ZTJ – Capítulo 194 – O Erudito Entrando Na Capital Para Os Seus Exames Imperiais



CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                    PRÓXIMO CAPÍTULO


“Desde que eu era jovem, minha família era pobre. Eu tinha uma personalidade calma e sincera, mas lenta. Eu não tinha amigos ou família. Eu comia congee[1] e legumes, mas nunca comia carne. Eu só gostava de ler e além de ler, lia ainda mais. Eu vivia sem quaisquer ambições sérias e, logo depois de eu ir à capital, eu, sinceramente, apenas queria ingressar na Academia do Caminho Celestial para estudar. Depois, conheci Chen’er, e eu só queria ler com ela, embora ela não tivesse qualquer interesse em ler.”

Esta foi a primeira parte do parágrafo de abertura no diário de Wang Zhice. Ao ler esta seção, de repente, um sentimento familiar tomou conta de Chen Changsheng, como quando ficou sabendo sobre as experiências de Gou Hanshi antes do Festival das Heras. Embora soubesse que eles eram adversários, Chen Changsheng ainda carregava uma sensação de familiaridade em relação a ele, já que também só gostava de ler livros.

“Ao caminho para a capital, conheci o Grande Guarda naquela época, o futuro Taizu, no palácio do Condado de Tianliang. Depois, conheci o Príncipe de Qi pela primeira vez e depois o encontrei novamente em Luoyang. Havia também o Irmão mais Velho, sim, e também conheci Chen’er naquele beco encharcado[2] de sujeira, então, fiquei lá mesmo.

“O papel em Luoyang era caro. Tudo era caro e até mesmo os bolos de sementes de gergelim eram mais caros do que aqueles de outras áreas. O que tornou ainda pior era a constante luta dentro e fora. Depois que Chen’er usou todo o nosso dinheiro, ela queria retornar para sua ocupação anterior. No entanto, sempre achei que matar pessoas não era algo bom, então ela me perguntou como poderia ajudar a nossa casa. Pensei várias vezes que eu ainda precisava entrar na capital. Mesmo se eu não pudesse entrar na Academia do Caminho Celestial, eu poderia ainda acampar fora do Mausoléu de Livros para vender algumas inscrições de pedra friccionada[3] falsas. Eu sempre acreditei que era um estudioso inútil e só sabia escrever algumas palavras legais.

“Ela veio comigo para a capital e estava sempre ao meu lado. Mesmo se quisesse sair, ela não poderia, como o exército do Imperador Taizu já havia cercado a capital. Foi também naquele tempo quando soube que o Irmão mais Velho nunca havia se preparado para voltar depois de deixar originalmente Luoyang. No dia quando a capital finalmente caiu, Chen’er e eu sentamos num barco, separados da Ponte das Lamentações. Vimos o sorridente Príncipe de Qi, montado em um rinoceronte branco, e sabíamos que nossas vidas tomariam um rumo melhor.

“Como o Imperador ascendeu ao trono em frente o Mausoléu de Livros, o grande exército dos demônios já havia chegado. Depois de dois anos, a raça demônio invadiu novamente. O Príncipe de Qi ocasionalmente viajava à pousada para nos procurar e fofocar, e eu poderia dizer que o humor dele se agravou ao longo do tempo. Não sabia se era porque seu rinoceronte favorito havia morrido nas Planícies do Salgueiro Caído ou que o Imperador não tinha decidido quem era o príncipe herdeiro. Um dia, quando bebeu um pouco à mais da conta, encarou em meus olhos e disse que desde que ele veio de Luoyang, ele sempre quis que eu o ajudasse. Eu realmente não entendi o que ele quis dizer. Como eu poderia, um acadêmico fisicamente fraco, ajudá-lo com qualquer coisa? Além disso, quando vim para a capital… tudo o que eu queria fazer era ingressar na Academia do Caminho Celestial para ler.

