SE – Capítulo 202 – Biblioteca de Verusa (2)



Ouvindo isso, Baijian sorriu alegremente, sabendo que com isso ele poderia pegar todos esses livros facilmente.

Depois de algum pensamento, ele falou:

“Eu gostaria de tentar responder as perguntas.”

O atendente sorriu. Muitas pessoas tentam sempre responder a essas perguntas, mas são tão complexas que é extremamente raro de serem respondidas.

Por causa disso, por décadas, o número de perguntas que foram respondidas não passa de vinte.

A biblioteca muitas vezes pressiona os grandes intelectuais do Império a vir responder as perguntas. Seja as perguntas dos livros do primeiro, até as perguntas dos livros do segundo e terceiro andar.

Os livros no quarto andar são todos livros extremamente complexos. Os estudiosos e intelectuais só conseguem entender um pouco do que tem escrito neles, e por isso não existe de fato um questionário de perguntas.

A Biblioteca de Verusa é a segunda maior biblioteca do Império, e a que tem mais conhecimento profundo… Em todo o continente, ela definitivamente está no topo como uma das cinco melhores bibliotecas de todo o continente.

O motivo de a Biblioteca de Verusa não ser a maior do Império é porque o Imperador da época de 40 mil anos atrás não gostava disso. A Biblioteca de Verusa é uma instituição independente, que embora seja chamada de biblioteca, pode também ser chamada de centro de pesquisa.

Isso porque o comprometimento da biblioteca está com o conhecimento, e não com o Império. Sendo uma instituição independente, e tendo o título de “maior biblioteca do império”, o Imperador daquela época ficou com ciúmes e fez um esforço enorme para construir uma biblioteca ainda maior.

A biblioteca tinha uma variedade ainda maior de livros, mas faltava em livros complexos. Afinal, livros tão complexos não são achados ao procurar embaixo de uma pedra.

A Biblioteca de Verusa foi fundada por um mago extremamente poderoso 80 mil anos antes… O mago era tão poderoso que o Imperador da época tinha medo dele a ponto de deixar que ele fizesse o que quisesse.

O mago fundador da biblioteca era um homem que, depois de se tornar extremamente poderoso, começou a perseguir o conhecimento.

E por isso ele construiu a biblioteca.

Ele saía em aventura atrás de livros, e os colocava na biblioteca para serem estudados. Por isso que, em todo o continente, só existem quatro outras bibliotecas que podem ser mencionadas na mesma frase que a Biblioteca de Verusa.

E a Biblioteca de Verusa ainda está no topo entre essas cinco bibliotecas, não por causa dos livros do quarto andar, mas por causa dos livros no quinto.

Tendo dez livros que nenhum outro estudioso conseguiu desvendar?

Isso é realmente impressionante. Todas as outras cinco bibliotecas também têm livros assim, mas três delas só tem um livro, e a outra tem três.

Então ter dez livros assim a torna a melhor biblioteca do continente em questão de conhecimento profundo.

Claro, quando se trata de quantidade de livros, existem mais de vinte outras bibliotecas maiores que ela, com a da capital do Império de Sarbein sendo uma delas.

Homens poderosos podem viver por até três mil anos, então a biblioteca foi adorada como a maior biblioteca do Império por muito tempo… O fundador da biblioteca treinou discípulos que também eram poderosos, então a biblioteca permaneceu como a maior do Império por 40 mil anos…

Mas depois de 40 mil anos, a biblioteca começou a deixar de ser temida, até o Imperador finalmente construiu uma biblioteca maior… Tudo para suprimi-la.

Claro, ela era maior, mas a maioria dos estudiosos ainda vinha até a Biblioteca de Verusa ver os livros do quarto nível da biblioteca, e de vez em quando tentar ler os livros do quinto andar.

Por isso e outras coisas, o conhecimento, para a Biblioteca de Verusa, é a coisa mais importante de todas.

E também é por isso que o conhecimento, dentro da biblioteca, vale dinheiro… Você pode trocar conhecimento por pontos de mérito, e então usá-los como substituto de dinheiro dentro dela.

Não levou muito tempo antes do atendente voltar carregando um livro grosso.

Bota grosso nisso, ele parecia ter uns trinta centímetros de grossura.

