ZTJ – Capítulo 130 – Começa o Teste Literário



CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                                        PRÓXIMO CAPÍTULO


O jovem era um pouco magro, porém, absolutamente, não era fraco. Uma grande força parecia estar escondida sob suas finas roupas.

Este jovem entrecerrou os olhos enquanto olhava para o leste em direção ao sol nascente. Havia anseio nesses olhos, e também medo e falta de vontade para se achegar, de forma que esse jovem estava deliberadamente exibindo uma indiferença fria, semelhante à atitude de Chen Changsheng em relação ao frenético mundo humano.

O sol gradualmente elevava-se, atravessando a fina camada de nuvens no horizonte e finalmente aparecendo diante de todos os olhos.

Todos ainda estavam olhando para Chen Changsheng e conversando entre si. “Eu ouvi que ele nem mesmo alcançou a Purificação, então por qual razão acha que poderia obter o primeiro lugar da primeira bandeira no Grande Exame?”

Gou Hanshi ligeiramente arqueou as sobrancelhas, achando que o Chen Changsheng de hoje estava um pouco diferente do da Avenida Divina naquele dia, mas não podia ver exatamente o que estava diferente nele.

Mao Qiuyu naturalmente não se alinharia com os professores e estudantes comuns. Sentado na plataforma de observação dentro do Palácio Li, olhou para o distante Chen Changsheng e pensou em surpresa, ele realmente alcançou a Purificação, mas por que senti algo estranho?

Enquanto que Chen Changsheng estava para perguntar a Tang Trigésimo Sexto se reconhecia o jovem solitário que estava de pé com o grupo da Academia Caçadora de Estrelas, o Sacerdote Xin aproximou-se.

“Você tem que ganhar”, disse sinceramente o Sacerdote Xin, dando um tapinha em seu ombro.

Chen Changsheng ficou um tanto intrigado. Em todas as visitas anteriores do Sacerdote Xin à Academia Ortodoxa, ele nunca havia dito essas palavras e só havia trabalhado para aliviar a pressão de Chen Changsheng, então porque estava dizendo tais coisas agora, na hora que o Grande Exame estava prestes a começar?

“Apostei todos os meus bens em sua vitória”, explicou o Sacerdote Xin. “Se você não ganhar no primeiro lugar da primeira bandeira hoje, lembre-se de ir ao rio Luo amanhã para me enterrar.”

Na atual situação, se Chen Changsheng não pudesse ocupar o primeiro lugar da primeira bandeira, o mais afetado não seria a Academia Ortodoxa, mas o Departamento da Educação Eclesiástica, que apoiou a Academia Ortodoxa. Se o Departamento não pudesse suportar, então, o Sacerdote Xin, naturalmente, não teria perspectivas de futuro. Sendo assim, sua aposta de todas as suas propriedades no sucesso de Chen Changsheng era em demasia razoável.

Chen Changsheng não sabia o que dizer, mas Tang Trigésimo Sexto disse: “Não é de admirar que as chances mudaram tanto na noite passada.”

Os Wenshui Tangs nunca estavam dispostos a se atrasar quando se tratava de atividades de produção de dinheiro. Embora pudessem dizer que não se importavam com os montantes insignificantes que poderiam ser feitos ao apostar no Grande Exame, ainda estavam observando de perto.

O Sacerdote Xin respondeu: “Como a minha pequena propriedade pode ser suficiente para afetar as chances de apostas?”

Todos olharam para a plataforma de visualização do Palácio Li, no maior patrono da Academia Ortodoxa.

Lá, o arcebispo Mei Lisha cerrou os olhos. Era impossível dizer se estava dormindo ou acordado, e era impossível saber quanto de dinheiro ele tinha apostado em Chen Changsheng.

Da mesma forma, ninguém sabia quanto dinheiro Mo Yu sentado ao lado dele tinha apostado em Chen Changsheng.

Sim, a Dama Mo Yu acreditava que Chen Changsheng poderia ocupar o primeiro lugar da primeira bandeira, mesmo que não tivesse base para tal, possuindo apenas a sensação inexplicável de que ele poderia.