“Depois que entrei na Academia do Caminho Celestial e comecei a estudar, vivi a vida que esperava viver. Entretanto, Chen’er não gostava de uma vida tão simples. Levei ela para ver as heras verdes do Palácio Li e as Árvores Banyan dentro da Academia Ortodoxa. Ela não gostou nada daquilo e disse que a floresta no Jardim da Alvorada era muito densa e árvores banyan eram muito altas. A coisa mais importante era que o Rio Qu e o lago dentro da Academia Ortodoxa eram muito rasos. Durante algumas noites, eu assistiria as acrobacias em Luoyang e ria, mas ela só friamente sorria. Ela disse que ler e apreciar o cenário era chato e só alguém como eu poderia resistir a uma vida tão chata. Eu entendi o que ela quis dizer, mas não queria dar continuidade. Então, eu só poderia ficar em silêncio[4].

“Depois disso, ela ainda acabou deixando a capital. Eu não sabia se ela foi para a cidade de Xuelao ou para encontrar o Irmão mais Velho. No entanto, em suma, quando ela me deixou, pensei seriamente por três dias e três noites, confirmando que eu não podia mudar nada. Continuei a ler, e enquanto descansava, comecei a pensar em assuntos relacionados à cultivação. Meus amigos e eu sempre achamos que eu não tinha o potencial para cultivar, muito menos ter qualquer talento.

“No entanto, por alguma razão desconhecida, eu, que tinha começado a cultivar apenas após a idade de quarenta anos, não encontrei quaisquer problemas no cultivo como diziam. Eu usei o período de uma única noite aproximadamente para masterizar o cultivo. Talvez, a comoção que causei naquela noite foi maravilhosa demais já que assustei muitas pessoas. Como resultado, eu me tornei uma pessoa famosa na capital por algum motivo estranho, e o Príncipe de Qi usou o édito imperial do Imperador Taizu para forçar-me a adquirir uma posição no governo.

“Muitas pessoas acreditavam que eu estava orgulhoso por causa da comoção que causei naquela noite. Entretanto, a verdadeira razão pelo qual fiquei satisfeito comigo mesmo foi porque esses pequenos jogos que fiz começaram a se espalhar por toda a capital e até mesmo por todo o continente. Em suma, me tornei famoso e comecei a estabelecer conexões com várias pessoas bem conhecidas, oficiais e vários príncipes, incluindo o Príncipe de Qi. Eles estavam em termos amigáveis comigo, e minha vida parecia ter se tornado muito mais alegre, além do fato dela nunca ter retornado.

“Dias felizes não duram para sempre. Entendi essa lógica, mas nunca pensei que este período sublime, na verdade, acabaria tão de repente. Em um determinado dia, tarde da noite, duas pessoas vieram à minha casa. Eles eram todos do Palácio dos convidados do Príncipe de Qi, e eles queriam que eu fizesse algumas coisas. Depois de pensar por um momento, eu não concordei, mas não queria ficar no caminho do Príncipe de Qi. Eu conhecia seu temperamento. Ninguém poderia impedi-lo de dar um passo à frente qual fosse a situação.

“Na manhã do segundo dia, carroças começaram a carregar cadáveres fora da cidade, e eu ficava no topo do prédio, e olhava em direção ao Jardim das Cem Ervas. Vi a fumaça branca lentamente levantar-se e silenciosamente orei para que não morresse muita gente, pelo menos aqueles príncipes que eu conhecia. Infelizmente, não acabou terminando como desejei. Esses príncipes morreram no final, incluindo suas esposas, filhos e filhas.

“Fiquei em casa no completo tédio por três dias. Não saí de casa, nem olhei para qualquer notícia relacionada. Eu olhei em silêncio os dois hóspedes do Palácio do Príncipe de Qi. Finalmente, depois de lidar com as questões do lado de fora, o Príncipe de Qi veio até mim pessoalmente. Em uma hora tão tensa, ele realmente usou uma parte do seu tempo especialmente para me ver. Não sabia se devia ter me sentido honrado ou desconfiado.

