ZTJ – Capítulo 4 – Academia do Caminho Celestial


 



Apenas como toda manhã pelos quatorze anos passados, Chen Changsheng acordava às cinco horas da manhã. Antes de abrir seus olhos, ele respirou cinco vezes para acalmar sua mente. Ele saiu da cama, pôs seus sapatos e roupas, arrumou sua cama, depois começou a lavar sua face e molhar sua boca. Tendo acabado, ele foi para o salão principal e comeu uma tigela de mingau de carne de pato e quatro pãezinhos de carne quente em forma de canudinhos, vindos da primeira fornada. Ele retornou para seu quarto e usou o chá velho da noite passada para lavar sua boca. Ele olhou-se num espelho feito de cobre e amarrou suas roupas e depois saiu para um pátio pequeno.

Aqui não era o pequeno templo da Vila Xining, então ele não precisava cortar lenha e buscar água. Ele se virou para o recente nevoeiro e a luz da distante aurora que passou por ele. Fechou os olhos e começou a pensar calmamente. Em sua mente, ele silenciosamente começou a recitar as escrituras daoístas. Somente quando ele se sentiu revigorado, ele considerou a lição de casa completa. Ele saiu pela porta lateral e entrou na rua, que gradualmente começou a ficar mais movimentada. De uma forma extremamente insignificante, ele se misturou na multidão e começou seu dia.

Em sua mão havia uma lista que nomeava várias escolas na capital. Depois de pedir a direção da primeira escola para um gerente do mercado, ele acelerou seus passos. Ele não percebeu que uma carruagem seguia atrás dele, e nem percebeu que o cavalo tinha o sangue de um unicórnio. E ele ainda menos notou que o eixo da carruagem carregava o emblema sombrio de uma Fênix sangrenta.

Inúmeros anos atrás, os Tomos Celestiais caíram na terra e as mentes das pessoas foram abertas. Eles se desenvolveram em inúmeras áreas de estudos, mas apesar das inúmeras mudanças, nenhum deles alcançou o original. Todos estavam perseguindo a fonte original e todos estavam incluídos nas escrituras daoístas — agricultura, negócios e qualquer outro assunto. Quanto ao padrão para avaliar essas coisas, foi reconhecido publicamente que, o padrão mais autoritário era o Grande Exame sediado pela Grande Dinastia Zhou a cada ano.

O Grande Exame foi criado pelo primeiro Imperador da Dinastia Zhou, Imperador Taizu. Seja entrando no tribunal para se tornar um funcionário do governo, entrando no exército para se tornar um general ou entrando na ortodoxia para se tornar sacerdote, os resultados do Grande Exame sempre foram os critérios mais importantes. Crucialmente, o Imperador Taizu decretou que, apenas aqueles que se classificassem como os três primeiros no exame tinham as qualificações para entrar no Mausoléu de Livros e olhar para os Tomos Celestiais. Por causa desta regra, inúmeros especialistas de todo o mundo se reuniam no início do ano na capital. No primeiro Grande Exame, o imperador Taizu estava no muro da cidade, e olhou para os gênios das várias seitas do continente, enquanto eles pulavam como peixes para entrar. Ele riu e disse um conjunto de palavras muito famosas que também estabeleceram o status do Grande Exame.

Os vários reinos do sul, especialmente a Seita da Longevidade e outras seitas, estavam naturalmente, extremamente descontentes com essa regra. Na opinião deles, embora o Mausoléu de Livros se encontrasse na capital da Grande Dinastia Zhou, os Tomos Celestiais eram rochas divinas que haviam caído na terra, por isso, era natural pensar que elas eram a riqueza compartilhada de todo o continente. Por esta razão, o sul boicotou o Grande Exame várias vezes e as relações entre os dois lados cresceram cada vez pior.

