ZTJ – Capítulo 169 – As Posições do Teste Literário e uma Bengala de Escalada Montanhesca



CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                                          PRÓXIMO CAPÍTULO


O Palácio da Educação dentro do Mundo da Folha Verde não conhecia o dia nem a noite, e as pessoas dentro dele também dificilmente percebiam a passagem do tempo, de modo que desconheciam que, no mundo real, já estava no dia seguinte.

À medida que a hora aproximava-se do meio-dia, os vendedores ambulantes aproveitaram a oportunidade de anunciar vigorosamente suas mercadorias com todas as suas forças. A área além do perímetro dos pilares de pedra estava incrivelmente viva, e dos vários aromas de comida que enchiam a área, a dos bolos de osmanthus[1] era o mais distinto.

As pessoas comuns que vieram ver o Grande Exame cercaram o Palácio Li e discutiam as notícias que de vez em quando emergiam de dentro. A multidão não conseguiu ver esses excitantes espetáculos no campo de testes, mas o humor deles não fora afetado por isso. A atmosfera estava incrivelmente entusiasmante, e pode-se dizer que essa façanha foi realizada através das contribuições dos contadores de histórias.

Andando pelas ruas do Palácio Li, encontraríamos, de certo, uma casa de chá a cada trinta metros. Uma mesa comum geralmente poderia ser encontrada fora dessas casas de chá, e na frente de suas respectivas mesas, os contadores de histórias, vestidos com seus longos vestidos ou casacos de algodão, com catarro sendo cuspido de suas bocas e com a agitação ensandecida de suas mãos e pés, descreviam constantemente os eventos que aconteciam no Palácio da Educação. Ambos contadores de histórias ou os patrões que os sustentavam tinham algum tipo de conexão com as pessoas no Palácio Li, como os eventos que ocorreram apenas alguns minutos atrás nos campos de testes do Grande Exame do qual logo tornariam-se os conteúdos de suas histórias sem muito desvio da realidade.

Na esquina sudoeste havia uma casa de chá relativamente isolada. Estava elegantemente decorada, mas nem mesmo esta casa de chá conseguiu manter seu hoje seu requinte. Ela convidara especialmente um contador de histórias em seu salão principal e pagou uma quantia significativa pelas últimas notícias do Palácio Li. O contador de histórias de meia-idade, com sua expressão magra e concentrada, bateu no seu sino de madeira e disse: “Dizem que é possível ver levemente seu reflexo nas águas do Rio Qu. Cada examinado exibiu sua própria habilidade, talvez assim caminhando na água para atravessar o rio ou transformando seu corpo em uma nuvem à deriva. Eventualmente, esse jovem da Academia Ortodoxa foi o último. Por um momento, ambos os lados do rio ficaram absolutamente calados, todos se perguntando exatamente como esse jovem atravessaria o rio. Ora, quem teria cogitado que eles iriam ouvir o grito de uma garça no horizonte? A Garça Branca retornara!”

Neste ponto, o contador de histórias bateu nos sinos de madeira de novo, dando um susto aos patronos atenciosos da casa de chá. Ele, então, lentamente narrou: “Na hora, quase uma centena de examinados estavam de pé nas margens do Rio Qu, quase tão assustados quanto todos vocês estão agora. Vocês ficaram assustados com esse pequeno velho, mas esses examinados ficaram assustados com a Garça Branca. Por quê? Porque imediatamente depois, o jovem da Academia Ortodoxa, sem uma única palavra, segurou na parte da frente de seu peito e sentou-se na parte de trás da garça, subindo em direção ao céu e alcançando a outra margem. Tal ato foi, em verdade, montar em uma garça à Jiangnan; Assim ocorreu a sombrosidade desta cena!”

A casa de chá explodiu em burburinhos de discussão.

