ZTJ – Capítulo 185 – Jantar em família



CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                         PRÓXIMO CAPÍTULO


A propriedade do General Divino do Leste estava muito quieta. O único som presente era o dos leves passos e o arrastar de roupas, tanto dentro como fora do salão. Não havia nem mesmo o som de tosse. Isto era, presumivelmente, o que significava ser o “estilo de familia”.

As pedras que pavimentavam o caminho e as árvores no pátio também eram as mesmas: ásperas, compridas e retas. Enquanto as árvores estavam generosamente espaçadas, tinham muito poucas folhas verdes em seus galhos. Elas permaneciam em silêncio, solenes, sombrias e apáticas.

Chen Changsheng estava sentado à mesa, examinando os talheres de porcelana finamente envelhecidos que estavam diante dele, sem saber o que dizer. Desde o momento em que entrou na propriedade, não disse uma única significativa palavra.

Xu Shiji e sua esposa estavam sentados nos assentos de anfitrião enquanto ele estava sentado no banco reservado para os convidados. A Babá Hua esperava ao lado deles, carregando consigo um caráter reservado, enquanto a que servia a comida era, na verdade, aquela empregada extremamente orgulhosa, Shuang’er.

O salão de jantar continha apenas essas cinco pessoas, mas havia um grande número de atendentes do lado de fora do salão. Vários mordomos e empregadas olhavam para o ambiente com expressões frias enquanto garçonetes carregavam bandejas para dentro e para fora do prédio; as bainhas de seus vestidos vermelho-romã levemente e suavemente passavam pela alta soleira do salão de jantar.

As bandejas transportadas pelas garçonetes continham xícaras de água de tangerina verde, toalhas úmidas frias e quentes, pauzinhos de marfim e os suportes de mogno esculpidos em pequenos tigres agachados que os seguravam. Comparadas a essas coisas, as bandejas que mantinham comida compunham um número muito menor.

O jantar desta noite na propriedade do General Divino do Leste era bastante simples. Havia carne de porco assado, peixe fresco do rio cozido com cebolas, e brotos de feijão cozidos em sopa[1]. A comida estava deliciosa, porém, também extremamente simples. Não havia nenhum peixe do mar raro que se encontrava nas propriedades dos poderosos sempre que serviam aos hóspedes, e muito menos no caldo feito de medula óssea de monstros. Até mesmo o número de pratos era pequeno.

Este jantar de família era, realmente, um jantar de família comum.

Chen Changsheng tinha uma compreensão grosseira do motivo pelo qual a Propriedade Xu adotara tal postura, mas só conseguiu manter a cabeça abaixada em silêncio e comer. Ele também notou que a mesa de jantar da Propriedade Xu não só não tinha aves raras, mas nem sequer tinha frango comum, e entre os dez temperos e molhos, ele não viu o comum molho de moela de pato.

Sua curiosidade foi um tanto estimulada, entretanto, ele não questionou o fato.

Depois de todos os pratos serem servidos, a Madame Xu começou a conversar com ele. Assim como este jantar em família, a conversa deles discutia os tópicos mais comuns, sem abordar a obstinação do passado.

A refeição sem sabor chegou a sua conclusão, a propriedade do General Divino do Leste permaneceu quieta por toda parte.

Madame Xu olhou para Xu Shiji, pegou o pote de vinho e encheu a taça de Chen Changsheng.

Esta foi a segunda taça de vinho de Chen Changsheng hoje à noite.

Ele expressou seu agradecimento.

Xu Shiji levantou a taça, olhou para ele e esvaziou a taça.

Chen Changsheng também bebeu sua taça.

Madame Xu derramou vinho.

Xu Shiji bebeu novamente.

Chen Changsheng acompanhou-o.

Madame Xu serviu novamente.

Xu Shiji segurou a taça de vinho e disse-lhe inexpressivamente: “Confesso que, do começo ao fim, nunca senti qualquer bondade por você[2].”

Chen Changsheng não disse nada.

Xu Shiji apaticamente prosseguiu: “Mas deve-se igualmente admitir que eu não possuía maldade em relação a você, ou então você simplesmente não seria capaz de viver na capital até agora, ao menos para sentar-se à minha frente”.

Chen Changsheng ainda não disse nada. Levantou-se, pegou um envelope no colo e colocou-o na mesa.

Este envelope era bastante grosso e era claramente novo. Embora seu conteúdo não fosse claro, todos sabiam que o item dentro era certamente velho.

A expressão da Madame Xu, de repente, mudou. A Babá Hua pareceu ligeiramente apreensiva, e até os olhos de Shuang’er pareciam acender-se.

“Você… qual é a sua intenção?”

Xu Shiji estreitou os olhos para ele, sua tez gradualmente esfriou-se. A mão segurando a taça de vinho lentamente caiu. Embora tenha caído, quando a taça tocou na mesa, a mesma produziu uma pancada pesada.

“Não tenho outra intenção senão completar esta tarefa. Eu deveria ter terminado isso há um ano, mas por causa de alguns mal-entendidos, não consegui obter sucesso… “

Chen Changsheng olhou para Madame Xu, Babá Hua e Shuang’er, e com sinceridade disse: “Eu não estava mentindo naquela época. Entrei na capital para terminar o noivado, mas nenhum de vocês acreditou em mim.”