No entanto, o Mausoléu de Livros era muito importante para os cultivadores. Embora a Grande Dinastia Zhou fosse poderosa, não poderia arriscar-se a ser condenada pelo seu monopólio sobre o mausoléu. Os vários poderes do sul também foram incapazes de resistir à tentação de entrar no Mausoléu de Livros e ver os Tomos Celestiais. Mesmo naquele período, quando os demônios foram empurrados de volta e os dois lados começaram a se afastar gradualmente um do outro, o sul continuou a resistir na superfície, mas ainda havia muitos especialistas de várias seitas que participaram de um teste de capacidade privado para participar do Grande Exame.

Finalmente, quando a Imperatriz Divina assumiu o poder, a Grande Dinastia Zhou chegou finalmente a um acordo com as potências do sul. Os vários reinos e seitas do sul poderiam enviar voluntariamente pessoas em uma missão diplomática para participar do Grande Exame da Dinastia Zhou. A avaliação também seria realizada conjuntamente por ambos os lados. Além disso, os estudantes do sul não podiam aceitar os títulos e recompensas conferidos pela Grande Dinastia Zhou. Todo o resto foi considerado igual. Do mesmo modo, sob este novo acordo, o Grande Exame recebeu um novo nome.

Ao longo de inúmeros anos, o Grande Exame selecionou inúmeros especialistas. Foi dito que cada um dos especialistas atuais que estavam no topo do continente já haviam vindo para a capital da Dinastia Zhou e participado do Grande Exame. E todos sabiam, de fato, que o atual Papa da Ortodoxia e a anciã do Monte das Virgens Santas do Sul tinham sido uma vez, figuras bem conhecidas no Grande Exame. Para não mencionar como vários gênios da raça Demi-humana do oeste, se transformaram em seres humanos e participaram do teste. Mesmo um certo príncipe dos demônios arriscou a chegar à capital, mas o Papa anterior tinha visto através de seu disfarce e o Príncipe Demoníaco foi transformado em cinza pela técnica divina do Papa.

Todas essas histórias foram criadas há muitos anos. Agora, havia diferentes questões nas mentes de todos. O Qiushan Jun da Seita da Longevidade participaria do Grande Exame no próximo ano? Quantas das Sete Leis do Reino Divino entrariam na primeiro classificação? A Xu Yourong poderia com antecedência, deixar o Monte das Virgens Santas para retornar à capital? Será que esse gênio especialista de sangue frio e misterioso da planície selvagem dos demônios apareceria diante das pessoas comuns pela primeira vez? Ou continuaria sua sangrenta perseguição na matança de demônios? Além dessas coisas, o que mais preocupava o povo da capital era, quais gênios das escolas da capital fariam com que seus olhos se iluminassem.

Sim, a capital tinha muitas escolas. Quando a Imperatriz Divina tomou o poder, o governo foi regido firmemente, mas o estilo de governo era bem ordenado e a vida da população começou a melhorar gradualmente. Ao longo das últimas décadas, o mundo estava em paz e entrou em um período de prosperidade. Muitas escolas surgiram como um “bambu da primavera após a chuva”. Nos últimos anos, houve muitas escolas privadas que se concentraram principalmente no Grande Exame, onde especialistas da Ortodoxia ensinavam em segredo. Claro, as escolas mais famosas também eram as mais poderosas, aquelas com a maior história. Entre elas, havia duas escolas cuja a história era ainda maior que a da Grande Dinastia Zhou.

A lista de Chen Changsheng tinha seis escolas. A Academia do Caminho Celestial, para onde, ele estava indo, foi classificada em primeiro lugar na lista. O fato era que, em todo o continente, a Academia do Caminho Celestial tinha as qualificações para ser classificada como a mais avançada — durante quase duzentos anos, estudantes da Academia do Caminho Celestial obtiveram o primeiro lugar no Grande Exame, vinte e quatro vezes. Os alunos que estudaram aqui eram todos extraordinariamente talentosos. Esta academia havia produzido muitos sacerdotes de posições importantes para a Ortodoxia e havia consagrado inúmeros gênios cultivadores de várias seitas. Mais importante ainda, o atual Papa da Ortodoxia havia sido um estudante desta academia.