O narrador riu. “Senhoras e senhores, não há necessidade de discutir sobre isso. Afinal, todos os examinados que participam do Grande Exame, seja de uma seita ou de uma escola, provavelmente viram pássaros imortais e animais estranhos, mas por que eles estavam tão espantados? Porque ninguém jamais pensou que esse tipo de método poderia ser usado para atravessar o rio. Todavia, o que os surpreendeu ainda mais foi que essa garça branca não era uma garça branca qualquer, mas a Garça Branca da propriedade do General Divino do Leste!”

O ruído da conversa na sala ficou ainda mais alto. Muitas pessoas da capital sabiam que uma Garça Branca havia sido criada na propriedade do General Divino do Leste, porém, não havia sido vista com frequência nos últimos anos. Algumas pessoas pensaram naquele casamento que tinha sido o principal assunto da cidade e não puderam deixar de ficar curiosos do por que a Garça Branca estava disposta a atravessar o rio com o jovem da Academia Ortodoxa.

“Parece que meus estimados patronos não se esqueceram e devem saber que essa Garça Branca seguia a Jovem Senhorita Xu até o distante Monte das Virgens Santas no Sul. Por que, de repente, aparece à milhares de quilômetros na capital? Será que a Jovem Senhorita Xu realmente reconheceu o jovem da Academia Ortodoxa como seu noivo? Sendo assim, qual o tipo de reação que esses quatro brilhantes discípulos da Seita da Espada do Monte Li tiveram?”

O contador de histórias ligeiramente tossiu e, em seguida, tomou um gole de chá quente. Os convidados sabiam o que isso significava. Mesmo que um ou dois clientes ficassem irritados por esta ser uma história de ontem e recontá-la hoje seria os enganar descaradamente, a grande maioria das pessoas ainda tirou obedientemente mais dinheiro.

O contador de histórias ficou muito satisfeito com as moedas de cobre em seu prato, limpou a garganta e continuou sua história do Grande Exame. Todos os clientes ouviam atentamente, sendo que ninguém notara um homem de meia idade que usava um chapéu de bambu que terminara de tomar chá e saia do recinto. O chapéu do homem de meia idade estava extremamente pressionado para baixo, dificultando a visualização de seu rosto. Depois de sair da casa de chá, ele misturou-se na multidão e rapidamente desapareceu.

Depois de um tempo, este homem apareceu fora de uma pousada a quatro li do Palácio Li. Ele tirou duas pílulas vermelhas escuras do peito e as engoliu. Após o conjurar de tosse dolorosa, ele finalmente conseguiu suprimir seus ferimentos. Enquanto deitava-se em sua cama para descansar, seu chapéu de bambu foi empurrado para o lado, e duas protuberâncias indistintas podiam ser vistas em seus cabelos pretos.

À tarde, o negócio de todas as casas de chá ficou ainda melhor do que antes, mas as narrativas dos contadores de histórias pareciam perder seu fascínio, já que as notas para o teste literário do Grande Exame tinham sido anunciadas. Os gerentes ou assistentes das várias casas de chá foram para a frente do Palácio Li para copiar os rankings e retornarem para transmiti-los aos seus clientes.

O nome no fundo do ranking dos testes literários era de um estudante da Academia Caçadora de Estrelas chamado Zhang Tingtao. Os cidadãos comuns não tinham impressões sobre esse nome, então havia pouca coisa para discutir sobre, apenas algumas zombarias e algumas críticas sobre como a Caçadora de Estrelas estava sendo comandada. A posição de Xuanyuan Po foi deveras medíocre, Tang Trigésimo Sexto foi classificado em sétimo, Zhuang Huanyu ficou em sexto lugar, e os quatro eruditos do Solar Acadêmico haviam feito tudo brilhantemente, cada um deles terminando no top dez. Claro, o que todos mais interessavam-se eram nos dois nomes no topo. Gou Hanshi e Chen Changsheng foram classificados em primeiro e segundo, respectivamente, e os dois nomes tinham uma nota ao lado: “excepcional”.

