ZTJ – Capítulo 6 – Alegria Ao Abrir O Livro



Chen Changsheng parou e se virou para o professor. Ele ficou um pouco intrigado, mas quando se lembrou das cenas anteriores, ele entendeu por que o professor estava com raiva. Aqueles examinados que falharam na Purificação, ao chegarem nesse ponto, se retiraram em desapontamento. Esse professor pensou que sua resposta seria a mesma, mas ele continuou em frente. Presumivelmente, isso fez ele ficar um tanto descontente.

Ele não estava disposto a perder tempo em argumentos sem sentido e em mal entendidos. Chen Changsheng, sinceramente, inclinou-se para o professor que estava se levantando e explicou diretamente: “Professor, eu não estou querendo causar problemas.”

O professor preparou-se para repreendê-lo e perguntar apenas o porque dele pretender causar problemas no exame. Quando, de repente, ouviu o que Chen Changsheng disse. Ele não pôde dizer nada, mas não podia deixar de estar um pouco atordoado e se engasgar com suas palavras. Ele tossiu duas vezes e gritou: “ENTÃO, POR QUE VOCÊ NÃO DÁ O FORA DAQUI?”

Aqueles jovens que estavam atrás de Chen Changsheng na fila para fazer o teste já estavam ansiosos e impacientes. Vendo que ele não estava disposto a sair e que ficava agindo de uma maneira muito desavergonhada, eles, muito irritados, ajudaram o professor com vários gritos de repreensão. Havia também pessoas que zombavam dizendo que ele estava louco por conta de seu fracasso.

Xingamentos e risos caíram sobre os ouvidos de Chen Changsheng, mas sua expressão não mudou. Ele não pareceu nada com aquele jovem de quatorze anos, tão calmo que fez com que outros se sentissem indefesos. Ele olhou para o professor, curvou-se de uma forma extremamente cortês e pronunciou muito ordenadamente: “Não cultivei, mas ainda posso fazer o exame de admissão da Academia do Caminho Celestial.”

O professor estava perdido, não entendeu o que esse jovem estava tentando dizer. Como ele não conseguiu sucesso mesmo na Purificação, como ele poderia ter as qualificações para fazer a prova? Alguma vez houve uma exceção nesses últimos anos? Mesmo que existisse, apenas, por que deveria haver uma para ele?

Chen Changsheng explicou: “De acordo com os regulamentos da Academia do Caminho Celestial, capítulo dezessete, quarta lei, em uma nota de rodapé para o artigo oito, o exame de admissão é o único critério para entrar na academia. Onze anos atrás, o Departamento de Funcionários da Purificação também governou como tal.”

Ao ver suas roupas simples, o professor estava subconscientemente preparado para repreender Chen Changsheng. Não era como se ele fosse um esnobe, mas porque ele simplesmente não acreditava nisso, achava que este jovem estava mentindo. Como esses jovens que vieram claramente do meio do nada sabem mais sobre os regulamentos da Academia do Caminho Celestial que ele, que era o mais especializado em recrutamento e que supervisionou esse exame por tantos anos? Qual nota de rodapé… o regulamento do teste de entrada da academia tem esse artigo? Por que ele não tinha nenhuma ideia disso?

No entanto, assim quando ele estava prestes a chamar alguém para expulsar o jovem, ele de repente ouviu as palavras “Departamento de Funcionários da Purificação”. Ele não pôde evitar de ficar em choque e conter as palavras que estavam prestes a deixar seus lábios.

O Departamento de Funcionários da Purificação, originalmente, foi uma organização sem valor, controlada pelo Ministério do Trabalho. À medida que a Imperatriz Divina começou a tomar as rédeas do poder, colocou o departamento nas mãos de um homem que ela excepcionalmente favoreceu, um funcionário chamado Zhou Tong, famoso por sua crueldade. Sob seu cuidado, o Departamento de Funcionários da Purificação, de repente, assumiu uma aparência completamente diferente. Quem sabia quantos ministros e generais que ainda eram leais ao clã imperial, morreram naquele edifício aparentemente comum? Gradualmente, esse nome causou em todos os oficiais e ministros da Dinastia Zhou, medo.