……

……

O Grande Exame era dividido em um teste literário, um teste marcial e um duelo de duas partes. Não havia ordem definida, já que era decidido especificamente em cada ano. Este ano, o primeiro teste realizado para o Grande Exame seria o teste literário. Há cinco dias, quando as regras foram lançadas pela primeira vez, muitas pessoas acreditavam que o Departamento de Educação Eclesiástica tivesse feito isso pelo bem da Academia Ortodoxa. Todavia, sendo mais preciso, eles o fizeram sem considerar Chen Changsheng.

O teste literário estava sendo realizado no Salão das Palavras Brilhantes do Palácio Li. Ainda havia algum tempo antes do início do exame, então o Sacerdote Xin sussurrou aos três jovens da Academia Ortodoxa, usando o tempo para apresentar seus concorrentes. Embora esta informação tenha sido entregue à Academia Ortodoxa há vários dias, só agora os nomes podiam ser identificados.

Tang Trigésimo Sexto ficou cada vez mais sério e firme enquanto a apresentação prosseguia, enquanto que Chen Changsheng permanecia reservado como sempre. Havia muitos inimigos poderosos no Grande Exame deste ano, e havia até alguns especialistas que usavam uma identidade diferente para se candidatar, talvez neste momento escondido nas fileiras de alguma seita. Todas essas pessoas fizeram da Academia Ortodoxa e Chen Changsheng seu objetivo atual, de modo que se poderia imaginar a pressão que esses três jovens teriam de suportar.

Naquele momento, a multidão ficou um pouco agitada, muitas pessoas ficaram na ponta dos pés espiando a distância. Chen Changsheng e o resto viraram as cabeças na mesma direção e viram uma carruagem emergindo das profundezas do Palácio Li, sendo lentamente conduzida pela Avenida Divina. Dez criadas seguiam silenciosamente a carruagem e a Guardiã Li caminhava em frente à carruagem.

Sob os olhos de inúmeras pessoas, esta carruagem passou pelos pilares de pedra para chegar na praça, parando na posição da Academia Ortodoxa.

Luoluo desceu da carruagem e inclinou-se para Chen Changsheng: “Minhas saudações ao Professor.”

A multidão explodiu em alvoroço e os alunos preparados para participar do Grande Exame caíram em tumulto, especialmente aqueles que recentemente vieram para a capital. Eles apenas ouviram rumores, mas agora perceberam que esse rumor era verdadeiro. A princesa Luoluo realmente reconheceu o jovem chamado Chen Changsheng como seu professor!

Por esse jovem realmente ser o professor da princesa, ele certamente tinha um talento genuíno. Muitas pessoas pensavam assim, mas para ocupar o primeiro lugar da primeira bandeira? Isso ainda era impossível.

Os jovens eruditos do Solar Acadêmico olharam na direção da Academia Ortodoxa com expressões frias.

Zhuang Huanyu mantinha seu olhar retilíneo como se não tivesse percebido, mas suas mangas trêmulas diziam o contrário.

Do outro lado da Academia Ortodoxa, Gou Hanshi e seu grupo se curvaram para Luoluo.

Chen Changsheng lembrou Luoluo, e Luoluo se virou para levemente cumprimentar eles, devolvendo logo em seguida a reverência.

“Você veio torcer por nós? Sua Santidade concordou?” Chen Changsheng perguntou com preocupação.

“Professor, sou uma estudante da Academia Ortodoxa. É claro que tenho que representar a Academia Ortodoxa ao participar do Grande Exame.”

Luoluo refletiu sua resposta e acrescentou: “Sua Santidade também concordou.”

Enquanto os dois conversavam, ambos não faziam nenhuma tentativa de abaixar as vozes. A voz clara e jovem de Luoluo vagou sobre a praça em frente ao Palácio Li, despencando nos ouvidos de todos.

A praça uma vez mais entrou em uma erupção de ruídos!

Zhuang Huanyu não conseguiu mais se conter e se virou para olhar.

