Social Post - DFF

Anúncio: Dungeon Defense – O retorno do Lorde Demônio de muitas faces.


Boa tarde meus caros.

Há quanto tempo não nos vemos, não?

Pensaram que eu ia ficar tanto tempo assim sem traduzir DDf?

Pensaram certo, ainda não vou voltar.

Mas, porém, no entanto, contudo, todavia, depois de uma quantidade considerável de chantagem, pressão psicológica, ameaças, tortura mental e toda sorte de gestos amigáveis o Fefe finalmente cedeu e assumiu o projeto.

AAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

— Isso quer dizer que DDf volta semana que vem!?

Não! Afinal, diferentemente de mim, nosso querido Fefe tem o coração muito grande e decidiu revisar tudo, reeditar e montar os pdfs de todos os volumes que faltam antes de retomar a tradução.

Agora vamos aos detalhes bonitos.

O que exatamente estamos fazendo? É um processo bem enrolado mas necessário:
O Fefe está passando toda a obra para o padrão de edição brasileiro, ou seja eliminando as aspas e colocando travessões, tal qual um livro de verdade.

E você, o que está fazendo? Um trabalho bem mais simples: revisando a minha própria tradução. Dungeon Defense foi minha primeira tradução, no começo não possuía a mesma experiência que tenho hoje e achava que a tradução do gringo era perfeita, devendo ser seguida a risca e com literalidade, e isso é absurdamente errado, o que deixava tudo com um ar muito mecânico, sem naturalidade na leitura.

Mas isso é o de menos, o trabalho que o Fefe está fazendo é fenomenal, arrisco dizer que DDf fica 5x melhor pós edição, eliminando toda a quebra na leitura entre os diálogos e linhas, mas é difícil de entender o que ele fez só comigo falando, então vou deixar aqui um exemplo.

Versão antiga (atual):

Versão Fefêstica:

Fica muito mais compacto e claro.

A princípio eu até disse que era desnecessário, mas após ver a diferença fui convencido.

 

— Mas e quando sai tudo isso?
Bem, o prólogo está disponível para leitura e os volumes em reeditados e revisados vão sair entre novembro e dezembro, conforme ficarem prontos.

— Tá, tá, tá mas e quando DDf volta mesmo?
A estimativa é que ele comece a postar dia 1º de Dezembro,  mas ainda está sujeito a alterações.

Enfim, é isso pessoal, lembrem-se de agradecer ao Fefe por pegar a novel, e quando sair os pdf’s apresentem para seus amigos, até quem não gosta de light novels normais pode curtir DDf.


Fontes
Cores