SE – Capítulo 223 – Consciência e Inconsciência



Outra coisa que fez com que os jogadores ficassem extremamente chocados em Origens é o quão inteligente os NPC’s eram.

Eles parecem muito com pessoas reais.

Eles têm memórias, pensamentos, sentimentos e não são presos em amarras pelo jogo.

A empresa ISIS explicou que, com o início do jogo, cada NPC tem uma missão. Alguns têm missões simples como apenas andar na rua, comprar legumes na mercearia, almoçar e jantar em casa.

Como se fosse uma pessoa normal mesmo.

Outros têm o trabalho de distribuir missões.

A empresa explicou que o mundo de Origens, se não fosse pelos jogadores, seguiria normalmente, com cada NPC desempenhando só os seus papeis.

Se eles tivessem pré-configurado que uma cidade seria destruída, ela seria destruída. Se um rei era pra ser assassinado, ele seria assassinado.

As missões ficariam sem serem feitas, e tudo funcionaria da forma que foi pré-configurada.

Só que tudo muda com a entrada dos jogadores.

As missões serão feitas, então a historia do mundo vai mudando dependendo de quais missões são feitas.

Sem falar que é basicamente um outro mundo, você pode fazer coisas sem precisar de uma missão pra isso.

Por exemplo, se você for forte o suficiente, pode entrar na politica de algum Império e se tornar um nobre, ou lutar pelo trono de Imperador.

Muitos jogadores também começaram a relatar o quão realista o jogo era nesse quesito, e quão inteligente os NPC’s poderiam ser.

Como um exemplo, teve um caso de um jogador que roubou uma barraca de legumes. Ele conseguiu fugir dos guardas, ganhou uma recompensa pela sua cabeça dentro da cidade e por isso nunca mais conseguiu entrar nela.

O problema é que o dono da loja que teve os legumes roubados faliu.

Sim, ele faliu.

Por ter sido roubado completamente, ele não podia mais vender, e sem dinheiro, ele faliu.

Pessoas que testemunharam coincidentemente o desenvolvimento desse NPC criaram uma aba no fórum do jogo e começaram a postar o desenvolvimento desse NPC.

Depois de falir, o homem foi procurar um emprego na cidade, e não conseguiu.

Ele então viajou para uma pequena cidade a alguns km de distância e finalmente conseguiu um emprego dentro de uma taberna.

Depois de dois dias observando, e vendo nenhum desenvolvimento, os jogadores começaram a usar o homem como experimento para saber até onde ia a sua inteligência.

Foi constatado então que a inteligência dos NPC’s estava no mesmo nível da dos humanos.

Eles pensam por si mesmos, tendo até mesmo sentimentos.

Mais tarde, o NPC acabou parando de trabalhar na taberna depois de tantos experimentos, e depois de alguns dias procurando emprego, ele se tornou atendente de uma loja de itens.

Jogadores até mesmo conversaram com ele em busca de sua história de vida.

No jogo, existe um sistema de relacionamentos, em que sua relação com os NPC’s é determinada por números.

Para NPC’s normais, sua relação com a maioria dos jogadores é neutra, que é 0.

Com 10, você é familiar.

Com 20, você é conhecido.

Com 50, você é amigo.

Com 100, você é adorado pelo NPC.

O jogador que estava ativamente usando o NPC como experimento tinha 60, e era um amigo próximo do NPC. Ele então descobriu que esse NPC tinha uma grande história.

Ele veio de uma família de comerciantes, seu pai morreu e ele não conseguiu ir pra frente com os negócios.

Ele tinha uma pequena fortuna quando jovem, e sabendo que não era bom fazendo comércio, decidiu comprar uma casa e viver o resto da vida de forma luxuosa.

Foi quando ele conheceu uma mulher, foi enganado por ela, e a maior parte de sua riqueza foi roubada.

Com só um pouco de dinheiro restando, ele comprou uma barraca e começou a vender legumes na praça. Foi aí que os jogadores entraram e mudaram sua história de vida.

Ele provavelmente iria vender legumes na praça por algumas décadas, achar uma esposa, ter um filho e se aposentar.

Tudo mudou quando o jogador o roubou.

A história desse NPC, que era um NPC aleatório, era tão rica e com tantos detalhes que todos os jogadores que leram sobre isso ficaram se perguntando:

‘Todos os NPC’s são assim? Com uma história tão detalhada?’

Existem trilhões de NPC’s dentro do jogo, a própria empresa ISIS já disse isso, sem falar que cada NPC era uma inteligência artificial avançada.