Colocando o livro em cima da mesa, o atendente o virou para Baijian, colocou uma caneta e uma folha ao lado, e falou:

“O quanto você vai conseguir respondendo as perguntas depende de muitos fatores… Primeiro se está certa. A biblioteca não sabe as respostas, então não teremos certeza se está certa ou não, mas as respostas das perguntas escritas por você serão discutidas pelos anciãos dentro da biblioteca, e então discutidas com os vice-presidentes, para então ser discutida com o presidente.”

“Serão seis anciãos, cada um deles terá um voto caso achem que está correto ou não. O mesmo para os vice-presidentes, só que o voto deles vale três pontos cada, e o voto final, do presidente, vale cinco votos.”

“Se a sua resposta tiver poucos votos concordando, ela será negada e os pontos não serão computados.”

“Se a sua resposta for aprovada, haverá novamente uma votação para saber a profundidade da resposta… As perguntas já vêm com o nível de profundidade delas, mas como existem perguntas simples que têm respostas complexas, depende de muitos fatores o quanto de profundidade a sua resposta terá…”

“Depois disso, será uma votação de o quanto a sua resposta contribuiu para o crescimento da intelectualidade da biblioteca.”

“Só depois dessas três votações que você saberá quantos pontos a sua resposta lhe dará.”

Baijian assentiu com a cabeça e começou a olhar o livro grosso. Sua visão percorreu a primeira página, e ele viu que havia algumas perguntas com respostas.

Olhando para a folha que lhe foi entregue ao lado, ele entendeu que esse livro é importante, e só depois que a resposta for aceita pelo conselho da biblioteca ela poderá ser escrita no livro.

Baijian então começou a passar as folhas rapidamente. Com sua visão e memória, ele só precisava de um relance para memorizar e analisar as páginas. Seja as perguntas, ou as respostas das perguntas, ou as referências dentro dos livros que ele tinha lido.

Tudo isso aparecia na sua mente extremamente rápido.

Seu cérebro era um milagre, podia simplesmente analisar tudo em um único relance. As perguntas eram respondidas na sua cabeça extremamente rápido, e não levou muito tempo para ele virar todas as páginas.

Depois de cuidadoso pensamento, Baijian reescreveu duas perguntas na folha, reescreveu as respostas, e entregou para o atendente.

Vendo Baijian virando as páginas tão rápido, o atendente ficou em choque. E ao vê-lo escrevendo alguma coisa na folha, ele não sabia o que pensar, e simplesmente pegou a folha para ler.

Depois de ler, ele ficou um pouco surpreso. Pegando o livro, ele virou as páginas e encontrou as duas perguntas que ele respondeu.

Todas as perguntas tinham números, então ele achou rapidamente. Mas assim que olhou para as perguntas, sua expressão afundou e ele falou baixinho enquanto olhava para Baijian:

“Mas… Elas já têm respostas.”

Baijian não queria simplesmente responder todas as perguntas e chamar atenção desnecessária, então ele decidiu responder no máximo duas perguntas.

E quando leu o livro, ele viu várias respostas que estavam erradas, então decidiu corrigi-las, isso vai ajudar a biblioteca mais do que simplesmente responder uma pergunta sem resposta.

Afinal, se estiverem usando essas respostas erradas para estudar alguma coisa em algum outro livro, ter a resposta certa irá ajudar muito.

Baijian simplesmente ficou em silêncio, e o atendente leu e releu a pergunta, a resposta no livro, e a resposta de Baijian.

Depois de um tempo, ele simplesmente se afastou, levando a resposta para ser analisada.

***

O conselho da Biblioteca de Verusa é criado a partir de estudiosos, e todos eles são magos com nível maior que trezentos.

Todos são velhos eruditos com um poder colossal que decidiram viver a vida em busca de conhecimento.

Quando se chega num nível muito alto, se torna difícil ir para o próximo nível, e por isso ao invés de gastar tempo em lutas infindáveis, magos ou guerreiros decidem sossegar. Ou se tornando generais em algum Império, ou até mesmo criando um reino.

Todos os anciãos, vice-presidentes, e presidentes da Biblioteca de Verusa são homens que, em sua juventude, foram recrutados pela biblioteca e alimentados para se tornarem poderosos.

Quando jovens, andaram de um lado pro outro pelo continente em busca de aventura. Quando sua paixão pela aventura some, eles voltam para a biblioteca e assumem cargos importantes.

