ZTJ – Capítulo 21 – Método de Leitura




A primeira página era a página do título, vazia e branca como a neve, com apenas essas sete palavras escritas em uma tinta escura. Elas eram anormalmente vivas, de modo que qualquer um que abrisse este livro não seria capaz de perdê-las.

Se uma pessoa normal abrisse este livro, ela certamente começariam a considerar cuidadosamente que tipo de significado estava escondido nessas palavras. Então, com uma compreensão dessas sete palavras, ela continuaria a ler. Mas Chen Changsheng era diferente do resto. Ele não foi para a próxima página, em vez disso, levantou-se e caminhou até a estante de livros, buscando vários outros livros sobre a Purificação. Depois de folheá-los rapidamente, ele percebeu que as páginas do título de todos esses livros também continham essas sete palavras. Depois disso, ele sentou e colocou toda sua mente nas páginas do livro, esquecendo de todo o resto.As palavras do livro “Na Purificação’’ eram muito simples. Ao ler atentamente, não demorou muito para ele ter terminado de ler o primeiro capítulo. Este capítulo estava preocupado em como uma pessoa deveria nutrir seu sentido espiritual. Ele não parou aqui para pensar ou para tentar, mas continuou lendo. Os seguintes capítulos também foram gradualmente anotados em sua mente. Os tópicos primários desses capítulos eram como nutrir o sentido espiritual, procurar por uma Estrela Destinada, e como extrair a luz das estrelas para dentro do corpo.

Ele precisava apenas de uma hora para terminar de lê-lo. Ele então fechou os livros, fechou os olhos e começou a pensar.

Depois de uma dúzia de respirações, ele abriu seus olhos, abriu o livro mais uma vez e começou a ler.

Ele precisou de menos tempo para terminar do que a primeira vez. No tempo necessário para vários incensos se apagarem, ele terminou de ler.

Ele então fechou mais uma vez os seus olhos para contemplar o conteúdo do livro.

Depois de algumas horas, abriu os olhos e começou a ler mais uma vez.

Enquanto ele repetia este procedimento, a luz solar que entrava da janela estava tão feroz como sempre.

Ele fechou o livro “Na Purificação” pela última vez e não o abriu mais.

Tirou um pincel e tinta e, sem abrir o livro, começou a gravar a partir das memórias em sua mente, os seus pensamentos a partir de suas leituras.

Não demorou muito para que o papel estivesse densamente coberto de palavras.

No instante em que colocou o pincel na tinta, todos os conteúdos do livro “Na Purificação” foram recordados em sua mente como se estivessem esculpidos em pedra.

Crucialmente, esta não foi uma memorização rotineira, mas uma verdadeira compreensão.

Este era o método de leitura de Chen Changsheng.

Esse método era muito especial, o precioso tesouro que ele e o Sênior Yu Ren haviam obtido depois de dez amargos anos de leitura de livros. Embora o antigo templo da Vila Xining não parecesse muito notável, os livros que lá continham eram vastos em quantidade como o mar. Se alguém quisesse memorizar tantos livros no menor tempo possível, ele, naturalmente, deveria ter uma habilidade muito especial.

Com este método de leitura, não era necessário ler um livro até que estivesse caindo aos pedaços, na realidade, a grande maioria dos livros no antigo templo da Vila Xining eram como novos, mas o conteúdo desses livros havia sido completamente memorizado pelos dois.

A fase mais importante deste método foi a etapa final de análise. Se estas notas fossem anotadas no papel ou lembradas na mente, essas notas eram a final classificação e confirmação para toda a sessão de leitura, e era somente depois de completar este passo que o leitor poderia dizer que ele tinha obtido todos os conteúdos de um livro e os tendo integrado em seu próprio conhecimento.

Para terminar de ler “Na Purificação’’ e fechar o livro, naturalmente, não seria um fim. Aprendendo e constantemente revisando poderia ser feito na mente e nos cadernos, mas qual era o objetivo de ler e estudar? Era praticar, e seu objetivo na leitura sobre a Purificação era para que ele pudesse ter sucesso na Purificação e começasse a cultivar.
O primeiro passo da Purificação era condensar o sentido espiritual. O sentido espiritual seria a força mental de um ser humano. Para explicá-lo em termos mais cotidianos, seria o “pensamento”. Com tanto que a ideia do pensamento de alguém fosse intenso o suficiente, se fosse concentrado o suficiente, os pensamentos poderiam transformar-se em uma espécie de força.