Embora a Academia do Caminho Celestial não estivesse sob a jurisdição do Departamento de Funcionários da Purificação, era difícil não ter um pouco de medo. O que fez com que este professor se sentisse mais desconfortável era que, como o Departamento de Funcionários da Purificação queria lavar sua vil reputação, eles começaram a prestar especial atenção a sua “má fama” entre as pessoas comuns. Como resultado, eles fizeram tudo legalmente. Se o regulamento da Academia do Caminho Celestial realmente tivesse esse artigo que o jovem havia mencionado antes, então, poderia haver algum problema…

Ao ver a expressão calma de Chen Changsheng, o professor perdeu sua confiança. Depois de alguns momentos de hesitação, ele enrugou a testa e gritou algumas palavras de crítica para os que estavam atrás do jovem na fila. Depois se virou e saiu, indo para algum lugar. Os xingamentos e provocações da multidão cessaram gradualmente, passando para sussurros silenciosos. Ninguém sabia o que estava acontecendo.

Depois de um tempo, o professor finalmente retornou, e as emoções nos seus olhos quando ele se virou para Chen Changsheng eram mais complexas.

Chen Changsheng entendeu que o professor provavelmente tinha ido verificar o regulamento da academia e tinha visto a nota de rodapé que ele havia mencionado. Ele tinha lido implacavelmente, livros e mais livros no templo desde que era apenas uma criança. Todas as Três Mil Escrituras do Dao estavam em sua cabeça, inúmeros livros e capítulos memorizados até que ele pudesse recitá-los de trás para frente. Sua leitura era tão extensa que ele mesmo havia lido inúmeras vezes as incontáveis leis e cerimônias de todos os vários reinos. Naturalmente, ele não se lembraria incorretamente.

“Mesmo se você continuar no exame, você ainda não terá chance. Por que perder seu tempo?”

O professor disse à Chen Changsheng impassivelmente, com uma expressão muito severa.

Chen Changsheng respondeu: “Eu ainda gostaria de tentar.”

O professor então perguntou: “Você não conseguiu passar pela Purificação, então, como você pode completar as questões? Além disso, isto pode prejudicar sua mente. Você tem certeza de que quer continuar?”

Essas palavras não eram falsas. Uma vez que uma pessoa passou pela Purificação e limpou o coração, a maior diferença entre ela e uma pessoa normal, além do fortalecimento do corpo, era a disparidade no poder do sentido espiritual. Isso era algo que vinha naturalmente e não podia ser alterado através da força humana. Sem purificação, é certamente impossível trabalhar com esses problemas difíceis. Havia mesmo uma grande chance de se ferir fortemente. Por esta razão, essa avaliação no galpão de bambu e com a Pedra Sensorial tornou-se um obstáculo inevitável. Qualquer pessoa que não conseguisse fazer a pedra negra brilhar, seria eliminada. Isso já se tornara convenção ou mesmo conhecimento de senso comum. Foi por isso que nenhum dos que falharam se opuseram, até que aparecesse um caso especial como o de Chen Changsheng.

Chen Changsheng curvou-se. “Eu realmente quero fazer o teste.”

O rosto do professor estava mostrando repulsão. Ele pensou, uma vez que você conseguiu desperdiçar seu próprio tempo sendo sortudo lembrando-se dessa regra, e além de desperdiçar o tempo de todos, se você ainda quiser ir, vá. E se o seu sentido espiritual for tão danificado assim que até mesmo você corra o risco de se tornar um demente, então, essa será uma calamidade que você mesmo provocou.

“Então vá.”