Os clientes discutiam com entusiasmo as posições finais no teste literário, batendo suas línguas em espanto e apontando para Gou Hanshi e Chen Changsheng enquanto suspiravam em louvor. Turistas das províncias periféricas que vieram especialmente à capital para ver o Grande Exame estavam muito confusos com o fato. Mesmo que estivessem classificados no topo, qual era a necessidade de tal louvor?

Uma das pessoas da capital explicou que o teste literário do Grande Exame sempre teve apenas uma classificação, e apenas os exames mais destacados seriam especialmente marcados como “excepcionais”. O que significava aqui por “excepcionais” era que todas as respostas estavam corretas. Que Gou Hanshi e Chen Changsheng haviam sido marcados como “excepcionais” nas posições do qual significavam que suas respostas tinham sido perfeitas. Deve-se saber que este era um acontecimento demasiado raro. Fazem alguns anos que tal situação ocorrera.

Os turistas entenderam o raciocínio, mas ainda ficaram confusos por mais uma questão. Uma vez que ambos os examinados tiveram notas tão notáveis ​​no teste literário, todas as suas respostas deveriam ter sido corretas, então, por que eles ocuparam posições diferentes? Por que Gou Hanshi ficou em primeiro lugar e Chen Changsheng em segundo?

Ninguém esclareceu a situação. Os moradores experientes da capital também tinham muita curiosidade sobre a questão. Os sacerdotes do Palácio Li responsáveis ​​pela revisão dos exames ficaram igualmente confusos.

O supervisor chefe do teste literário olhou ao sacerdote frio que claramente havia vindo problematizar e pensou, mesmo que o Departamento de Educação Eclesiástica esteja desditoso porque Chen Changsheng não obteve o primeiro lugar, é necessário expressar isso tão claramente?

Entretanto, mesmo que o Departamento de Educação Eclesiástica houvesse sido anormalmente poderoso ano passado, sob o controle do arcebispo Mei Lisha, e mesmo que o supervisor chefe ultrapassasse em posição este sacerdote, ele ainda era forçado a dar uma explicação por prudência.

“É um problema com a formulação padrão.”

Ele olhou para os sacerdotes do Departamento encarregados de revisar as notas do exame literário e explicou solenemente: “Eles equiparavam-se em todos os outros aspectos, porém a formulação de Gou Hanshi era muito mais padronizada e rigorosa, especialmente quando se tratava de vocabulários especializados nas escrituras. Ele mesmo evitou usar palavras proibidas. Embora não houvesse nada de errado com as respostas de Chen Changsheng, as palavras que ele usava eram excessivamente arcaicas. Usando o padrão colocado após a grande recompilação, ele naturalmente deveria ter perdido pontos.”

As notas do exame literário já haviam sido enviadas para fora do Palácio Li e já anunciadas ao mundo, então, naturalmente, não havia maneira de mudá-las. Gou Hanshi e Chen Changsheng foram ambos avaliados como excepcionais ​​e se tornaram o elogio de todas as pessoas. Pouco depois, quando os participantes da partida final foram confirmados, as pessoas ficaram ainda mais surpresas, envolvendo-se em intermináveis discussões. Isso ocorreu porque as pessoas naquela partida ainda eram Gou Hanshi e Chen Changsheng, o que significava que o primeiro lugar deste ano da primeira bandeira seria um desses dois.

Um deles era a Segunda Lei de renome mundial das Sete Leis do Reino Divino, o jovem sábio da Seita da Espada do Monte Li, o erudito Gou Hanshi. O outro era o novo primeiro aluno na Academia Ortodoxa depois de muitos anos, o objeto da facção conservadora da Ortodoxia, o noivo de Xu Yourong, Chen Changsheng. Ambos eram iguais em termos de reputação e pelo fato de terem conseguido chegar a este ponto era prova de seu conhecimento e força, mas ainda assim, poucos viam Chen Changsheng com qualquer tipo de otimismo.

Os Quatro Grandes Mercados lançaram os mais recentes pagamentos. As probabilidades de Gou Hanshi eram de um a um terço, enquanto Chen Changsheng era de um a sete. A discrepância era tão maciça que era fácil perceber que todos viam a vitória de Gou Hanshi como absoluta.