Não soou difícil, era como se alguém precisasse apenas fazer o máximo para enrugar suas sobrancelhas como os vales das montanhas e então, poder viajar livremente pelas magníficas montanhas e pelos rios de sua própria imaginação, mas o fato era que não era tão fácil assim. Isso era por que se alguém pudesse ou não formar um sentido espiritual, seria completamente devido a força da alma dessa pessoa. A força da alma era puramente uma questão de talento inato, nada a ver com esforço. Não importa o quanto uma pessoa comum trabalhasse, sua alma poderia ser mais forte do que a reencarnação da Fênix Celestial?[1]

Chen Changsheng preparou-se para o cultivo por muitos anos. Para ser mais preciso, a partir do momento em que a peculiaridade com seu corpo apareceu aos dez anos de idade, ele estava silenciosamente esperando por esse dia chegar. Ele sabia que havia um problema com seus meridianos, a doença que seu mestre disse que ele tinha: seus nove meridianos foram cortados e não conseguiam se conectar, então sua alma não conseguia circular pelo seu corpo e só podia ser forçada a sair com o suor[2]. Embora depois dos dez anos de idade terem passado, seu mestre usou medicamentos para suprimir sua doença, impedindo a perda contínua da essência de sua alma, e isso ainda era um problema. Caso contrário, por que será que a Pedra Sensorial preta na avaliação da Academia do Caminho Celestial não conseguiu sentir o menor sentido espiritual em seu corpo? Se a alma não era suficientemente forte, como se poderia condensar o sentido espiritual? Sem sentido espiritual, como poderia haver dispersão?

Este primeiro passo da Purificação – como ele deveria fazer?

Ele não sentiu desapontamento como aquelas outras pessoas que descobriram que não tinham esperança de cultivar, muito menos desespero.

Ele acreditava firmemente que há incontáveis ​​anos atrás, deve ter existido incontáveis ​pessoas inteligentes que resolveram esse problema, porque havia muitas pessoas como ele. Nos livros das Escrituras do Caminho, ele havia lido relatos de como essas pessoas desapontadas encontraram algum método genial e, assim, se tornaram especialistas inigualáveis, como Wang Zhice por exemplo. No entanto, ele não estava preparado para trabalhar dessa maneira, porque ele nunca encontrou um caso nas Escrituras do Caminho semelhante ao seu problema com seus meridianos. Até mesmo seu mestre havia dito que não podia ser tratado, que era apenas o destino. Ele não tinha mais tempo para lutar com o destino, nem acreditou que ele pudesse pensar em um método novo e genial em um período tão curto de tempo. Ele gostava de seguir o atual, e ele acreditava que se ele seguisse métodos existentes, ele também poderia condensar seu sentido espiritual. Ninguém acreditou mais do que ele no conhecimento de seus antepassados.

“Leia cem vezes, compreenda naturalmente o significado.”

Todos os livros relacionados à Purificação tinham essas sete palavras impressionantes. Era muito óbvio que estas sete palavras eram a parte mais importante da Purificação, e também a parte que os seus antecessores desejavam se comunicar com os que se seguiram. Mas qual livro ele deveria ler?

Chen Changsheng olhou para o denso diretório na capa de “Na Purificação”, olhando para aqueles títulos de livros às vezes justos e honestos, às vezes, não convencionais. Ele balançou sua cabeça, um pouco surpreso que depois de chegar à capital, ele ainda teria que continuar a vida que ele vivia na Vila Xining.

Se este fosse um lugar como a Academia do Caminho Celestial ou a Academia Caçadora de Estrelas, se estudantes precisassem atravessar o gargalo da Purificação, um professor naturalmente iria dizer-lhes que a parte mais crucial da Purificação era ler uma grande quantidade de livros relacionados, assim fortalecendo a alma e atingindo o objetivo de condensar o sentido espiritual de uma vez só.

“Na Purificação” apenas forneceu os princípios gerais. O que realmente era necessário estudar eram os quarenta e nove livros listados na contracapa.

Claro, isso não significava que todos os alunos precisavam ler cada um desses quarenta e nove livros cem vezes antes de sua alma alcançar um nível no qual eles poderiam condensar o sentido espiritual. Na grande maioria dos casos, no processo de leitura, o sentido espiritual do leitor seria condensado e eles poderiam parar de fazer esse processo.

Esse processo não era aquele em que quem mais cedo terminasse, melhor seria.

Se fosse necessário, apenas leia um livro dez vezes e seria capaz de condensar com sucesso o sentido espiritual. Essa pessoa, provavelmente, seria o cultivador com o sentido espiritual mais fraco da história. Ao contrário, quanto mais livros alguém lesse e mais vezes os repetissem, mais forte a alma se tornaria, ainda assim, não seria capaz de atravessar essa fina camada de papel. Quando o sentido espiritual fosse finalmente condensado, apenas esse tipo de sentido espiritual poderia ser chamado de poderoso.