A Academia do Caminho Celestial obteve os melhores resultados ao longo da história do Grande Exame, então, foi naturalmente a mais difícil de entrar, mas ainda teve o maior número de pessoas fazendo seu exame. Chen Changsheng caminhou até a entrada da academia e viu o majestoso e imponente portão escolar construído completamente de jade escuro. Quando viu o nome da academia que havia sido escrito pessoalmente pelo imperador Taizu, ele naturalmente começou a sentir admiração e anseio. Mas logo depois, essa sensação foi completamente dissipada pelo ambiente movimentado do mercado ao redor do portão e pelo cheiro picante de suor e tinta. Ele subconscientemente abaixou a cabeça.

Antes de deixar Xining, ele já havia calculado o tempo. O momento em que chegou na capital foi precisamente quando as grandes escolas estavam recrutando novos alunos para o período da primavera. Ele também poderia imaginar que as pessoas que se candidatariam à Academia do Caminho Celestial seriam muitas, mas não pôde imaginar que haveria um número tão assustador. Especialmente aquela multidão de jovens que se inclinava pelo portão com expressões impertinentes, apontando para as pessoas na multidão. A presença deles o fez se sentir um pouco deslocado.

As roupas que esses jovens usavam eram muito semelhantes. Era principalmente preto com um cinto de ouro amarrado em torno da cintura.

Provavelmente era o uniforme da Academia do Caminho Celestial. Chen Changsheng sabia que esses jovens provavelmente eram os alunos que não passaram no Grande Exame no início do ano. Essas pessoas eram orgulhosas e arrogantes, mas, por terem falhado no Grande Exame, estavam de mau humor. Eles definitivamente não mostrariam um único sorriso para os novos alunos que vieram fazer o exame de entrada na Academia do Caminho Celestial. Ouvindo tais palavras afiadas e desagradáveis e vendo a zombaria em seus olhos, Chen Changsheng inadvertidamente abaixou a cabeça ainda mais.

Ele não abaixou a cabeça porque ele estava com medo, mas sim, porque ele era um pouco “estranho”, tanto fisicamente quanto mentalmente. Ele não queria inspirar o fedor do suor que vinha da multidão e nem queria ouvir aquelas palavras.

“Olhe para aquele idiota ali, ele parece um porco! Ainda há algumas espinhas em seu rosto! Por que ele teria a coragem de aparecer aqui? Será que ele pensa que é o príncipe Huan Yu? Ele acha que poderá passar no exame?”

“Você está certo, veja o quão instáveis e fracos seus passos são. No máximo, ele só passou pela Purificação há dois meses. É altamente provável que ele ainda não tenha endurecido seus músculos e ossos. Para realmente se atrever a participar do teste para entrar na minha Academia do Caminho Celestial, exatamente o que ele acha que este lugar é? Uma academia ortodoxa? Haha… eu realmente não entendo exatamente, o que todos esses idiotas estão pensando. Poderia ser que com esse sentido espiritual fraco e lamentável, eles pensam que poderiam ler e entender as Escrituras Daoístas?”

“Ler e compreender as Escrituras Daoístas? Mesmo o viciado em leitura Gou Hanshi não ousaria dizer tais palavras, certo? Você sente pena da amarga experiência que esse idiota vai passar daqui a pouco, mas eu sinto pena mesmo é de seus pais. Sofrer uma humilhação é apenas secundário, enquanto que o dinheiro gasto anteriormente não pode ser recuperado. Se eu fosse o pai desse idiota, eu poderia pegar o dinheiro e ir ao altar comprar algumas pílulas para ele comer, fazer com que ele perca algum peso e pelo menos, fazer ele ter a chance de encontrar uma esposa.”

“E se ele tiver uma esposa? Mesmo a Pílula da Ameixa Fria afeta apenas o consumidor. No futuro, quando ele ter sete ou oito filhos e filhas, serão todos tão gordos e estúpidos igual ele, cuidando de um bando de porcos. Você está me dizendo que essa situação é boa?”

Esses alunos riam com toda a força enquanto discordavam sem parar sobre esses examinados. Suas palavras eram excepcionalmente difíceis de ouvir e nem sequer tentavam controlar seu volume. Talvez eles até quisessem que os alvos ouvissem seus comentários. Era extraordinariamente repulsivo.

