ZTJ – Capítulo 36 – Obrigado




O supervisor tinha falado com muita dureza e frieza.

Chen Changsheng levantou-se e olhou silenciosamente para este supervisor da Academia do Caminho Celestial. Luoluo estava muito irritada, mas ao ver que Chen Changsheng não dizia nada, ela só podia manter-se em silêncio como o professor não tinha falado nem dado instrução, ela acreditava que, como discípula, ela naturalmente não deveria usurpar a autoridade pondo-se na conversa .

O visitante ficou na porta da biblioteca e disse algumas frases incrivelmente desrespeitosas. Parecia ter saído do nada, mas Chen Changsheng tinha ouvido as palavras “Festival das Heras” e, conectando-o com o que Tang Trigésimo Sexto dissera na noite passada, entendeu o motivo desse assunto.

Ele nunca imaginou que o Festival das Heras teria qualquer coisa a ver com ele porque, como muitos outros, ele havia esquecido que a Academia Ortodoxa também era uma das Seis Heras. No entanto, era muito óbvio que nem todo mundo no mundo se esqueceu desse fato, especialmente depois que a Academia Ortodoxa ganhou um novo aluno.

Chen Changsheng deslocou o olhar para o homem de meia idade vestido com vestes sacerdotais ao lado do supervisor e percebeu que ele o conhecia. Era precisamente o sacerdote Xin do Departamento da Educação Eclesiástica. Embora eles não tenham se encontrado por muitos dias, a renovação da Academia Ortodoxa havia sido administrada por este sacerdote.

O sacerdote Xin entendeu seu olhar e acenou com a cabeça em saudação, mas ele parecia bastante envergonhado.

O sacerdote Xin dirigiu o olhar para o supervisor da Academia do Caminho Celestial e aconselhou: “No passado, a Academia Ortodoxa não tinha alunos, então, naturalmente, não precisava participar. Uma vez que agora tem um aluno, certamente ela deve participar. Ambos a Corte Imperial e a Ortodoxia aprovaram. Supervisor Educacional Peng, vamos rapidamente realizar o processo de confirmação e sair”.

Nos últimos anos, a Academia do Caminho Celestial foi a mais importante das escolas da Ortodoxia, cujo status é, incrivelmente, significativo. Este supervisor da Academia do Caminho Celestial tinha, de fato, um status extremamente elevado, muito alto para um sacerdote comum do Departamento da Educação Eclesiástica como ele, debater neste fato. Em circunstâncias normais, se ele visse esse orgulhoso supervisor agindo dessa forma, Sacerdote Xin certamente teria colaborado, mas…  ele sabia mais do que qualquer outra pessoa que, por trás desse jovem aparentemente comum e não digno estava um apoio incrivelmente forte que ele não se atreveria a ofender. Assim, ele só poderia fazer o máximo desagradando ambos os lados o mínimo possível.

“Você tem certeza de que quer que esse lixo seja assistido no Festival das Heras?” isso foi o que o Supervisor Educacional da Academia do Caminho Celestial apelidado de Peng disse, com uma expressão fria e sombria.

O sacerdote Xin respondeu indevidamente: “Esta é uma regra; não há nada que eu possa fazer, certo?”

“Regras? Nós temos que falar sobre regras com tudo? Então, deixe-me falar sobre regras!”

O Supervisor da Academia do Caminho Celestial zombou: “Com base nas regras do passado, o Festival das Heras imita o estilo e a estrutura do Grande Exame, divididos em um teste de composição e um teste de artes marciais. Os alunos de cada academia e esses estudantes que passaram o pré-exame, cada um escolheu uma hera para participar. Parece-me que esta escola degradada só tem um lixo como aluno, então, como poderá participar?”

O sacerdote Xin ficou sem palavras. Ele lembrou que o Festival das Heras realmente tinha esse tipo de regra. Foi exatamente isso antes de chegar, ele estava pensando em como minimizar os conflitos entre o Supervisor Educacional Peng e Chen Changsheng, e tinha esquecido completamente desta cláusula. Ele não pôde deixar de ficar um pouco preocupado, pensando, desde que este seja o caso, por que você não falou sobre isso antes?

“Para participar do Festival das Heras, pelo menos dois alunos são necessários… no momento, há apenas um lixo. Como você quer que eu o confirme?”

O supervisor não tinha nenhuma expressão em seu rosto enquanto falava, mas sua voz estava cheia de escárnio. “Vossa Reverência, você realmente acreditou que eu não poderia resistir à pressão do Departamento da Educação Eclesiástica e assim fez essa jornada? Não, eu vim só porque queria ver o quanto essa piada que é a Academia Ortodoxa poderia me fazer rir!”

