ZTJ – Capítulo 57 – O Prisioneiro do Palácio Tong




Uma carruagem de bambu foi lentamente conduzida por trás do Salão da Luz Gélida do Palácio Imperial da Grande Dinastia Zhou. A cortina pesada pendurada na frente do corredor foi gentilmente levantada quando Mo Yu apareceu nos degraus de pedra. A luz das estrelas caiu sobre seu rosto bonito, brilhando sobre suas sobrancelhas magras, seus olhos brilhantes e a fascinante maquiagem de flores de ameixa em seu rosto.

Ela olhou para as duas renas brancas e puras puxando a carruagem e arqueou ligeiramente as sobrancelhas, parecendo um pouco surpresa. Ela perguntou: “Onde está a Jade Preta?”

A Cabra Preta havia desaparecido anteriormente na negra escuridão e ninguém sabia onde ela estava.

A Babá Ning segurou sua mão e a caminhou pelos degraus de pedra, sussurrando: “O pequeno diabo andou para algum lugar.”

Mo Yu sabia que a Cabra Preta tinha uma personalidade bastante solitária e excêntrica, e nunca ouvira as ordens de qualquer outra pessoa no Palácio Imperial. Balançando a cabeça, ela disse: “É apenas uma criança pequena.”

Babá Ning olhou para a escuridão atrás do Salão da Luz Gélida e pensou internamente, aquele que atualmente está de pé junto a essa lagoa sem nenhum outro lugar para ir, é verdadeiramente também apenas uma criança pequena.

Mo Yu sabia o que ela estava pensando e disse em um tom ligeiramente zombador: “Uma criança que só sabe como brincar de “casinha de criança”, acha pode soltar uma frase irritada após outra frase irritada, parecendo exatamente como uma peça. Mas ele não sabe que nos olhos de espectadores, é tudo falsa bravata, faz com que apenas torne-se mais engraçado.”

Babá Ning respondeu: “Esta velha serva acha que as pessoas engraçadas também são bastante adoráveis.”

A questão de Chen Changsheng se juntando à Academia Ortodoxa há vários meses foi organizada pela Babá Ning. Em sua posterior conversa, Mo Yu chegou a saber que ela tinha uma alta opinião de Chen Changsheng. Mo Yu não achou a Babá Ning desobediente por insistir em dizer coisas boas sobre Chen Changsheng, porque ela acreditava que o assunto já estava acabado.

Chen Changsheng não podia sair desse jardim abandonado, não podia aparecer no Palácio Weiyang perante aos olhos da multidão, e assim ele não podia sabotar o noivado entre Xu Yourong e Qiushan Jun. Nesse ponto, ele poderia ter dito tantas palavras sujas quanto ele desejava, mas elas só seriam piadas no final. Toda a sua raiva só poderia arder dentro de seu corpo, só lhe trazendo mais dor.

A carruagem de bambu dirigiu-se na direção do Palácio Weiyang.

O supervisor de educação da Academia do Caminho Celestial foi obrigado pela vil reputação de Zhou Tong para se suicidar, mas o Festival das Heras ainda exigia um anfitrião, especialmente devido ao fato de que o Festival recebeu muitos dignitários da missão diplomática do sul nesta noite. O Arcebispo do Departamento de Educação Eclesiástica e Xu Shiji foram responsáveis ​​por presidir a festa, o Príncipe Chen Liu representava a Imperatriz Divina, e Mo Yu também teve que aparecer pessoalmente como uma mostra de respeito.

Babá Ning segurou as barras da janela da carruagem de bambu, com sua mão esquerda descansando na janela. Ela ainda olhava ocasionalmente na direção do jardim abandonado, com uma expressão de piedade em seu rosto.

“Babá, relaxe. Nada acontecerá com aquele cara.”

A voz de Mo Yu veio da carruagem de bambu: “A restrição do Dragão Negro não pode ser violada, e ninguém nunca foi capaz de sair sem que alguém abrisse o portão para o jardim do lado de fora. Ele só está preso no jardim para receber algumas rajadas de vento frio. Comparado com os assuntos que ele despertou, para que isso conta?”

