ZTJ – Capítulo 12 – Um Amigo Que Faz Os Outros Ficarem Sem Palavras (I)




Chen Changsheng havia dito “peça o que você quer”. Na visão de Tang Trigésimo Sexto, as palavras “peça o que você quer” poderiam igualmente significar qualquer prato de comida que ele queria ou interagir com ele toda vez que ele quisesse. Cheio de simpatia para com Chen Changsheng, Tang Trigésimo Sexto não prestou muita atenção no preço quando ele pediu os pratos de comidas. Pegando o cardápio, ele casualmente escolheu algumas especialidades da pousada. Os primeiros dois pratos eram sopa de pardal voador e peixe de duas cabeças ao vapor… quando ele estava pedindo, ele olhou para Chen Changsheng e notou que suas sobrancelhas estavam franzidas. Sabendo que ele não tinha mais dinheiro, Tang Trigésimo Sexto sentiu pesar em seu coração. Ele disse ao garçom, “Eu não preciso mais do peixe de duas cabeças, troque por robalo. E também, troque a sopa de pardal voador por água e sopa vegetariana.”

Assim como esperado, as sobrancelhas de Chan Changsheng relaxaram.

Tang Trigésimo Sexto pensou internamente, eu posso observar tudo nos mínimos detalhes e ter um bom conhecimento de quem são os outros. Ele casualmente disse, “Também adicione uma tigela de bolinhos de flor de ameixa com recheio de carne de cervo.”

Chen Changsheng franziu suas sobrancelhas.

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele, então disse, “Mude isso para… traga-me uma tigela de porco assado.”

As sobrancelhas de Changsheng continuaram franzidas.

Tang Trigésimo Sexto estava um tanto irritado. Ele pensou para si mesmo, é uma tigela de carne de porco gordurosa; em um dia normal em casa, eu estaria muito preguiçoso para comer isso. Como você não se dispõe a pagar?

Ele disse ao garçom, “Traga-me um prato de peixe com ervas ao molho! E adicione um prato de orelhas de porco ao óleo de pimenta!”

Chen Changsheng continuou com a mesma aparência, com sua face cheia de desaprovação.

Tang Trigésimo Sexto estava bastante irritado agora. Ele disse, “Parece até que é a sua primeira vez levando alguém para ter uma refeição e ainda não entende completamente os caminhos do mundo. Então, não irei mas falar nada sobre esse assunto.”

Chen Changsheng estava um pouco surpreso. Ele perguntou, “O quê eu fiz de errado?”

Tang Trigésimo Sexto repreendeu-o, “Apenas por você não ter nenhum dinheiro não significa que você deva mostrar tal atitude na frente de seu convidado! Isso faz com que as pessoas fiquem irritadas! Desde que você seja homem, sua cabeça pode ser cortada, seu sangue pode escorrer, mas você nunca deve perder sua reputação! Mesmo que você tenha que vender até o seu casaco de pele, o que têm isso então?!”

Tang Trigésimo Sexto achou que essa situação era muito apropriada e muito boa para educar amigos. Chen Changsheng, de outra forma, sentiu-se um pouco estranho. Chen Changsheng perguntou, “É isso que significa esbofetear a face de alguém para parecer mais impositor?”

Tang Trigésimo Sexto ficou um pouco indignado com tais palavras e perguntou, “De onde essas palavras vieram?”

“É um ditado comum em Xining,” Chen Changsheng honestamente explicou.

Tang Trigésimo Sexto estava atordoado quando pensou para si, era isso que eu estava perguntando? Apenas quando ele estava para voar em cima de Chen com seu furor, ele escutou Chen Changsheng dizer algo a mais.

“… Além disso, eu não tenho um casaco de pele de um animal.”

A sala ficou um pouco tranquila.

Tang Trigésimo Sexto esqueceu de que estava irritado. Ele viu que esse assunto era realmente muito aflitivo e que esse garoto era muito mesquinho.

Ele só tinha visto anciãos e irmãos sênior de seu clã e escola que estavam com sorte comumente pegando suas peles e trocando-as por vinho e comida, mas ninguém nunca havia dito a ele que as pessoas que eram tão pobres que nem sequer tinham isso, convidariam alguém para uma refeição sem serem humilhadas. Quanto a ele… Em primeiro lugar, ele nunca teve carência em dinheiro. Em segundo lugar, nunca tinha convidado antes ninguém para uma refeição.

