa irritar o professor e me fazer perder pontos.”

Quando Tang Trigésimo Sexto ouviu essas palavras, silenciou-se.

Ele só conhecia uma versão para essa pergunta e só havia respondido por essa versão.

Depois de um tempo, ele olhou para Chen Changsheng e disse: “Eu sempre pensei que eu e aquele outro jovem éramos os mais orgulhosos entre essa geração de jovens. Eu não pensei que você seria realmente até mais orgulhoso do que eu.”

Chen Changsheng ficou intrigado. Pensou para si mesmo, como assim eu sou orgulhoso?

……

……

Os resultados foram publicados.

O nome de Chen Changsheng não estava lá.

Chen Changsheng silenciosamente ficou em frente à lista por muito tempo.

Os olhos que o olhavam da multidão eram bastante desagradáveis, exprimindo uma sensação de ridicularização e desdém. Se Tang Trigésimo Sexto não estivesse ao seu lado, muitas palavras desagradáveis provavelmente já teriam sido ditas.

“Eu não entendo”, disse Chen Changsheng.

Tang Trigésimo Sexto também não entendeu. Ele acreditava que esse jovem que o fez se sentir mais próximo e sincero não diria mentiras. Como ele disse que havia respondido a maioria das perguntas corretamente, o mesmo deveria ter respondido corretamente. Então, mesmo que ele não estivesse classificado na frente, sua pontuação deveria ter sido mais que suficiente para estar na lista.

Chen Changsheng procurou o professor que havia sido responsável pela avaliação da Pedra Sensorial e disse: “Eu gostaria de verificar minha prova.”

Aquele professor estava arrumando uma miscelânea aleatória e não olhou diretamente para aquele olhar calmo e resoluto. “Uma vez que você usou os regulamentos para obter as qualificações para fazer o exame, então você também deve saber… os documentos de exames da minha Academia do Caminho Celestial não podem ser verificados novamente. Isso funciona como um sinal de respeito à Academia. Se você não passou, então não passou.”

Chen Changsheng o olhou silenciosamente por um longo tempo, depois virou-se e saiu.

……

……

“Embora ele não tenha dito nada, você sabe o que ele quis dizer… Esse tipo de criança que está com raiva mas não diz nada de ruim, é realmente incrível”. Tang Trigésimo Sexto olhou para o outro lado do lago em direção à parte de trás do jovem que estava desaparecendo lentamente. Ele se voltou para alguma pessoa ao redor e disse com zombaria: “Para a Academia do Caminho Celestial não ter esse tipo de talento, é realmente incrível.”

“Você é mais velho que ele por dois anos, porém, você o chama de criança. Isso é realmente interessante.”

O vice-diretor da Academia do Caminho Celestial disse: “O mais interessante é, como você sabia o que ele queria dizer?”

“Ele queria dizer: você definitivamente vai se arrepender disso… Eu sei disso, porque se eu sofresse esse tratamento, eu definitivamente diria tais palavras.”

“A Academia do Caminho Celestial vai se arrepender rejeitando um estudante normal?”

“Ele não é um estudante normal. Ele é um gênio como eu.”

O vice-diretor da Academia do Caminho Celestial ficou em silêncio por alguns instantes e disse: “Eu vi o documento de exame desse jovem. Para ele ser tão erudito sem ter a Purificação, ele realmente pode ser chamado de um gênio. Mesmo em comparação com Wang Zhice naquela época, ele não está muito longe. Se fosse uma situação normal, eu absolutamente o teria recrutado para a academia e depois, o instruiria pessoalmente. É uma pena que não seja possível desta vez.”

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele e perguntou: “Por que não é possível?”

“Porque ‘alguém’ fez uma visita.”

“Quem?”

“A propriedade do General Divino.”

“O continente atual tem um Dufu[4], Cinco Santos, as Tempestades das Oito Direções e os inúmeros bandidos na Proclamação da Libertação, sem mencionar os demônios escondidos no deserto. Certamente os trinta e oito Generais Divinos são fortes… mas que espécie de lugar é a Academia do Caminho Celestial? Para estar obedecendo as ordens da propriedade do General Divino?”

“Seu pai confiou você para mim, então, não vou esconder isso de você, mas não pode falar disso em nenhum outro lugar… Uma simples propriedade de um General Divino é, naturalmente, incapaz de influenciar minha Academia do Caminho Celestial, mas a propriedade do ‘General Divino’ é diferente, porque é a propriedade do General Divino do Leste. O mestre dessa propriedade se chama Xu Shiji.”

“Xu Shiji… Mesmo que ele seja dedicado a Imperatriz Divina e seu poder seja formidável, no final, ele é apenas um General Divino.”

“Mas sua família tem uma Fênix…”

Uma vez que ele ouviu a palavra “Fênix”, a arrogância fria no semblante de Tang Trigésimo Sexto foi incapaz de não reter-se e instantaneamente, derreteu-se. Depois de um longo período de silêncio, ele murmurou: “… Chen Changsheng, esse cara, realmente conseguiu provocar aquela fênix?” Que tipo de pessoa ele é?”

O vice-diretor respondeu calmamente: “Não interessa qual é o tipo de pessoa que ele é, pois ainda tem apenas quatorze anos. Mesmo que ele fosse novamente iluminado, seria tarde demais. O mundo tem muitos gênios, então, se ele ainda tivesse mais potencial, logo o que aconteceria? Anteriormente, eu o comparei a Wang Zhice. Se ele realmente possui a força de vontade e o destino de Wang Zhice, então, o que importa se ele está ou não na Academia do Caminho Celestial?”

……

……

Chen Changsheng não sabia que seu fracasso tinha relação com a influência da propriedade Xu. Ele pensou que tinha, provavelmente, assumido o lugar do filho de algum influente oficial e assim sofreu dos estratagemas dessa pessoa. Embora esta tenha sido a primeira vez que entrou em assuntos mundanos, ele viu nas Escrituras Daoístas muitos casos insuportavelmente obscuros e sujos de decepção mútua, assim, ele só pôde permanecer em silêncio. Além de permanecer em silêncio, o que mais ele poderia fazer atualmente?

Ele deixou a Academia do Caminho Celestial e foi para a segunda escola na lista. Ele ainda não havia percebido que uma carruagem com a crista da Fênix Sangrenta estava seguindo-o à distância.


Tradutor: Enxarcado  |  Revisor: Martins  |  QC: Enxarcado



1 – 唐三十六.

2 – “Chen Changsheng” (陈长生) pode ser traduzido como “vida longa” ou “longevidade”, e têm os mesmos caracteres de “Seita da Longevidade” (长生宗).

3 – Este é o ancião de meia idade que aparece no prólogo.

4 – Ditador (独夫).


Alterar fonte
Cores