Chen Changsheng curvou-se novamente. Sem dizer mais nada, ele saiu do galpão de bambu e se dirigiu para aquele edifício nas profundezas da Academia do Caminho Celestial.

O professor também não disse nada para ele. Voltando-se para os estudantes restantes, com seu rosto parecendo uma “folha de gelo”, ele disse: “Próximo.”

……

……

Chen Changsheng foi a única pessoa que, em mais de uma década, fez o exame de admissão sem passar pelo teste da Pedra Sensorial. Os jovens que observavam a cena à distância, tinham um sentimento incompreensível em seus interiores. Aqueles que souberam um pouco mais, não se preocuparam — tirar proveito de uma lacuna é só tirar proveito de uma lacuna. Sem ter passado pela Purificação, sua memória, análise e capacidade de cálculo seriam insuficientes. Não era possível fazer o teste de admissão da Academia do Caminho Celestial. As ações de Chen Changsheng eram, na melhor das hipóteses, um engraçado interlúdio.

Esse prédio era o edifício “A” da Academia do Caminho Celestial. Quando Chen Changsheng entrou naquele edifício, muitas pessoas se opuseram à sua presença, exceto aquela pessoa que já havia concluído seu exame, pois como era certo e inevitável, conseguiu entrar na Academia do Caminho Celestial: aquele jovem vestido de azul chamado Tang Trigésimo Sexto. Na verdade, ele olhou muito atentamente para Chen Changsheng. Ele também não achou que Chen Changsheng poderia passar no exame, mas ele apreciou sua seriedade, mesmo teimosa, porque ele lembrou de si mesmo. Neste momento, o vice-diretor da Academia do Caminho Celestial apareceu ao seu lado. Sorrindo, ele perguntou: “Você acha que esse jovem tem alguma chance? Eu não acho. Quem foi a última pessoa comum a entrar na Academia do Caminho Celestial? Foi Wang Zhice. Mas neste continente, faz várias centenas de anos desde que uma pessoa como ele apareceu.”

Wang Zhice já foi um indivíduo lendário do continente. Nos últimos anos do Imperador Taizu, ele entrou na Academia do Caminho Celestial aos dezesseis anos. Ele era uma pessoa normal que nunca havia cultivado antes. Depois de se formar na Academia do Caminho Celestial, serviu como um secretário comum no Tribunal Imperial até aos quarenta anos de idade. Uma noite, quando ele tinha quarenta anos, um longo ruído como um assobio foi de repente escutado pela capital. Em uma noite, Wang Zhice compreendeu o Dao[1] e começou a cultivar. Em poucos anos, ele chegou ao topo. No final, ele se tornou o segundo em comando dos exércitos aliados na guerra contra a raça dos demônios. Na campanha que derrotou os demônios, ele desempenhou um papel decisivo. Mesmo agora, seu retrato ainda estava pendurado no Pavilhão[2] Lingyan.

O mundo humano não havia visto Wang Zhice por muito tempo.

Tang Trigésimo Sexto respondeu: “Eu também não acho que ele possa passar e ainda menos penso que ele é o próximo Wang Zhice, mas acho que se você quiser tornar-se uma existência tão grande como Wang Zhice, você teria que, ao menos, ser como esse jovem, possuindo um espírito que não conheçe o significado da derrota, além de viver um rígido estilo de vida. Nunca pensei que gênios fossem grande coisa. As pessoas mais assustadoras são aquelas que são muito duras consigo mesmas.”

O vice-diretor balançou a cabeça e disse: “Quando Wang Zhice estava na escola, em dias frios, quando o chão estava coberto de neve, ele comia mingau congelado, ao passo que suas mãos nunca deixavam os livros. Será que esse jovem pode estudar nesse ritmo?”

Tang Trigésimo Sexto respondeu: “Pelo menos, esse jovem é muito mais forte do que todas aquelas outras pessoas medíocres.”

O vice-diretor olhou para ele e disse: “Como esperado de Tang Tang, seja pessoas ou coisas, você sempre olha para elas de maneira diferente do resto.”