Babá Ning pensou nesse rumor e disse com preocupação: “E se ele encontrar a interdição?”

Mo Yu respondeu: “Como é uma interdição, como pode ser tão fácil de encontrar?”

Ela falou muito casualmente, de forma insensível, todavia Babá Ning podia ouvir o cansaço em sua voz. Ela então lembrou que de volta aos degraus de pedra em frente ao corredor, viu um olhar abatido no rosto da senhora que nem mesmo a maquiagem de flores de ameixa poderia se esconder, e ela ficou um tanto perplexa com a vontade de sua senhora de usar a lídima essência para prender Chen Changsheng com uma técnica secreta.

“Minha senhora, você prometeu a Senhorita Yourong que você não levantaria uma mão sequer contra esse jovem.”

“Eu levantei minha mão esta noite? Eu apenas movi minha boca.”

Mo Yu pensou na carta vinda do sul que havia recebido há vários meses e disse com raiva: “Essa garota teimosa não quer se casar com ele, mas ela não vai deixar que ninguém o toque também. Não pode feri-lo, não pode prejudicá-lo, dado todas essas regras, ou então, isso nunca seria tão problemático e nem exigiria que eu quebrasse meu cérebro para criar idéias.”

Com o seu terrível nível de cultivo, juntamente com o seu poder e estado de terror na Dinastia Zhou, ela tinha dezenas de milhares de maneiras de lidar com um jovem como Chen Changsheng. Ela poderia fazer de uma forma tão dolorosa que ele não iria querer viver, fazê-lo detestar o pensamento de viver, mas por causa dessa carta, ela foi forçada a enfrentar todos esses problemas.

Quanto mais pensava nisso, mais descontente ela se tornava. “Sua própria família organizou esse casamento podre, e ela quer que eu desperdice meu tempo e energia. Ela se esconde no sul e se faz de boa pessoa, e ainda quer que eu seja o vilão da história. Você não ouviu como esse jovem me repreendeu. Se não fosse por ela, eu o teria matado!”

Babá Ning sorriu, dizendo: “Minha Senhora e a Senhorita Yourong são como irmãs. Gastar um pouco mais de energia é o certo.”

Mo Yu zombou: “Todos dizem que a Jade Escura é um pequeno demônio, mas na realidade, essa garota da Fênix que é o verdadeiro demônio. Todo o continente pensa que ela é tão clara quanto o gelo e mais pura quanto o jade, inteligente como o gelo e a neve, sua aparência esculpida em gelo ou jade, mas ninguém sabe que ela é realmente uma pessoa mesquinha. Ninguém pode ofendê-la ou correr o risco de deixá-la realmente infeliz. Tudo o que ela quer que eu faça certamente não é feito de nenhuma amizade entre irmãs. Só estou preocupada que, se as coisas não estiverem de acordo com o coração dela e ela realmente não querer se casar com Qiushan Jun, o que posso fazer então?”

A Babá Ning acalmou, “Felizmente, desde que esta noite possa passar, não há mais necessidade de se preocupar com isso.”

A cortina estava ligeiramente levantada quando Mo Yu olhou para o jardim abandonado atrás do Salão da Luz Gélida, bem como a lagoa fria obscurecida por árvores do outono e muros antigos. Ela refletiu nas palavras de Chen Changsheng e pensou para si mesma, será que esta noite realmente passará sem problemas? Por que eu tive que prendê-lo lá? Apenas o que o Santo está pensando?
……

……

Depois dessas palavras cheias de escárnio, a voz de Mo Yu já não era ouvida. Chen Changsheng ficou silenciosamente no jardim abandonado, a lagoa fria à sua frente, as ameixeiras ao seu lado. Sua figura já não parecia tão solitária, como se uma vez mais estivesse cheia de energia.

Depois de confirmar que Mo Yu partiu, ele caminhou para a frente. Passando pelas ameixeiras nuas e solitárias, ele chegou à lagoa e foi atacado por um arrepio.

Este jardim abandonado era claramente mais frio do que qualquer outro lugar no Palácio Imperial, e a causa era provavelmente esse lago frio na sua frente. Ele examinou cuidadosamente a superfície desta lagoa, permitindo que o frio se acumulasse no seu rosto até que uma camada de gelo se formasse gradualmente sobre o mesmo.