Ele ficou na porta da biblioteca e olhou para os terrenos silenciosos e serenos da Academia Ortodoxa, restaurada mas ainda quebrada em algumas partes, e suspirou friamente: “A Academia Ortodoxa… naquela época, tinha realmente uma grande reputação! Mas agora? É apenas um túmulo morto!

“Não importa o quanto você restaure,ainda é um túmulo!”

A voz do supervisor ficou cada vez mais fria. “Há um rumor na capital dizendo que, recentemente, Sua Santidade deseja reabrir a Academia Ortodoxa? É um absurdo, mas mesmo que esse rumor seja verdadeiro, você ainda tem que ver se os anciãos concordam com isso ou não!”

Ele se virou para Chen Changsheng, seus olhos brilhando com um leve fogo quando ele gritou: “Eu estou falando publicamente, bobagem é bobagem! A inútil Academia Ortodoxa é apenas um jardim de lixo! Um pedaço de lixo é um lixo! Não deixe ninguém pensar que eles podem fazer questão desse assunto! “

A Academia Ortodoxa continuava morta. As ervas daninhas atrás do edifício que ainda não tinham sido retiradas estavam impregnadas por um sentimento frio e desolador.

Chen Changsheng olhou calmamente para este supervisor da Academia do Caminho Celestial e, de repente, deu um passo à frente.

‘Lixo’ … ‘piada’ … ‘jardim de lixo’ … ‘túmulo’.

Essas palavras estavam flutuando sobre a tranquila biblioteca.

Ele não sabia por que este supervisor da Academia do Caminho Celestial tinha um ódio tão profundo para com à Academia Ortodoxa, mas ele sabia de um fato: ele era um estudante da Academia Ortodoxa, o único aluno. Embora ele não tenha vivido aqui por muito tempo, por ele ser o único aluno, esta Academia Ortodoxa era dele. Toda flor, grama, árvore, tijolo, azulejo e pedra, era tudo dele. Ele viu a vida reaparecer neste lugar, ele estudou silenciosamente neste lugar; Este lugar era seu paraíso, não um jardim de lixo.

Ele não gostava de ser humilhado por outros e gostava muito menos da Academia Ortodoxa ser humilhada.

Ele pensou nas humilhações que recebeu logo depois de entrar na capital, pensou na Shuang’er, que acabou de sair, e ele decidiu fazer alguma coisa.

“Eu irei ao Festival das Heras”.

Ele olhou para o supervisor e disse: “Não sei por que o Senhor tem tão grandes objeções contra minha pessoa e minha academia, mas se o Senhor planeja me impedir de ir ao Festival das Heras, só posso informar com pesar que a vossa senhoria não terá sucesso porque a atitude de vosmecê é demasiadamente desrespeitosa”.

O Supervisor da Academia do Caminho Celestial respondeu com uma expressão indiferente: “Participar do Festival das Heras requer dois alunos, ou… dois pedaços de lixo. Mesmo que você tenha a coragem de comparecer, só posso informar-lhe que não terá sucesso, porque no continente inteiro, não há ninguém disposto a entrar na Academia Ortodoxa além de um idiota como você “.

O sacerdote Xin não disse nada, mas sabia que o supervisor tinha falado corretamente: ninguém estava disposto a entrar na Academia Ortodoxa. Talvez Chen Changsheng tivesse sido exilado para este lugar por algumas figuras poderosas, ou talvez ele estivesse exercendo algum tipo de responsabilidade, mas não haveria um segundo desse tipo de pessoa.

A biblioteca estava muito quieta.

Chen Changsheng olhou para as brilhantes tábuas negras na frente dele, e de repente perguntou: “Você ainda insiste?”

Uma voz imatura, mas firme, declarou: “Eu insisto”.

“Não posso te ensinar muito coisa”.

“O professor já me ensinou muito.”

“Se você se tornar uma estudante da Academia Ortodoxa, muitas pessoas podem vê-la com desprezo”.

“Professor, sou muito hábil em ver os outros com desprezo”.

“Você pode… sofrer todo tipo de humilhação e repressão”.

“Professor, ninguém se atreve a me humilhar”.

Este diálogo concluiu-se.

Chen Changsheng sorriu e olhou no seu lado, dizendo: “Ainda não sei o seu nome”.

Os olhos de Luoluo estavam extremamente brilhantes, sua mão esquerda agarrando sua manga. Preocupado com o fato dele revogar, ela disse: “Professor, meu nome é Luoheng”.

Chen Changsheng estendeu a mão para segurar a mão esquerda dela e depois se dirigiu para o supervisor da Academia do Caminho Celestial, declarando: “Você vê, agora somos duas pessoas”.