Enquanto ouvia-se o barulho abaixo, Tianhai Shengxue revelou um olhar pensativo no rosto. Embora tivesse colocado uma grande aposta em Chen Changsheng, ele realmente não esperava que o jovem da Academia Ortodoxa chegasse até aqui. Ainda assim, ele não podia acreditar que Chen Changsheng poderia continuar ganhando.

A razão pela qual ninguém, nem mesmo Tianhai Shengxue, poderia ver Chen Changsheng com qualquer tipo de otimismo era aquele limiar que crescia entre Gou Hanshi e Chen Changsheng.

Esse limite era muito alto.

Este limiar estava relacionado à vida e à morte, era ainda maior do que a vida e a morte.

Dentro do Salão das Palavras Brilhantes, o arcebispo Mei Lisha lentamente abriu os olhos. Ele silenciosamente olhou para as posições da prova literária no espelho de luz por um longo tempo e depois sorriu. Com o apoio do Sacerdote Xin, ele lentamente e arduamente endireitou seu corpo e abriu caminho para o Salão da Pura Virtude. Ele originalmente tinha a intenção de emprestar-se do Grande Exame para fazer Chen Changsheng amadurecer o mais rápido possível, mas não esperava que Chen Changsheng realmente tivesse a chance de arrancar aquela gorda e suculenta fruta. Ele não precisa se importar se caso não existisse esperança — todavia, como a esperança ainda existia, ele, naturalmente, não podia permitir que ninguém a destruísse, nem mesmo uma única pessoa.

No fundo do Palácio Li, a Coroa Divina descansava sobre uma mesa, reluzindo a luz que provinha do céu, transbordante de um esplendoroso brilho. O Cajado Divino na plataforma foi refletido no vaso de água, fazendo com que parecesse estar no meio do mar profundo. Comparado com esses dois artefatos divinos, a Folha Verde no pote parecia bastante insignificante. No entanto, o Papa não estava olhando à Coroa Divina ou ao Cajado Divino, mas olhando silenciosamente para a Folha Verde, silenciosa e aparentemente atordoada.

Ele pôs suas mãos atrás dela, assemelhando-se a um jardineiro idoso.

No vaso cercado de água, a concha de madeira subia e baixava levemente como um barco. A qualquer momento poderia ser preenchida com água e a água poderia regar a Folha Verde, assim produzindo chuva.

Em um lugar mais distante da capital, havia uma cadeia de montanhas coberta em vegetação. Florestas espessas cresciam ao longo desta cadeia enquanto uma névoa branca ondulava em seu torno. O caminho era escorregadio e difícil de atravessar, e também era anormalmente silencioso. Se não fosse o ocasional ‘tap tap’ vindo do caminho da montanha, o lugar poderia parecer ainda mais sinistro e aterrorizante.

Este ‘tap tap’ vinha de uma bengala de madeira atingindo as rochas úmidas do caminho da montanha.

Inclinando-se em sua bengala, Yu Ren avançava lenta e arduamente pelo caminho. Seu mestre e de Chen Changsheng, o enigmático Daoista Ji, caminhava na frente, com as mãos atrás das costas, aparentemente despreocupado sobre se Yu Ren poderia se manter em pé ou não.

O barulho continuou por muito tempo, e a névoa que permeava a calma floresta engrossou. Muitos sons sutis poderiam ser ouvidos como se muitas criaturas houvessem sido atraídas pelos sons produzidos pela bengala.


¹-Osmanthus.


Se você gosta do nosso trabalho, da novel e quer nos ajudar,
Não esqueça de Avaliar Ze Tian Ji na Central Novel e deixar seus comentários.
Isso é de extrema importância para nós. Muito obrigado!
dragão


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Enxarcado   |   QC:Asura


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                                          PRÓXIMO CAPÍTULO


 


Fontes
Cores