Como é raro ter pessoas respondendo perguntas, o conselho normalmente está fazendo outra coisa. Seja discutindo algum conhecimento de algum livro do terceiro e quarto andar, ou fazendo pesquisa.

Alguns dos anciões até mesmo andam pelo continente de vez em quando em busca de livros.

O presidente uma vez a cada vinte anos passa cinco anos fora, indo para lugares perigosos em busca de conhecimentos e livros antigos.

Sendo um mago de nível 400, um dos poucos no continente, ele é extremamente respeitado.

É por causa desse conselho que, sejam os anciãos, os vice-presidentes que são conhecidos por terem chegado num nível próximo de 400, e o próprio presidente de nível 400, que a Biblioteca de Verusa nunca foi atacada de frente.

A Biblioteca de Verusa é uma organização independente dentro de um Império, só isso já mostra o quão poderosa ela é.

Hoje, eles estavam discutindo sobre um livro do quarto andar, quando um homem entrou e se inclinou em reverencia.

Depois de alguns minutos, os anciãos pararam a conversa, e percebendo o silêncio, o homem que entrou se levantou e falou:

“Sinto muito interromper o conselho, mas uma pessoa enviou duas respostas para serem analisadas.”

Ouvindo isso, os anciãos exclamaram, e seus olhos brilharam tão brilhantes quanto pedras preciosas.

Já fazia um tempo que ninguém mandava respostas para serem analisadas, então eles ficaram extremamente felizes com novas respostas.

Todas essas pessoas do conselho são pessoas inteligentes com alto conhecimento e que adoram novos conhecimentos. Por isso que eles sempre ficam felizes quando alguém manda uma resposta para ser analisada.

Mesmo que esteja errada, as respostas trazem tópicos para a discussão no conselho, e isso por si só é algo extremamente feliz para eles.

Assim que explicou, o homem rapidamente foi para frente de cada um dos anciãos e entregou uma folha. Ele então foi até os dois vice-presidentes, e o presidente, entregou as folhas, e ficou ao lado em silêncio.

A atenção das pessoas na sala estava completamente nas folhas entregues. Eles examinaram as folhas e não levou muito tempo para lerem e suas expressões mudarem de excitação para descrença.

Um dos anciãos mais impacientes falou em descrença:

“Mas essas já foram respondidas…”

Todos eles já tinham lido todos os livros dentro da biblioteca várias vezes, e se pedissem, eles poderiam até mesmo recitá-los de trás pra frente.

Eles também conhecem cada uma das perguntas, sendo que algumas delas eles mesmo fizeram, e algumas até mesmo responderam.

Mas era bem raro uma situação assim.

Na realidade, desde que entraram no conselho, é a primeira vez deles vendo respostas para perguntas que já haviam sido respondidas.

Afinal, quando alguém vai responder alguma pergunta, a pessoa geralmente passa um bom tempo lendo todas as perguntas do livro, e sempre rejeita as que já foram respondidas.

Afinal, mesmo que achem que estavam erradas, se não tivessem certeza, não fariam algo tão aleatório como escrever uma resposta diferente e mandar para analisarem.

Eles sempre buscam responder perguntas sem respostas, e não corrigir as respostas erradas.

É por isso que, essa configuração do conselho, que já tinha mais de mil anos, nunca viu uma pergunta sendo corrigida.

Depois da estranheza, eles lembraram a resposta antiga, e começaram a analisar a resposta nova. O conselho ficou em silêncio por dez minutos enquanto ponderavam sobre as duas respostas no papel.

O presidente ficou observando os anciãos que estavam em pensamento profundo, e voltou sua atenção para o papel.

Depois de ler e reler várias vezes, ele finalmente chamou com a mão o homem que trouxe as folhas, e falou:

“Gerente-Chefe, quem é a pessoa que deu essas respostas?”

Os anciãos estavam em silêncio, só o presidente e os dois vice-presidentes estavam mais curiosos sobre a pessoa que respondeu do que a resposta em si.


Se você gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar,
não esqueça de nos Avaliar e dar seu Feedback,
isso é muito importante para todos nós.
🉐


Autor: ReaderBecameWriter  |  Editor: Delongas



Fontes
Cores