Ele olhou para Chen Changsheng e disse com firmeza: “Eu vou te pagar essa refeição.”

Chen Changsheng achou isso um pouco estranho e perguntou: “Por quê?”

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele com uma expressão gentil. “Você não tem um casaco de pele, então você definitivamente também não tem outras coisas valiosas. Como eu poderia deixar você me pagar?”

De modo inocente, Chen Changsheng disse: “Mas… eu tenho o dinheiro.”

……

……

A cena mais uma vez tornou-se estranha.

Tang Trigésimo Sexto tinha um olhar bastante feio em seu rosto. Ele perguntou: “Então, antes, quando eu pedia comida, por quê sua expressão estava tão desagradável?”

Chen Changsheng lembrou da cena anterior e compreendeu o que estava acontecendo. Bastante envergonhado, ele explicou: “Porquê… você pediu sopa de pardal voador, famosa por ser muito quente e conhecida por suas propriedades secas excessivas. No outono e no inverno, é muito útil, mas agora é primavera. Beber este tipo de sopa pode facilmente causar um excesso de calor e isso não é bom para o corpo.”

Para este garoto considerar tais questões, estava completamente fora das expectativas de Tang Trigésimo Sexto. Ele perguntou: “Pode ser que todos os outros pratos também não sejam bons? Esses são todos especialidades da pousada.”

“O peixe de duas cabeças é um peixe do fundo do oceano, que vive uma dieta de peixes, de camarão e cobras marinhas, de modo que seu corpo acumula muito veneno. Seria bom se fosse fervido na água e seria perfeitamente bom como sopa, mas ele com caldo à vapor não é saudável. Além disso, somos apenas duas pessoas e muitos pratos de carne também não são saudáveis. Especialmente a carne de porco assada que usa o abdômen do porco. É muito gorduroso, então é melhor não comê-lo.”

Finalmente, Chen Changsheng acrescentou: “As orelhas de porco ao óleo de pimenta são realmente muito boas, mas o óleo de pimenta não é. No que se diz respeito ao peixe com ervas, comer demais irritará o estômago e machucará seu coração. Para o corpo, também é… ”

“Pare!”

Tang Trigésimo Sexto não podia mais ouvir — as palavras de Chen Changsheng eram como uma mosca, zumbindo em torno de sua orelha, fazendo ele se sentir incomodado. Qualquer um ficaria incomodado se alguém determinasse o que comer e ouvisse a frase “não é saudável” repetida tantas vezes. Era naturalmente impossível todos os tipos de alimentos serem saudáveis, mas quem prestaria atenção a essas coisas ao comê-las? E concentrar-se nisso com tanta severidade? Se Chen Changsheng fosse um velho que apreciasse sua saúde, isso seria bom, mas ele era claramente apenas um jovem de quatorze anos de idade…

“Então, e se não for bom para o corpo? Não me diga que vou morrer se eu comer isso, vou?”

Chen Changsheng disse seriamente: “Você não vai morrer na hora no local, mas definitivamente iria morrer depois.”

Tang Trigésimo Sexto sentiu como se não tivesse nada para responder a isso. Muito curioso, ele perguntou: “Então, o que você come normalmente?”

Chen Changsheng respondeu: “Dois taéis[1] de carne, carne de boi ou de cordeiro são melhores, dois jin[2] de vegetais, as melhores plantas selvagens, batatas doces e os grãos podem ser comidos à vontade, todos os dias. Eu como um peixe de água doce, com escamas é melhor por último, não bebo sopa.”

Tang Trigésimo Sexto perguntou: “Há quanto tempo você come dessa maneira?”

Chen Changsheng respondeu: “Desde que me lembro, sempre comi desse jeito.”

Desta vez, foi a vez de Tang Trigésimo Sexto franzir suas sobrancelhas.

Ele percebeu que esses alimentos até pareciam ruins. Se ele realmente comeu essas coisas por quatorze anos, o quão miserável foi essa vida?

Ele sentiu ainda mais empatia para com esse garoto.

……

……

Enquanto eles comiam, os dois estavam muito quietos. Tang Trigésimo Sexto achou que os pratos eram muito comuns enquanto Chen Changsheng achava que os pratos eram muito insalubres. Em resumo, eles estavam insatisfeitos a seus próprios modos. Claro, era impossível conciliar estes dois assuntos. O sabor dos alimentos e a busca pela saúde foram sempre áreas das três perspectivas[3] dos humanos, tendo os confrontos mais ferozes.