Luoluo estava um pouco tímida. Inclinando-se contra o braço direito dele, ela repetiu como um papagaio aprendendo novas palavras: “Sim, duas pessoas”.

O sacerdote Xin congelou.

Indignado além da imaginação, o supervisor repreendeu, “Ridículo! Quando esse esparramado lugar conseguiu outro aluno?! Apenas, quem você acha que é?! Você acha que dizer que ela é estudante deste lugar, faz dela uma estudante deste lugar?!”

Chen Changsheng, ignorando-o, indicou que Luoluo deveria trazer o registro e um pincel da sala ao lado.

Ele escreveu o nome de Luoluo no registro com grande dignidade e solenidade.

Luoluo levantou o registro na luz do sol, inchou suas pequenas bochechas e soprava fortemente, esperando que a tinta secasse o mais rápido possível.

Sob a luz solar, o registro estava iluminado de forma cristalina. Havia apenas dois nomes, todavia dois nomes eram suficientes.

“O registro está aqui. Qualquer nome que eu adicione à ele é considerado um estudante da Academia Ortodoxa”.

Chen Changsheng apontou para o registro e disse ao supervisor da Academia do Caminho Celestial: “Mesmo se você for Sua Santidade, o próprio Papa, você não poderia mudar este fato”.

……

……

O sacerdote Xin rapidamente trabalhou para suavizar a situação, fazendo o seu melhor para dizer palavras suaves e dar ao supervisor uma saída para essa situação embaraçosa, ao mesmo tempo em que ele pediu para confirmar que Chen Changsheng e Luoluo tinham o direito de participar do Festival das Heras. O supervisor da Academia do Caminho Celestial ficou calado por um longo tempo antes de finalmente estampar seu selo privado no pergaminho na mão do sacerdote Xin.

O assunto em questão não terminou.

O supervisor olhou para Chen Changsheng e Luoluo, e sem expressão, disse: “Neste Festival das Heras, todos os estudantes que passaram no pré-exame estão qualificados para participar, e muitas dessas pessoas vêm de todos os lugares do continente. Pedaços de lixo como vocês dois, estão é querendo envergonhar minha Grande Dinastia Zhou? “

Chen Changsheng pensou e preparou-se para falar.

Neste momento, Luoluo puxou sua manga e, timidamente, perguntou: “Professor, posso falar?”

Chen Changsheng respondeu: “Você também é um estudante da Academia Ortodoxa agora. Claro que pode falar”.

Luoluo virou-se para o supervisor e perguntou seriamente: “Mas, o que isso tem a ver com você?”

Um supervisor da Academia do Caminho Celestial não era o supervisor da Academia Ortodoxa, então, qual era a preocupação dele para com os estudantes da Academia Ortodoxa? Luoluo parecia uma menina de onze ou doze anos, e embora ela tenha falado seriamente, suas palavras carregavam um tom infantil com uma felicidade ingênua, todavia, suas palavras atingiram a própria essência do problema. O supervisor da Academia do Caminho Celestial ficou logo de cara aturdido, e logo em seguida, extremamente irritado, mas ele não sabia como responder.

“Bom! Bom! Bom!”

Ele raivosamente sorriu e friamente disse: “Estou realmente interessado em ver como a Academia Ortodoxa trouxe de volta suas fortunas! No Festival das Heras, quando os pedaços de lixo deste jardim de lixo serem humilhados e se tornarem o motivo de riso de todo o continente, não me culpem por não ter avisado vocês hoje!’

Com este aviso final, ele saiu no balançar de sua manga.

O sacerdote Xin não seguiu-o. Ele caminhou até a biblioteca e sussurrou algumas explicações para Chen Changsheng.

Só então Chen Changsheng entendeu que a gestão do Festival das Heras era permutada entre as Seis Heras. Este ano, foi a vez da Academia do Caminho Celestial com este supervisor da Academia do Caminho Celestial responsável por finalizar quem participaria do mesmo. Passaram-se muitos anos desde a última vez que a Academia Ortodoxa teve algum aluno participante no Festival das Heras, por isso, ela foi gradualmente sendo esquecida. No entanto, a situação deste ano era diferente. Claro, este não foi definitivamente o motivo do comportamento desagradável do supervisor da Academia Celestial e de suas tentativas de envergonhá-lo. A principal razão era uma certa lei da Grande Dinastia Zhou.