Quando ouviram essas palavras e olharam novamente para o pesado envelope sobre a mesa, a expressão de Madame Xu ficou, repentinamente, ainda mais desagradável; o rosto da babá Hua pareceu ainda mais angustiado; enquanto Shuang’er parecia estar terrivelmente chocada.

“Um mal-entendido?” Xu Shiji olhou nos olhos de Chen Changsheng, seu rosto parecia estar coberto, naquele momento, por uma camada de gelo. “Durante um ano inteiro, a capital estava cheia de tempestades e todo o continente estava em confusão, e você está dizendo que tudo foi por causa de um mal-entendido?”

Chen Changsheng não respondeu a essa pergunta, em vez disso, voltou-se para Madame Xu. Ele primeiro se curvou antes de dizer: “Madame, você uma vez direcionou algumas palavras para mim. Não foi meu propósito dedicar todo este ano especificamente para refutar vossas palavras. Eu apenas acho que, já que a Madame provavelmente não vai mais acreditar que eu sou apenas um jovem daoísta que quer tomar vantagem da propriedade do General Divino para mudar de vida, talvez possamos levar este assunto ao fim.”

O salão ficou em silêncio. Refletindo a luz das lanternas, a água verde da tangerina parecia apenas álcool forte, tal como o suave sussurro do vento fora do salão aparentava estar particularmente tenso naquela atmosfera silenciosa.

Depois de algum tempo, Xu Shiji olhou para Chen Changsheng com leve desprezo quando disse: “Todas essas coisas que você fez, até o ponto de nem mesmo temer mergulhar a cabeça em ondas que você nem tinha o direito de tocar, devia-se a algumas palavras da minha esposa, pelo amor daquela auto-estima patética e risível?”

Chen Changsheng levou um tempo para ponderar cuidadosamente essas palavras. Depois de confirmar que não havia nada de errado com o que ele havia feito, ele respondeu: “A auto-estima foi o motivo, mas não acredito que seja algo risível, muito menos patético.”

Xu Shiji lentamente levantou-se, colocando suas mãos para trás de suas costas e inclinando seu robusto corpo para frente. Aparentemente imbuído de uma enorme pressão, ele olhou nos olhos de Chen Changsheng, enunciando cada palavra. “Mesmo tendo conseguido o primeiro lugar no Grande Exame e ter agora a atenção dos olhos de Sua Santidade, você acha… que desta maneira podes provar que é mais notável do que Qiushan Jun? Para elegantemente retirar-se com o ar de um vencedor?”

Chen Changsheng ficou um tanto assustado, pensando consigo mesmo que nunca pensara assim. Ele queria explicar, mas percebeu que não sabia como explicar um assunto tão particular. Assim como estava pensando, Xu Shiji se levantou e saiu da mesa. Depois de algum tempo voltou com um pergaminho que ele jogou na frente de Chen Changsheng.

“Veja por si mesmo.”

Xu Shiji disse impassivelmente: “Isso não é mais um segredo. Amanhã, todo o continente saberá por que Qiushan Jun não participou do Grande Exame.”

Babá Hua e Shuang’er já haviam, silenciosamente, se retirado.

Chen Changsheng pensou sobre isso, então pegou o pergaminho da mesa e abriu-o. Enquanto o lia, sua tez foi aos poucos adquirindo uma complexidade sem precedentes. Ele entendeu porque Xu Shiji havia falado dessa maneira.

O Grande Exame deste ano fora o mais emocionante dos últimos dez anos e foi, sem dúvida, um grande ano. Ora, se alguém tivesse que falar sobre arrependimento, certamente seriam Qiushan Jun e Xu Yourong, que não apareceram.

Os dons e o potencial de Qiushan Jun e Xu Yourong, naturalmente, significavam que eles poderiam receber diretamente o direito de entrar no Mausoléu de Livros sem passar pelo Grande Exame, mas as pessoas ainda queriam vê-los no Grande Exame.

Muitas pessoas acreditavam que Qiushan Jun participaria do Grande Exame deste ano, e a razão pela qual não apareceu talvez tenha sido por conta de Xu Yourong não estar participando, todavia, era muito mais provável que fosse seu noivado com Chen Changsheng.

Agora, depois de ler este recém-acabado pergaminho, Chen Changsheng finalmente soube a verdadeira razão pela qual Qiushan Jun não participou do Grande Exame. Enquanto ponderava silenciosamente nessa informação, percebeu, então, que não podia deixar de expressar sua admiração.


¹- (Vaan: fiquei com fome…)
²-(Vaan: aquela hora que a pessoa fica bêbada e só manda verdades.)
(Enxarcado: Veremos, então, o clichê do “Bêbado do bar da esquina” agora — se preparem!)


Se você gosta do nosso trabalho, da novel e quer nos ajudar,
Não esqueça de Avaliar Ze Tian Ji na Central Novel e deixar seus comentários.
Isso é de extrema importância para nós. Muito obrigado!
dragão


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Enxarcado   |   QC:Asura


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                         PRÓXIMO CAPÍTULO


 


Fontes
Cores