Se alguém pudesse ler todos os quarenta e nove livros na capa traseira do “Na Purificação” cem vezes antes de finalmente condensar seu sentido espiritual, então, quando ele extraísse a luz das estrelas em seu corpo para passar pela Purificação, ele teria a chance de alcançar o nível da perfeição. Mas este tipo de situação era incrivelmente rara. Além daqueles com a sorte o suficiente de nascer com um incrível talento inato, era basicamente impossível.

Este era um processo muito estimulante. Com o passar do tempo, enquanto o número de livros e o número de vezes que alguém os lesse aumentasse gradualmente, essa pessoa poderia esperar tornar-se um gênio com um poderoso sentido espiritual, mas também havia uma grande chance de que alguém pudesse por fim falhar ao condensar o sentido espiritual e se conformar a viver a vida de uma pessoa comum.

A esperança e o desapontamento aumentariam continuamente ao longo desse processo, que no fim das contas, acabaria tornando-se uma aposta de proporções épicas. Ninguém saberia o resultado dessa aposta. Somente após ler esses livros, cem vezes cada, que o resultado apareceria por conta própria.

Leia cem vezes, compreenda naturalmente o significado.

Este era o seu significado.

……

……

Depois de ler “Na Purificação” uma vez, Chen Changsheng não sentiu nenhuma mudança em seu corpo, não sentia sua alma, então, ele, naturalmente, também não sentia seu sentido espiritual. Ele não começou a imediatamente ler os livros listados na contracapa, mas em vez disso ele começou a calcular.

Ele acreditava que sua eficiência de leitura era maior que a de uma pessoa comum, então, talvez ele não precisasse ler cada livro cem vezes, talvez de vinte a trinta vezes poderia ser suficiente. Havia quarenta e nove livros no total na contracapa, calculando assim com sua média de eficiência de leitura, para a primeira rodada, ele só poderia terminar de ler sete livros, sete dias para terminar de ler todos eles uma vez. Mesmo que ele gradualmente tenha acelerado com o tempo, para ler completamente todos esses livros, levaria pelo menos meio ano. Ele tinha meio ano? Não, então, o que ele deveria fazer? Esta foi a primeira vez que ele se sentiu bastante irritado desde que veio para a capital.

Se outras pessoas ouvissem que ele estava se sentindo irritado, eles definitivamente sentiriam algo diferente. Isto foi porque em seus cálculos, era muito óbvio que ele só pretendia condensar seu sentido espiritual depois de ler todos os quarenta e nove livros – se ele pudesse condensar seu sentido espiritual, no caso. Em outras palavras, do começo ao fim, mesmo que subconscientemente, ele estava realmente colocando-se no mesmo nível que gênios, ou mesmo superior.

Não era de admirar que Tang Trigésimo Sexto pensou que ele foi muito arrogante em seu primeiro encontro. Ele parecia discreto, cauteloso e cortês, mas na realidade, em muitos aspectos, ele era inexplicávelmente confiante, fazendo com que as pessoas sentissem que ele era extremamente arrogante.

……

……

Enquanto ele estava pensando, de repente, ele foi acariciado por uma brisa e uma sombra caiu, cobrindo as palavras na contracapa.

Chen Changsheng ergueu a cabeça e viu uma menina bonita zombando dele.

No momento, ele estava sentado no chão, então, esta menina estava, naturalmente, olhando para baixo enquanto olhava para ele.

Esta menina era precisamente Shuang’er da Propriedade do General Divino do Leste. Ela olhou para os livros sobre Purificação ao lado de Chen Changsheng e sabia o que ele planejava fazer. Ela zombou: “Para começar a Purificação aos 14 anos, você não acha que está um pouco atrasado?”

Chen Changsheng respondeu seriamente: “Buscar o Dao pode ser cedo ou tarde. O começo pode chegar tarde, e o tarde pode chegar cedo.”

Shuang’er não esperava ouvir essa resposta. Depois de olhar sem expressão para ele por alguns segundos, ela o repreendeu com desdém: “Quarenta e nove livros, cem vezes, dez dias, – esses são os números deixados pela minha jovem senhorita quando ela condensou seu sentido espiritual na idade de quatro anos. O final pode chegar cedo? Onde você planeja chegar cedo?”Chen Changsheng refletiu sobre esta questão, mas percebeu que não sabia como responder.


Tradutor: Vaan  |   Editor: Martins   |   QC: Enxarcado



1 – (Enxarcado: Como sempre, Xu Yourong sendo apelona.)

2 – (Martins: Sempre que eu leio isso de “A alma sair com o suor”, eu fico rindo sozinho UASUHASUS, mas quem sou eu pra entender melhor dos mistérios da medicina chinesa melhor que o Mestre né? kk).


Fontes
Cores