Os jovens eruditos do Solar Acadêmico franziram levemente o cenho, mostrando, aparentemente, demasiado descontentamento.

Todos os que pretendiam participar do Grande Exame ficaram chocados com esta notícia e ficaram completamente inaptos a aceitá-la.

Somente Gou Hanshi e os outros três discípulos do Monte Li mantiveram suas expressões calmas, aparentemente não afetadas.

Muitas pessoas ficaram perplexas, ou talvez insatisfeitas, mas a primeira que se atreveu a apresentar uma objeção ainda era a mais pedante e estranha Su Moyu, da Academia do Palácio Li. “Se Sua Alteza participar, como alguém poderá competir?”

O arcebispo abriu os olhos, apertou o seu Túnica Divina contra o vento frio e comentou com indiferença: “Sua Alteza está participando, mas não será classificada.”

Todos estupefaram-se com tais palavras. Neste momento, finalmente entenderam que, se a Princesa Luoluo insistisse em usar seu status de estudante da Academia Ortodoxa para participar do Grande Exame, que justificativa eles ou suas escolas ou seitas tinham para detê-la? Agora que também foi mencionado que a princesa não ocuparia um lugar nas três bandeiras, que argumento eles teriam?

Com nada mais para dizer, o tempo passou lentamente. Com um badalar melodioso de um sino do fundo do Palácio Li, o Grande Exame começou formalmente.

Várias centenas de jovens homens e mulheres ficaram em frente ao Salão das Palavras Brilhantes, a brisa da manhã soprava em suas roupas e o sol nascente brilhava sobre seus púberes rostos.

Os anciões das academias e seitas já partiram, e foram deixados para se defenderem. A palavra “nervosismo” poderia ser claramente vista escrita em todos os rostos de muitos desses jovens.

No lado da Academia Ortodoxa, apenas Xuanyuan Po estava nervoso. Quando estava fazendo o exame de admissão para Academia Caçadora de Estrelas, sua fraqueza já havia sido exposta. Nos últimos meses, Chen Changsheng o fez estudar bastante alguns livros, mas quando pensou em todas aquelas palavras densas e cheias de tinta que ele estava prestes a enfrentar, achou um pouco difícil de respirar.

Tang Trigésimo Sexto dispensou alguns conselhos. “O tempo é o mais importante. Responda o que pode responder e não pense no que não pode responder. Os três testes vêm um após o outro, então o teste marcial começará assim que o teste literário terminar. Não importa o quão bom as suas notas no teste literário, se você não pode passar no teste marcial, você não poderá competir nas partidas e, finalmente, você não receberá uma nota.”

Xuanyuan Po acenou com a cabeça, percebendo que essa era a única maneira. Chen Changsheng sabia que Tang Trigésimo-Sexto também estava o alertando para não perder muito tempo no teste literário. Se ele conseguisse ou não passar, o teste marcial era a questão mais preocupante. Quanto a que grau ele obter no teste literário, ninguém estava preocupado, fato que podia ser visto nos olhos de todas as pessoas de pé em frente ao Salão das Palavras Brilhantes.

Muitas pessoas ainda estavam olhando Chen Changsheng, mas não havia dúvida ou desprezo desta vez, apenas uma inveja ou uma espécie de admiração complexa.

Após a partida no Festival das Heras da Academia Ortodoxa contra a Seita da Espada do Monte Li e a prova que foi adicionada com a avaliação do Pavilhão dos Segredos Celestiais durante a mudança da Proclamação do Firmamento Azul, as pessoas deixaram de duvidar das habilidades de Chen Changsheng no aspecto do conhecimento. As pessoas perceberam para seu choque de que, depois de Gou Hanshi, outro monstro que estava bem versado nas Escrituras Daoísta apareceu nesta geração de jovens.

Ninguém acreditava que Chen Changsheng pudesse ocupar o primeiro lugar da primeira bandeira, mas todos tiveram que admitir que, durante a prova literária, ele estava absolutamente qualificado para desafiar Gou Hanshi e assumir o melhor ranking. O único ranking de chances divulgado pelas grandes casas de jogo para o teste literário era a prova de que essas avaliações atingiram a verdade. As chances de Chen Changsheng estavam apenas atrás de Gou Hanshi, ficando em segundo lugar.