Assim, a primeira vez que Chen Changsheng convidou alguém para uma precipitada refeição, concluiu-se. Com dois copos cheios de chá na frente deles, os dois conversavam casualmente sobre o conteúdo do teste de admissão da Academia do Caminho Celestial. Tang Trigésimo Sexto também perguntou sobre os detalhes das experiências de Chen Changsheng na Academia Caçadora de Estrelas e nas outras duas escolas. Ele mostrou sua incompreensão e duvidava de como os militares da Dinastia Zhou poderiam ser influenciados pela propriedade do General Divino. Depois, eles já estavam sem mais assuntos para falar.

Amigos recém conhecidos em suas primeiras conversas sempre contariam histórias de suas infâncias e suas experiências enquanto crescendo, sempre buscando algum hobby em comum. No entanto, as histórias que poderiam ser contadas por esses dois desde suas infâncias eram tão maçantes e monótonas que poderiam fazer qualquer um se levantar de raiva, por isso, era impossível para eles fazerem isso. A fim de evitar o excessivo constrangimento de olhar um no olho do outro sem qualquer coisa a dizer, Tang Trigésimo Sexto levantou-se e começou a andar pela sala com a xícara de chá. Quando ele passou pela sala de estar indo para o balcão e voltando, ele pensou, para esta criança poder pagar por tal grande sala com tal grande valor e tão próximo do Mausoléu de Livros, é óbvio que ele não está passando por necessidades econômicas. Meu prévio mal-entendido foi bastante ridículo.

Quando ele se aproximou da prateleira na sala de estar, o olhar de Tang Trigésimo Sexto inadvertidamente caiu em um suporte e achou impossível se afastar, havia uma espada lá.

Essa espada era muito delicada, não muito mais do que uma adaga comum. Além disso, era muito delgada e emitia um ar muito gracioso. A bainha era de couro comum e o punho da espada também era muito normal. Ela emitia um ar completamente comum sem qualquer lugar que pudesse atrair o olhar e não tinha qualquer pó ou manchas de sangue. Em suma, esta espada era extremamente normal e ainda assim, ele queria se aproximar dela.

Tang Trigésimo Sexto esticou sua mão para segurar a adaga.

A mão de Chen Changsheng o obstrui, agarrando o punho da adaga antes que ele pudesse pegar.

Tang Trigésimo Sexto olhou para ele.

Chen Changsheng olhou para ele e disse: “Isso é meu.”

Tang Trigésimo Sexto ainda estava segurando a xícara de chá. À medida que o vapor subia da xícara de chá, seu belo rosto no meio do vapor parecia mais frio. “Então eu não posso tocá-la?”

Chen Changsheng percebeu que ele já estava bastante triste e um pouco desconfortável, mas continuou a persistir: “Primeiro, você deveria me perguntar antes. Depois de eu concordar, você pode pegar.”

Tang Trigésimo Sexto puxou sua mão direita, ajeitou sua manga e voltou para o assento, colocando a xícara de chá na frente dele na mesa.

Chen Changsheng ficou um pouco envergonhado, sentindo-se como se ele tivesse feito algo de errado — na verdade, ele não achava que ele tinha feito algo de errado, mas este era seu primeiro amigo afinal. Quando ele viu seu amigo desditoso[4], sentiu-se bastante confuso. Andando até a mesa, ele ofereceu a adaga em sua mão.

Tang Trigésimo Sexto ergueu a cabeça e olhou para ele, continuando a ignorá-lo.

Chen Changsheng moveu a adaga ainda para mais perto.

Tang Trigésimo Sexto se recusou a pegar a adaga e disse: “Você faz as coisas sem a menor graça.”

Chen Changsheng estava indefeso. Ele pensou para si, quem é que não tem graça aqui? Quem está agindo de forma tão mal-humorada quanto uma criança pequena? Ele não podia fazer nada, exceto retornar ao suporte e colocar o punhal de volta. Virando a cabeça, perguntou: “Você veio me encontrar por alguma coisa?”