Era totalmente diferente dos NPC’s normais de outros jogos que existiriam simplesmente pelo objetivo de representar seu papel dentro do jogo.

Cada NPC era como se fosse uma pessoa de verdade, e a interferência dos jogadores poderia mudar suas vidas.

Um Imperador pode virar um mendigo, e um mendigo pode virar um Imperador, dependendo simplesmente das escolhas dos jogadores.

Tudo isso fez os jogadores finalmente entenderem o quão incrível é esse jogo.

É como se fosse um segundo mundo.

***

Aparecendo de repente na frente da Biblioteca de Verusa, Baijian olhou em volta o quão animada a cidade se tornou durante seu um mês fora.

Embora a cidade fosse animada um mês atrás, o número de pessoas na rua não se igualava com o número de pessoas agora.

Graças ao grande número de jogadores online diariamente, as cidades estavam lotadas de jogadores andando de um lado pro outro.

Baijian sabia que eram jogadores porque embora você possa esconder suas informações como Nickname e Nível, o sistema ainda deixa uma etiqueta escrita ‘Player’ em cima da cabeça dos jogadores.

Percebendo que ele conseguia enxergar, os olhos de Baijian brilharam. Os desenvolvedores do jogo falaram que mesmo cegos podem enxergar dentro do jogo, e isso fez com que cegos de nascença que nunca viram desde que nasceram chorassem sem parar ao entrarem no jogo.

O motivo disso, obviamente, é porque o problema está em seus olhos, ou em seus cérebros, mas o que entra no jogo é a consciência e a mente de cada pessoa.

Então mesmo que tenha um defeito nos olhos e no cérebro, você poderá entrar no corpo de alguém no jogo e desfrutar de tudo aquilo que não pode na realidade.

Por isso, muitos tetraplégicos, cegos, surdos e mudos entraram no jogo sem demora.

Baijian estava cego, e ele a princípio pensou que era um problema mental. Mas vendo que ele conseguia enxergar dentro do jogo, isso o deixou confuso momentaneamente.

Depois de alguns segundos em silêncio, ele olhou para o canto superior direito na sua tela, e ali aparece um ícone estranho de um vapor azul.

Quando ele usou sua mente para interagir com o ícone, apareceu uma tela com informações:

Esclarecimento

Sua mente está estranhamente bagunçada, afetando o seu sentido da visão. O Sistema percebeu que isso pode prejudicar a experiência do jogador em Origens, então o presenteou com esse efeito temporário.Temporariamente, o jogador poderá enxergar normalmente com a ajuda do sistema.

‘Estranhamente bagunçada?’

Essa descrição deixou Baijian olhando para o ar em silêncio.

Sua mente está bagunçada? O que isso queria dizer?

De repente, um ‘Ding’ soou, e uma voz começou a tocar na sua mente:

“O jogador está sob o efeito de forças estranhas e sua mente está embaralhada. Seu sentido da visão foi prejudicado, e com o tempo, até os seus outros sentidos estão sob risco.”

“O Sistema preza pelo bem estar de cada um dos seus jogadores, e como o problema é algo que pode ser atenuado pelo Sistema, o jogador poderá manter Esclarecimento funcionando até na realidade por tempo indeterminado.”

Outra descrição estranha, dessa vez com palavras diferentes.

Sua mente está embaralhada?

Ele consegue enxergar a própria mente, e não sente nada de diferente nela, continua o mesmo espaço vazio de sempre.

O que mais chamou sua atenção foi o “motivo” de sua mente estar embaralhada.

Aparentemente, ela está sob “efeito de forças estranhas”…

Se o próprio sistema usou esse nome, significa que nem ele consegue dizer que forças são essas.

Desconectando do jogo, Baijian olhou em volta e viu que sua visão voltou, é apenas que ela não é perfeita.

Ele estava vendo tudo bem embaçado.

“Pai.”

De repente, um homem apareceu ao seu lado e olhou curiosamente para Baijian com um sorriso no rosto.

Assim que ele planejava falar alguma coisa, Baijian o cortou:

“Eu acabei de entrar no jogo, e parece que o sistema reconheceu a minha cegueira. O Sistema então temporariamente me deu uma habilidade de enxergar dentro e fora do jogo…”

“Embora fora do jogo, por algum motivo, seja bem embaçado.”

“O Sistema falou que o motivo de eu estar cego é porque a minha mente foi ‘bagunçada’ e ‘embaralhada’ por uma ‘força estranha’.”

Vendo que o assunto era sério, o sorriso de Salon sumiu e ele ponderou em silêncio.