Tang Trigésimo Sexto franziu seu semblante e disse: “Por favor, me chame de Tang Trigésimo Sexto.”

O vice-diretor riu. “Entrando na minha Academia, esse seu nome terá que mudar de novo.”

Tang Trigésimo Sexto disse seriamente: “Isso é inevitável.”

O vice-diretor olhou para o prédio e sentiu uma fragrância muito fraca, mas bonita, que se espalhava pela janela. Ele perguntou: “Você vai continuar esperando?”

Tang Trigésimo Sexto respondeu: “Sim.”

O vice-diretor perguntou: “Por quê?”

Tang respondeu: “Embora ele não tenha chance de passar, eu realmente quero saber o quanto ele pode marcar.”

……

……

O livro de exame na mesa era extremamente grosso, quase como uma pequena montanha. Chen Changsheng não conhecia os detalhes exatos deste livro, então, claro ele estava um pouco ansioso — todos sabiam por qual razão entrar na Academia do Caminho Celestial era tão difícil. Era por conta do exame de admissão abranger tudo. Do verdadeiro significado do Dao aos debates sobre os Tomos Celestiais para a arte da guerra, tudo foi incluído. Muitas vezes, havia perguntas sobre agricultura. Mesmo que alguém tivesse alcançado uma Purificação perfeita, se ela quisesse terminar todas as perguntas quando o incenso terminasse de queimar, ainda seria uma tarefa árdua, para não falar uma pessoa normal.

Chen Changsheng sentou-se diante da mesa e fechou os olhos pelo período de cinco respirações, depois abriu os olhos e abriu o livro de exame na primeira página. Ao fazê-lo, sua feição foi de complicação. Claro, havia uma pequena curiosidade sobre o desconhecido, bem como alguma inquietação de origem desconhecida, todavia também existia uma pequena expectativa.

De repente, seus dedos ficaram rígidos. Um fio de incerteza refletiu em seus brilhantes olhos como espelhos.

Todos disseram que as perguntas do teste da Academia do Caminho Celestial eram muito difíceis. Se testasse comparando passagens religiosas, muitas vezes seria retirada das passagens mais obscuras e difíceis de encontrar, mas por que… a primeira pergunta da primeira página parecia tão familiar? O trigésimo primeiro debate entre Cen Shenzi e o Papa da sétima geração sobre o verdadeiro significado? Quando foi a última vez que ele viu essa passagem? Era quando ele tinha três anos de idade… Esta foi uma pequena e irreparável passagem do Comentário Huainan do Clássico Nanhua. Mas ele já havia visto esse comentário e memorizado, e quando ele tinha cinco e onze anos, ele leu e o memorizou tudo novamente.

Por que era familiar? Era porque essas palavras foram gravadas em seu coração.

Chen Changsheng ficou um pouco intrigado, mas ele ainda era jovem, então se encheu de alegria. Ele parou de pensar nisso, pegou seu pincel e começou a usar os capítulos e a passagem dentro de sua mente. Essas penetrantes introspecções sobre os grandes mestres, ele copiou em seu papel. Então virou a folha para a segunda página e não ficou surpreso, pois mais uma vez, viu passagens familiares…

O Grande Dao engloba todas as coisas e as perguntas do exame de admissão da Academia do Caminho Celestial estavam inteiramente embasadas nas Três Mil Escrituras.

Ele poderia recitar as Três Mil Escrituras de trás para frente.

Como esse tipo de teste poderia ser difícil para ele?


Tradutor: Enxarcado   |   Revisor: Martins   |   QC: Enxarcado



1 – Caminho: Dao (道).

2 – O Pavilhão Lingyan foi um real edifício construído na Dinastia Tang por Taizong, para comemorar os vinte e quatro funcionários por seus serviços ao império.

Contribua com a Novel Mania!
Alterar fonte
Cores