“O Príncipe de Qi disse que ele não se importava com o meu silêncio nos últimos dias, mas ele precisava de mim para mostrar minha opinião no sentido deste assunto para a população da capital ver. Eu só podia ficar em silêncio. Ele olhou nos meus olhos e perguntou quais eram meus sentimentos sobre esse assunto. Pensei um pouco e disse que eu não tinha nenhuma opinião. Como resultado, foi ele quem ficou em silêncio, antes de virar e sair. Foi a última vez que eu e ele falamos um para o outro como amigos. Só depois, fiquei sabendo que ele já havia ascendido formalmente ao trono naquela manhã, tornando-se o Imperador da Dinastia Zhou.

“Minha posição no governo não foi retirada, nem fui colocado em prisão domiciliar, muito menos fui enviado para a prisão. Só fui propositadamente esquecido pelo governo e por aquelas pessoas que uma vez eu estava familiarizado. Fui esquecido nesta casa no Beco da Mágoa. Também havia uma outra pessoa que foi propositadamente esquecida como eu, o Imperador Taizu. Talvez, o Príncipe de Qi… não, eu diria o Imperador… queria ser um bom filho para seu pai tal como estava preocupado que Imperador Taizu pudesse causar alguns problemas por trás das cortinas por estar muito entediado, ou talvez ainda se lembrava que havia amizade entre nós, que eu também poderia causar problemas por conta do tédio em casa. De qualquer forma, ele decretou que eu manteria a posição de secretário e acompanharia Taizu no palácio real.

“Devo dizer que esse período de tempo que vivi no interior do palácio foi realmente muito interessante. No curto período de alguns meses, Taizu pareceu envelhecer por várias centenas de anos e transformou-se em um homem muito velho. Ao contrário de quando ele era facilmente irritável no passado, ele se tornou muito mais gentil e não mais se importava com os assuntos do império. Claro, ele não tinha como se importar já que ninguém deu a ele qualquer influência.

“Como resultado, ele começou a prestar atenção às vitórias durante os jogos e àquelas belas servas. Quanto ao último, eu o aconselhei muitas vezes, mas ele realmente não gostava de me ouvir. Em relação ao primeiro, que foi muito difícil para ele ganhar de mim durante os jogos, e em vez disso, tornou-se cada vez mais interessante. Nesse palácio alto coberto de heras e naquela mesa embaixo da copa das heras, jogamos muitas rodadas de cartas. Enquanto estávamos a brincar, sempre conversaríamos. Como resultado, ouvi muitas histórias, das quais nunca esqueci.”

Enquanto olhava para a caligrafia no diário, Chen Changsheng achou difícil manter a calma.

Todas eram histórias de Wang Zhice, que incluía as memórias de uma lenda. O que ele registrara era muito confuso, porém, as informações eram muito concisas, e claramente narrava o curso de sua vida. Essa narração aconteceu de coincidir com os tempos mais turbulentos do continente. Como resultado, esta história natural e fortemente influenciou Cheng Changsheng.

Ao ler as palavras no diário, era como se ele tivesse visto Wang Zhice naqueles dias. Ele era um jovem estudioso que foi para a capital para fazer exames e não para adquirir um cargo no governo. Ele viajou milhares de milhas apenas para ler dezenas de milhares de livros. Quem jamais imaginaria que nesta jornada, o estudioso veria uma sombra feminina estranha na cidade de Luoyang, fazendo-lhe parar em sua jornada e, assim o fazendo ver muitos outros acontecimentos.

O jovem estudioso começou a caminhar mais uma vez no final, alcançando assim seu objetivo na capital. Ele nunca havia esquecido seu propósito original em todos esses anos, porém, em contrapartida, ele não poderia viver com sua própria maneira de pensar em todos esses anos. Muitas coisas mudaram sua perspectiva. A sombra feminina havia do nada desaparecido. Ele tornou-se parte do governo e famoso na capital. Depois, foi forçado a esses mundos, que ele nunca gostou e nem nunca quis entrar.