Isso não era se machucar. Ele simplesmente queria usar o meio ambiente para ajudá-lo a esfriar a cabeça. Ele não queria perder tempo com raiva e outras emoções negativas — as palavras que ele havia dito a Mo Yu eram verdadeiramente muito infantis, frases sujas de nenhum uso, o oposto completo de ser calmo, mas ele ainda as havia dito.

Dos Três Mil Grandes Daos, ele cultivou o Dao de seguir seu coração. Ele agiu de acordo com seu coração, viveu de acordo com seu coração. Se o mundo não permitisse que ele seguisse seu coração, ele tinha que pensar em um meio de contornar essa situação. Somente ao seguir seu coração, ele conseguiria a verdadeira calma, e a calma era o mais alto nível do que significava ser tranquilo.

Claro, ele também não queria que aquelas palavras dele se tornassem uma piada. Ele tinha que escapar deste jardim abandonado e voltar para o Palácio Weiyang — antes de deixar a Academia Ortodoxa, ele já havia feito planos correspondentes, mas, como esses personagens importantes conseguiram enganar Luoluo para deixar o Palácio Weiyang, ele já não poderia mais colocar todas as suas esperanças nela.

Como ele poderia deixar este jardim abandonado? Na realidade, ele nem sequer tinha uma ideia de como começar. No entanto, ele ainda teve a mesma atitude de quando falou com Luoluo, quando ele contou a Tang Trigésimo Sexto e Luoluo que ele queria participar do Grande Exame e ocupar o primeiro lugar.

Não havia claramente nenhum motivo, nenhuma possibilidade de sucesso, mas ele podia falar calmamente e naturalmente, como se fosse justo e inevitável. Esse tipo de confiança não razoável produziu choque e admiração naqueles que estavam perto dele, enquanto forasteiros naturalmente achariam disso pensamentos anelantes, risíveis ao extremo.

Somente ele próprio entendeu que essa autoconfiança surgiu de necessidade. No início do próximo ano, ele absolutamente tinha que participar do Grande Exame e obter o primeiro lugar, ou então ele morreria. Esta noite, ele absolutamente tinha que deixar o jardim abandonado e aparecer no Palácio Weiyang, então ele poderia fazê-lo.

Tinha de ser feito, então ele poderia fazê-lo. Antes disso, ele tinha que acreditar que ele poderia fazê-lo, pois apenas assim, seguiria seu coração claramente.

Ainda era aquela frase: dos Três Mil Grandes Daos, ele apenas cultivava o Dao de seguir seu coração.

Depois de deixar Xining e chegar à capital, tudo o que ele fez foi intimamente relacionado com as três palavras de “seguir seu coração”.

Porque só ao seguir o coração, poderia-se desafiar os céus e mudar o destino.
……

……

Olhando ao redor do jardim abandonado, ele viu paredes antigas e árvores do outono. As lotus remanescentes na superfície do lago frio haviam desaparecido há muito tempo. As pétalas sob as ameixeiras do ano passado se reuniram em uma pilha, mas ainda não foram varridas pelo vento.

Ele não conhecia bem esse cenário, mas parecia que ele já havia visto isso.

Ele nunca tinha feito uma viagem de dez mil li, consequentemente, nunca tinha visto muitas paisagens.

Mas ele tinha lido todos os tipos de livros, e nesses livros, ele havia caminhado dez mil li e visto várias paisagens.

Observando o cenário do jardim abandonado, dentro de sua mente, sentou-se de pernas cruzadas na margem do lago e acalmou sua mente, começando a lembrar dos livros que ele tinha visto antes.

Havia as Escrituras Daoístas, notas de viagem, ensaios de gerações anteriores de grandes estudiosos e também histórias de ficção sobre acontecimentos estranhos e seres sobrenaturais.

Todos eles eram livros que ele havia lido no antigo templo da Vila Xining e também livros que ele havia lido na biblioteca da Academia Ortodoxa.