O jovem gordo que era o centro da discussão, estava corando de raiva, mas não se atreveu a protestar, porque o que os estudantes disseram era a verdade. Ele realmente havia passado pela Purificação apenas há dez dias atrás. Entrar na Academia do Caminho Celestial foi sempre quase impossível. Crucialmente, mesmo que sua sorte fosse tão boa para desafiar o destino e conseguir entrar na academia, ele ainda não seria capaz de ofender esses veteranos.

Enquanto Chen Changsheng atravessava a multidão, ouviu essas palavras sujas e suas sobrancelhas levantaram levemente. Ele pensou para si mesmo se aqueles estudantes estivessem falando sobre ele. Nesse ponto, ele não sabia mais se poderia segurar-se. Felizmente, sua cabeça estava abaixada e seu “ar” estava muito normal. Em meio a multidão, era muito pouco notável e muito difícil de ser percebido. Por sorte, ele evitou ser ridicularizado e muito suavemente, percorreu o caminho até o portão de jade escuro e entrou na academia.

Por ele estar pensando nessas coisas e de cabeça baixa, ele não percebeu que, nos dois lados do caminho de pedra que levava a Academia do Caminho Celestial, havia dois grandes muros de pedra. Nesses muros foram esculpidas flores e espíritos estranhos e no meio, bem compactados, várias centenas de nomes escritos. Parecia uma espécie de lista. Muitos olhares vislumbravam esses nomes, com devoção e admiração.

Os membros da família e os servos que seguiam todos os potenciais estudantes foram proibidos de entrar na Academia. Então, quando ele entrou nela, o ambiente de repente tornou-se muito mais silencioso. Chen Changsheng retirou um lenço branco puro de sua manga e limpou as finas gotas de suor de sua testa. Depois de respirar, sentiu-se um pouco mais confortável. Seguindo o aluno na frente dele, ele se alinhou no final de uma fila muito longa. As pessoas que participariam da prova para entrar na Academia do Caminho Celestial eram muitas, fazendo uma linha de pessoas muito longa na fila. Pareceu até com o lendário Zhang dos Cem Ramos de Serpentes que vivia no oeste na terra dos Demi-Humanos. A fila se estendia do distante edifício, passando por todo um caminho até chegar no gramado. No meio passava, de um lado para o outro, um riacho. Muitos potenciais estudantes estavam na ponte de madeira que atravessava o riacho. Impregnados pelo vento frio do início da primavera, seus rostos estavam tão congelados que aparentavam estar um pouco pálidos.

Muito rapidamente, pessoas emergiram desse prédio distante, todos homens e mulheres jovens. Seus rostos eram tão escuros como aqueles das pessoas na ponte e estavam extremamente desagradáveis. Como eles não estavam congelados, eles definitivamente não foram muito bem no exame.

Quando as pessoas ainda na fila viram suas expressões desnorteadas, eles ficaram cada vez mais nervosos e já não estavam mais com vontade de conversar.

Chen Changsheng não conhecia ninguém, então ele, naturalmente, não conversou com ninguém. Ele olhou para o edifício ao longe e achou bastante interessante. No momento, ele estava preocupado se o exame de admissão para a Academia do Caminho Celestial era como o que foi descrito nos livros, que ainda usavam esse tipo de método. Por que as pessoas que falharam saíram tão rapidamente? Ou será que a forma do teste para admissão da Academia do Caminho Celestial mudou?

A multidão avançava incessantemente, cruzando o gramado e o córrego, mas antes de chegarem perto do prédio, a linha chegou a um galpão de bambu. Ao ver o professor da Academia do Caminho Celestial de cara solene, sentado atrás da mesa de pedra, vendo aquela pedra na mesa que era negra como uma obsidiana, Chen Changsheng percebeu o que estava acontecendo. Ele se lembrou de um velho processo do qual havia visto em um pergaminho e ficou um tanto aturdido.


Tradutor: Enxarcado  |   Revisor: Martins   |   QC: Enxarcado



 


Fontes
Cores