Depois de ler até este ponto, Chen Changsheng lentamente ficava mais nervoso. Até agora, o diário de Wang Zhice ou a história oral estava prestes a entrar na parte mais importante e a seção Chen Changsheng queria saber mais. No período de tempo que Taizu foi colocado sob prisão domiciliar dentro no profundo do palácio, o que exatamente ele disse para Wang Zhice? Talvez poderia descobrir uma explicação de uma pessoa que tinha mudado o próprio destino.

Ele continuou a ler o diário.

“Havia muitos rumores sobre o Imperador Taizu, e o mais conhecido era naturalmente dele mudar seu destino. Especificamente, um boato sempre espalhou-se ao redor do continente dizendo que, há muitos anos, Taizu tornou-se amigo do líder do Dao naquele tempo, que também seria o Papa anterior do Palácio Li posteriormente. Ele usou algum tipo de técnica secreta para mudar o destino com sucesso, oferecendo ofertas para o céu estrelado. Isto fez com que a Estrela Destinada desse Imperador brilhasse para sempre no céu estrelado.

“Após a transformação do Jardim das Cem Ervas, detalhes mais específicos sobre uma oferenda para os céus estrelados apareceram nos rumores. Todo mundo estava dizendo que, a fim de mudar o destino, Taizu tinha que estar disposto a deixar para trás apenas um único filho para continuar a linhagem. Quanto os outros filhos, eles seriam todos oferecidos para o céu estrelado… no entanto, depois que Taizu com sucesso subiu ao trono, ele não queria manter a promessa que havia feito todos esses anos. Na realidade, todos os seus filhos eram demasiado proeminentes, então quem poderia ele permitir morrer? Quem estava disposto a morrer?

“Eu não sabia se o Príncipe de Qi e os outros príncipes tinham ouvido esse rumor ou não. Mesmo se ouviram antes, ninguém teria acreditado. No entanto, não importava se o boato era verdadeiro ou falso. Desde que ele apareceu e, enquanto o ouvissem, os galhos secos dentro de seus corações transformariam-se em serpentes venenosas, assustadoras, assim constantemente picando seus corações. Após sua derrubada de Luoyang para a capital, os proeminentes filhos do Taizu nunca poderiam manter um bom relacionamento entre si, principalmente devido a quem pertencia o trono.

“Pensando bem agora, este boato afetou esses relacionamentos grandemente. Devo admitir, os filhos do Taizu eram todos muito marcantes, porém, Sua Majestade era o mais forte. Quando esses príncipes ainda estavam planejando afetar a escolha de Taizu e assim esperando pelos fugazes arranjos do destino, Sua Majestade foi o primeiro a agir. Sem qualquer hesitação, ele matou todos os seus outros irmãos….

“Eu perguntei ao Imperador Taizu se realmente havia algo como mudar o destino. Naquele dia, ele estava bêbado, e as manchas da idade em seu rosto eram claramente óbvias. Ele sorriu como uma criança e também como uma raposa. Ele não respondeu minha pergunta diretamente. Ele apenas cantou alguns dramas do Condado de Tianshui enquanto formava ondulações com seu sorriso. Ele assentia com sua cabeça sem parar, como se estivesse quase dormindo mas se esforçando para manter-se acordado.”


¹-(Vaan: Congee: é um mingau de arroz).
²-(Enxarcado: ( ͡° ͜ʖ ͡°)).
³-É uma prática que era usada muito antigamente na China por acadêmicos para escrever inscritos de diversos tipos na superfície de um papel que ficava em cima de uma pedra, e que com grafite se friccionaria para desenhar no papel aquela imagem ou escrito que estava na pedra.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Stone_rubbing
4-(Enxarcado: Mulheres meu caros amigos, mulheres. Não importa a época, sempre serão as mesmas.).


Se você gosta do nosso trabalho, da novel e quer nos ajudar,
Não esqueça de Avaliar Ze Tian Ji na Central Novel e deixar seus comentários.
Isso é de extrema importância para nós. Muito obrigado!
dragão


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Enxarcado   |   QC:Asura


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                    PRÓXIMO CAPÍTULO



Fontes
Cores