Esta lei afirmava que, se uma escola não conseguisse recrutar um aluno por muitos anos, suas credenciais de ensino e políticas de proteção seriam todas canceladas. A Academia Ortodoxa já havia deixado de recrutar estudantes há muitos anos e, se não o fizesse por mais um ano, desapareceria no interminável curso do rio da história. No entanto, quem poderia ter imaginado… que, exatamente no ano passado, a Academia Ortodoxa ganharia um novo aluno chamado Chen Changsheng?

“Só por isso?” Chen Changsheng perguntou.

Depois de um momento de silêncio, o sacerdote Xin explicou: “Naquele ano, durante esse incidente envolvendo a Academia Ortodoxa… três dos irmãos seniors do Supervisor Educacional Peng morreram aqui”.

Chen Changsheng ficou em silêncio, pensando, se fosse eu, esperaria que a Academia Ortodoxa fechasse suas portas e desaparecesse, e se alguém como eu aparecesse repentinamente, um estudante que mudou o destino da Academia Ortodoxa, minha atitude também seria bastante terrível. Eu não gostaria de mais nada do que esse aluno partisse rapidamente.

“Mas não há necessidade de se preocupar demasiadamente. De qualquer forma, enquanto você não entrar em uma partida no Festival das Heras, o Supervisor Educacional Peng e aqueles outros idosos não terão motivos para se livrar de você”.

O sacerdote Xin o consolou com algumas palavras, olhou para a silenciosa Luoluo ao lado dele e  depois deu um tapinha no ombro de Chen Changsheng e riu: “Você é muito bom”.

……

……

O que este comentário quis dizer, Luoluo não entendeu. Nem Chen Changsheng.

Afinal, os dois tinham ambos catorze anos, e Chen Changsheng ainda tinha a impressão de que Luoluo era uma menina de onze ou doze.

Chen Changsheng olhou para o pequeno rosto de Luoluo e de repente, sentiu alguma hesitação, porque foi só nesse momento que percebeu que essa garota era bastante bela.

Luoluo apertou sua manga e disse: “Professor, você não pode ter arrependimentos”.

Chen Changsheng, com impotência, balançou sua cabeça. Depois de pensar por um longo tempo, ele asfixiou uma frase: “Você… já comeu?”

Luoluo abriu os olhos, sua voz suspeita. “Eu não comi wontons com professor esta manhã?!”

“Sim… já é meio dia.”

Chen Changsheng olhou pela janela e disse: “É hora de almoçar”.

Ao ouvir isso, Luoluo juntou as mãos e levemente se curvou enquanto dizia com um extremo ardor: “Vou fazer o almoço do Professor”.

“Vamos comprar”, disse Chen Changsheng.

Procurando por instruções, Luoluo disse: “Wontons?”

Chen Changsheng ponderou no que fazer e depois disse: “Além dos wontons, também há um lugar que vende macarrão na rua. O gosto não é ruim. Isso mesmo, peça-lhes que coloquem menos brotos de feijão e mais pimentas”.

Luoluo correu, rindo e vibrando por todo o caminho, com seus dois rabos de cavalo se espalhando atrás dela.

Na parede, Guardião Jin e Guardã Li se olharam nos olhos.

“Isso é bom?”

“Parece muito bom para mim”.

……

……

Depois que o macarrão dos dois foram comidos, percebia-se que já era tarde. O vento do final da primavera parecia ter um aroma natural. Cheira-lo, intoxicava uma pessoa e imediatamente, fazia-a querer dormir.

Chen Changsheng olhou para Luoluo e disse: “Eu só chamei pelo seu real nome hoje. Perdoe-me.”

Luoluo riu, mas não disse mais nada.

“Pegue a Pérola Noturna e esses outros itens de volta, eu não posso aceitá-los”.

“Professor, você não está planejando retroceder, está?”

“Claro que não.”

“Então… como você pode devolver os presentes que eu dei para reconhecê-lo como meu tutor?”

“Você não me comprou uma tigela de macarrão agora há pouco?”

O sorriso de Luoluo desapareceu quando ela levantava seu vestido e levemente prostrava-se no chão preto.

Depois de um momento de silêncio, Chen Changsheng prostrou-se em direção à Vila Xining, e depois, prostrou-se para ela.

A luz solar da primavera era gentil, o cenário, brilhante e bonito, o lago, calmo como um espelho. Ocasionalmente, uma brisa soprava pelo prédio e ondulava-se em torno das prateleiras antes de pousar nas têmporas deles.

Chen Changsheng endireitou seu corpo e ajudou Luoluo.

Luoluo disse: “Obrigado”.

Chen Changsheng não sabia o que dizer. Depois de pensar por um tempo, ele também disse: “Obrigado”.


Tradutor: Enxarcado   |   Revisor e QC: Enxarcado




Fontes
Cores