A mente é uma dimensão que fica dentro da cabeça e não afeta o físico, mas a consciência consegue afetar a mente, e ao mesmo tempo também consegue afetar o físico.

Afinal, a consciência é a essência do “ser”. Por isso que, quando você amadurece, sua mente se torna mais forte, e é por isso que geralmente quanto mais madura e profunda uma pessoa é, mais poderosa sua mente.

O problema é que essa relação não é assim tão simples.

A consciência afeta a mente, e a mente tem um grande poder. Um poder que pode ser empunhado pela própria pessoa para afetar o físico, como por exemplo, a telecinese de Baijian.

Só que a mente nunca faz nada por conta própria porque ela não tem qualquer tipo de “vontade”… Pode-se dizer que a vontade da mente de cada pessoa é a sua consciência, e é justamente por isso que a consciência afeta a mente e não o contrário.

A consciência é muito poderosa porque pode afetar tanto a mente quanto o físico, a mente não pode afetar nem a consciência e nem o físico, e é por isso que Salon pensou, a princípio, que Baijian estava cego por algum problema psicológico.

Ele não entendia que problema psicológico alguém tão abençoado quanto Baijian tinha, mas era a única coisa que conseguia pensar.

Só que a notícia de Baijian era algo que realmente lhe deixava confuso. A parte de que uma “força estranha” estava “embaralhando” sua mente era realmente confusa.

A consciência e a inconsciência são duas partes de um todo que formam um individuo. Entre os cultivadores mentais, são suas principais fontes de estudo.

A consciência é a parte do seu ser que você conhece. Você sabe que você gosta da cor azul, de sorvete e jogar futebol.

A inconsciência é a parte do seu ser que você desconhece, e normalmente é muito maior que a consciência.

Desbravar o seu ser, isso é o cultivo mental.

Quem você é, como você se sente, do que gosta, do que odeia.

Para um cultivador mental, isso é muito mais importante que seu próprio cultivo. Isso porque cultivadores mentais sabem que a mente é algo que lhes dá bilhões de possibilidades.

‘Um pensamento, um mundo.’ É uma frase famosa entre os cultivadores mentais porque ela expressa o sentimento de “criar” algo do nada quando suas mentes se tornam mais poderosas.

A consciência e a mente podem criar coisas inimagináveis.

Desbravar a consciência e a inconsciência é o que todo cultivador mental faz, e Salon sabe que, embora o cultivo mental de Baijian fosse poderoso, ele não sabia muito sobre isso, nem entendia.

Justamente por causa disso, e pelo fato dele ter chegado onde está sem instrução nenhuma, Salon pensou que a inconsciência de Baijian estava de alguma forma afetando seu corpo o tornando cego.

Seja afetando a mente para usá-la para cegá-lo, ou até mesmo afetando o cérebro. Não importava muito o meio, ele achava que era tudo psicológico.

Mas ouvindo sobre “força estranha”, ele começou a perceber que não era assim tão simples.

Salon sabe que esse “Sistema” foi criado pela organização de Sirius, e com certeza não era algo tão simples quanto um sistema de jogo.

Origens é um “jogo” que na maioria das vezes é usado no universo para treino. Quando um planeta no universo tem Origens, o cultivo das pessoas no planeta sobe extremamente rápido porque é uma forma muito boa de cultivar.

Esse jogo foi criado com o simples objetivo de treinar pessoas e recrutá-las para sua organização, e por isso ele sabia que não era tão simples, não é um simples jogo.

O “Sistema” tem um grande poder de análise porque é um espírito antigo com uma grande quantidade de conhecimento.

Esse “espírito antigo” acabou de analisar o simples problema psicológico de seu filho e falou que uma “força estranha” estava embaralhando sua mente?

Embora Salon seja talvez ainda mais sábio que esse tal espírito antigo, isso ainda o deixou extremamente confuso sobre um ponto:

Alguma força externa está afetando a mente do seu filho?

Ele nunca ouviu falar de qualquer coisa afetando a mente de alguém. Não existe artefato, lei, técnica ou alguém capaz disso.

A mente é uma das coisas mais fantásticas no universo justamente por causa disso. Você pode ser até mesmo o mais fraco e inútil dos humanos, mas mesmo o cultivador mais poderoso do universo não poderia afetar a dimensão dentro da sua cabeça chamada mente.

Só você pode afetar sua própria mente, e isso deixou Salon tão confuso que ele permaneceu em silêncio por um longo tempo.


Se você gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar,
não esqueça de nos Avaliar e dar seu Feedback,
isso é muito importante para todos nós.
🉐


Autor: ReaderBecameWriter  |  Editor: Delongas



Fontes
Cores