“Na capital, desde que conheci uma pessoa como você, depois de ter ouvido falar sobre você, eu naturalmente viria para te ver. Não há necessidade de me agradecer, sou apenas uma espécie de pessoa animada e generosa”. Com uma expressão indiferente, Tang Trigésimo Sexto continuou: “É claro, com base em que eu o admiro relativamente, você deve saber que eu admiro muito poucos dos meus pares. Você deve se sentir honrado.”

Chen Changsheng sentiu-se confuso e disse: “Então… obrigado?”

“É suficiente dizer obrigado para você?”

“Eu apenas não te convidei para uma refeição?”

Tang Trigésimo Sexto levantou-se e disse-lhe: “Decidi aceitar você como meu irmão mais novo.”

Chen Changsheng perguntou: “O que significa ser seu irmão mais novo?”

Tang Trigésimo Sexto explicou com muita sinceridade: “Isso significa que, de agora em diante, você me seguirá enquanto eu fico à toa por aí.”

Chen Changsheng explicou sinceramente: “Isso não é bom, eu ainda tenho muitas coisas para fazer. Eu não tenho tempo para você.”

Tang Trigésimo Sexto era um jovem muito orgulhoso e teve piedade de Chen Changsheng, dele sendo um talento não reconhecido, sendo essa a razão pela qual ele o visitou nesta estalagem. Como Chen Changsheng não aceitaria, ele naturalmente não tinha mais nada a dizer. Ele ficou um pouco intrigado. “O quê? Continuar a fazer exames de admissão? Por quê você precisa entrar nessas escolas? Qual o motivo de sua persistência?”

Chen Changsheng perguntou: “E você? Qual é o seu objetivo na capital?”

“Eu quero participar do Grande Exame, para ocupar o primeiro lugar”, declarou Tang Trigésimo Sexto com orgulho.

De repente, ele se lembrou da jovem Fênix do sul no Monte das Virgens Santas. Se ela voltasse antes do tempo…

“Eu quero ocupar o segundo lugar no Grande Exame”.

Ele corrigiu-se, mas então ele se lembrou abruptamente de Qiushan Jun. Se essa pessoa participasse do Grande Exame deste ano…

“Tudo bem, meu objetivo é o terceiro lugar no Grande Exame.”

Tang Trigésimo Sexto finalmente confirmou: “Mas, no final, o que eu quero mesmo fazer é esculpir meu nome no monólito em frente ao Mausoléu de Livros.”

“Realmente de grande alcance e ambição. Admirável, admirável.”

Chen Changsheng suspirou com admiração e, de repente, pensou em um certo assunto. “Então você não terá que mudar seu nome para Tang Terceiro[5]?”

Tang Trigésimo Sexto não conseguiu encontrar uma resposta, então ele mudou o assunto. “E você? Qual é o seu objetivo ao chegar à capital?”

Chen Changsheng disse honestamente: “Eu também quero participar do Grande Exame.”

Tang Trigésimo Sexto não tinha realmente imaginado isso, mas ele não estava tão chocado assim.

Chen Changsheng respondeu: “Nunca pensei em ficar em segundo ou terceiro lugar.”

Tang Trigésimo Sexto aconselhou: “As pessoas realmente precisam se auto-conhecer, mas você não pode perder sua autoconfiança. Não se esqueça, você só precisa ficar entre as três posições do Grande Exame para poder entrar no Mausoléu de Livros…”

Falando até este ponto, sua voz interrompeu-se abruptamente porque Chen Changsheng voltou a falar.

“Eu quero ficar no primeiro lugar.”

Chen Changsheng olhou para ele e disse: “Eu não posso ficar em segundo ou terceiro. Eu só posso ficar em primeiro.”

Silêncio…

Tang Trigésimo Sexto foi de repente tomado com o impulso de se virar e sair.

Ele percebeu que hoje muitas vezes, ele desviou-se para circunstâncias das quais deixavam-no sem palavras.

Porque as coisas que esse garoto fez, as palavras que ele disse, muitas vezes deixaram-no  sem palavras e fazia ele querer cuspir sangue.


Tradutor: Enxarcado   |   Revisor: Martins   |   QC: Enxarcado



 1 – 1 Tael = 37.5 gramas.

2 – Jin = 604,78 gramas.

3 – As “três perspectivas” são: A perspectiva do mundo, a perspectiva da vida e a perspectiva de valor.

4 – Infeliz, desafortunado, etc.

5 – (Enxarcado: kkk boa) (Martins: Não deixa uma referência escapar kkkk).


Alterar fonte
Cores