Com uma segunda badalada do sino, os examinados entraram na área de teste.

O Salão das Palavras Brilhantes era enorme, várias dúzias de portas abertas simultaneamente. Sob os olhos dos sacerdotes da Ortodoxia e os funcionários do Departamento de Funcionários da Purificação, várias centenas de jovens em fila entrando através das portas. Ninguém sabia qual deles poderia se tornar dragão, quem poderia acabar na cesta de pesca da Dinastia Zhou, e que acabaria por ser arrancado por falcões e gaviões.

Uma matriz de isolação de som ativada, e o Salão das Palavras Brilhantes tinha cortinas pesadas pendendo de suas galerias para evitar o vento. Somente luz poderia entrar no salão. Vento, chuva e sons diversos foram mantidos fora.

A área dentro do salão era incrivelmente espaçosa. Várias centenas de mesas foram organizadas, mas ainda não parecia apertado. Havia espaço de sobra, com cada mesa muito longe das demais. Mesmo depois que a visão foi melhorada através da Purificação, ainda era muito difícil espiar as outra mesa sem fazer muito barulho, e havia também vinte sacerdotes da Abertura Etérea e acima de constantemente patrulhando para evitar qualquer trapaça.

Depois que o sacerdote passou os testes, os examinados começaram a abri-los para ler as perguntas. O barulho simultâneo de papel sendo aberto soava como uma grande chuva.

Algumas pessoas, como Tianhai Shengxue, não abriram o livro de exame, mas em vez disso começaram a moer a tinta para acalmar suas mentes.

Algumas pessoas, como Luoluo, estavam aborrecidas até a morte. De qualquer forma, suas notas não contavam, então, naturalmente, ela não poderia incomodar-se a gastar sua mente em resolver esses problemas. Depois de um tempo, um sacerdote caminhou até a sua mesa, respeitosamente curvando, depois sussurrou algumas palavras para ela. Ela então se levantou e saiu com este sacerdote, provavelmente indo para um corredor lateral para descansar.

Algumas pessoas, como aquele jovem mal vestido que Chen Changsheng tinha observado esse tempo inteiro, decidiram fechar os olhos em repouso.

Havia algumas pessoas que faziam o que queriam. Se quisessem dar alguns olhares através do livro de exame, eles fariam. Se eles desejassem esmagar a tinta, eles a triturariam. Se eles quisessem olhar para alguém que achavam interessante, eles iriam olhar. Se quisessem fechar os olhos em repouso, eles fechariam os olhos. Se eles tivessem sede, eles levantariam a mão e pediriam a um professor para tomar um chá. Se sentiam sonolentos, esfregavam os olhos. Eles trataram hoje, como todos os dias. Um exemplo desse tipo de pessoa era Chen Changsheng ou Gou Hanshi.

Apenas uma calma involuntária era a verdadeira calma. Só então representava a autoconfiança.

Com a terceira badalada do sino, os examinados começaram a escrever.

Chen Changsheng ergueu o pincel, mas não o colocou no papel. Em vez disso, ele olhou para as palavras negras em silêncio por alguns instantes.

Para passar do antigo templo de Xining para a movimentada capital, para ir de um jovem e obscuro daoísta a um objeto de atenção de todos, ele precisou de dez meses.

Ele trouxe o pincel para baixo e começou a movê-lo através do livro do exame.

Perto, Gou Hanshi também começou a responder perguntas.


Se você gosta do nosso trabalho, da novel e quer nos ajudar,
Não esqueça de Avaliar Ze Tian Ji na Central Novel e deixar seus comentários.
Isso é de extrema importância para nós. Muito obrigado!
dragão


Tradutor: Vaan   |   Revisor: Enxarcado


CAPÍTULO ANTERIOR                                                                                                        PRÓXIMO CAPÍTULO



Fontes
Cores