Ele sentou-se junto à lagoa com os dois olhos bem fechados, mas inúmeros livros estavam passando por seus olhos.

Era como se o frio estivesse aprendendo a ler, constantemente folheando páginas e depois parando na página que ele queria ler.

Essas páginas tinham fotos e igualmente anotações.

“As Recordações do Galho Sulista”.[1]

“Um Tratado Sobre a Origem de Todos os Salões de Palácio”.

“Um Catálogo de Vestimentas”.
.……

……

.……

……

Chen Changsheng abriu os olhos, levantou-se e olhou uma vez mais para o jardim abandonado.

O jardim abandonado ainda era o jardim abandonado, o lago frio ainda era o lago frio, mas em seus olhos, agora eram completamente diferentes.

Essas ameixeiras, quase absurdas, espalhadas pela margem da lagoa não tinham nada a ver umas com as outras, não tinham um significado mais profundo. No entanto, como a paisagem era a mesma durante as quatro estações, sempre imutável, a única coisa que podia mudar eram as árvores (木).

A costa escarpada da lagoa fria era intacta, mas as paredes antigas do jardim abandonado mais adiante estavam quebradas no lado sul. Esse lugar parecia ser uma saída para a escuridão, mas ele sabia que isso não era saída, apenas um ato que não tinha sido completamente escrito.

Essas dez árvores de ameixa pareceram vagamente com algum tipo de preparativo.

Esta era a palavra ‘同’ (Tong).

Havia uma história escrita nas Recordações do Galho Sulista, uma imagem desenhada no Catálogo de Vestimentas e no Tratado sobre a Origem de Todos os Salões de Palácio, havia uma descrição de um salão do palácio da dinastia anterior que tinha sido reduzida a cinzas.

Esta sala do palácio foi chamada de Palácio Tong (桐).[2]

No Palácio Tong em que um monarca tinha sido preso até a sua morte.

E também uma matriz que foi criada por um Papa anterior usando a soma de seu cultivo durante toda a vida.

Chen Changsheng reconheceu esse jardim abandonado, este lago frio. Então, o que ele poderia fazer?

Somente quando alguém alcançasse o lendário Reino Santo, poderia-se sair desse Palácio Tong.

Claro, cada salão do palácio tinha uma porta, e toda matriz devia deixar uma esperança de sobrevivência.

Mas, desde a antiguidade, ninguém jamais ousou sair pelo portão da vida do Palácio Tong.[3]

Porque estando fora do portão deste Palácio Tong — que houvera queimado em cinzas há muitos anos — era o deus da morte. Ao permanecer no palácio, ainda poderia-se lutar no portão da morte, mas sair era garantia de sua morte.

Por causa dessa codependência de fortuna e desastre, o chamado “fio da vida” era muitas vezes uma terra de morte.

Chen Changsheng sabia onde o portão da vida do palácio Tong estava.

O vento se agitou, a água subiu.

Quando o vento agitou-se, não desapareceu. Onde a água recuou, não se elevou.

Ele olhou para o lago frio diante dele em silêncio.

A música graciosa e solene de rituais podia ser ouvida, vindo de muito além do jardim abandonado, do Palácio Weiyang.

As pessoas da missão diplomática do sul já estavam sentadas, os convidados dos dois lados já estavam presentes.

Ele não mais pensou, andando diretamente no lago frio.


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Martins   |   QC: Enxarcado



1 – Uma peça real escrita por Tang Xianzu durante a Dinastia Ming sobre um homem que sonha em entrar em um buraco de formigas e viver uma vida no reino das formigas.

2 – 桐 é uma combinação de 木, árvore e a palavra ‘同’. Da mesma forma, as árvores do jardim formam a palavra ‘同’. 桐 também é um termo geral para a paulownia, árvore de tung e a árvore da fênix.

3 – ‘Gate of life’, 生 门, parece ser um termo relacionado aos ‘Oito Portões’, que são mencionados em um manual de adivinhação chamado 奇门 遁甲. Os oito portões são o portão da abertura, o portão do descanso, o portão da vida, o portão da ferida, o portão da restrição, o portão do cenário, o portão da morte e o portão do choque.


Fontes
Cores