Akai Ito - O Fio Vermelho do Destino

Akai Ito: O Fio Vermelho do Destino

Akai Ito ou fio vermelho do destino, é uma lenda de origem chinesa e, de acordo com este mito, os deuses amarram uma corda vermelha invisível, no momento do nascimento, nos tornozelos dos homens e mulheres que estão predestinados a ser alma gêmea. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, essas duas pessoas que estiverem interligadas fatalmente irão se encontrar!

História

Akai Ito significa “Fio Vermelho”, teve origem na China, durante o Período Hokuso. Segundo a lenda chinesa, a divindade a cargo do “fio” do destino, acredita-se ser Yuè Xià Lǎorén (muitas vezes abreviado como “Yuelao”), um antigo deus lunar “casamenteiro”. Ele é representado por um velho, conhecido como o “deus do amor e do casamento”, e aparece somente sob o luar. Dizem que vive na lua ou no “Yue Ming” (mundo obscuro, equivalente ao “Hades” da mitologia grega). Sendo este deus, o responsável por colocar o fio do destino nos humanos.

A lenda chinesa original diz que quando uma pessoa nasce os deuses amarram um fio vermelho (invisível para os humanos) nos tornozelos dos homens e mulheres que estão destinados a ser a alma gêmea um do outro. A pessoa com quem estamos fadados a passar o resto da nossa vida, não importando a situação.

Acredita-se, que quanto mais longo for o fio, mais longe e tristes as pessoas destinadas estão e vice versa… (Quanto mais curto for o fio, mais perto e mais felizes as pessoas destinadas estão). De acordo com a crença, não importa quantos relacionamentos tenhamos, pois só viveremos a “experiência do verdadeiro amor” com a pessoa que estiver na outra ponta do Fio Vermelho.

fio vermelho do destino

Akai Ito em histórias

Na novel “Against the Gods”, quando Yun Che reencontra Su Linger mesmo quando nascido em um continente diferente, é uma referência ao destino interligado de ambos que estão destinados a ficarem juntos.

Na novel “Tales of Demons and Gods”, quando Nie Li volta a vida ele tem uma segunda chance de mais uma vez aproveitar seu destino ao lado de Ye Ziyun.

No anime “Yu Yu Hakusho”, quando Yusuke, Kuwabara e Botan vão resgatar Yukina, Kuwabara mostra o caminho, alegando que o seu destino e de Yukina estão conectados por uma corda vermelha.

No anime “Oreimo”, a música de abertura mostra Kyousuke Kosaka com uma fio vermelho em torno de seu dedo mindinho, levando a Kirino Kousaka.

Em “Naruto”, Kushina Uzumaki afirma que seu cabelo vermelho tornou-se o seu próprio fio vermelho do destino que eventualmente liga ela com Minato Namikaze. Além disso, há uma referência semelhante para Naruto Uzumaki e Hinata Hyuuga

No anime “Tenchi em Tóquio” (Shin Tenchi Muyo!), a deusa leva Sakuya e Tenchi a um café afastado para um momento romântico juntos. Aproveitando a oportunidade, a deusa do amor tenta amarrar os dedos de Tenchi e Sakuya, com o fio vermelho do destino. Curiosamente uma corda vermelha do destino também está ligado a todos os protagonistas do sexo feminino, seu avô e pai, indicando que Tenshi tinha uma ligação destinada a cada um dos seus companheiros.

Em “InuYasha”: O Acto Final, durante a primeira música de finalização do anime (“With You” por AAA), os personagens principais Inuyasha e Kagome aparecem com uma corda vermelha anexada ao seus dedos mindinhos, uma vez que estão conectados pelo destino.

No anime “Ranma 1/2”, há um episódio em que a personagem Shampoo recebe uma corda vermelha mágica que faz com que seu interesse amoroso, o principal protagonista da série, Ranma Saotome, a cair de ponta-cabeça por ela.

No anime “Mawaru Penguindrum” o fio vermelho do destino é um tema importante que é visto durante toda a série.

E você, lembra de mais alguma história que tenha referências do Fio Vermelho do Destino?

Com informações do Caçador de Lendas.

Contribua com a Novel Mania!